O Big Ben, os pubs londrinos, as cabines telefônicas e o famoso Chá das Cinco: Muitos são os encantos da terra da rainha.

Londres, capital da Inglaterra e maior referência do Reino Unido, é o destino e o sonho de muitos que viajam para a Europa.

Desenvolvemos um guia básico de orientação para quem está planejando viajar para Londres ou tem data certa para aterrissar na cidade e está desejando evitar surpresas durante passeios e estadia..

Atenção: Para embargar rumo ao destino, o cidadão brasileiro não precisa apresentar nenhum visto, apenas o passaporte, comprovando a permanência máxima de seis meses.

Saiba mais sobre as principais informações da cidade e garanta uma viagem segura e tranquila!

Veja: 9 Dicas para Quem Vai Viajar à Londres Pela Primeira Vez

Big Ben, ponte de Westminster no rio Tamisa em Londres - Inglaterra
Big Ben, ponte de Westminster no rio Tamisa em Londres.

Aeroportos de Londres

Através da British Airways (a maior companhia aérea do Reino Unido), existem voos diretos do Rio de Janeiro e de São Paulo para Londres.

Por ser um dos principais destinos europeus, a cidade inglesa possui quatro aeroportos em suas proximidades.

Heathrow: É o aeroporto de maior capacidade e de maior tráfego da Europa. Em funcionamento desde 2008, fica a 24 quilômetros ao oeste da cidade. De lá até o centro, você gastará em média 15 minutos, através do trem Heathrow Express.

Aeroporto de Heathrow em Londres - Inglaterra
Crédito de atribuição editorial: Ceri Breeze / Shutterstock.com

Gatwick Airport: é o segundo maior de Londres, possui dois terminais e opera com 50 companhias aéreas para até 200 destinos. Está localizado a 45 km ao Sul de Londres.

Easy Jet Plane no aeroporto de Gatwick, em Londres - Inglaterra
Easy Jet Plane no aeroporto de Gatwick – Crédito de atribuição editorial: nanka / Shutterstock.com

Há também outros dois aeroportos de pequeno porte: Luton (a 51 km de Londres) e Stansted (a 56 km ao norte). Esses dois são os preferidos das companhias aéreas Low Coast.

A cidade oferece aos seus arredores outros aeroportos, porém de menores relevâncias.

Veja aqui como economizar em sua viagem à Londres

Custo de vida

Vista da Oxford Street em Londres - Inglaterra
Vista da Oxford Street, a estrada principal no West End de Londres – Crédito de atribuição editorial: elenaburn / Shutterstock.com

Sim, o custo de vida londrino é considerado elevado. Entre as 10 maiores economias do mundo, a cidade permite acesso a diferentes entretenimentos e experiências, incluindo alguns bastante luxuosos: cafés, boutiques e galerias.

Seu custo e despesas finais também se devem pela moeda diferenciada na Europa, já que a maioria dos países utiliza o Euro, menos valorizado que a Libra.

O salário médio da cidade é de £ 2.504,66 (atualizado em outubro/2019), mas somando despesas gerais, alimentação e transporte, muitas vezes o orçamento fica apertado.

Para brasileiros, a Libra hoje equivale à cerca de R$ 5 (atualizado em outubro/2019). A boa notícia é que Londres não é a cidade da Europa mais cara para se viver e viajar. Por isso, o sucesso financeiro de seu período no local irá depender de suas escolhas.

Se for morar, divida o aluguel com outras pessoas. E, uma dica: quando se trata de alimentação, Londres oferece muitas opções para economizar.

Veja aqui as 12 Melhores Atrações Gratuitas em Londres

O que fazer em Londres

Distritos e zonas importantes

A capital inglesa é extremamente grande, tendo atrações turísticas e regiões para os mais diferentes gostos. Londres atualmente é dividida em 33 distritos e zonas importantes. Aqui estão apenas algumas delas:

Whitehall e Westminster – Onde ir:

  • Palácio de Buckingham;
  • Banqueting House;
  • Abadia de Westminster e;
  • Big Ben.

Veja aqui 5 fatos que aumentarão sua vontade de conhecer a Europa

Soho e Trafalgar Square – Onde ir:

  • Chinatown;
  • Carnaby Street;
  • Soho Square e;
  • London Palladium.

Veja quais são os 14 destinos baratos para conhecer na Europa

Convent Garden – Onde ir:

  • New Covent Garden Market;
  • Royal Opera House e;
  • Piazza de Covent Garden.

Europa: Saiba economizar na Viagem ao velho Continente

The City – Onde ir:

  • Centro financeiro de Londres;
  • London Eye e;
  • Museu Britânico.

Veja aqui 5 dicas pra você saber como economizar num mochilão pela Europa

Southwark – Onde ir:

  • Tower Bridge;
  • Prefeitura de Londres;
  • Catedral de Southwark;
  • Teatro Shakespeare’s Globe.

Veja Também: 7 destinos imperdíveis na Europa para amantes de praia

Chelsea – Onde ir:

  • Jardim Chelsea Physic Garden e;
  • National Army Museum.

Veja Também: Vale a pena contratar um seguro viagem internacional?

Transporte e segurança

Cosmopolita, Londres oferece toda infraestrutura e mobilidade urbana para moradores e turistas. Além das linhas de ônibus e metrô, é muito comum o uso de trens na Europa e a capital da Inglaterra oferece muitas linhas.

Além disso, os táxis, famosos Black Cabs, e as bicicletas também são outras opções bastante utilizadas. Uma alternativa rápida é o metrô, que atende nove zonas e integra 95% das atrações turísticas londrinas.

Com mais de 400 linhas, o ônibus é uma alternativa mais barata para o turista e funciona 24h por dia.

Já um dos ícones mais elegantes da cidade, os táxis Black Cabs, possuem um custo mais elevado, três tarifas de acordo com horário, mas também transportam até cinco pessoas.

Londres é considerada uma das cidades mais seguras do mundo, monitorada 24h por policiamento de milhares de câmeras de vigilância. Mas, em locais de muito movimento e, inclusive nos transportes públicos, podem ocorrer roubos e furtos. Como em qualquer lugar, os cuidados básicos devem ser mantidos.

Veja Também: 6 situações constrangedoras que você pode evitar com um seguro viagem

Clima: O que levar na mala?

Clima chuvoso em Londres - Inglaterra
Clima chuvoso em Londres – Inglaterra

O cinza do céu e a chuva compõem os cenários mais típicos de Londres. O clima londrino é conhecido por suas variáveis, podendo chover, fazer sol, frio e calor tudo no mesmo dia. Mas, devido a essas mudanças, no inverno, as temperaturas não são tão rigorosas, ficando entre 0°C e 8°C. Não é o frio que atrapalha os passeios em Londres, mas sim a garoa constante.

Por isso, independente de qual época for viajar para Londres, tenha um guarda-chuva em mãos e um casaco impermeável. No inverno, sempre leve roupas de camada, desde peças básicas e térmicas, botas impermeáveis e antiderrapantes, até gorros, mantas e luvas.

No verão, se permita uma blusa e uma bermuda, porém lembre-se de se proteger da chuva. Por conta das instabilidades, as temperaturas ficam em torno de 17°C e 21°C.

Veja aqui 6 dicas para você conseguir as melhores taxas de câmbio e economizar muito na viagem

Internet e comunicação

A icônica caixa de telefone vermelha britânica antiga, com o Big Ben ao fundo, no centro de Londres - Inglaterra
A icônica caixa de telefone vermelha britânica antiga, com o Big Ben ao fundo, no centro de Londres

Por ser muito moderna, Londres oferece muitos pontos com Wi-Fi gratuito. Mas, pela facilidade, vale à pena investir em um chip local para usar a internet tranquilamente durante a viagem. Com £10 ou £15 libras (consultado em outubro/2019), é possível comprar um pacote pré-pago de voz, texto e dados por 30 dias, em alguma das muitas lojas espalhadas pela cidade.

Uma das mais conhecidas para esta finalidade é a empresa Carphone Warehouse. Desde 2017, o chip comprado em território inglês também pode ser utilizado em outros países europeus, sem custos adicionais. Principais operadoras: EE, Vodafone, O2 e Three.

Deseja ligar e receber ligações em Londres? Anote: DDI – 44. Prefixo da cidade: 20. Código correto: 44 20 mais o número de telefone.

Veja Também: 5 dicas para você planejar sua viagem e não ter imprevistos

Feriados

Datas comuns no Brasil, como Ano Novo, Natal, Sexta-Feira Santa, Páscoa e Dia do Trabalhador também são celebrados em Londres. Mas, há outros feriados, típicos dos ingleses: Festa do Verão, sempre na última segunda-feira do verão, e Boxing Day, no dia 26 de dezembro.

Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

Informações úteis

  • Moeda – Libra Esterlina £;
  • Idioma – Inglês;
  • Tomada – Três entradas;
  • Eletricidade – 240v;
  • Habitantes – 8,136 milhões (ONU – 2011);
  • IDH – 0,907 (14º posição);
  • Telefone de emergência – 999 e 112 (celular);
  • DDI e prefixo: 44 20.