Veja nesta matéria, tudo o que você precisa antes da viagem para Roma, um guia completo para você explorar e desbravar as preciosidades da cidade.

Roma é famosa em todo o mundo por sua mitologia, história única, arte espetacular e beleza indiscutível. É a maior cidade da Itália e também a capital do país, tem quase 2800 anos e tem como o turismo sua fonte de renda principal, milhares de visitantes andam pelas ruas de Roma todos os dias e quase babam diante de tanta beleza.

Segundo a tradição, Roma foi fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, que teriam sido adotados por uma loba após serem abandonados em uma floresta.

Formada às margens do rio Tibre na Colina Palatina a aproximadamente 800 anos a.c, Roma esbanja monumentos históricos e obras de arte a céu aberto, definitivamente é uma cidade incrível e você precisa conhecê-la.

Encontrei aqui as dicas de ouro para aproveitar a sua viagem para Roma, de modo que, ao regressar para sua casa o desejo de voltar à capital italiana ainda vai bater forte no seu peito.

Veja aqui 8 dicas para quem vai viajar a Roma pela primeira vez

Quantos dias em Roma?

Turistas observando ruínas em Roma - Itália
Turistas observando ruínas em Roma – Itália

São tantos locais interessantes para conhecer que é bem provável que faltem horas no seu dia para conhecer tudo. Pense bem, mas não desanime de jeito nenhum, pois vale muito a pena conhecer essa cidade.

Veja Também: 8 melhores atrações gratuitas em Roma

Qual o melhor período do ano para visitar Roma?

Você sabia que, as estações do ano são muito diferentes no hemisfério norte? Exatamente! No Brasil, muitas vezes, é difícil para nós diferenciarmos em qual estação do ano estamos, em muitos lugares as temperaturas variam pouco, mas, esse não é o caso da Europa.

Por isso, é muito importante prestar atenção na data da sua viagem para não ser surpreendido com um calor escaldante ou um frio de bater os queixos, afinal, quando aqui é verão, lá é inverno e vice-versa.

Veja Também: 8 lugares incríveis para conhecer quando estiver na Itália

Inverno

Inverno em Roma - Itália
Turistas vistando o Coliseu Romano, o maior anfiteatro já construído – Crédito de atribuição editorial: Denzel9 / Shutterstock.com

Entre dezembro e a primeira metade de março faz muito frio em Roma, tenha isso em mente antes de viajar.

Em janeiro o frio pode te incomodar muito, mesmo que você tenha boas roupas. Roma tem espaços muito amplos, quase todas as atrações são ao ar livre e fica bem difícil se esconder dos ventos congelantes.

Fevereiro faz menos frio, mas ainda não é hora de ficar batendo papo durante muitas horas nas ruas. O vento que bate não é nem um pouco agradável, imagine só ficar doente na sua viagem para Roma… nada legal! Por isso, durante o inverno prefira programas em lugares fechados.

Em março ainda está frio, mas a temperatura já começa a subir, sinal de que a primavera está chegando.

Veja Também: 6 lugares impressionantes que ficam ainda melhores no inverno

Primavera

Flores enfeitam a primavera em Roma - Itália
Catedral de São Pedro sobre a ponte e o rio em Roma em dia de primavera, Itália

Do final de março até a primeira metade de junho é primavera em Roma, a melhor característica dessa época do ano é a temperatura agradável, amena, que não te faz arrepiar de frio, nem perder 2 litros d’água em suor.

O mês de abril já mostra o desabrochar das flores na cidade… achou que Roma era só feita de pedra?

Maio mostra o charme das flores em todo seu potencial, jardins de diversas cores dão mais vida as ruas de pedra e servem de cenário para as mais diversas fotos que você pode imaginar.

Veja aqui 5 dos mais bonitos lugares para visitar na Itália

Verão

Verão em Roma - Itália
Fonte do barco (Fontana della Barcaccia), na praça espanhola (Piazza di Spagna).

Entre a segunda metade de junho e a primeira metade do mês de setembro é hora do calor tomar conta e esquentar todos os pedregulhos espalhados por Roma (e não são poucos).

As fontes d’água espalhadas pela cidade servem de refúgio para quem passa por perto. Para sua sorte, são inúmeras, então, não vai ter nenhuma desculpa para se desidratar, a não ser que decida correr de alegria por estar nessa cidade incrível.

Julho já começa a movimentar Roma mais do que os meses anteriores, o calor sobe cada vez mais e mesmo assim ninguém prefere ficar na sombra.A cidade tem muito a oferecer, do que um monte de pedras quentes.

Roma fica lotada em agosto, as férias escolares do hemisfério norte contribuem bastante para isso, espaços apertados não costumam ser um problema, mas formam-se filas enormes para entrar nos locais.

Veja aqui 5 fatos que aumentarão sua vontade de conhecer a Europa

Outono

Outono em Roma - Itália
Ponte Vittorio Emanuele II e arquitetura clássica em Roma, cenário da Cidade do Vaticano sobre o rio Tibre.

Ao final de setembro já começa a ficar abafado, começa a época de chuvas, que não são muito constantes. Mas, certifique-se de ter um guarda-chuva por perto para não deixar sua viagem ir por água abaixo.

Outubro é um alvo mais constante de chuvas, mas ainda não é previsível, na dúvida, assegure que não vai precisar ficar parado(a) até a chuva parar, para só depois ir visitar os pontos turísticos.

Novembro as paisagens já começam a desbotar, esperando a chegada do inverno, folhas ficam avermelhadas e quase secas, prontas para cair a qualquer momento. Faz um pouco de frio à noite, mas nada comparado ao inverno. Esteja preparado(a) mas, não se preocupe demais ao ponto de deixar isso estragar sua viagem para Roma.

Europa: Saiba economizar na Viagem ao velho Continente

Como chegar até Roma?

Viagem para Roma - Itália

Voos diretos

Há voos diretos para Roma saindo do Brasil, mas os maiores aeroportos da cidade não ficam necessariamente dentro dela.

Os aeroportos de Fiumicino e de Ciampino, localidades próximas a cidade de Roma, possuem uma boa infraestrutura para te levar até o centro histórico da cidade. São respectivamente o primeiro e o segundo aeroporto mais importante de toda a Itália.

Veja Também: Dicas úteis na hora de viajar de avião

Trem

Estação de trem em Roma - Itália
Crédito de atribuição editorial: pisaphotography / Shutterstock.com

O aeroporto de Fiumicino está conectado ao trem regional FR1, que segue até a estação Termini, já dentro de Roma.

Já o aeroporto de Ciampino não está conectado a nenhum trem, para pegar o trem regional e chegar até Roma, você precisará usar uma linha de ônibus que te levará do aeroporto até a estação aonde pegará o trem.

Veja aqui 7 dicas sobre como viajar de trem pela Europa sem gastar muito

Carro

Tráfego de carros em rua de Roma - Itália
Tráfego na rua Via dei Fori Imperiali, em frente ao Coliseu, à noite – Crédito de atribuição editorial: Boris Stroujko / Shutterstock.com

Caso você já esteja em alguma cidade da Itália, pegar a estrada com um carro alugado pode parecer uma boa opção, mas, na verdade não é muito recomendável.

O trânsito dentro de Roma não é famoso por sua fluidez e os estacionamentos são considerados muito caros. Além de que, a melhor forma de conhecer os pontos turísticos não é de carro, é gastar a sola do sapato mesmo.

Veja aqui 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

Onde ficar em Roma?

Booking.com

Na hora de escolher seu hotel ou apartamento, não se preocupe tanto com a localização, apesar de muito grande, a cidade de Roma é excelente para andar a pé, pois em cada esquina você encontra algum monumento histórico.

Caso o fator determinante para você seja o preço, tenha em mente que, quanto mais próximo do centro histórico maiores são os preços dos hotéis e apartamentos.

Mas, você não precisa se afastar demais para encontrar uma boa opção, pesquise bastante e encontre a ideal para o seu bolso.

Como se locomover em Roma?

Metrô de Roma - Itália
Metrô de Roma

Metrô

A boa notícia para quem vai fazer uma viagem para Roma, é que, a conexão das linhas do metrô da cidade são ótimas, muitas passam bem próximas aos pontos turísticos, a menos que você tenha alguma restrição com transportes públicos, vai conseguir ir de ponto a ponto rapidinho, sem gastar muito.

Veja Também: Vale a pena contratar um seguro viagem internacional?

Ônibus

Os ônibus têm uma cobertura muito boa, passam próximos a praticamente todos os pontos turísticos, porém não são muito pontuais, como eu disse um pouco mais acima, o trânsito de Roma não flui muito bem.

Para ir de um ponto a outro, de ônibus, tenha cuidado em saber, exatamente, qual é a linha certa que irá parar no lugar que deseja conhecer.

Veja Também: 6 situações constrangedoras que você pode evitar com um seguro viagem

A pé

Jovem casal no Coliseu, Roma - Itália
Jovem casal visitando o Coliseu em Roma

Você está na cidade histórica de Roma, não tenha misericórdia do calçado novo que você comprou, se possível destrua-o de tanto andar e conheça o máximo de monumentos históricos que puder.

O mapa da cidade é um dos seus melhores amigos, tenha um por perto, defina o rumo e comece a andar, deixe sua curiosidade ser seu guia e faça, a si mesmo, o favor de deixar a preguiça em casa… Te garanto que vai valer a pena!

O que e onde comer em Roma?

Restaurantes em Roma - Itália
Pessoas comem comida italiana tradicional, no restaurante ao ar livre no distrito de Trastevere em Roma, Itália – Crédito de atribuição editorial: Mazur Travel / Shutterstock.com

Os restaurantes, cafés, sorveterias e pizzarias de Roma, não têm fama por serem muito caros, mas têm fama de serem muito bons. Até mesmo porque toda a cidade está repleta de pontos turísticos, isso inibe os preços altos dos alimentos.

Apenas em riones (são como bairros), mais elitizados, os preços costumam ser bem acima da média, mas, em grande maioria não há tanta variação nos preços.

Isso vai te permitir focar nas delícias que deseja experimentar enquanto anda pela cidade visitando os pontos turísticos. Se mesmo assim, ainda estiver com medo de não fazer boas escolhas, em Roma, você vai poder seguir o “efeito manada” sem medo de errar.

Prefira os locais onde os turistas estão mais aglomerados e, com certeza, estará em um local bacana, se perceber que os preços estão muito acima do seu orçamento, ou até mesmo, se o local não for luxuoso o suficiente para seus planos, nada te impede te andar mais um pouco e escolher outro.

De qualquer forma, comer em Roma não será um problema, tanto pela culinária local que é considerada magnífica, quanto pela facilidade em encontrar um lugar para se deliciar com as gostosuras típicas da cidade.

Outra observação a ser feita é que, muitos locais em Roma não possuem mesas para você se alimentar no local, e onde há mesas, costuma ser cobrada uma taxa para se sentar. Nesse caso, você pode encarar como uma coisa ruim, ou uma coisa ótima, pois vai te permitir provar as delícias locais ao mesmo tempo que conhece tudo sobre Roma.

O que você não pode deixar de comer ao visitar Roma?

macarrão italiano
macarrão italiano

Pastas

É o nome tradicional para o macarrão Italiano, em praticamente toda esquina de Roma é possível encontrar algum restaurante que sirva esse prato.

O próprio macarrão em si já é um alimento que permite inúmeras variações e combinações, na culinária italiana, essas combinações se elevam para um outro nível. Queijos, molhos e temperos próprios da região, transformam os pratos em obras de arte, assim como a própria cidade. Sua viagem para Roma tem tudo para ser o máximo provando os diversos sabores locais.

Veja aqui 5 fatos que tornam a Itália imperdível para os amantes dos automóveis

Sorvetes

Praticamente todas as sorveterias ou “gelaterias” italianas, tem quase uma infinidade de sabores para você escolher. É quase garantido que, você vai demorar mais tempo para escolher o sabor que deseja, do que para saboreá-lo.

Para se ter uma ideia, é comum encontrar gelaterias com mais de 100 sabores diferentes, realmente incrível não é mesmo? Independente se você planeja viajar no verão ou no inverno, prove os sorvetes italianos, você não vai se arrepender.

Veja Também: 4 cervejarias artesanais na Serra Gaúcha que valem a pena conhecer

Pizza

Mulher comendo uma fatia da pizza em Roma, Itália

Caso não saiba, a pizza italiana é um pouco diferente da brasileira. A massa é mais fina e não é tão recheada quanto a nossa, mas não será por esse detalhe que você vai deixar de provar, não é?

Tem variações de sabores únicas, que você não consegue comer facilmente no Brasil. Vários restaurantes servem pizza, você não vai ter dificuldades em encontrar um bom local para comer.

Os sabores e as massas variam entre os restaurantes, então te aconselho a comer mais de uma vez, em locais diferentes, para degustar as deliciosas pizzas italianas de todos os tipos.

Parece ser um costume local comer uma pizza inteira individualmente, a maioria delas geralmente possuem 6 pedaços, mas, caso esteja acompanhado(a) e deseje dividir, fique à vontade!

Veja Também: Roteiro turístico pelas vinícolas chilenas

Tiramisu

Tiramisu em Roma - Itália
Tiramisu é uma sobremesa tradicional italiana.

Essa é uma sobremesa clássica italiana, fazer uma viagem para Roma e não comê-la é quase um crime. Sobremesa tão especial que existem lojas especializadas em tiramisu, com diversos sabores, formatos, modelos mais simples e mais elaborados.

Próximo ao centro histórico de Roma, você vai encontrar lojas famosas que oferecem essa beleza de doce.

Veja Também: 14 destinos baratos para conhecer na Europa

Quais são os principais monumentos e pontos turísticos de Roma?

Praça de São Pedro no Vaticano e vista aérea de Roma - Itália
Praça de São Pedro no Vaticano e vista aérea de Roma.

Vaticano

Caso você não saiba, o Vaticano é o menor país do mundo e está dentro da cidade de Roma. Acima de tudo, o Vaticano é o lar do Papa, sim, o líder da igreja católica, já imaginou sua viagem para Roma ser agraciada pela vista do papa?

É possível, mas não será tão fácil, caso essa seja a sua intenção, planeje-se muito bem para saber quando ele apontará na janela dando seu pronunciamento aos fiéis.

Veja Também: 12 destinos turísticos da Europa que você precisa conhecer

Castelo Sant’angelo

Vista do Castel Sant'angelo à noite, em Roma, Itália
Vista do Castel Sant’angelo à noite, em Roma, Itália – Crédito de atribuição editorial: Natursports / Shutterstock.com

Uma fortaleza que já abrigou o papa em tempos antigos, sua entrada é guardada pelas belas esculturas de 12 anjos e ao topo do castelo se encontra a famosa escultura do Arcanjo Gabriel.

A vista do terraço do castelo, por cima das muralhas, é privilegiada, tem-se uma visão ampla da cidade de Roma, do rio Tibre e do Vaticano.

Veja Também: 7 destinos imperdíveis na Europa para amantes de praia

Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro à noite da Via della Conciliazione, em Roma - Itália
Basílica de São Pedro à noite da Via della Conciliazione, em Roma

É a maior igreja do cristianismo, possui 23.000 m², construída sobre o local onde se acredita estar o túmulo do apóstolo São Pedro, também possuem estátuas esculpidas por Michelangelo, que se abrigam dentro da basílica.

Outro lugar alto para se visitar é a cúpula da basílica, é uma aventura um tanto quanto cansativa para conseguir chegar ao topo, mas, a vista vale a pena. Praticamente toda a cidade de Roma pode ser vista do alto da cúpula, seu cansaço vai sumir rapidinho, mesmo depois de ter subido tantos degraus.

Os cenários dentro da basílica, assim como em outros locais, são ilustrados de uma forma magnífica com os afrescos, pinturas feitas na argamassa ainda fresca, por isso conseguem permanecer tão perfeitas mesmo depois de tantos anos.

A atração principal do Vaticano não pode ficar de fora da sua viagem para Roma, a capela sistina é um dos pontos mais lotados, mas a quantidade de pessoas dentro da capela não diminui o brilho da arte.

As pinturas ao longo da capela são indescritíveis, as cores, mesmo depois de tantos anos, permanecem vívidas até hoje. Infelizmente é proibido gravar vídeos ou tirar fotos, mas, pode ter certeza que a visita ficará guardada na sua memória.

Veja aqui 6 dicas para você conseguir as melhores taxas de câmbio e economizar muito na viagem

Praça da Espanha

Praça da Espanha em Roma, Itália
Praça da Espanha, Roma.

Essa praça está em um ponto central, bem fácil de chegar inclusive de metrô, possui diversas fontes d’água que representam a arte barroca. Também possui famosas escadarias, que ficam lotadas de turistas a maior parte do tempo.

Daqui você vai conseguir caminhar tranquilamente e aproveitar muitas das atrações turísticas em sua viagem para Roma.

Veja Também: As 5 praças públicas mais bonitas ao redor do mundo

Antico Caffé Greco

Antico Caffé Greco em Roma - Itália
O Antico Caffe Greco é um café histórico, inaugurado em 1760 na Via dei Condotti. É o mais antigo de Roma – Crédito de atribuição editorial: Pen_85 / Shutterstock.com

Este é o café mais antigo de Roma, mais de 250 anos. Seu interior é quase um museu, antiguidades muito bonitas, que parecem ter um valor inestimável, fazem a decoração do local, é próximo à praça da Espanha, então se estiver por perto, faça uma visita.

Veja aqui os 12 lugares mais lindos do mundo para você colocar no seu roteiro de viagem

Pantheon

Pantheon

É o monumento mais conservado da Roma antiga, também uma incrível obra de engenharia dos antigos romanos, a cúpula não possui nenhuma viga de sustentação e tudo isso foi feito a quase 2 mil anos atrás. A engenharia romana era impressionante para a época.

Veja aqui 7 coisas que você precisa saber antes de passar pela alfândega

Campo de Fiori

Campo de Fiori, Roma - Itália
Mercado tradicional de comida ao ar livre de Campo de Fiori (campos de flores) – Crédito de atribuição editorial: Di Gregorio Giulio / Shutterstock.com

Essa praça possui uma feira local que acontece todos os dias e oferece uma diversidade incrível de alimentos, bebidas, frutas, objetos de decoração e etc.

Se você está precisando abastecer seu estoque de comida durante sua estadia em Roma, ou até mesmo, se você quer se preparar para uma longa caminhada pela cidade e deseja levar algumas guloseimas para ir comendo ao longo do percurso, passar por aqui vai ser bem útil para você.

Veja aqui 5 dicas para você planejar sua viagem e não ter imprevistos

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi, Roma - Itália
Fonte do Trevi (Fontana di Trevi) em Roma, Itália. Trevi é a fonte mais famosa de Roma.

Essa belíssima fonte tem uma tradição: jogue uma moeda de costas e sua volta à Roma está garantida. Talvez por essa tradição ou até mesmo por sua beleza, essa fonte fica lotada durante grande parte do dia. Caso você queira tirar fotos sozinho(a), faça desse destino um dos seus primeiros do dia, pois ela lota mesmo.

A água cristalina corre pelas estátuas que decoram a fonte. Tudo em Roma tem seu fundo artístico e aqui não poderia ser diferente. Em sua viagem para Roma, poderá ver por si mesmo(a) essa maravilha.

Veja aqui 27 melhores lugares para viajar a dois

Praça Navona

Praça Navona, Roma - Itália
Estádio antigo de Roma para competições atléticas (estádio de Domiciano). Roma Navona Square é um dos marcos mais conhecidos da Itália e da Europa

Esta é uma enorme praça que foi pista de corrida na Roma antiga, hoje ela possui três fontes de água com esculturas muito belas que representam o estilo barroco. Você vai encontrar artistas de rua e um grande número de turistas nesta praça tirando fotos ao lado do obelisco na fonte central.

Ao olhar para o lado verá o palácio Pamphili, que hoje é a embaixada brasileira na Itália.

Veja aqui as 7 mais belas e melhores praias da Europa

Praça del Popolo

Praça del Popolo, Roma - Itália
Vista aérea da grande praça urbana, a Piazza del Popolo, Roma

Ou “praça do povo” é um local característico da cidade de Roma, pois vários eventos acontecem aqui. Comemorações, shows e até mesmo manifestações, dão as caras nesta enorme praça que, antigamente, também foi a entrada para a cidade, por isso você conseguirá ver um portão monumental, que mostra a grandiosidade de Roma.

As ruas que encontram com a praça conectam, facilmente, a vários outros pontos turísticos. Apenas ao olhar em volta, você verá vários lugares onde terá vontade de visitar em sua viagem para Roma.

Veja aqui 5 dicas pra você saber como economizar num mochilão pela Europa

Colina palatina

 Monte Palatino, em Roma, Itália
Monte Palatino, em Roma, Itália

Roma nasceu nesta colina, as ruínas ainda possuem cabanas do período arcaico e, logo abaixo da colina, encontram-se as ruínas do fórum romano, onde se encontrava o poder político e econômico da Roma antiga.

Esse era o ponto mais importante para os romanos na época, onde podia-se encontrar as personalidades mais renomadas da cultura, pois praticamente tudo de grande importância saía do fórum romano.

Conheça 5 lugares baratos para viajar nas férias de verão

Coliseu

Coliseu, em Roma, Itália
O antigo Coliseu Romano é uma das principais atrações turísticas da Europa.

Hora de conhecer o ponto mais visitado de Roma e talvez o mais famoso também. Seu nome, Coliseu, refere-se à colossal, e de fato é muito grande.

Uma obra incrível da engenharia romana, que comportava até 70 mil pessoas e se esvaziava em menos de 30 minutos. Para uma obra feita no primeiro século d.c, esse monumento histórico consegue ser realmente extraordinário.

Além das lutas que, você já deve saber que aconteceram dentro do Coliseu, este era um local para dar diversão ao povo de Roma, também funcionava como teatro e local para recreação.

Veja aqui 6 dicas para você tirar fotos incríveis de si mesmo viajando sozinho

Principais festividades em Roma

Festa da Befana, em Roma, Itália
Festa da Befana, em Roma, Itália

Festa da Befana

Essa festa acontece no dia 6 de janeiro ao longo da Piazza Navona e têm como símbolo uma bruxinha que, segundo a lenda, deixava doces para as crianças que se comportavam bem e carvão para as que se comportavam mal.

É uma data muito aguardada pelas crianças italianas pois não se comemora o dia das crianças como aqui no Brasil, então por isso, nas noites entre 5 e 6 de janeiro, as crianças esperam ansiosas pelos seus presentes.

Toda a praça fica decorada com o tema da Befana e muitos doces, fantasias e brinquedos relacionados a festa são vendidos.

Veja aqui 22 lugares que são simplesmente incríveis para se visitar

Maratona de Roma

Participantes da maratona anual de Roma, Itália
Participantes da maratona anual de Roma – Crédito de atribuição editorial: ColorMaker / Shutterstock.com

Outro evento importante que acontece anualmente na cidade, e como já é de se esperar reúne muitos dos melhores atletas de todo o mundo.

A maratona é realizada, aproximadamente, ao final de março e passa próxima a alguns pontos turísticos, caso sua viagem para Roma esteja programada para esta época, talvez você consiga ver alguns dos corredores.

Veja aqui quais são os 7 países mais baratos do mundo para viajar

Natale di Roma

Natale di Roma, Itália
Natale di Roma – Crédito de atribuição editorial: Obs70 / Shutterstock.com

Essa é a comemoração do aniversário da cidade de Roma e acontece no dia 21 de março.

A tradição se mantém firme graças as encenações do grupo histórico romano, que usa de fantasias incríveis para demonstrar o passado da Roma antiga. Fantasias que parecem sair de um filme, dão as caras. Até mesmo gritos de guerra e batalhas são encenadas, é um espetáculo à parte presenciar a antiga cultura da cidade.

Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

La noitte dei Musei

O céu estelar sobre a Praça de São Pedro, em Roma - Itália
O céu estelar sobre a Praça de São Pedro, em Roma.

Na segunda metade de maio acontece “a noite dos museus”, onde grande parte dos museus de Roma ficam abertos para entradas gratuitas durante a noite. Muitas pessoas são atraídas por essa oportunidade, que dura até a madrugada do mesmo dia, sim, é pouco tempo… Se você estiver com sua viagem para Roma programada nessa data, não pode deixar escapar essa chance.

Veja aqui 8 países para viajar sem visto nem passaporte

Os melhores “bate e volta” partindo de Roma

Tivoli - Itália
Vista do Tivoli, jardim e igreja católica San Pietro (alla Carità) à partir da villa d`Este, Itália

Tivoli

É uma cidadezinha próxima à Roma, não é tão frequentada pelos turistas, possui duas antigas vilas consideradas patrimônios da humanidade pela Unesco, a Vila Adriana e a Vila d’Este.

É a cidade mais próxima de Roma, por isso é uma boa ideia de passeio para você que, já explorou a cidade eterna e quer conhecer algo diferente.

O tempo gasto para ir de Roma até Tivoli é de aproximadamente 30 minutos, ao chegar a visita fica à seu critério, ande bastante e explore a cidade para descobrir o que ela tem para te oferecer de melhor.

Veja Também: Os 20 destinos internacionais mais baratos para viajar

Nápoles

Vista da costa de Nápoles, Itália
Vista da costa de Nápoles, Itália

Nápoles é uma das maiores cidades italianas, assim como Roma e o centro comercial, também é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.

Tem diversas atrações, como palácios, museus e, o próprio centro comercial, já é um passeio e tanto. Sem dúvidas, vale muito à pena passear na cidade, caso você tenha um dia sobrando em sua viagem para Roma.

Para chegar em Nápoles saindo de Roma, a viagem dura em média 2 horas pelo trem-bala. Ao descer na estação de Nápoles você já estará bem perto do centro comercial, a partir daí seu passeio está por sua conta, divirta-se bastante nessa enorme cidade e tire muitas fotos.

Veja aqui quais são os 20 melhores destinos turísticos do mundo

Dica de ouro para quem vai fazer uma viagem para Roma

Dentro da cidade de Roma, a melhor opção para você conhecer todos os lugares que foram citados aqui é descobrir a cidade andando, a pé mesmo.

Praticamente toda esquina de Roma tem algum ponto histórico e, com a lista que agora você já tem em mãos, fica fácil para você saber onde quer visitar primeiro.

Para os passeios nas cidades próximas à Roma, a melhor opção é ir de trem, pois, a viagem é muito rápida no trem-bala e as conexões são bem simples de se fazer.

O seguro de viagem para Roma é obrigatório

O serviço de imigração da Itália poderá exigir a comprovação de um seguro viagem com uma franquia mínima de 30.000 euros. Nesse seguro deverá está incluído as seguintes coberturas:

  • Assistência médica e hospitalar;
  • Custos aéreos em caso de repatriação;
  • Assistência jurídica;
  • Traslado em caso de falecimento entre outras coisas.

O seguro viagem é a garantia de que a “União Europeia não vai gastar dinheiro com você” em caso de imprevistos durante sua estadia no continente.

Faça uma cotação de seguro viagem em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto BOLSADEVIAGEM5 aplicado.