A Calábria é uma região montanhosa na parte sul da Itália, entre dois mares: Jônico e Tirreno. Conquistada e governada por vários povos ao longo do tempo, essa terra abriga uma diversidade cultural e artística muito interessante, além de ser rodeada por várias praias.

Era uma região muito pobre, mas com os incentivos do governo italiano e o fortalecimento do turismo, hoje a Calábria consegue ser um destino interessante para você conhecer no sul da Itália.

Veja aqui 8 lugares incríveis para conhecer quando estiver na Itália

Praia e castelo da Calábria, sul da Itália.
Praia e castelo da Calábria, sul da Itália.

Por que Conhecer a Calábria?

A Calábria não é uma região muito famosa entre os brasileiros, então uma das principais razões para você conhecê-la é poder conhecer de antemão, antes que essa região da Itália fique mais famosa.

É uma região montanhosa e de aparência um pouco diferente do restante da Itália. Mas, não será por isso que você deixará de visitá-la não é mesmo?

As praias da Calábria não são muito cheias, o estilo é completamente diferente das praias do Brasil, mas não deixa de ser uma experiência interessante de se ter.

O litoral da Calábria é muito bonito e a vegetação também é muito rica, laranjeiras e outras plantas compõem o visual.

Toscana: 10 lugares imperdíveis para incluir no seu roteiro

Como chegar a Calábria?

Visitar a Calábria diretamente do Brasil, não é possível, pois não há voos diretos para a cidade.

Mas, não desanime! Você pode aproveitar ainda mais sua viagem para Calábria deixando-a para o final. Mas como assim? Isso mesmo, faça sua viagem para Itália, aproveite as outras cidades históricas e deixe sua viagem para Calábria por último.

Ao final de tudo, ficará aquele gostinho de “quero mais”, até mesmo porque essa região é bem diferente de todo o restante da Itália.

Viagem para Roma: como aproveitar ao máximo a cidade no centro da Itália

Aeroporto

Como chegar à Calábria, na Itália

Em Calábria existem 3 Aeroportos:

  • Aeroporto Internacional de Lamezia Terme: É o Aeroporto mais vultoso. Serve a província de Catanzaro e uma grande parte da região Calábria. Também opera voos domésticos, além de alguns destinos importantes da Europa.
  • Aeroporto Tito Minniti de Reggio di Calabria: Conhecido também como Aeroporto dello Stretto, atende parte das províncias de Reggio Calabria, Messina e Vibo Valentia. O mesmo opera basicamente voos de cabotagem.
  • Aeroporto di Crotone: É um Aeroporto pequeno, doméstico italiano, que atende Crotone na Calábria.

Veja aqui dicas úteis na hora de viajar de avião

Trem

Estação da cidade de Tropea, na região sul de Itália.
Estação da cidade de Tropea, na região sul de Itália. – Crédito de atribuição editorial: Ruslan Rizvanov / Shutterstock.com

Caso você já esteja na Itália uma forma fácil de se chegar na Calábria é de trem. As linhas dos trens italianos têm uma boa conexão ao longo do país, por isso esse é um dos meios mais cômodos para se locomover.

Veja Também: 7 dicas sobre como viajar de trem pela Europa sem gastar muito

Carro

Outra opção que pode te atender bem é o aluguel de carro. Mas, isso dependerá da quantidade de dias que você planeja ficar na Itália, pois a viagem para Calábria partindo das principais cidades da Itália é bem longa.

Veja aqui 5 dicas para você planejar sua viagem e não ter imprevistos

Quando ir à Calábria?

A Calábria é uma região onde o clima pode variar bastante, e isso dependerá da altura e do lugar. O lado exposto para a África, onde se encontra o mar Jônico, costuma ter o clima um pouco mais quente ao comparado com o lado em que se encontra o mar Tirreno.

Inverno

Esqui e esportes de inverno, no sul da Itália, no Parque Nacional Sila.
Esqui e esportes de inverno, no sul da Itália, no Parque Nacional Sila. – Crédito de atribuição editorial: Marco Fine / Shutterstock.com

No inverno, entre dezembro e fevereiro, as temperaturas continuam agradáveis em ambas as costas, tornando-se muito severa no interior, principalmente onde as montanhas são mais altas.

Mesmo as temperaturas estando agradáveis para visitar as belíssimas cidades da Calábria, no inverno elas podem baixar consideravelmente e o clima, costuma ser chuvoso e úmido.

Neste período as montanhas são mais frequentadas por praticantes de esporte na neve. Isso mesmo, é possível encontrar neve na região montanhosa da Calábria. Você encontrará uma estação de esqui em Sila, um planalto montanhoso da região da Calábria.

Veja aqui 6 lugares impressionantes que ficam ainda melhores no inverno

Verão

Cidade de Tropea e praia do mar Tirreno, Calábria, sul da Itália.
Cidade de Tropea e praia do mar Tirreno, Calábria, sul da Itália.

No verão, nos meses de abril à setembro, é baixa a incidência de chuvas, sendo considerado o melhor período para visitar a região. Afinal, ir à Calábria e não conhecer suas belas praias é uma falha grave, certo?

Nos meses de julho à agosto as temperaturas sobem muito por lá e fácil, fácil batem os 30 graus. A dica, se você não tolera bem o calor é viajar para regiões vizinhas, como as cadeias montanhosas, que são mais frescas, mesmo nos meses mais quentes do ano.

Com isso, podemos concluir que, por causa do seu clima mediterrâneo, a Calábria se torna uma região agradável para se visitar em qualquer período do ano.

Viagem para Milão: Uma das cidades mais cosmopolitas da Itália

Lugares mais Românticos da Calábria!

Bom, certamente, você e seu parceiro ou parceira não precisam de um local específico para que o romantismo aflore entre vocês e os beijos apaixonados em uma viagem ao estrangeiro apareçam…

Tudo bem, até mesmo porque, caso você foque muito no local, vai esquecer da sua parceira ou parceiro e isso não pode acontecer, certo?

Mas, não será por esse detalhe que eu poderia deixar de passar as melhores informações possíveis, para que sua viagem para Calábria seja ótima, deixando marcadas, não só as fotos no álbum, mas na memória de vocês.

Veja aqui os 27 melhores lugares para viajar a dois

Praias

A região do litoral da Calábria está cheia de boas praias, o clima do sul da Itália é bem diferente do comum brasileiro, as águas geralmente estão mais frias e as praias não são muito movimentadas. Um ambiente perfeito para curtir à dois.

Como exemplo, aparecem as praias de: Capo Vaticano e de Tropea.

Viajar para Veneza: como aproveitar ao máximo a cidade ao norte da Itália

Igrejas

Catedral de Reggio Calábria
Catedral de Reggio Calábria

Outra ótima de ideia para um programa à dois é visitar as antigas e históricas igrejas da região.

A catedral de Reggio, está em uma das praças principais da cidade e, com certeza, será um bom passeio. Outras igrejas para se visitar na Calábria:

  • Santa Maria de Piedigrotta; DUAS
  • Santa Maria del Patire;
  • Catedral de Cosença;
  • Santuario Santa Maria dell’Isola.

Conheça aqui os 12 hotéis mais românticos do mundo para curtir a viagem de lua de mel

Lugares imperdíveis na Calábria

A cidade de Scilla, na província de Reggio Calábria, Itália.
A cidade de Scilla, na província de Reggio Calábria, Itália.

Reggio callabria

É considerada uma das cidades mais bonitas da Calábria. É uma cidade litorânea e possui uma bela praia, além das exposições de arte em museus e as famosas estátuas de bronze de Riace.

Veja aqui 5 fatos que aumentarão sua vontade de conhecer a Europa

Tropea

Incrível pôr do sol do mar na pequena praia escondida em Tropea, Calábria, Itália.
Incrível pôr do sol do mar na pequena praia escondida em Tropea, Calábria, Itália.

É a cidade mais famosa da Calábria, provavelmente por sua bela praia. O estilo natural da praia parece ter saído direto de um filme, e o centro histórico não fica para trás.

Tem palácios e construções antigas que também compõem o charme dessa cidadezinha. Em sua viagem para Calábria você não pode deixar de conhecer. Programe-se para poder visitar e desfrutar de todos os encantos dessa cidade.

+ 14 destinos baratos para conhecer na Europa

Principais Monumentos da Calábria

La Cattolica, Stilo, Calábria, Itália.
La Cattolica, Stilo, Calábria, Itália.

Stilo

A aproximadamente 80 km da cidade de Reggio di Calabria encontra-se a vila de Stilo. Foi uma importante cidade do período bizantino, que conseguiu conservar muitos aspectos da época.

A construção mais peculiar da vila é a Cattolica, uma igreja construída quase apenas com tijolos e com cinco cúpulas uma em cada ponta da estrutura.

Veja Também: 8 países para viajar sem visto nem passaporte

Museu arqueológico Reggio Calabria

Museu Arqueológico Nacional de Reggio Calábria.
Museu Arqueológico Nacional de Reggio Calábria. – Crédito de atribuição editorial: illpaxphotomatic / Shutterstock.com

É a atração principal da cidade de Reggio, que abriga as famosas esculturas em bronze descobertas no ano de 1972.

Estátuas de quase dois metros, que parecem representar o luxo da época. Os olhos são de marfim e as pupilas estão vazias, dando a entender que haviam pedras preciosas fixadas ali, mas que, provavelmente foram saqueadas.

Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

Principais Praias da Calábria

Paisagem com praia e Península de Tropea, Calábria, Itália.
Paisagem com praia e Península de Tropea. – Crédito de atribuição editorial: Natalia Macheda / Shutterstock.com

Praia de Tropea

Essa é uma praia que costuma ficar quase sempre cheia, por ser a mais famosa da região. O motivo de estar sempre cheia, você já deve imaginar… tem um visual de tirar o fôlego. Águas claras, e uma praia limpa apesar da quantidade de turistas. Sem dúvidas é um destino a se considerar em sua viagem para Calábria.

Veja Também: 7 destinos imperdíveis na Europa para amantes de praia

Praia Capo Vaticano

Costa na região de Capo Vaticano Calábria.
Costa na região de Capo Vaticano Calábria.

É uma praia bem próxima a de Tropea, paradisíaca, que consegue transmitir aquele visual apaixonante… Seja pelo país ou pela região essa praia de água quase transparente, conseguirá fazer seus olhos brilharem.

Veja aqui 6 destinos com praia para quem ama se exercitar ao ar livre

Praia de Soverato

Distrito de Soverato de Catanzaro, Calábria, Itália.
Distrito de Soverato de Catanzaro, Calábria, Itália. – Crédito de atribuição editorial: Dionisio iemma / Shutterstock.com

Águas tranquilas e transparentes o suficiente para ver sua mão debaixo d’água. Essa também é outra praia bem movimentada na Calábria. Tem uma boa infraestrutura e consegue ser bem confortável no verão.

O único detalhe negativo das praias da Calábria é de que costumam ser muito rochosas na costa, e esse é o caso na praia de Soverato. Mas, nada que tire todo o prestígio e animação em aproveitar sua viagem para Calábria curtindo essa bela praia.

Veja Também: As 12 praias mais perigosas do mundo

Onde ficar na Calábria?

Booking.com

Veja Também: Como pagar menos em passagens aéreas em 5 passos

O seguro de viagem para Calábria é obrigatório

O serviço de imigração da Itália poderá exigir a comprovação de um seguro viagem com uma franquia mínima de 30.000 euros. Nesse seguro deverá está incluído as seguintes coberturas:

  • Assistência médica e hospitalar;
  • Custos aéreos em caso de repatriação;
  • Assistência jurídica;
  • Traslado em caso de falecimento entre outras coisas.

O seguro viagem é a garantia de que a “União Europeia não vai gastar dinheiro com você” em caso de imprevistos durante sua estadia no continente.

Faça uma cotação de seguro viagem em até 12x ou com desconto no boleto. Compare preços de várias seguradoras no Seguros Promo, já com nosso cupom de desconto BOLSADEVIAGEM5 aplicado.

Veja aqui 6 situações constrangedoras que você pode evitar com um seguro viagem

Itinerário na Calábria

Para se locomover dentro da Calábria as opções ficam entre os trens e um carro alugado. Alguns locais mais visitados e famosos como Tropea, podem ser facilmente acessados por trem saindo da cidade de Lamezia Terme.

Para se deslocar dentro da cidade o ideal é ter um carro à disposição, pois os ônibus não fazem conexões tão boas para os turistas.

Pense bem no meio de transporte que se encaixa melhor no seu orçamento e também quais os pontos principais que deseja visitar, como as praias e os monumentos.

A Calábria é uma região vasta e de riquíssima beleza visual, consegue encantar pela diferença da parte norte da Itália. Mas ainda assim, possui sua parte histórica exposta em museus e construções antigas.

O ideal é escolher um dos pontos principais que você descobriu hoje e explorar os arredores, tenho certeza de que encontrará elementos únicos das paisagens que não havia imaginado!