Cachoeira em Estância Mimosa em Bonito - Mato Grosso do Sul
Crédito editorial: Daniella cronemberger / Shutterstock.com

Os pontos turísticos de Bonito existem para nos lembrar das belezas presentes em nosso país. Independentemente de sua rotina diária, em âmbito profissional ou pessoal, desfrutar das belezas naturais desta cidade é uma oportunidade única, que não pode ser desperdiçada.

Pensando nisso, vamos apresentar os 10 pontos turísticos de Bonito que não podem ficar de fora de sua agenda de viagens. Continue a leitura deste conteúdo e descubra como se encantar em meio a natureza, vida animal e atividades que vão aumentar a sua energia.

Veja Também: Melhor época para ir a Bonito e aproveitar bem a viagem

1 – Abismo Anhumas

Abismo Anhumas é um dos pontos turísticos de Bonito - Mato Grosso do Sul
Foto: pt.wikipedia.org

O Abismo Anhumas é apontado como um dos principais pólos de ecoturismo da América do Sul. Este pólo é constituído por uma caverna de 72 metros de altura e por um lago com 80 metros de profundidade e volume de água de aproximadamente 24000 m3.

Cercado por cones de calcário, este local apresenta aproximadamente 20 metros de altura. Esta formação, permite a realização de um rapel de altíssima emoção, casado à possibilidade de flutuação sobre o lago e mergulho à 18 metros de profundidade, se você possuir a certificação para esta atividade.

Esta caverna possui uma luminosidade e amplitude espantosas, aumentando ainda mais a emoção de quem realiza este passeio.

A visita ao Abismo de Anhumas exigirá de cada visitante a realização de um treinamento de rapel que é ministrado pelos monitores que trabalham no local.

Sua hidratação e alimentação devem ser adequadas para a realização deste passeio, distanciando-se principalmente de alimentos pesados. Esta recomendação visa evitar possíveis imprevistos.

Veja Também: Conheça a Praia da Figueira em Bonito – MS

2 – Balneário do Sol

Balneário do Sol em Bonito - Mato Grosso do Sul
Foto: commons.wikipedia.org

Se o seu objetivo é o mergulho no Rio Formoso, uma banho de sol, a prática de jogos ou esportes indoor, o balneário do Sol é a opção mais adequada.

Este complexo, que fica à 10 km de Bonito, possui uma estrutura composta por quadras esportivas, quiosques, restaurante, salão de jogos e vestiários.

No Balneário do Sol você tem a oportunidade de realizar mergulhos no Rio Formoso, em meio a uma variedade de peixes da região, ou simplesmente optar pelas piscinas disponíveis no local.

O contato com a natureza e sua diversidade é o carro chefe e principal atrativo para os visitantes de Bonito.

Veja Também: 22 dos lugares mais lindos que existem no Brasil para conhecer

3 – Buraco das Araras

Com sua profundidade de 100 metros e circunferência de 500 metros, o Buraco das Araras é a maior dolina do continente sul americano.

O Buraco das Araras possui mais de 150 espécies de aves, integrando um incrível passeio por uma trilha de 970 metros. Neste passeio você dispõe de duas plataformas para observação de todo espaço, composto pela dolina e sua diversidade animal.

O contraste existente entre as cores da terra do local, vermelha, e das árvores, verde, proporcionam um espetáculo visual, que unidos à revoada das aves te deixam perplexo durante este passeio inesquecível.

Veja Também: 13 lugares surreais no Brasil que você vai duvidar que existem mesmo

4 – Estância Mimosa

Cachoeira em Estância Mimosa em Bonito - Mato Grosso do Sul
Crédito editorial: Daniella cronemberger / Shutterstock.com

A Estância Mimosa é mais uma opção, dentre os principais pontos turísticos de Bonito que proporciona o contato com a natureza em grande intensidade.

Belas paisagens, interação com animais silvestres, caminhadas por trilhas, encontro com cachoeiras de águas cristalinas e passeios à cavalo permitem que os visitantes se envolvam em uma experiência única.

Esta estância é uma opção que lhe permite vivenciar o que há de melhor na natureza, renovando suas energias e guardando em sua memória momentos espetaculares, à dois ou em família.

Veja Também: 13 lugares com águas cristalinas no Brasil para um mergulho perfeito

5 – Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul é um dos pontos turísticos em Bonito - Mato Grosso do Sul
Crédito editorial: LMspencer / Shutterstock.com

Situada à 21 km de Bonito, a Gruta do Lago Azul é parte integrante da Serra da Bodoquena, um complexo de cavernas cientificamente relevante graças à seus registros geológicos. Este monumento foi criado no ano de 2001 e contempla uma área de aproximadamente 273,66 hectares.

O passeio nesta gruta é realizado em 90 minutos, incluindo uma trilha de 300 metros, escadaria de aproximadamente 300 degraus ladeada por estalagmites e estalactites, e a visão do Lago Azul e suas espeleotemas características.

A gruta da Lago Azul tem um valor histórico importante por estar localizada em um região onde foram descobertos fósseis de diversos animais.

Veja Também: Os 12 lugares mais lindos do mundo para você colocar no seu roteiro de viagem

6 – Nascente Azul

Nascente azul em Bonito - Mato Grosso do Sul

Se o seu objetivo é o turismo de aventura, a Nascente Azul é o mais recomendado dos pontos turísticos de Bonito.

A Nascente Azul e seu balneário oferecem atividades de ecoturismo como por exemplo, flutuação, mergulho com cilindros, apnéia, tirolesa, pêndulo humano e uma cascata com massagem natural a partir do impacto da água em seu corpo.

Este ponto turístico fica localizado no Lago da Capela, constituído por água proveniente da nascente do Rio Bonito. Se você é amante do ecoturismo, esta opção precisa estar no topo de sua lista.

Veja Também: Ecoturismo: 7 destinos de viagem para quem gostar de estar em contado com a natureza

7 – Parque Ecológico Rio Formoso

Parque Ecológico Rio Formoso em Bonito - Mato Grosso do Sul
Foto: Site Oficial – parquerioformoso.com.br

Se bóia cross, cavalgada, stand up, passeio na lagoa, mergulho e trilha é o que você deseja, lhe apresentamos o parque ecológico Rio Formoso.

Distante 7 km do centro de Bonito, o parque permite o seu contato com peixes, algas e troncos durante a descida do rio. Pássaros e animais silvestres são seduzidos pela flora do local.

A caminhada ocorre às margens do Rio Formoso. A Serra do Bodoquena pode ser vista se você estiver no Morro do Piúva. O parque ecológico também oferta comida caseira, tornando seu passeio mais aconchegante e familiar.

Veja Também: 10 destinos incríveis para você fazer uma viagem diferente

8 – Praça da Liberdade

Praça da Liberdade é um dos pontos turísticos de Bonito - Mato Grosso do Sul
Crédito editorial: ThiagoSantos / Shutterstock.com

Para a calmaria de um passeio urbano pós jantar, recomenda-se uma passada pela Praça da Liberdade. Esta praça é o marco zero da cidade, é utilizada como referência para cálculo de tempo e distância dos demais passeios locais.

Seus gramados e bancos servem como parada de descanso e descontração para moradores e visitantes.

A praça conta com um lago do qual fazem parte duas esculturas de um peixe nativo de Bonito, chamado piraputanga. Estas esculturas chamam mais a atenção no período noturno, quando a iluminação é acionada e jatos de água são lançados em suas direções. Apesar de simples, é um dos pontos turísticos de Bonito que mais chamam a atenção.

Veja Também: 5 lagos cor de rosa existentes ao redor do planeta

9 – Projeto Jiboia

Projeto Jiboia em Bonito - Mato Grosso do Sul
Foto: Instagram – @projetojiboia

Criado em 2005 por Henrique Naufal, o Projeto Jiboia tem o objetivo de desconstruir as lendas envolvidas na história das serpentes sem peçonha. Durante a visita, os participantes do passeio tem a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre os hábitos das jibóias.

O intuito é que através das 12 jiboias e 1 píton que fazem parte do projeto, é conscientizar as pessoas sobre o real comportamento destas espécies, evitando sua matança desenfreada.

Veja Também: Lugares incríveis para visitar antes de morrer

10 – Rio Sucuri

Rio Sucuri em Bonito - Mato Grosso do Sul

Águas cristalinas e transparentes, culminando na vista de uma fauna e flora diversificada. Esta é a principal marca do Rio Sucuri, que fica à 18 km do centro de Bonito dentro de uma fazendo com 8405 hectares.

Flutuação, por cerca de 1900 metros, com 50 minutos de duração, após um trilha com término na nascente do Rio Sucuri é uma das atividades neste importante ponto turístico de Bonito.

Um bike tour, com 2 horas de duração e 7300 metros de percurso e uma cavalgada de 1 hora e meia, permite aos turistas desfrutar de uma paisagem composta por diversos animais silvestres, árvores nativas e parada para um banho de cachoeira.

O ecoturismo é a principal característica desta cidade e, ao visitá-la, os turistas mantém contato com o que há de mais belo na natureza, renovando suas energias para enfrentar a correria do dia a dia. Como você pode observar, os pontos turísticos de Bonito são diversificados e proporcionam experiências únicas e inesquecíveis.