Tallinn, a capital da Estônia, é uma cidade medieval muito bem preservada, lá existem torres e muralhas preservadas até hoje. É também a capital mais antiga de toda a Europa Setentrional, atualmente, é considerada como o centro econômico, político, cultural e científico da Estônia.

Tallinn é diferente de tudo o que você já viu. É uma cidade bem antiga, sua ocupação se deu há mais de 5.000 anos.

Se caracteriza com uma verdadeira referência quando se trata de tecnologia, ela figura entre as 10 cidades digitais que existem no mundo. No entanto, consegue combinar muito bem a parte mais antiga com a modernidade.

Como se não bastasse, Tallinn também é maior cidade do país. O euro é a sua moeda oficial, e o estoniano é o seu principal idioma. Mas, o turista não precisa se preocupar, pois nos aeroportos, nos transportes públicos, hotéis, e por toda a cidade, as pessoas falam o inglês fluentemente e estão sempre prontas para ajudar o visitante.

Conheça as 6 cidades mais tecnológicas e modernas do planeta

O que saber antes de viajar para Tallinn

Tallinn, Capital da Estônia
Tallinn, Capital da Estônia

A população estimada de Tallinn, em 2019, é de 428 mil habitantes. O turista que deseja conhecer a cidade não é obrigado a tomar nenhuma vacina específica.

Quanto ao passaporte, é preciso que ele seja válido por, no mínimo, três meses, contando a partir da viagem de volta. O visto não é obrigatório para os brasileiros que desejem permanecer na Estônia por até noventa dias.

Fuso horário: GMT +2, ou seja, os relógios de Tallinn marcam 5 horas na frente do horário brasileiro, que é baseado no horário de Brasília.

Quem deseja visitar Tallinn, precisa se atentar para algumas informações importantes, como o código telefônico da cidade, por exemplo. O prefixo telefônico usado para realizar chamadas de Tallinn, na Estônia, é o número 2.

No caso de chamadas internacionais para a cidade de Tallinn, é preciso, antes de mais nada, digitar o código da Estônia, em seguida, o prefixo de Tallinn. Por último, o número do telefone para onde deseja ligar.

Veja aqui 14 destinos baratos para conhecer na Europa

O que fazer em Tallinn

Dois turistas apaixonados, andando na cidade velha de Tallinn, Estônia
Dois turistas apaixonados, andando na cidade velha de Tallinn, Estônia

A cidade de Tallinn é linda, charmosa e muito aconchegante. A melhor atividade que o turista pode fazer é andar pela cidade, sem rumo, apreciando cada cantinho, cada construção medieval, as ruas, as vielas…

O que mais atrai os turistas em Tallinn não são os prédios em si, mas o conjunto repleto de detalhes, que se estende por toda a cidade.

Logo na entrada da cidade, nos deparamos com uma visão que nos remete aos contos de fada, as construções medievais que avistamos logo ao chegar. Ao seguir pelas ruas, encontramos restaurantes, cafés, floristas e garçonetes usando trajes de época.

Após caminhar por alguns minutos, chega-se à praça principal, onde está a prefeitura e também uma feira de artesanato. Essa feira é bem grande, acontece todos os dias e ocupa toda a praça.

Um bom programa para os dias de verão é se sentar em um dos cafés, do lado de fora, e ficar observando o movimento do local.

Um dos principais passeios na cidade acontece ao transpor os portões que levam à antiga cidade. Um desses portões chama-se Grande Portão Costeiro, dando saída para o porto. Fica grudado à torre Margarida Gorda, cujas paredes chegam a 4 metros de espessura.

+12 destinos turísticos da Europa que você precisa conhecer

Melhores tours e excursões em Tallinn

Quando ir à Tallinn

O clima da cidade de Tallinn é temperado. O inverno é bem frio e com neve. Enquanto o verão é ameno. A chuva cai o ano todo. No entanto, durante o verão, as chuvas são ainda mais frequentes, em especial nos meses de julho e agosto. Nesse período, costuma chover cerca de 15 dias no mês, em média.

A cidade de Tallinn durante o Inverno
A cidade de Tallinn durante o Inverno

Durante o inverno, as médias máximas das temperaturas ficam entre –2°C e 0°C. E a média das temperaturas mínimas varia entre -4°C e -7°C.

Tallinn durante o verão
Tallinn durante o verão

Durante o verão, as temperaturas mais amenas, apresentam uma média de 22°C para as máximas no mês de julho, que é o mais quente do ano. E os valores das temperaturas mínimas ficam entre 14°C e 16°C.

Veja aqui 5 fatos que aumentarão sua vontade de conhecer a Europa

Qual a melhor época para visitar Tallin

Castelo em Tallinn durante a primavera
Castelo em Tallinn durante a primavera

A melhor época para visitar Tallinn é no final da primavera e durante o verão, entre os meses de maio e setembro, pois são os períodos em que as temperaturas são moderadas. E os dias com luz são maiores.

Veja aqui 5 dicas pra você saber como economizar num mochilão pela Europa

Alta temporada

A alta temporada em Tallinn é durante o verão, em especial nos meses de julho e de agosto. É nesse período que a cidade recebe mais turistas. E é também quando os preços são mais altos. No entanto, nessa época, os dias são bem mais agradáveis para uma boa caminhada. E é também quando a cidade se encontra mais florida.

Veja aqui 7 dicas sobre como viajar de trem pela Europa sem gastar muito

Baixa temporada

A baixa temporada é no período do inverno, especialmente entre os meses de dezembro e fevereiro. Nessa época, o frio é bem intenso, podendo nevar.

É o período em que a cidade não recebe muitos turistas, a cidade fica bem mais vazia. Por isso, os preços são bem mais baixos também.

Vale a pena contratar um seguro viagem internacional?

Roteiro de viagem para Tallinn


Como Chegar

Aeroporto de Tallin, Estônia
Aeroporto de Tallin, Estônia

Avião

O Aeroporto de Tallinn é bem pequeno, recebe voos principalmente da companhia Nordica.

Viagem na classe econômica: 8 dicas para voar confortavelmente

Em Tallinn, para ir ao Centro ou voltar ao aeroporto, você pode tomar o tram nº 4, cujo percurso dura menos de 20 minutos. Consulte aqui horários e preços atualizados.

Ônibus

Rodoviária de Tallinn, Estônia
Rodoviária de Tallinn, Estônia – Apenas uso editorial Crédito editorial: Julie Mayfeng / Shutterstock.com

Os ônibus são confortáveis, com poltronas espaçosas, alguns também possuem entretenimento à bordo e bebidas grátis. Muito melhor que qualquer companhia low cost.

Para ir do terminal rodoviário ao Centro você pode pegar os ônibus de número 17 ou 23, como também tomar o tram 2 ou 4.

Veja aqui 6 situações constrangedoras que você pode evitar com um seguro viagem

Ferry

Ferry Tallink Cruise de Tallinn para Helsinque no Golfo da Finlândia
Ferry Tallink Cruise de Tallinn para Helsinque no Golfo da Finlândia – Apenas uso editorial Crédito editorial: Shevchenko Andrey / Shutterstock.com

Há rotas de ferry partindo da Finlândia, Suécia e Rússia com destino a Tallinn.

O porto fica a uma curta distância da Cidade Velha, então, se você estiver com uma mochila leve, é possível ir andando. Se esse não for o caso, chame um Uber, Taxify ou Bolt.

Carro

Dirigindo em Tallinn, Estônia
Dirigindo em Tallinn, Estônia

Se você estiver viajando em grupo e quiser conhecer outras cidades da Estônia, pode ser interessante alugar um carro em Tallinn para ter mais autonomia e flexibilidade de horários.

Apenas leve em consideração que carros não podem transitar no centro histórico da capital, então deixe para buscar o automóvel na locadora quando já estiver pronto para pegar a estrada.

O que levar para Tallinn?

O que levar na viagem para Tallinn, Estônia
O que levar na viagem para Tallinn, Estônia

Verão

O verão em Tallinn é bem diferente do Brasil. Nada de shorts, bermudas e regatas. Durante a noite, sempre esfria. E, ao longo do dia, também é possível ser surpreendido com o friozinho. Por isso, o ideal é sempre ter roupas mais quentes, ainda que seja verão.

Veja aqui 5 truques para diminuir o peso da mala

Inverno

Se você for no inverno, não deixe de levar botas, casacos pesados, luvas, cachecol e gorro. Faz muito frio e a temperatura fica constantemente abaixo de zero.

Veja aqui 6 coisas que você não pode levar na mala numa viagem de avião

Onde Ficar?

Booking.com

O local mais recomendado para os turistas se hospedarem é dentro das antigas muralhas do centro histórico. Esse local é o mais visitado, além de ser um dos mais bonitos também. Ele possui lojas, restaurantes e os principais pontos turísticos da cidade.

Booking.com

Onde comer e beber? Comidas imperdíveis

A principal atração da gastronomia de Tallinn fica por conta da carne de porco e pescados, em especial enguia e arenque.

Quando se trata de comida de rua, é impossível deixar de experimentar as blinis, que são panquecas típicas da cidade. Abaixo, selecionamos algumas comidas imperdíveis, que todo visitante deve provar. Confira:

Onde comer em Tallinn, Estônia
Onde comer em Tallinn, Estônia – Crédito editorial: PHOTOARTDESIGN / Shutterstock.com
  • Marineeritud angerjas: trata-se de um aperitivo feito com esguias marinadas frias.
  • Silgusoust: que nada mais é do que o peixe arenque, que é servido com creme de leite e toucinho.
  • Roosamannavaht: mousse de mirtilo.
  • Mulgikapsad: que é um chucrute feito com carne de porco e batatas cozidas.
  • Kartulipõrsad: são bolinhos feitos de purê de batata, farinha, nata, ovo e recheio de carne de porco. Eles são feitos em formato de porquinho.
  • As bebidas favoritas são cerveja, a vodka e o licor de ervas.

Pontos turísticos em Tallinn

Um dos passeios mais agradáveis de Tallinn é andar pelas ruas da Old Town. A caminhada pelas suas ruas estreitas, contempla igrejas, casas medievais, praças antigas e tudo fica cercado pelas muralhas que serviam para proteger a cidade. É uma verdadeira viagem no tempo. Você pode fazer este passeio com um guia privado.

Para quem gosta, há a opção de assistir a alguma peça no edifício Eesti Draanateater, ou um espetáculo erudito, que pode ser assistido na Ópera Nacional. Na arena multi-uso também é possível assistir à alguma apresentação cultural ou show.

Confira abaixo alguns pontos turísticos de Tallinn:

Mulher fotografando em Tallinn, Estonia
Mulher fotografando em Tallinn, Estonia
  • A principal praça da cidade, cercada por construções medievais belíssimas; 
  • Praça Raekoja/Raekoja Plats/Town Hall: a praça da administração; 
  • Passagem de Santa Catarina: que é uma viela linda, que preserva a autenticidade medieval desde que a cidade foi fundada; 
  • Museu da KGB; 
  • Viru Gate: a porta de entrada da Old Town; 
  • Lindas igrejas antigas;
  • E muito mais…

Veja aqui 6 Dicas para guardar o passaporte em segurança durante a viagem

A principal praça da cidade, cercada por construções medievais belíssimas

A principal praça da cidade, cercada por construções medievais belíssimas;
Foto da principal praça da cidade, cercada por construções medievais belíssimas

Praça Raekoja/Raekoja Plats/Town Hall

É a praça da Administração (antiga praça do mercado e centro da liga Hanseática), com vários bistrôs e restaurantes, além de casas coloridas e artistas de rua. Ótimo lugar para ver o movimento e passar o tempo relaxando.

Veja aqui 6 dicas para você conseguir as melhores taxas de câmbio e economizar muito na viagem

Noite paisagem de verão da Town Hall Square (Raekoja Plats) em Tallinn, Estônia
Foto da praça Raekoja/Raekoja Plats/Town Hall: a praça da administração em Tallin, Estônia

Passagem de Santa Catarina

Entre as ruas Vene e Müürivahe um antigo corredor chama a atenção. É a Passagem de Santa Catarina. Ali, realmente dá para voltar no tempo. O corredor medieval tem paredes de pedra, teto arredondado e várias lápides do século XIV nas paredes.

Veja aqui 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

Passagem de Santa Catarina: que é uma viela linda, que preserva a autenticidade medieval desde que a cidade foi fundada;
Foto da passagem de Santa Catarina: que é uma viela linda, que preserva a autenticidade medieval desde que a cidade foi fundada

Museu da KGB

Conta com acervo da famosa rede de espionagem russa que investigava possíveis dissidentes ou traidores do regime comunista durante a dominação soviética. Fica em uma praça de frente para o Viru Gate e ao lado do shopping Viru Keskus;

Veja aqui 22 lugares que são simplesmente incríveis para se visitar

Museu da KGB em Tallinn, Estônia
Foto do Museu da KGB em Tallinn, Estônia

Viru Gate

Porta de entrada da Old Town, com duas largas torres de pedra. Separa a parte moderna (região onde fica o parque Musumägi) e o bairro antigo, com várias lojas e restaurantes na rua que ela dá acesso.

Veja aqui os 12 lugares mais lindos do mundo para você colocar no seu roteiro de viagem

Torres gêmeas do portão de Viru na cidade velha de Tallinn, Estônia
Foto da Viru Gate: a porta de entrada da Old Town

Igreja de São Olavo (Oleviste kogudus/St. Olaf’s Church)

Bela igreja de torre pontiaguda, construída aproximadamente no século XII e centro da comunidade escandinava na velha Tallinn antes da conquista da cidade pela Dinamarca, em 1219.

Veja aqui 6 lugares impressionantes que ficam ainda melhores no inverno

Paisagem urbana aérea com a cidade velha medieval, a Igreja Batista St. Olaf e a muralha da cidade de Tallinn pela manhã
Paisagem urbana aérea com a cidade velha medieval, a Igreja Batista St. Olaf e a muralha da cidade de Tallinn pela manhã

Pelas estreitas e medievais ruas de Tallinn

Rua estreita na cidade velha de Tallinn, Estônia
Foto da rua estreita na cidade velha de Tallinn, Estônia

Tallinna Püha Vaimu kogudus (Holy Spirit Church – Igreja do Espírito Santo)

Localizada na rua Puhavaimu. Nessa igreja está o relógio público mais antigo de Tallinn.

Vista na igreja do Espírito Santo na Praça Suurgildi em Tallinn, Estônia
Vista na igreja do Espírito Santo na Praça Suurgildi em Tallinn, Estônia

As Muralhas de Tallinn

Muralhas defensivas medievais construídas ao redor da cidade de Tallinn, na Estônia. O primeiro muro em torno de Tallinn foi mandado construir por Margaret Sambiria em 1265 e, por essa razão, era conhecido como o Muro de Margarida.

Conheça os 27 melhores lugares para viajar a dois

Caminho ao longo das muralhas de Tallinn, Estônia
Foto do caminho ao longo das muralhas de Tallinn, Estônia

Charles’ Church, Tallinn

Charles Church é uma igreja luterana em Tallinn, Estônia, construída entre 1862 e 1870 segundo os planos de Otto Pius Hippius. É a maior igreja do século XIX de Tallinn.

Veja aqui 6 dicas para você tirar fotos incríveis de si mesmo viajando sozinho

Igreja Charles (Kaarli kirik), Igreja Luterana em Tallinn, Estônia
Foto da Igreja Charles (Kaarli kirik), Igreja Luterana em Tallinn, Estônia

Hop On Hop Off Sightseeing Bus

O ônibus vermelho turístico ajuda os viajantes a explorar a cidade rapidamente e com visitas guiadas em diferentes idiomas.

Veja aqui 7 ótimas ideias de viagens baratas no Brasil e no Exterior

Hop On Hop Off Sightseeing Bus. O ônibus vermelho turístico ajuda os viajantes a explorar a cidade rapidamente e com visitas guiadas em diferentes idiomas.
Crédito editorial: StockPhotosLV / Shutterstock.com

Igreja medieval antiga branca de São Nicolau

Outra bonita igreja na cidade baixa é a Niguliste (São Nicolau), que fica pertinho do Centro de Informação Turística, em uma rua transversal à praça da Administração (Town Hall Square);

Conheça 5 lugares baratos para viajar nas férias de verão

Igreja medieval antiga branca de São Nicolau (Niguliste) em Tallinn
Foto da Igreja medieval antiga branca de São Nicolau (Niguliste) em Tallinn
Igreja de São Nicolau em Tallinn, Estônia
Foto da Igreja de São Nicolau em Tallinn, Estônia

Kiek in de Kök

Outra fortificação medieval da Old Town, servia como torre da artilharia do país, de onde eram lançadas bolas de canhão contra invasores.

Atualmente abriga um bom museu que conta o nascimento e o desenvolvimento de Tallinn, com destaque para as guerras entre os séculos XIII e XVIII, exposições fotográficas, armas antigas, simulador de tiro e uma cafeteria no sexto andar com uma bela vista da cidade.

Também de lá partem tours pelo centro histórico. É uma das entradas para a “cidade alta”/Toompea, na extremidade sul da rua Pikk.

Veja como pagar menos em passagens aéreas em 5 passos

Torre medieval Kiek-in-de-Kok no parque na colina Toompea em Tallinn, Estônia
Foto da torre medieval Kiek-in-de-Kok no parque na colina Toompea em Tallinn, Estônia

Catedral Alexander Nevski

Belo templo ortodoxo localizado em Toompea (a parte alta da Old Town). Tombada como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO em 1997.

Ela é diferente das demais igrejas do centro turístico pelo formato arredondado de suas cúpulas, muito parecido com as igrejas russas, em virtude de ter sido construída entre 1894 e 1900, durante o domínio da Estônia pelo Império Russo.

Em frente a essa catedral, há um jardim-mirante que vale a visita.

Conheça os 7 países mais baratos do mundo para viajar

Catedral de Alexander Nevsky. Tallinn, Estônia
Foto da Catedral de Alexander Nevsky. Tallinn, Estônia

Dicas e Curiosidades sobre Tallinn

– A cidade medieval mais bem preservada do norte da Europa;

– Em 1997, o Centro Histórico (Old Town) de Tallinn foi inscrito na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization);

– Em 2018, a cidade foi nomeada pelo Lonely Planet como destino número um com melhor custo-benefício para visitar;

– Cerca de 3 milhões de pessoas passam pelo Aeroporto de Tallinn todos os anos;

– Localizada na costa oriental do mar báltico, você pode voar, velejar ou dirigir para a Estônia de qualquer lugar da Europa.