Seguro Viagem: 10 Dicas para você não errar na contratação

A contratação se um seguro viagem ajuda a minimizar possíveis problemas longe de casa. Sendo muito importante a transparência na hora da contratação.

Veja Também

As 10 praias mais bonitas de Alagoas

As praias mais bonitas do Brasil estão situadas no estado de Alagoas. Saiba quais são as melhores praias de piscinas naturais e as paisagens mais lindas.

As 10 praias mais bonitas de Porto Seguro

Conheças as praias mais bonitas de Porto Seguro. Descubra quais são os pontos turísticos mais badalados e monte seu roteiro de viagem.

TOP 5 lugares incríveis para se visitar no Rio de Janeiro

Conheça os melhores passeios para você fazer ao visitar o Rio de Janeiro e entenda porque ela é a cidade maravilhosa que encanta turistas de todo mundo.

Os Melhores Destinos para Viajar em Agosto

Conheça os melhores destinos dentro e fora do Brasil para viajar em Agosto. Escolha o lugar que mais combina com você e, boa viagem!

As 10 melhores praias de Aracaju

Veja as dez melhores praias de Aracaju e escolha onde curtir seus dias de descanso. Surpreenda-se com belos cenários neste destino incrível.

Um dos detalhes mais importantes ao planejar sua viagem é a contratação de um seguro viagem.

Durante uma viagem sabemos que imprevistos podem acontecer, por isso o seguro é uma maneira de prevenção para diminuir transtornos, como no caso de extravios de bagagem, contração de alguma doença e até mesmo em casos de acidente fatal, onde é preciso translado e pode gerar custos bem elevados.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Então o melhor é sempre se prevenir. O seguro viagem vai ajudar você a resolver esses tipos de problemas, oferecendo cobertura de despesas com saúde, proteção para riscos de morte e demais orientações.

O seguro viagem pode ser contratado em empresas corretoras ou agências de viagem. Os preços dependem do tipo de cobertura que você pretende contratar e até mesmo dos dias que vai permanecer fora.

Pensando na sua segurança e comodidade, separamos algumas dicas que podem ser bem úteis antes de colocar a mochila nas costas.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Seguro Viagem
Fonte: Oconciergepb.com.br

Dicas para você não errar na escolha do seguro viagem

1-Exija o contrato

O cliente deve exigir da empresa pela qual está contratando o seguro viagem o contrato de recebimento do produto, explicando de maneira sucinta todos os benefícios que o cliente tem direito.

2-Leia o contrato

Segundo o artigo 6º, inciso III do Código de Defesa do Consumidor, o direito à informação é um direito básico de quem adquire um serviço ou produto. Portanto, você está no seu direito em exigir da empresa que está contratando o seguro viagem que seja claramente bem informado na hora de contratar este tipo de serviço. Salienta-se ainda, a importância de verificar com bastante atenção as cláusulas de exclusão do seguro, que devem estar em destaque no contrato.

Veja Também: 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

3-Fale dos tipos de atividades que pretende fazer durante a viagem

Se está incluído nos planos de sua viagem a prática de esportes radicais ou qualquer outra atividade de arriscada, avise ao seu corretor para que procure um seguro adequado a você, a fim de evitar problemas posteriores.

4- Seguros contratados no exterior

Muitas pessoas optam pela compra de seguro viagem do exterior através da internet. Embora muitos sejam bons, e cumpram o que diz na apólice, você pode ter a falta de sorte de contratar um que seja o contrário, e sendo assim, não terá a quem recorrer no Brasil, já que a legislação é diferente.

Veja Também: 10 dicas de como prevenir perdas e roubos de bagagem

5- Solucione dúvidas com a Susep

Se você precisar de esclarecimentos referentes a seguradora ou corretora que você pretende contratar, ou em caso de dúvidas referentes aos seus direitos como segurado, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) disponibiliza um canal de atendimento por telefone (0800 021 8484).

Como fazer um seguro viagem
Fonte: piccadillyturismo.site

6-Seguro ou assistência?

A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), afirma que existe uma defasagem entre seguro viagem e assistência viagem.

Quando você contrata um seguro viagem, em caso de emergência o segurado deve procurar por conta própria ou juntamente com a seguradora, o melhor lugar para atende-lo e pagar todos os serviços prestados (hospital, exames, medicamentos), e pedir o reembolso.

No caso de assistência, é oferecido ao segurado uma central de atendimento especifica de prestadores de serviços hospitalares, e em caso de emergência, o cliente poderá contratar essa central, que irá coordenar até o hospital mais próximo.

Veja Também: Seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos de voos

7-Reclame

No caso de se sentir prejudicado na utilização de seu seguro viagem faça as devidas reclamações, pois o consumidor precisa exigir seus direitos, e nos dias de hoje tem sim muito poder para melhorar a qualidade do que compra.

8- Fique atento à obrigatoriedade do seguro para entrar em alguns países

A maioria dos países da Europa exige que os turistas contratem um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Dentre eles estão:

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Holanda
  • Itália
  • Irlanda
  • Islândia
  • Letônia
  • Lituânia
  • Portugal
  • Reino Unido
  • República Tcheca
  • Romênia
  • Suécia
  • Suíça

Veja Também: Supreenda-se com Perth: A Capital mais charmosa da Austrália

9- Compare preços

Os preços dos seguros viagem variam bastante, de R$ 10,00 por dia a mais de R$ 50,00 a diária. É importante verificar os preços nas corretoras, seguradoras e agências de viagem, pois algumas oferece seguros que podem ser feitos até mesmo online, de maneira fácil e rápida.

10- Verifique se o plano cobre doenças crônicas preexistentes

Caso o segurado possua uma doença crônica e passe por uma crise em outro país, a maioria dos seguros de viagem não possui cobertura este tipo de despesa. Então é muito importante que o segurado verifique juntamente com seu corretor ou seguradora no ato da contratação, se o seguro inclui doença preexistente.

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR