Localizada no Estado de Santa Catarina, no chamado Vale Europeu, fica Pomerode, uma cidade com apenas 60 anos e com população de cerca de 33 mil habitantes, que antes pertencia ao Município de Blumenau.

Pomerode é chamada de: “a cidade mais alemã do Brasil”, isso porque ela mantém até hoje as tradições dos imigrantes alemães que vieram, em sua maioria, da Pomerânia e colonizaram aquele pedacinho do Brasil.

Além disso, Pomerode é uma cidade muito charmosa, tranquila, rodeada de belezas naturais e também de atrações turísticas.

A cultura herdada dos imigrantes que vieram do norte da Alemanha é retratada na arquitetura da cidade de Pomerode, que contém o maior acervo de casas feitas no modelo de construção enxaimel do Brasil.

Além da arquitetura de Pomerode, a população da cidade ainda mantém grupos de danças alemãs, bandas típicas alemãs e culinária alemã, com pratos típicos, como:

  • A cuca;
  • Os pães;
  • O joelho de porco;
  • As salsichas e muitas outras delícias alemãs.

Quer saber um pouco mais sobre a cidade mais alemã do Brasil? Então, continue a leitura e descubra quais são os 5 principais pontos turísticos de Pomerode que não podem faltar no seu itinerário de viagem ao Vale Europeu!

Veja Também: As 7 praias mais paradisíacas de Santa Catarina

1 – Casa do Imigrante Carl Weege

Casa do Imigrante Carl Weege

A Casa do Imigrante Carl Weege é um museu dentro de uma casa de arquitetura enxaimel, localizada em Pomerode dos Fundos, que foi tombada pelo patrimônio histórico da cidade de Pomerode.

Este museu conta um pouco da história e do modo de vida dos primeiros imigrantes alemães que chegaram à Pomerode, dentre eles, Carl Weege, que era o proprietário da casa onde fica o museu, bem como dos objetos que lá se encontram.

No museu, Casa do Imigrante Carl Weege, estão expostos:

  • Móveis antigos;
  • Uma roda d’água;
  • Um moinho de fubá;
  • Um moinho de cana-de-açúcar; dentre outros objetos da cultura alemã do início da imigração no Brasil.

O Museu Casa do Imigrante Carl Weege está localizado na Rua Leopoldo Blaese, n° 11.

Veja Também: 5 motivos para se apaixonar pela Ilha de Porto Belo em Santa Catarina

2 – Rota do Enxaimel

Rota Pomerode
Crédito editorial: ROBERTA BLONKOWSKI / Shutterstock.com

A Rota do Enxaimel é o lugar mais famoso de Pomerode, é um conjunto de aproximadamente 250 casas, todas construídas na arquitetura enxaimel, em um trajeto de aproximadamente 16 quilômetros de chão batido, que fica na zona rural de Pomerode.

Para quem não sabe, a arquitetura enxaimel ou fachwerk, é uma técnica de construção na qual as estruturas de madeira são encaixadas umas nas outras em posições horizontais, e seus vãos preenchidos com tijolos ou pedras, seus telhados são inclinados.

A Rota Enxaimel fica na zona rural de Pomerode e as visitações podem ser feitas de carro, de bicicleta ou a pé. Para quem prefere visita acompanhada, existem guias na cidade que fazem os passeios até a Rota do Enxaimel.

Veja Também: Bombinhas: um paraíso para visitar até embaixo d’agua

3 – Parque Educativo Vila Encantada

Parque Educativo Vila Encantada em Pomerode - SC
Foto: Instagram – @vila_encantada

Uma ótima opção para quem vai à Pomerode com crianças, é o Parque Educativo Vila Encantada. Este parque é ideal para crianças pequenas, é cheio de brincadeiras e atividades pedagógicas, com um museu de fósseis, dinossauros enormes para encantar os pequenos e uma loja de presentes.

Dentre as atividades do Parque Vila Encantada estão:

  • O Circuito Sinuoso: um percurso de subida e descida, para desenvolver a coordenação motora dos pequenos;
  • A Vila dos Dinossauros: com esculturas de dinossauros e passeios guiados;
  • A Vila da Aventura: com pontes suspensas;
  • A Estação das Cordas: com muitas cordas para as crianças subirem;
  • A Vila do Paleontólogo: com uma caixa de areia, que simula um sítio arqueológico;
  • A Vila do Calor: com esguichos de água para refrescar;
  • A Vila do Mascote: local para tirar fotos com o mascote do parque, o Darwin;
  • A Vila Interativa: com projeções interativas;
  • A Vila da Descoberta e do Bebê: local para bebês e crianças de até 4 anos;
  • A Vila dos Piratas: cantinho com piratas;
  • A Vila dos Insetos: com insetos gigantes feitos de sucata;
  • A Vila dos Presentes: loja para compra de souvenirs.

Além das atrações citadas acima, o parque também conta com ambientes que contam histórias do mundo da pré-história até as épocas atuais, tudo de forma educativa e pedagógica.

O Parque Educativo Vila Encantada está localizado na Rua Hermann Weege, n° 204, no Centro de Pomerode.

Veja Também: As 10 melhores praias de Bombinhas, SC

4 – Museu do Marceneiro

Localizado no centro de Pomerode, em uma casa toda de madeira, encontra-se o Museu do Marceneiro, inaugurado no ano de 2004. É um local muito charmoso, que conta a história da marcenaria da família que criou a Móveis Behling, que foi uma loja fundada na década de 1950 na cidade de Pomerode.

Lá você vai conhecer máquinas que funcionavam por meio da força da roda d’água, com 6 metros de altura, que ainda permanecem no local, bem como ferramentas da década de 1950, de quando a Móveis Behling foi criada.

Ainda, na loja do museu, você poderá adquirir diversos artigos confeccionados em madeira, principalmente artigos para a cozinha.

O endereço do Museu do Marceneiro é: Rua Alfredo Hoge, n° 525, Centro.

Veja Também: Itapema: Calmaria para um passeio de férias

5 – Cervejaria Schornstein

Cervejaria Schornstein
Foto: pt.wikipedia.org

Quem gosta de cerveja, não pode ir embora da cidade mais alemã do Brasil sem ir até uma cervejaria! A Cervejaria Schornstein é aberta à visitação de turistas, mas para isso, é preciso reservar um horário com antecedência.

A cervejaria está localizada em um prédio histórico da cidade de Pomerode e, além de visitar a fabrica de cervejas, os turistas ainda poderão provar as cervejas e petiscos típicos no bar ao lado.

Na loja, os turistas além das cervejas fabricadas pela cervejaria, poderão adquirir lembrancinhas relacionadas à cultura cervejeira, como kits para churrasco, placas, almofadas, copos e muito mais.

A Cervejaria Schorntein está localizada na rua Hermann Weege, n° 160, no centro de Pomerode.