Holambra é um município do interior de São Paulo, nacionalmente conhecido por sua produção e exposição de flores que transformam as ruas da cidade em um arco-íris repleto de cores e aromas.

Pertencente à microrregião de Campinas, próximo ao aeroporto de Viracopos, Holambra foi fundada no século passado, em 1948. Seu nome é uma junção de sílabas das palavras Holanda, América e Brasil, uma homenagem ao continente e ao país no qual está localizada a cidade e à colônia de holandeses que vivia na região à época da fundação.

Hoje, Holambra é considerada uma estância turística, promovendo, todos os anos, desde 1981, a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora. Para saber um pouco mais sobre esta linda e encantadora cidade paulista, apresentamos para você a seguir 10 atrações imperdíveis em Holambra, a cidade das flores. Confira!

Veja Também: As 15 mais belas ruas floridas do mundo que parecem ter saído de um conto de fadas

1 – Expoflora

Expoflora em Holambra - São Paulo
Foto: pt.wikipedia.org

Já que estamos falando da cidade das flores, não poderíamos de deixar de abrir esta lista com a Expoflora, que, como já dissemos anteriormente, é considerada a maior exposição de flores de toda a América Latina.

A Expoflora é um evento pontual, que ocorre todos os anos entre os meses de agosto e setembro e tem o objetivo de dar as “boas vindas” à primavera, que se inicia no fim do mês de setembro.

São mais de 400 produtores que aproveitam a oportunidade para apresentar novidades e encantar os 300 mil visitantes com suas plantas ornamentais. Holambra é a maior produtora de flores do país, representando cerca de 40% das vendas do setor.

Além da exposição e venda de flores, o evento conta com:

  • Comidas típicas dos países baixos;
  • Parque de diversões;
  • Paisagismo;
  • Apresentações de danças típicas holandesas;
  • Parada das flores e até chuva de pétalas.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site do evento.

Veja Também: As 8 melhores cidades para se viver no mundo

2 – Portal de Holambra

Portal de Holambra - São Paulo

Inaugurado em 2004, o Portal de Holambra é quem dá as boas-vindas aos visitantes que chegam à cidade. O portal foi construído com inspiração na arquitetura holandesa e é todo revestido com tijolinhos vermelhos e grandes janelas.

O local é muito utilizado como cenário para fotos de viagem e já insere o turista no clima holandês que a cidade respira.

Veja Também: 5 lagos cor de rosa existentes ao redor do planeta

3 – Campos de Flores

Campos de Flores em Holambra - São Paulo

Outro passeio que é a cara de Holambra, que você não pode deixar de fazer durante sua viagem são os Campos de Flores, que podem ter visitas agendadas através das agências de turismo locais, uma vez que se trata de propriedades particulares.

Cada propriedade possui uma especialidade de flor, então você terá a possibilidade de conhecer lindos campos de:

  • Crisântemos;
  • Gérberas;
  • Rosas;
  • Girassóis;
  • Cristas de galo, dentre muitos outros.

Veja Também: Os 12 lugares mais lindos do mundo para você colocar no seu roteiro de viagem

4 – Moinho dos Povos Unidos

Moinho Povos Unidos em Holambra - São Paulo

Símbolo da Holanda, os Moinhos também fazem parte da cultura de Holambra. Um dos principais atrativos da cidade é o Moinho dos Povos Unidos, que possui 38 metros de altura e é uma cópia incrivelmente fiel dos modelos encontrados na Europa.

Jan Heidra, arquiteto que idealizou o moinho, inaugurado no ano de 2008, projetou a construção para que o moinho fosse, além de um ponto turístico para se admirar, um moinho de verdade, que funcionasse com a força dos ventos.

Para visitar o moinho, é simples. De segunda a sexta, a entrada é franca e é permitida até o terceiro andar. Aos sábados, domingos e feriados o ingresso é vendido, por um valor simbólico.

O diferencial dos fins de semana é que a visitação é estendida até o 5° andar, onde está localizado o moinho do mirante, onde o visitante se depara com um moleiro. Dali é possível ter uma vista incrível de Holambra e das pás do moinho que se movimentam lentamente com o vento.

Veja Também: 8 estradas maravilhosas para você dirigir antes de morrer

5 – Praça Vitória Régia

Praça Vitória Régia em Holambra - São Paulo

A Praça Vitória Régia é um passeio para fazer com a família e aproveitar ainda mais as belezas de Holambra. A praça é cercada pelo Lago Vitória Régia, que convida os visitantes para caminhadas tranquilas e felizes.

Por ali, também é possível fazer um delicioso piquenique e andar pelo deck do amor, que atrai dezenas de casais todos os dias. Próximo à Praça Vitória Régia, você também pode aproveitar as delícias da Confeitaria Zoet en Zout, que oferece um cardápio de tortas doces e salgadas de se comer de joelhos.

Veja Também: 13 lugares surreais no Brasil que você vai duvidar que existem mesmo

6 – Deck do Amor

Deck do Amor em Holambra - São Paulo

Se você estiver passando pelo Lago Vitória Régia, não deixe de passar pelo famoso Deck do Amor. O local é considerado um dos mais românticos da cidade e muitos casais colocam cadeados por ali como símbolo de amor e fidelidade.

O deck também é incrível para tirar fotos, de onde se tem as melhores vistas do Lago Vitória Régia.

Veja Também: 5 lugares incríveis ao redor do mundo que poucas pessoas conhecem

7 – Museu Histórico de Holambra

Museu Histórico de Holambra - São Paulo
Crédito Editorial: Jaboticaba Fotos / Shutterstock.com

Bem ali pertinho do Deck do Amor, está o Museu Histórico de Holambra, mais um passeio imperdível para se fazer na cidade.

O museu tem o objetivo de recontar a história da fundação de Holambra, começando por sua arquitetura, inspirada nas moradias ocupadas pelos primeiros imigrantes holandeses na cidade.

O Museu Histórico de Holambra é formado por um acervo com mais de duas mil fotos, objetos antigos e maquinários do período da fundação.

O museu funciona de sexta a domingo com ingressos a preços populares. Crianças até 12 anos não pagam e durante a Expoflora, a entrada no museu é gratuita.

Veja Também: Os 20 países mais perigosos do mundo para turistas, é dar medo!

8 – Parque Van Gogh

Parque Van Gogh em Holambra - São Paulo
Foto: Site – holambra.sp.gov.br

Se você for em Holambra nos próximos meses, terá a oportunidade de conhecer o mais novo ponto turístico da cidade, o Parque Van Gogh, inaugurado no ano de 2018. O parque, também conhecido como Orla dos Chalés, está localizado em frente ao Parque dos Coqueiros.

O foco do espaço são as exposições culturais e manifestações artísticas variadas que podem enriquecer ainda mais a sua viagem. O homenageado, Van Gogh, recebeu um espaço no Museu, com réplicas de obras do artista holandês.

Veja Também: 10 destinos incríveis para você fazer uma viagem diferente

9 – Rua Dória Vasconcelos

Rua Dória Vasconcelos em Holambra - São Paulo

A Rua Dória Vasconcelos é um dos passeios mais adoráveis para se fazer em Holambra. Centro gastronômico e comercial da cidade, a rua chama a atenção pela arquitetura de fachadas coloridas, que harmonizam com as flores que enfeitam o caminho dos passantes.

Veja Também: 13 cidades medievais que farão você viajar de volta no tempo

10 – Praça dos Coqueiros

Praça dos Coqueiros em Holambra - São Paulo

Fechando a lista com os melhores passeios para fazer em Holambra, a Praça dos Coqueiros é um ótimo local para descanso e boas caminhadas. Ali, o visitante encontra um espaço muito bem conservado, repleto de jardins, bancos e até um coreto, daqueles típicos de cidades interioranas.

A praça, há algum tempo, recebeu o letreiro com o nome da cidade de Holambra onde você pode tirar lindas fotos de recordação da viagem.