Cidade planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa, Brasília foi fundada em 1960, tornando-se a capital administrativa do Brasil e um excelente destino de viagem, até mesmo para um feriado prolongado ou fim de semana.

Brasília está localizada no Distrito Federal, região centro-oeste do Brasil, e conta com uma população de, aproximadamente, 3 milhões de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do Brasil, ficando atrás, apenas, de São Paulo e Rio de Janeiro.

Graças a seu alto planejamento e aos grandes monumentos arquitetônicos, a cidade se tornou um grande polo turístico da região centro-oeste, atraindo milhões de visitantes todos os anos.

Para te ajudar a montar um roteiro de até três dias na cidade, trazemos a seguir 7 opções de passeios em Brasília. Fique ligado!

Veja: Conheça Brasília e se encante

1 – Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília
Catedral Metropolitana de Aparecida, em formato hipérbole, simulando as mãos voltadas para o céu, torre com campanário para os 4 sinos, cada um com 1 nome. – Crédito de atribuição editorial: Box Lab / Shutterstock.com

Um dos marcos arquitetônicos de Brasília e um dos passeios obrigatórios para se fazer na capital federal é, sem dúvida, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral está localizada em uma praça autônoma, e precisa ser apreciada em cada detalhe, dos quais destacamos treze:

  • O templo;
  • A cruz no topo do templo;
  • O espelho d’água;
  • O Campanário;
  • A Cúpula do Batistério;
  • A Cúria Metropolitana;
  • As Estátuas dos Evangelistas;
  • A Cruz Histórica;
  • A Pietá;
  • Estátua de Dom Bosco;
  • Presbitério;
  • Estátuas dos Anjos;
  • O Batistério.

Endereço: Esplanada dos Ministérios – Lote 12

Horário de Visita:

  • Segunda-feira: das 08h às 17h.
  • Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h.
  • Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h.

Veja aqui 4 opções para você saber o que fazer a noite em Brasília

2 – Palácio do Planalto

Palácio do Planalto, Brasília.
Palácio do Planalto, Brasília. – Crédito de atribuição editorial: Nid Goloti / Shutterstock.com

O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal e onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil. Está situado na Praça dos Três Poderes, sendo um dos primeiros edifícios construídos na Capital Federal.

O Palácio pode ser visitado aos fins de semana por qualquer pessoa. Duzentas senhas são disponibilizadas semanalmente para que o visitante conheça o edifício por dentro, o que ocorre a cada domingo.

As visitas, feitas em grupos de 20 pessoas, englobam:

  • Os Salões Nobres das Alas Leste e Oeste;
  • A Sala de Reunião Suprema;
  • O Gabinete Presidencial e;
  • A Sala de Audiência.

Para completar, os guias (relações públicas do palácio) realizam uma apresentação das obras de arte que fazem parte do acervo do Palácio. As visitas são previamente agendadas pela Internet, no site do Palácio do Planalto.

Endereço: Praça dos Três Poderes – Brasília, DF

Visitas: Domingos, das 9h às 13h30, com agendamento prévio.

Veja Também: 6 lugares para uma escapada de fim de semana saindo de Brasília

3 – Congresso Nacional e Itamaraty

O Congresso Nacional e o Itamaraty ficam próximos um do outro e podem ser visitados no mesmo dia. A visitação é aberta diariamente em ambos os edifícios.

No Congresso, dependendo do dia, ainda é possível assistir a uma sessão plenária, seja na Câmara dos Deputados, ou no Senado.

Já no Itamaraty há visitas guiadas diariamente. É necessário agendamento prévio. Lá você pode contemplar preciosas obras de arte, tapeçarias e adornos históricos.

Visita ao Congresso:

  • De sexta a segunda: não há necessidade de agendamento.
  • De terça a quinta. Necessário Agendamento Prévio.

Endereço: Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa – Brasília – DF

Visita ao Itamaraty:

  • De segunda a sexta: das 14h às 16h30.
  • Sábado e Domingo: das 10h às 15h30.

Endereço: Zona Cívico-Administrativa BL H – Brasília, DF, 70170-900

Veja aqui 27 destinos no Brasil baratos para viajar nas férias

4 – Catetinho

Catetinho, Brasília.
Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, no Distrito Federal, na época da construção da nova capital do Brasil, Brasília. – Crédito de atribuição editorial: Rosalba Matta-Machado / Shutterstock.com

O Museu do Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, quando Brasília ainda estava em construção.

Também conhecido como “Palácio de Tábuas” demorou apenas dez dias para ser levantado e finalizado, o que justifica a simplicidade do local, também projetado por Niemeyer.

Hoje, o Catetinho funciona como museu e é aberto à visitação pública. Durante o passeio, o visitante encontra o mobiliário original da época da construção, vestimentas do presidente JK e outros objetos que contam a história daquele período ali, no coração do Brasil.

Visitação: Terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada Franca

Endereço: Km 0 – BR 040 / Gama – DF

Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

5 – Estádio Mané Garrincha

Estádio Mané Garrincha, Brasília.
Vista do famoso estádio Mané Garrincha em Brasília, capital do Brasil. – Crédito de atribuição editorial: R.M. Nunes / Shutterstock.com

O Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha é mais um dos imperdíveis passeios em Brasília.

Inaugurado em 1974 e batizado em homenagem ao ídolo do futebol brasileiro, Manuel Francisco dos Santos, mais conhecido como Garrincha, o estádio possui, desde a reforma de 2013, capacidade para 72.788 pessoas sentadas.

Atualmente, o Estádio Mané Garrincha é o segundo maior do Brasil, ficando atrás, apenas, do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A visitação é feita aos sábados sem necessidade de agendamento e tem entrada gratuita.

Visitação:

  • Sábados, das 9h às 12h.
  • Endereço: SRPN (Setor de Recreação Pública Norte) trecho 1

Veja aqui 5 dicas para você planejar sua viagem e não ter imprevistos

6 – Lago Paranoá

Lago Paranoá e Ponte JK em Brasília.
Lago Paranoá e Ponte JK em Brasília.

O Lago Paranoá, que completou 60 anos em setembro de 2019, é um lago artificial que se tornou um dos mais importantes e magníficos passeios em Brasília.

O lago possui águas bastante limpas e vem se tornando, a cada dia, um ponto de encontro de brasilienses e turistas que praticam esportes na beira ou mesmo dentro do lago, especialmente o remo, vela, mergulho e kitesurf. É bastante comum encontrar pessoas andando de jet sky, lancha e barco por ali.

Também é possível aproveitar os arredores do lago em grande estilo. Isso porque, cerca de 50 bares e restaurantes estão estrategicamente instalados próximos, para o conforto e comodidade de quem visita o Paranoá. Trinta e dois clubes recreativos também funcionam nos arredores.

Endereço: Brasília – DF, 70297-400.

Veja Também: 6 dicas para você tirar fotos incríveis de si mesmo viajando sozinho

7 – Santuário Dom Bosco

Santuário Dom Bosco, Brasília
Santuário Dom Bosco – Crédito de atribuição editorial: Arnaldo Jr / Shutterstock.com

Para fechar com chave de ouro nossa lista com os melhores passeios em Brasília, apresentamos o belíssimo e imponente Santuário Dom Bosco.

O santuário está localizado no Plano Piloto, bem próximo ao Eixo Monumental. Seu nome é uma homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Bosco, e sua construção se destaca pelos belíssimos vitrais que rendem fotos impressionantes.

Ao todo, são 80 colunas com 16m² cada, todas em uma diversidade impressionante de tons de azul.

Os vitrais são tão importantes e vitais para a construção, que a Paróquia vem realizando uma campanha de doações para sua restauração e manutenção. O objetivo é que os vitrais possam se manter como uma grande e bela atração para os brasilienses e todos aqueles que estão de passagem na cidade.

Visitação:

  • Segunda a sexta-feira: das 08h30 às 12h e 13h às 17h30.
  • Sábado: das 08h às 12h.

Endereço: SEPS 702 BL.B s/n – Asa Sul.