Blumenau é um lindo município de Santa Catarina de forte inspiração alemã e que promove uma das maiores e mais bonitas festas típicas do Brasil: a Oktoberfest. Em outubro, graças à festa, milhares de turistas são atraídos à cidade.

Se você é um deles ou pretende conhecer a região em alguma outra época do ano, leia este artigo até o final. Vamos te apresentar os 10 imperdíveis passeios em Blumenau para você aproveitar muito, sua viagem.

Veja aqui porquê você deve ir a Blumenau

Conhecendo Blumenau

Localizada na Mesorregião do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Blumenau foi fundada no ano de 1850 pelo químico Hermann Bruno Otto Blumenau, de quem a cidade herdou o nome.

O município está a 130 quilômetros da capital, Florianópolis, e conta, atualmente, com 358 mil habitantes, maioria descendentes de alemães.

Veja aqui as 7 mais belas e melhores praias de Santa Catarina

Imperdíveis passeios em Blumenau
Crédito de atribuição editorial: Fotos593 / Shutterstock.com

Passeios em Blumenau: 10 atrações imperdíveis na cidade

Não vai ser preciso andar muito para encontrar motivos para se encantar com a bela Blumenau. A seguir, apresentamos 10 atrações obrigatórias na cidade para que você tenha uma experiência completa e inesquecível. Acompanhe!

1 – Oktoberfest

Desfile da Oktoberfest em Blumenau.
Desfile da Oktoberfest em Blumenau. – Crédito de atribuição editorial: Daniel Komarchevski Filho / Shutterstock.com

Principal evento do ano na cidade, a Oktoberfest tem lugar de honra na nossa lista com as imperdíveis atrações e passeios em Blumenau.

Criada em 1984 para trazer a alegria à população local e reforçar suas tradições, após uma grave e terrível enchente, a festa foi crescendo e tomando proporções gigantescas, se tornando uma das maiores manifestações do folclore nacional e a maior festa alemã das Américas.

O grande destaque da Oktoberfest são as cervejas produzidas pelas colônias alemãs na região sul do Brasil, que fazem a alegria dos turistas brasileiros que adquirem os ingressos para participar do evento.

Além da bebida mais famosa do país, quem vai à Oktoberfest é recebido com inúmeras atrações que enaltecem a cultura germânica, como música, dança, desfiles, trajes típicos e comidinhas, tais quais os famosos bretzel, goulash e spetzel, que vão fazer você se sentir na Alemanha.

A Oktoberfest é realizada no belo Parque Vila Germânica, construído em estilo enxaimel (tradicional arquitetura alemã).

Durante a festa não é possível apreciar com detalhes a arquitetura do local, mas se você for a Blumenau em outras épocas do ano, não deixe de curtir o parque, assim como seus charmosos restaurantes e espaços estratégicos para tirar fotos.

Florianópolis: belas paisagens e diversão

2 – Festival da Cerveja

Esta é para os cervejeiros de plantão. O Festival da Cerveja, que acontece desde 2010 no mês de março, é um dos eventos mais imperdíveis de Blumenau. São mais de 400 rótulos que disputam os títulos de melhor cerveja e melhor cervejaria brasileira do ano.

Paralela ao festival ocorre uma feira especializada da bebida, reforçando ainda mais o título conferido a Blumenau de capital nacional da cerveja.

Veja Também: As melhores praias de Florianópolis

3 – Mirante do Spitzkopf e Parque Nacional da Serra do Itajaí

Visitar o mirante do Spitzkopf é um dos imperdíveis passeios em Blumenau
Mirante do Spitzkopf – Foto: pt.wikipedia.org

Um dos melhores e mais bonitos pontos turísticos de Blumenau é o Mirante do Spitzkopf, localizado nas dependências do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Tanto do parque, como do Mirante, se observa os cenários naturais mais bonitos de toda a região. Ao seguir as trilhas, chega-se a pequenas e refrescantes cachoeiras que fazem a alegria dos visitantes.

Veja aqui as 15 praias mais lindas do Sul Brasileiro

4 – Stammtisch na Rua XV de Novembro

A Rua XV de Novembro é a principal via de Blumenau e é onde ocorrem os famosos Stammtisch, reuniões de associações e encontros de amigos que se juntam para beber, comer quitutes alemães e jogar conversa fora.

A festa é realizada duas vezes ao ano, em abril e em novembro e faz parte do calendário oficial da cidade.

Veja Também: 27 destinos no Brasil baratos para viajar nas férias

5 – Visite os museus de Blumenau

Museu da cerveja em Blumenau, Santa Catarina.
Museu da cerveja – Foto: commons.wikimedia.org

Blumenau é uma cidade de colonização alemã que valoriza muito suas raízes e cultura. Por isso, há muitos museus na cidade que valem uma visita.

O primeiro deles, como não poderia deixar de ser, é o Museu da Cerveja, referência no tema, caso você queira conhecer a fundo um dos principais itens produzidos na região. São dezenas de artefatos, documentos, máquinas e fotografias que contam a história da bebida no País. Vale a pena conferir!

Outro acervo bastante interessante é o do Museu dos Hábitos e Costumes, fundamental para aprender mais sobre a importância da colonização alemã na cidade e sua influência na moda, arquitetura e costumes do povo catarinense. O acervo conta com objetos, roupas e documentos da época da colonização.

Para finalizar, não deixe de ir ao Museu da Família Colonial, que traz um acervo com mais de 6 mil peças que remontam à época da colonização europeia e à fundação da cidade.

Veja aqui 6 dicas para você tirar fotos incríveis de si mesmo viajando sozinho

6 – Catedral São Paulo Apóstolo

Catedral São Paulo Apóstolo em Blumenau, Santa Catarina
Catedral São Paulo Apóstolo – Foto: pt.wikipedia.org

A Igreja Matriz é um dos passeios em Blumenau que você não pode deixar de fazer. Foi toda construída com granito vermelho e lindos vitrais que fornecem uma iluminação interna natural incrível durante o dia.

A igreja, inaugurada em 1958, se tornou um dos cartões postais de Blumenau, chamando a atenção por sua torre, de 45 metros de altura e seu lindo relógio, importado da Alemanha na década de 1930.

Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

7 – Parque das Nascentes

Mais um recanto cheio de natureza em Blumenau, o Parque das Nascentes fica a 23 km do centro da cidade e é peça importante para o município, já que 22% da água potável que abastece os moradores vem dali.

O local também conta com inúmeras trilhas, excelentes para praticar exercícios ao ar livre e em meio às nascentes. A visita deve ser agendada com, no mínimo, uma semana de antecedência.

Veja Também: 6 coisas inúteis que você coloca na mala de viagem

8 – Parque Ramiro Ruediger

Parque Ramiro Ruediger em Blumenau, Santa Catarina
Vista do Parque Ramiro. – Crédito de atribuição editorial: Paulo Nabas / Shutterstock.com

O parque Ramiro Ruediger possui área de 40.000m², é um dos passeios em Blumenau que oferece inúmeras opções de lazer ao ar livre, tais quais um lago de 4.000m², pista de corrida e caminhada, ciclovia, bosque, quadra poliesportiva, quadra de tênis, parquinho infantil e lanchonete.

+ 6 coisas que você não pode levar na mala numa viagem de avião

9 – Centro Histórico de Blumenau

O centro histórico de Blumenau é uma excelente oportunidade de apreciar a clássica arquitetura regional de inspiração alemã, além de fazer suas comprinhas de viagem, já que boa parte do comércio da cidade se concentra ali.

No centro também estão localizados grande parte dos museus especializados de Blumenau.

Veja aqui as 15 mais belas ruas floridas do mundo que parecem ter saído de um conto de fadas

10 – Prédio da Prefeitura

O prédio da prefeitura de Blumenau é uma atração à parte em meio à cidade. Por isso, vale a pena dar uma passadinha por lá durante a viagem e apreciar os detalhes da construção.

Em frente ao prédio está localizado o famoso letreiro da cidade, escrito em alemão “Ich Liebe Blumenau” (Eu amo Blumenau), onde você pode tirar lindas fotos de recordação da sua viagem.