5 passeios imperdíveis em Belo Horizonte para fazer quase de graça

Conheça os principais pontos turísticos de Belo Horizonte e encante-se com a capital mineira! Descubra BH além da vida noturna e da famosa gastronomia!

Veja Também

As 10 praias mais bonitas de Alagoas

As praias mais bonitas do Brasil estão situadas no estado de Alagoas. Saiba quais são as melhores praias de piscinas naturais e as paisagens mais lindas.

As 10 praias mais bonitas de Porto Seguro

Conheças as praias mais bonitas de Porto Seguro. Descubra quais são os pontos turísticos mais badalados e monte seu roteiro de viagem.

TOP 5 lugares incríveis para se visitar no Rio de Janeiro

Conheça os melhores passeios para você fazer ao visitar o Rio de Janeiro e entenda porque ela é a cidade maravilhosa que encanta turistas de todo mundo.

Os Melhores Destinos para Viajar em Agosto

Conheça os melhores destinos dentro e fora do Brasil para viajar em Agosto. Escolha o lugar que mais combina com você e, boa viagem!

As 10 melhores praias de Aracaju

Veja as dez melhores praias de Aracaju e escolha onde curtir seus dias de descanso. Surpreenda-se com belos cenários neste destino incrível.

Belo Horizonte é mais conhecida pela famosa “comida de boteco”, pelos barzinhos e pela agitada vida noturna.

Porém, a capital mineira tem muito mais a oferecer quando o assunto é turismo – e o que é melhor: são atrações gratuitas ou que custam muito pouco.

Fizemos uma pequena lista das coisas que você não pode deixar de fazer quando visitar Belo Horizonte. Confira!

5 passeios imperdíveis em Belo Horizonte para fazer quase de graça
Belo Horizonte à noite

1 – CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE: CULTURA E CONHECIMENTO DE GRAÇA

Localizada no coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade tem ao seu redor nada menos que treze edifícios históricos, de arquitetura antiga ou contemporânea, e tornou-se o maior corredor cultural do Brasil: o Circuito Cultural Praça da Liberdade

Ainda em MG: Lavras Novas: conheça e surpreenda-se

Foto da Praça da Liberdade em Belo Horizonte
Praça da Liberdade – Belo Horizonte

Você pode escolher entre museus e centros culturais, muitos dos quais abrigam exposições importantes que rodam o país. Todos eles com entrada gratuita, como o Centro Cultural Banco do Brasil ou o Memorial Minas Gerais Vale.

A praça propriamente dita é um dos lugares preferidos dos belo-horizontinos nos fins de semana. Belíssima, repleta de árvores, é o local perfeito para descansar, deixar as crianças brincarem ou curtir um sorvete com sabor de infância.

Quem curte fotografia também vai amar: tanto o conjunto arquitetônico como o paisagismo da Praça rendem belas imagens.

Também em Minas: Monte Verde: Um pedacinho da Suíça no Brasil

2 – MERCADO CENTRAL, UM MERGULHO IMPERDÍVEL NA CULTURA MINEIRA

Foto do Mercado Central em Belo Horizonte
Mercado Central de Belo Horioznte

Esse é um clássico! Não se pode ir a Belo Horizonte sem conhecer o famoso Mercado Central – um dos maiores do país!

Ali é possível comprar queijos e doces autênticos, temperos, artigos típicos… um verdadeiro mergulho na cultura mineira.

Não deixe de provar as frutas frescas vendidas em fatias – melancias, laranjas e abacaxis são o maior sucesso!

Nos restaurantes, você encontra o melhor que a culinária mineira tem a oferecer (incluindo o famoso tropeirão). Uma verdadeira aventura gastronômica que cabe no seu bolso!

Viaje: Nos caminhos da Estrada Real

3 – PAUSA PARA O CAFÉ

Pausa para o Café em Belo Horioznte
O charmoso Café com Letras

Que tal um lugar para relaxar enquanto ouve boa música e degusta aquele cafezinho com pão de queijo? Em Belo Horizonte existem vários cafés charmosos e com quitutes deliciosos!

Se estiver aproveitando nossa primeira dica e conhecendo o Circuito da Praça da Liberdade, dê uma pausa nas visitas aos museus e desfrute de um delicioso café em uma das cafeterias que o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) abriga:

  • No “Sou Café” você encontra desde sobremesas mais simples a refeições um pouco mais sofisticadas.
  • No Café Com Letras, o forte são as exposições e a programação musical: sempre há bons artistas se apresentando.

Conheça: Ouro Preto: Seguindo a Estrada Real

4- FEIRAS

Foto da Feira Hippie em Belo Horizonte
Feira Hippie em Belo Horizonte

Quem resiste a uma comprinha? Em Belo Horizonte, uma boa dica é visitar as várias feiras que acontecem na cidade. Das mais populares às mais descoladas, o que não vai faltar é lugar para comprar uma roupa diferente, aquela bolsa customizada ou alguma comidinha gostosa para animar o dia!

Mais: Seguindo a Estrada Real: Ouro Preto – Parte 2

A Feira Hippie, por exemplo, é a maior feira de artesanato da América Latina. Acontece na Avenida Afonso Pena todos os domingos das 7 às 14 horas e tem artigos de vários setores e guloseimas variadas.

Se estiver na cidade durante a semana, tem a opção da Feira da Savassi, um dos bairros nobres de BH. Fica na Rua Tomé de Souza, entre a rua Pernambuco e a Avenida Cristóvão Colombo.

Conheça Também: Mariana: Guia turístico

5 – INHOTIM

Foto do Instituto Inhotim
Instituto Inhotim

Nossa última dica não fica de fato em BH, mas se você está na cidade, não pode deixar de visitar este que é o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do Brasil.

Criado por um empresário em uma fazenda de sua propriedade, o Instituto Inhotim fica na cidade de Brumadinho, a 60km da capital mineira. Tem 110 hectares de área de visitação e 20 galerias de 85 artistas espalhadas pelos jardins belíssimos. É tão grande que é impossível visitar tudo de uma vez só.

Às quartas-feiras, a entrada é gratuita. Pode-se chegar de carro, pelas rodovias BR-040 ou BR-381. Indo de ônibus, há saídas diárias a partir da Rodoviária de Belo Horizonte. Imperdível!

Conheça: Diamantina: A terra dos diamantes

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR