Toronto até pode ser o principal destino turístico do Canadá, mas não é o único lugar incrível que vale a pena conhecer por lá. A prova disso é Ottawa, capital do Canadá e a quarta maior cidade do país.

Conhecida por ser referência em educação nas Américas, Ottawa reserva inúmeras surpresas para quem se disponibiliza a conhecê-la melhor, indo desde museus incríveis com acervos riquíssimos a paisagens naturais absolutamente bem preservadas.

A 70 metros do nível do mar, Ottawa conta com uma área total de 2.778,13 km² e mais de 930 mil habitantes. A cidade, fundada em 1826, está localizada às margens do Rio Ottawa, estando a 400 quilômetros de distância de Toronto e a 190 quilômetros de Montreal.

Seu nome é uma homenagem ao rio homônimo que deriva do idioma algonquino e significa “troca”.

Além de se destacar na qualidade da educação que oferece às crianças e jovens, Ottawa também é exemplo para o mundo no que tange à alta qualidade de vida e aos índices baixíssimos de desemprego de sua população, sendo considerado, inclusive, o melhor lugar para se viver no Canadá.

Com tantas referências positivas, não é difícil ter vontade de conhecer essa cidade incrível, não é mesmo? Pensando nisso, criamos este post especial para apresentar um pouco mais a fundo os encantos e belezas da capital do Canadá. Fique com a gente e descubra 11 coisas imperdíveis para fazer em Ottawa.

Veja Também:

1 – Fairmont Château Laurier

Fairmont Château Laurier Ottawa [Foto: Canva]

A arquitetura exuberante do Fairmont Château Laurier faz desse um dos pontos turísticos mais incríveis de Ottawa. Hotel histórico, considerado patrimônio da cidade, o Fairmont Château Laurier está estrategicamente localizado às margens do Canal Rideau, no centro de Ottawa.

A construção foi totalmente inspirada na arquitetura francesa e, desde sua inauguração, vem atraindo, não só hóspedes, mas visitantes curiosos em conhecer de perto suas belezas.

O hotel, quatro estrelas, abre diariamente suas portas para turistas. Para conhecê-lo não é preciso se hospedar lá. Visite o saguão e os restaurantes luxuosos que funcionam no local.

Não deixe de tirar a tradicional foto na fachada do Fairmont e caminhar pelas ruas do entorno.

Veja Também:

2 – Museu da Civilização

Museu da civilização Ottawa - [Foto: pt.m.wikipedia.org]

Como falamos mais acima, Ottawa é bastante conhecida pela qualidade de seus museus. Um deles é o Museu da Civilização, localizado na Laurier Street, que conta a história da construção do Canadá, desde os povos indígenas até o período de imigração europeia, especialmente francesa e inglesa.

A arquitetura, de inspiração moderna, é uma atração à parte.

Reserve pelo menos 4 horas para conhecer bem o espaço. Se quiser estender a visita, há ainda, exposições interativas, cinema, teatro e o museu da criança, que aumentam a imersão do visitante no local.

Veja Também:

3 – Parliament Hill

Parliament Hill Ottawa [Foto: Canva]

O parlamento canadense é uma grande atração turística e cultural de Ottawa e, por isso, merece estar no seu roteiro de passeios na cidade.

Integrante da Organização Commonwealth, o Canadá tem como Chefe de Estado a Rainha Elizabeth II da Inglaterra, contando com uma democracia parlamentar que tem como chefe de governo um Primeiro Ministro.

O edifício onde está localizado o Parliament Hill foi construído em estilo gótico no alto de uma colina. Sua torre, erguida em homenagem aos soldados canadenses, que morreram durante a I Guerra Mundial, possui mais de 92 metros de altura.

Para entrar no Parliament Hill é necessário retirar uma senha que é distribuída gratuitamente. Não é permitida a entrada de bolsas e mochilas no local.

Veja Também:

4 – Canal Rideau

Canal Rideau Ottawa [Foto: Canva]

O Canal Rideau possui uma das vistas mais bonitas de Ottawa e, por isso, vale a pena você conhecê-lo.
A via navegável é perfeita para relaxar e aproveitar os momentos de lazer, já que seu entorno possui bancos, parques naturais, trilhas e calçadões.

Durante o verão, a dica é ir ao parque no final da tarde para assistir a um belo pôr do sol. Já no inverno, o canal se torna uma imensa pista de gelo, perfeita para patinação. É diversão o ano inteiro!

Veja Também:

5 – Galeria Nacional

Galeria Nacional Ottawa [Foto: Canva]

Mais um museu imperdível em Ottawa, a Galeria Nacional possui um dos principais acervos de arte do Canadá, com grandes pintores de diversas escolas artísticas do país.

A arquitetura externa do edifício, toda em vidro, impressiona os visitantes antes mesmo do ingresso no museu. Ao todo, mais de trinta mil obras compõem o acervo, que é uma verdadeira aula sobre a história do Canadá.

Veja Também:

6 – ByWard Market

ByWard Market - [Foto: commons.wikimedia.org]

O ByWard Market é um dos melhores lugares para fazer compras em Ottawa. Além de lojas variadas e áreas de lazer e entretenimento, o ByWard conta com algumas das opções mais badaladas de restaurantes da cidade.

O local também é perfeito para comprar suas tradicionais lembrancinhas de viagem, além de tirar aquela foto clássica em frente ao letreiro da cidade.

À noite, ByWard Market se torna o centro da vida noturna de Ottawa, com diversos pubs espalhados pela região.

Veja Também:

7 – Major’s Hill Park

Major's Hill Park [Foto: Canva]

Uma das áreas verdes mais bonitas de Ottawa, o Major’s Hill Park está localizado ao lado de outros pontos turísticos importantes que já apresentamos nesta lista, como o Parliament Hill, o ByWard Market e o Canal Rideau.

No local, é possível fazer trilhas, caminhadas, ou simplesmente se sentar próximo às flores e fazer um delicioso piquenique.

Veja Também:

8 – Catedral de Notre-Dame

Catedral de Notre-Dame [Foto: Canva]

Igreja mais antiga de Ottawa, a Catedral de Notre Dame é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

A construção de estilo neogótico, inaugurada em 1885, encanta os visitantes logo na chegada. Sede da Arquidiocese da Igreja Católica, a Catedral é considerada Patrimônio Histórico do Canadá.

Veja Também:

9 – Museu da Guerra

Museu da Guerra [Foto: pt.m.wikipedia.org]

Para quem gosta de história moderna, este é o passeio ideal para fazer em Ottawa. O Museu da Guerra possui em seu acervo artefatos reais de guerras, tais como tanques, armas e até aviões.

O museu também abriga um pedaço do Muro de Berlim, outra razão para visitar o local.

Veja Também:

10 – Museu do Espaço e Aviação

Museu do Espaço e Aviação [Foto: flickr.com]

Outro museu interessante para conhecer em Ottawa é Museu do Espaço e Aviação do Canadá. São inúmeros tipos de aeronaves, fabricadas em diversos períodos da história que estão disponíveis para apreciação, incluindo o primeiro hidroavião produzido em metal.

Simuladores de voo, teatro e atrações para as crianças complementam o passeio.

Veja Também:

11 – National War Memorial

National War Memorial Ottawa [Foto: Canva]

Fechando a lista com os principais roteiros de Ottawa, apresentamos o National War Memorial, que presta uma homenagem aos veteranos de guerra nascidos no Canadá, especialmente os que lutaram na I Guerra Mundial.

A base do monumento representa os soldados que prestaram um grande serviço à pátria, enquanto o topo faz uma alusão à liberdade e à paz.

Diariamente, das 9h às 17, a cada hora cheia, uma pequena cerimônia é realizada para a troca de guarda, uma atração bem interessante de assistir.