Das margens do Rio São Francisco nasceu, no início do século XVI, a cidade de Penedo (a grande pedra), no sul de Alagoas, primeiro povoado do Estado e, um dos destinos turísticos brasileiros no Nordeste que você, com certeza, vai querer conhecer após terminar a leitura desta matéria.

Penedo faz a divisa entre Alagoas e Sergipe e possui uma área de, aproximadamente, 690 Km². Seus cerca de 65 mil habitantes vivem, em grande parte, da atividade agrícola e pecuária, principalmente do cultivo de cana de açúcar, arroz, coco e da pesca.

O turismo também movimenta a economia do município. A arquitetura secular e o patrimônio histórico-cultural, altamente preservados (a cidade é considerada o berço da cultura alagoana), além das riquezas naturais, fazem de Penedo um dos principais e mais imperdíveis destinos turísticos de Alagoas.

Por manter seu patrimônio histórico bem conservado, não é difícil encontrar, em uma simples caminhada pelas ruas, construções datadas do século XVII e XVIII.

Com tanta história para contar e tantas coisas belas para apreciar, fica até difícil escolher o que ver primeiro. Pensando nisso, indicamos a seguir os 7 principais pontos turísticos em Penedo, que não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira!

Pontos Turísticos em Penedo - Alagoas
Crédito Editorial: Caio Pederneiras / Shutterstock.com

Veja Também: Penedo: Uma cidadezinha alagoana com grandes histórias

1 – Igreja Nossa Senhora da Corrente

Um dos principais pontos turísticos de Penedo, sem dúvida, é a Igreja Nossa Senhora da Corrente. Isso porque a igreja, concluída em 1790, foi construída com detalhes barrocos, neoclássicos e rococó, o que faz desta edificação uma verdadeira obra de arte, e o melhor de tudo, com uma localização privilegiada, às margens do Velho Chico.

Por dentro, a igreja Nossa Senhora da Corrente impressiona ainda mais. Revestida por azulejos azuis clássicos portugueses e com um altar totalmente banhado a ouro, a decoração encanta pela imponência e pelo grau de conservação mantido intacto por mais de duzentos anos.

Diz-se que, a igreja foi construída com recursos da abastada família Lemos que era abolicionista em um Brasil ainda escravocrata. Conta a lenda que a Igreja foi um pretexto para que fosse construído túneis e esconderijos subterrâneos para que a família pudesse abrigar escravos fugidos que estavam em busca de liberdade.

Veja Também: 19 razões para você acreditar que o estado de Alagoas é o Caribe brasileiro

2 – Museu Paço Imperial

Bem ali, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Corrente, na Praça Doze de Abril, está mais um dos pontos turísticos em Penedo, imperdíveis: o Museu Paço Imperial.

O museu é uma verdadeira aula de história para quem deseja saber um pouco mais sobre as origens e sobre os personagens que ajudaram construir Penedo. Reduto de relíquias antiquíssimas, especialmente da época do império, o Paço Imperial também conta com um registro raro da visita de D. Pedro II à cidade.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

3 – Passeio à Foz do Rio São Francisco

Penedo fica às margens do Rio São Francisco, um dos rios mais importantes da América do Sul, que cruza 5 estados brasileiros e tem 3 mil quilômetros de extensão, indo desde a nascente no Estado de Minas Gerais até à Foz, na divisa entre Alagoas e Sergipe.

O passeio de barco à foz do Rio São Francisco não parte exatamente de Penedo. Ele começa na cidade de Piaçabuçu, município vizinho do nosso destino.

O passeio é bastante indicado entre setembro e fevereiro quando as chuvas rareiam e o rio fica mais baixo. Durante o passeio é possível sentir a paz e a tranquilidade transmitidas pela natureza e pela imponência do Velho Chico.

Veja Também: As 10 melhores praias de Maceió que você deveria conhecer em suas férias

4 – Teatro Sete de Setembro

Reaberto em 2017, após longa reforma e restauração, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Teatro Sete de Setembro é um dos melhores passeios culturais para se fazer em Penedo.

Em primeiro lugar, por sua importância histórica. O teatro foi o primeiro a ser inaugurado em todo o Estado de Alagoas, há impressionantes 135 anos. Durante a década de 1960, o espaço foi fechado por falta de recursos e considerado em ruínas. Com o esforço das comunidades locais e do governo, anos depois foi possível reabri-lo ao público, mantendo seu projeto e estrutura original.

O teatro possui três andares (mais o térreo) e tem estrutura para receber 300 espectadores sentados em seus espetáculos.

Veja Também: 7 praias de Maragogi que precisam entrar no seu radar de destinos

5 – Convento Nossa Senhora dos Anjos

O convento e Igreja Nossa Senhora dos Anjos é mais uma das grandes construções em estilo barroco e, por isso, é um dos principais pontos turísticos em Penedo.

Convento de tradição franciscana localizado no centro da cidade, o edifício impressiona pela soma de seus detalhes. Um dos mais relevantes é o altar-mor, pintado com ouro misturado a óleo de baleia e clara de ovo (curioso, não?).

A construção do complexo foi iniciada em 1660 e concluída quase um século depois, em 1759. Afrescos são espalhados por toda a igreja. Uma curiosidade é que a imagem de Maria e dos anjos acompanham o visitante com o olhar em qualquer ponto do espaço em que ele esteja. Um passeio pelo pátio do convento completa a visita.

Veja Também: 13 passeios em Maragogi que você não pode deixar de fazer

6 – Igreja de São Gonçalo Garcia

Também no centro histórico de Penedo está a bela Igreja de São Gonçalo Garcia, tombada como patrimônio histórico e artístico nacional por sua importância cultural à Alagoas e ao Brasil.

A construção da igreja teve início em 1758 por um grupo de ermitões que se instalou na região à época. A edificação é uma mistura de estilo neoclássico, rococó e barroco, bastante comuns nas construções do período.

Veja Também: Conheça São Miguel dos Milagres, Alagoas: Um dos lugares com as praias mais bonitas do Brasil

7 – Praia do Pontal do Peba

Para relaxar e fechar a viagem com chave de ouro, que tal uma passadinha na praia?
A praia do Pontal do Peba fica no município de Piaçabuçu, encostadinho a Penedo e à Praia do Delta do São Francisco. É uma ótima opção para relaxar e curtir a natureza alagoana e seu mar de coloração e tranquilidade tão singular.

Nos arredores, o visitante ainda encontra diversos animais silvestres e muita vegetação, uma vez que a região é pertencente a uma área de proteção ambiental. Poucos turistas conhecem a praia, sendo assim, ela é predominantemente frequentada por moradores e pescadores.

Ao todo, são 20 Km de extensão de praia com longas faixas de areia dourada, ideal para desplugar da agitação das grandes cidades e para contemplar plenamente a natureza.