Outras pessoas estão vendo agora:

Conheça a Praia do Felix em Ubatuba – SP

Um local paradisíaco, extremamente reservado e tranquilo em baixa...

As 9 melhores praias de Punta Cana

A seguir você poderá conhecer as melhores praias de...

As 8 melhores cidades para se viver no mundo

A dúvida sobre quais possam ser as melhores cidades...

Lavras Novas: conheça e surpreenda-se

Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte são todas cidades já bem conhecidas e batidas na hora de escolher o destino em Minas Gerais. Aí eu te sugiro Lavras Novas, uma cidadezinha de um pouco mais de 1500 habitantes e a 17km de Ouro Preto e 120km de BH.

Veja Também: Viagem romântica: 10 destinos inesquecíveis

Cheia de costumes e lendas, já quanto a sua fundação há duas versões: segundo uma pesquisa recente, a região teria sido descoberta pelo mesmo descobridor de Ribeira do Carmo, cidade na região. Mas os moradores tem certeza que a cidade começou com a mineração de ouro.

Veja Também: O que fazer em Foz do Iguaçu

Não importa a versão que você prefere, a verdade é que hoje Lavras Novas é uma ótima opção para o turista que deseja conhecer a região.

Lavras Novas
Imagem extraída de http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/turismo/roteiros/arredores/belezas-de-lavras-novas

Por quê Lavras Novas?

Perto de Lavras Novas e Ouro Preto fica o Parque Estadual de Itacolomi, que colocou Ouro Preto na trilha do turismo eco-cultural!

Nessas terras antigamente, segundo a lenda do nascimento da cidade, ficava a Fazenda do Manso, lugar onde os escravos da mineração dormiam e onde hoje podemos ver um pouco da arquitetura colonial deixada pelos bandeirantes que por ali passaram à procura de ouro.

Além disso, no início do século XX, a fazenda era conhecida pela produção de chá – eles até exportavam Edelweiss para a Alemanha! – e hoje o parque abriga o Museu do Chá com todo o maquinário alemão original.

Veja Também: Paranapiacaba: Os encantos da Cidade Luz

Parque do Itacolomi em Lavras Novas
Figura 2 Parque do Itacolomi por lavrasnovas.com.br

Além do Museu do Chá, para os admiradores da Via Sacra e de inovações ecológicas, há uma demonstração diferente feita por artistas de Ouro Preto e região que utiliza materiais da natureza como matéria-prima!

Além disso, o visitante pode aproveitar o próprio parque com suas trilhas e belezas naturais.

A visitação é de terça a domingo das 8h às 17h.

Veja Também: Florianópolis: belas paisagens e diversão

Ok, ok, você não tá a fim de entrar num parque, entendo! Então vamos pra cidade de Lavras Novas!

Mantendo a linha mais natural, você pode visitar as cachoeiras de 3 Pingos, Falcão, Pocinho, dos Prazeres, do Castelinho e dos Namorados. Todas elas bem indicadas para um bom banho! Quase todas podem ser acessadas por trilhas ou até mesmo de carro, mas atenção: para a Cachoeira dos Prazeres é indicada a presença de um guia!

Veja Também: A magia de Florianópolis

Cachoeira dos Namorados em Lavras Novas
Imagem extraída de http://aventurasbr.com/destinos/OuroPretoDistritos.aspx

E se você é como eu e gosta de andar em trens, você pode aproveitar o passeio do Trem da Vale, que é uma Maria-Fumaça que infelizmente não sai de Lavras Novas, mas da estação de Ouro Preto para Mariana. O trem anda a cerca de 20km/h, o que realmente não é rápido, mas essa velocidade é pensada justamente para que o passageiro possa aproveitar a vista!

Veja Também: Os 7 melhores destinos para lua de mel

O bacana é que os vagões do trem conserva o mesmo design interior das antigas Maria-Fumaças que foram tão importantes para o desenvolvimento da região!

E pra você que curte dar uma paradinha pra tomar um café, lá na estação tem o Vagão Café, a pausa gastronômica da visita!

Pra quem gosta de esportes radicais, Lavras Novas tem uma gama deles pra oferecer:

  • rapel
  • tirolesa
  • caiaque
  • escalada
  • trekking
  • off-road
  • cavalgada
  • algumas excursões com guia local para explorar o entorno.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

Mas… se você curte sair por si mesmo conhecendo tudo, aqui vão alguns pontos de interesse da região de Lavras Novas:

  • Serra do Trovão e Serra da Chapada: a primeira é a principal da cidade, podendo ser vista desde a estrada. E a segunda na verdade fica no vilarejo vizinho, Chapada (daí o nome), mas que também dá acesso a Lavras Novas. Essas duas Serras te oferecem uma vista panorâmica da cidade e ainda um romântico pôr-do-sol! Mas não se esqueça de levar um casaco porque à noite faz frio!
  • Mirantes da Pedra, da Rua da Fonte e da Entrada da Cidade: desses pontos você pode não só ver a cidade de cima, mas ver a cadeia de montanhas que cerca Lavras Novas, o pôr-do-sol, tocar um instrumento ou simplesmente um pic-nic com os amigos! Mas claro, não se esqueça que levar seu lixo para o devido lugar!
  • Pedra do Equilíbrio: se você for pra Serra do Trovão, seu caminho será cruzado por essa estranha pedra que parece que vai cair a qualquer minuto, mas não cai!

Veja Também: Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

Pedra do Equilíbrio em Lavras Novas
Pedra do Equilíbrio por eucurtominas.com.br

Lembra quando eu falei que Lavras Novas era cheia de lendas e costumes próprios?

Então, um desses costumes acontece nos feriados como dia de Santo Antônio e de São João, quando é tradição que os habitantes com nome dos santos ofereçam prendas aos vizinhos e visitantes, normalmente café e biscoito! Vale a pena visitar a cidade numa dessas datas!

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Te convenci, falaí! Então, antes de ir é bom você saber que em Lavras Novas não tem algumas coisas (vamos lembrar que o charme da cidade é ela ser pequena desse jeito…): banco ou caixa-eletrônico, farmácia, hospital oficina mecânica e posto de gasolina nem taxi! Mas não precisa se preocupar porque em poucos minutos você pode ter acesso a tudo isso em Ouro Preto!

Leia também

16 lugares na Chapada Diamantina que merecem sua visita

A Chapada Diamantina é um dos destinos brasileiros mais...

As 5 praias mais lindas da Polinésia Francesa

A Polinésia Francesa é um conjunto de cinco arquipélagos. Um...

6 coisas inúteis que você coloca na mala de viagem

Depois do planejamento, fazer as malas é um dos...

4 cervejarias artesanais na Serra Gaúcha que valem a pena conhecer

A Serra Gaúcha encanta por sua magnitude e pelas...
Redação Bolsa de Viagemhttps://www.bolsadeviagem.com.br/
Dicas de viagem para você escolher os melhores destinos, melhores hotéis, melhores passeios, promoções de passagens aéreas e conhecer as praias mais bonitas

Ottawa: As 11 melhores coisas para fazer na capital do Canadá

Conhecida por ser referência em educação nas Américas, Ottawa reserva inúmeras surpresas para quem se disponibiliza a conhecê-la melhor.

Pontos turísticos de Macapá: O que fazer em uma viagem curta à capital do Amapá

O turismo é uma das principais atividades econômicas de Macapá, capital do Estado do Amapá, no Norte do Brasil. Por isso, a cidade mantém...

As 11 melhores coisas para fazer em Edimburgo na Escócia: o segundo destino mais buscado pelos turistas que visitam o Reino Unido

Conheça os principais pontos turísticos de Edimburgo. Uma cidade que reserva inúmeras surpresas e paisagens deslumbrantes para ninguém botar defeito.