Conhecida também como “Porta do Sol”, João Pessoa é a cidade brasileira mais oriental das Américas, tendo a Ponta do Seixas e o farol do Cabo Branco como símbolos.

Considerado um dos municípios com melhor qualidade de vida do Nordeste, a capital paraibana encanta justamente por concentrar praias para todos os gostos, rico patrimônio histórico e uma tranquilidade de fazer inveja a muita cidade grande por aí.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

Um simples passeio pelo Centro antigo de João Pessoa, reconhecido como patrimônio nacional pelo Iphan, pode revelar muito sobre a formação da cidade, uma das mais antigas do país.

Em uma caminhada sem pressa é possível conhecer construções coloniais e barrocas, como o Palácio da Redenção, o Teatro Santa Rosa e o Casarão dos Azulejos, além de igrejas como a de São Bento, São Francisco e a Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves.

Teatro Santa Rosa, João Pessoa.
Homem em frente ao teatro Santa Rosa, no centro histórico de João Pessoa. – Crédito de atribuição editorial: Matyas Rehak / Shutterstock.com

Do Brasil colonial, é possível chegar à arquitetura modernista de Oscar Niemeyer em um pulo. A imponente Estação Cabo Branco, inaugurada em 2008, é um espaço cultural que tem o objetivo de levar cultura, arte e ciência à população de forma gratuita. Programa imperdível para turistas e também moradores de João Pessoa.

Estação Cabo Branco, João Pessoa.
Edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, chamado Estação Cabo Branco. – Crédito de atribuição editorial: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

Veja Também: Conheça a belíssima Praia de Ponta Negra

João Pessoa: Guia de Viagem

Descobrindo o litoral

O litoral de João Pessoa e arredores oferece praias para todos os gostos! As urbanas de Manaíra, Cabo Branco e Tambaú são as mais conhecidas e de melhor acesso para quem estiver na região central. Tambaú é a mais badalada, com diversas opções de bares, restaurantes e boates, além da famosa Feirinha de Artesanato. É também lá que se localiza o icônico hotel Tropical Tambaú, esparramado na areia, quase entrando no mar.

Veja Também: Ilhéus: destino perfeito para suas férias

Belo pôr do sol na praia na praia de Jacaré, João Pessoa.
Belo pôr do sol na praia na praia de Jacaré, João Pessoa. – Foto: Shutterstock

Seguindo para o norte, a praia do Jacaré, no município vizinho de Cabedelo, tem um programa que está na lista de dez entre dez turistas que visitam a região: um saxofonista em uma canoa toca diariamente o “Bolero”, de Ravel, em um pôr do sol de tirar o fôlego!

Turistas na Praia de Tambaba, João Pessoa.
Turistas visitam a Praia de Tambaba. – Crédito de atribuição editorial: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

Já as praias do litoral sul, menos exploradas, são ideais para quem busca sossego e quilômetros de areias brancas, falésias e coqueirais sem fim. As mais conhecidas são Carapibus, Tabatinga e Coqueirinho, além da nudista Tambaba, uma das mais famosas do país ondem entram somente grupos com, pelo menos, uma mulher presente.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

Quando ir

O sol e o calor estão sempre presentes em João Pessoa. O clima varia apenas entre as estações de seca e de chuva. Os meses mais secos vão de setembro a março, período ideal para quem não quer perder um só dia de praia. A temperatura média gira em torno dos 26°C e nunca vai muito além dos 30°C. O ventos constantes, vindos do mar, amenizam o calor e o clima agradável é garantido durante todo o ano.

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

Como chegar

A principal porta de entrada para quem vem de longe é pelo Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, a 13km do Centro de João Pessoa. Existem voos diretos vindos de Brasília, Campinas, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

De carro, a principal estrada de acesso é a rodovia BR-101. Para quem vem de ônibus, o Terminal Rodoviário Severino Camelo, no bairro do Varadouro, permite a integração entre ônibus municipais, intermunicipais e linhas vindas de outros estados.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

Onde ficar

Para quem deseja ficar perto das principais atrações de João Pessoa, os hotéis próximos às praias de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco são a melhores pedidas, com uma vasta malha de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.

A vantagem aqui é ter a cidade aos seus pés, com todas as atrações turísticas, restaurantes e praias bem pertinho. Cabedelo também oferece boas opções para quem deseja ficar no litoral norte. No litoral sul estão as pousadas e hospedagens mais tranquilas, além de um resort “all inclusive” em Tabatinga.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Dicas

Turistas no banco de corais de Picaozinho, na maré baixa, perto da praia de Tambaú.
Turistas no banco de corais de Picaozinho, na maré baixa, perto da praia de Tambaú. – Crédito de atribuição editorial: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

Não deixe de fazer o passeio de barco às piscinas naturais de Picãozinho, em frente à praia de Timbaú. O mergulho entre os recifes e peixes coloridos é inesquecível!

Visite também a praia de Areia Vermelha, em Cabedelo. Trata-se de um banco de areia escura que se forma sempre que a maré baixa, nas proximidades da praia do Poço.