Ilhéus: destino perfeito para suas férias

Com o maior litoral da Bahia, Ilhéus atrai turistas pelas suas praias e belezas naturais.

Veja Também

As 10 praias mais bonitas de Alagoas

As praias mais bonitas do Brasil estão situadas no estado de Alagoas. Saiba quais são as melhores praias de piscinas naturais e as paisagens mais lindas.

As 10 praias mais bonitas de Porto Seguro

Conheças as praias mais bonitas de Porto Seguro. Descubra quais são os pontos turísticos mais badalados e monte seu roteiro de viagem.

TOP 5 lugares incríveis para se visitar no Rio de Janeiro

Conheça os melhores passeios para você fazer ao visitar o Rio de Janeiro e entenda porque ela é a cidade maravilhosa que encanta turistas de todo mundo.

Os Melhores Destinos para Viajar em Agosto

Conheça os melhores destinos dentro e fora do Brasil para viajar em Agosto. Escolha o lugar que mais combina com você e, boa viagem!

As 10 melhores praias de Aracaju

Veja as dez melhores praias de Aracaju e escolha onde curtir seus dias de descanso. Surpreenda-se com belos cenários neste destino incrível.

Localizada no sul da Bahia, a 464 km de Salvador, Ilhéus é a conhecida como a “princesinha do sul”.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

A cidade foi a mais importante durante o ciclo do cacau na Bahia e foi cenário de livros de Jorge Amado, que residiu na cidade, como “Gabriela, cravo e canela” e “São Jorge dos Ilhéus”.

Por seu importante passado histórico para o estado e seus pontos turísticos, a cidade é a terceira mais procurada da Bahia.

Ilhéus: Guia de Viagem

Praias

As praias da cidade de Ilhéus se localizam tanto em locais urbanos como em locais mais afastados e agradam de famílias até praticantes de surf. Distritos como o de Olivença, Canavieiras e Itacaré, a alguns quilômetros de Ilhéus, também apresentam praias famosas da região. As principais praias são a Praia da Avenida, Praia do Sul, Praia do Norte, Batuba e Praia dos Milionários.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

A Praia da Avenida e a do Sul ficam na cidade, sendo a primeira a mais central de Ilhéus tendo em sua orla quadras poliesportivas, ciclovia, centro de convenções, entre outras atrações.

Já a Praia do Sul chama atenção dos surfistas e mergulhadores, pois contém mar agitado com ondas de até dois metros e meio de altura e, em alguns pontos, recifes e piscinas naturais.

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

No litoral norte da cidade, a praia mais conhecida é a Praia do Norte, a seis quilômetros do centro de Ilhéus. É indicada para atividades ao ar livre, como ciclismo, pesca, caminhada e até surf.

No litoral sul, a praia Batuba e a Praia dos Milionários fazem sucesso. A Batuba fica no distrito de Olivença e é considerada umas das mais bonitas da região. Com grandes ondas, ela atrai surfistas e banhistas.

Os turistas que vão até a praia aproveitam para ver as belezas naturais e comer nos bares presentes na beira da praia, assim como aproveitar a vida noturna do local, muito movimentada em algumas épocas. A Praia dos Milionários é a praia mais movimentada de Ilhéus por ter águas calmas e muitas opções de barracas e bares. Fica a sete quilômetros do centro da cidade.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

Praia de Batuba em Ilhéus
Praia de Batuba. Fonte: Ilhéus Notícias.

Atrações turísticas

Além das praias paradisíacas, Ilhéus apresenta atrações turísticas e históricas que mostram um pouco da história do local e de sua importância cultural e econômica para a Bahia.

O Centro Histórico da cidade apresenta pontos turísticos em arquitetura neoclássica, remetendo ao início do século 20, quando ocorria o ciclo do cacau.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Pode-se encontrar lá a Casa da Cultura, antiga residência de Jorge Amado, assim como o Bar Vesúvio, presente em “Gabriela, cravo e canela”, romance do escritor baiano.

O antigo cabaré Bataclan, famoso durante o ciclo do cacau, foi transformado em espaço cultural.

Esses três locais são conhecidos como o Circuito Jorge Amado e é visita obrigatória para quem quer conhecer a história do escritor.

Veja Também: Porto de Galinhas: vá hoje e volte sempre

Casa da Cultura antiga residência de Jorge Amado em Ilheus
Casa da Cultura, antiga residência de Jorge Amado. Fonte: Gidelzo Silva/Secom Ilhéus

Além do circuito, há também as igrejas históricas, como a Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus, a mais antiga da cidade, erguida em 1556. A Catedral de São Sebastião é considerada a mais bonita do estado e foi inaugurada em 1967.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

Igreja de São Jorge de Ilhéus
Igreja de São Jorge de Ilhéus. Fonte: Gidelzo Silva/Secom Ilhéus

As fazendas de cacau da cidade são um ótimo passeio para quem deseja conhecer mais sobre a história do ciclo de cacau e a importância de Ilhéus nessa época.

Há muitas fazendas que oferecem visitações guiadas na plantação, mostrando como funciona a colheita e a produção dos chocolates. As mais famosas que podem ser visitadas são a Yrerê e a Primavera.

As duas têm acesso pela BR 415 (Ilhéus-Itabuna), sendo a primeira no Km 11 e a segunda no Km 20. Para visitá-las é necessário agendamento prévio.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

Restaurantes e Bares

Há uma grande variedade de restaurantes e bares, assim como cabanas nas praias.

A vida noturna em Ilhéus é tranquila, girando em torno dos restaurantes e do centro histórico, onde podem ser encontrados também bares com videokê e outras diversões, além dos restaurantes mais famosos. Para quem quer mais agitação, a Praia dos Milionários é o principal local procurado, com barracas com música ao vivo e maior movimento.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

O restaurante mais famoso da cidade é o Bar Vesúvio, do Circuito Jorge Amado. Ele foi inaugurado em 1920 por dois italianos. Com mesas na calçada, tem apresentações teatrais inspiradas no romance “Gabriela, cravo e canela”.

Veja Também: O que não pode faltar na mala das férias de verão

Bar Vesúvio em Ilhéus
Bar Vesúvio. Fonte: Gidelzo Silva/Secom Ilhéus

O restaurante Marostica, com comida italiana, também é muito frequentado por turistas. Já a Cabana Gabriela serve culinária baiana e é indicado para reunir a família e os amigos.

Para locomoção na cidade e arredores o mais indicado é o uso de carros ou adquirir passeios oferecidos pelas agências de turismo. Outra opção é combinar roteiros e tarifas com taxistas da cidade.

Veja Também: Economize na viagem de férias

Onde ficar

A cidade de Ilhéus apresenta muitas opções de hospedagem, desde os hotéis maiores e mais confortáveis até as pousadas mais simples e charmosas.

Hospedar mais próximo à cidade facilita a locomoção tanto de dia quanto a noite, ficando mais próximo também do movimento da vida noturna.

Entretanto, para aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza e a tranquilidade, as pousadas e hotéis que ficam mais afastados são os ideais.

Veja Também: 7 dicas para você planejar as férias inesquecíveis

Como chegar a Ilhéus

De avião, há voos diretos de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador em diversas companhias aéreas.

De carro, saindo de Salvador, as indicações são:

  • Acesso pela BR-324 (sentido Feira de Santana) até a BR-101 (sentido Itabuna);
  • BA-415 até Ilhéus ou BA-252 (via Uruçuca) Vindo do Sul do país
  • Acesso pela BR-101 até Itabuna e BA-415 até Ilhéus

De ônibus, as empresas Águia Branca, São Geraldo/Gontijo e Rio Doce fazem viagens partindo das principais cidades do país até Ilhéus, algumas contendo paradas em algumas cidades menores.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Mais informações

Outras informações importantes para quem quer visitar Ilhéus podem ser encontradas no site da Prefeitura da cidade (http://www.ilheus.ba.gov.br), assim como a relação de todas as praias, restaurantes e pontos turísticos.

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR