Muita gente sonha em conhecer os Estados Unidos, mas entra em pânico só de ouvir falar em tirar o visto americano.

A verdade é que quase todo mundo sente aquele frio na barriga quando pensa no visto, fica imaginando que é um processo cansativo, extremamente caro e com grandes chances de dar errado.

O que vamos tentar fazer aqui é desmistificar a questão do visto americano para vocês. É claro que você sempre pode recorrer a uma empresa especializada em dar entrada em vistos, mas isso vai incorrer em mais custos (e ninguém quer mais custos, não é mesmo?!).

Então, criamos um passo a passo que vai te ajudar a solicitar seu visto americano de maneira simples e prática.

Veja: Passo a passo para tirar seu passaporte sem complicações

1º passo: Preencher o formulário DS – 160

Formulário DS - 160. U.S Department of State
Formulário DS – 160. U.S Department of State.

A primeira etapa no seu processo de solicitação do visto americano é preencher o formulário DS – 160, que está disponível no site https://ceac.state.gov/genniv/ .

Primeiro você seleciona o consulado aonde você quer ir, depois você clica no botão vermelho (start an application) para dar início à sua solicitação.

Lembrando que, se você quer o visto mais comum, que é usado para turismo ou viagens de negócios, esse é o visto americano B1/B2.

O que é importante saber sobre esse formulário é que ele tem que ser necessariamente preenchido em inglês, inclusive colocando seu endereço no formato americano. Ex.: se você mora na “Rua Magalhães Pimentel, 123”, você colocará no formulário “123, Magalhães Pimentel Street”.

As perguntas são feitas em inglês, mas colocando o mouse sobre elas, você verá a tradução.

Todas as informações colocadas no formulário têm que estar corretas. Caso você cometa algum erro, pode sempre voltar e corrigi-lo, antes de finalizar sua aplicação.

Além disso, se você precisar parar de preencher o formulário antes do fim, você pode salvar suas informações para voltar de onde parou. Então, é importante que você sempre salve cada etapa concluída.

Você não precisará anexar uma foto sua na aplicação. Eles irão tirar uma foto sua quando você for ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

Conheça: Disney: Guia de Viagem

Visto Americano
Visto Americano

2º passo: Pagar a taxa do visto

Depois de preencher o formulário DS – 160, corretamente, com todos os seus dados, é hora de pagar a taxa de solicitação do seu visto americano.

Ela custa US$ 160 e esse valor pode ser pago em uma parcela no cartão de crédito ou pelo boleto bancário. Fique atento à data de vencimento do boleto, caso use essa forma de pagamento.

Depois que pagar a taxa do visto, espere 48 horas para agendar sua entrevista.

Conheça: Nova Iorque: viva um sonho na cidade que nunca dorme

3º passo: Agendar sua ida ao CASV e sua entrevista

Passadas 48 horas após o pagamento da taxa, você já poderá agendar sua ida ao CASV e a sua entrevista (lembrando que elas ocorrem em dias diferentes e a ida ao CASV tem que ocorrer antes da entrevista no consulado/embaixada).

As datas agendadas dependem da disponibilidade do CASV e do consulado da cidade que você escolheu no começo.

Em algumas cidades, como a demanda é menor, há maior disponibilidade de datas mais próximas.

Conheça: Brooklyn: O pedaço mais estiloso de Nova Iorque

4º passo: Ida ao CASV

Como eu falei, você precisa ir ao CASV antes de comparecer para sua entrevista no consulado. Por que? Porque é lá que você irá tirar foto e cadastrar todas as suas digitais.

Para entrar no CASV, você precisará estar com seu passaporte e com a página de confirmação da sua solicitação do visto.

Conheça: South Lake Tahoe: Um passeio diferente na costa Oeste Americana

5º passo: Ida ao consulado/embaixada

Até agora estava tudo muito lindo e prático. Mas é só falar na entrevista no consulado e a gente já acha que vem o pessoal do FBI investigar nossas reais intenções ao tentar entrar nas terras do Tio Sam.

Calma, queridos, não criemos pânico! Para ser sincera, minha entrevista não durou nem 3 minutos (juro!!).

A verdade é que a entrevista no consulado é muito simples e não há o que temer. Você só precisa falar a verdade e levar todos os documentos que comprovem as informações que você colocou no formulário.

No geral, as perguntas são simples e são poucas as vezes em que eles pedem alguma documentação comprobatória (mas mesmo assim leve tudo que puder), como comprovante de renda e vínculo empregatício ou estudantil.

Fiquem bem tranquilos porque, a cada ano que passa, diminui o número de brasileiros que têm seus pedidos de visto negados.

Faça: Um bate-volta na Philadelphia

6º passo: Entrega do seu passaporte com o visto

Passaporte
Passaporte

Na verdade, essa nem é mais uma etapa.

Como você provavelmente terá seu visto aprovado, o seu passaporte ficará no consulado no dia da entrevista e ele será entregue a você, já com o visto, da forma que você escolheu: ou será retirado no CASV ou será entregue em casa por uma transportadora.

A entrega é rápida e geralmente dura menos de 10 dias.

Conheça: Washington DC além da Casa Branca

Viu, gente?! Não tem nenhum bicho de sete cabeças, acreditem em mim. Essas solicitações de visto já foram bem mais complexas e burocráticas, mas hoje está tudo muito mais rápido e tranquilo.

Não tem segredo nenhum: é só seguir esses passos direitinho e suas chances de conseguir o visto americano são imensas!