Passar uma temporada em Gramado é o sonho de muitos brasileiros. Na hora de montar o roteiro de viagem, no entanto, surgem dúvidas sobre como chegar em Gramado.

Se você pensa em ficar em Porto Alegre antes de seguir viagem para Gramado, veja aqui ótimas opções de hospedagens próximas ao aeroporto.

Veja Também: 6 lugares da Serra Gaúcha que você tem que conhecer

Como ir de Porto Alegre à Gramado?

Placa do aeroporto de Porto Alegre

A distância do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre à Gramado é de 120 quilômetros, o que dá cerca de 2h30min. na estrada.

Existe, também o aeroporto Hugo Cantergiani, localizado em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A distância entre este aeroporto à Gramado é de aproximadamente 65 km, o que daria cerca de 1h30min. para chegar ao destino.

Apesar do aeroporto de Caxias do Sul estar mais próximo de Gramado, o mais indicado é optar pelo aeroporto de Porto Alegre, por várias razões:

  • A variedade e ofertas de voos para o aeroporto de Porto Alegre é enorme, isso porque é bem maior que o aeroporto de Caxias do Sul, aumentando as chances de você conseguir tarifas melhores;
  • Por causa da sua localização e por ser menor, o aeroporto de Caxias do Sul, fecha frequentemente devido à condições climáticas. Com isso os voos são cancelados ou deslocados para Porto Alegre e, isso pode te causar uma enorme dor de cabeça; (Conheça seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos de voos)
  • No aeroporto de Porto Alegre, você conseguirá facilmente transporte para Gramado, independente do meio de transporte escolhido.

Veja Também: 10 passeios imperdíveis para você fazer em Porto Alegre durante a sua viagem

A viagem de Porto Alegre à Gramado pode ser feita de várias maneiras:

  • Melhor custo X benefício – transfer compartilhado;
  • De táxi ou Uber – a maneira mais rápida;
  • Carro alugado – a maneira mais independente;
  • De ônibus – economizará um pouco mais em relação ao transfer, mas terá menos vantagens.

Transfer

Transfer de Porto Alegre à Gramado

O viajante pode optar pela viagem de Porto Alegre a Gramado usando o trânsfer compartilhado ou particular.

A grande vantagem do transfer compartilhado é que além de oferecer um ótimo custo x benefício, ele pega e deixa o turista na porta do hotel que ele vai se hospedar. Crianças até 5 anos não pagam e a espera para o embarque é de, no máximo 90 minutos, depois da chegada do voo.

O transporte para Gramado é feito geralmente de micro-ônibus ou van, mas pode ocorrer também com um carro grande, dependendo da demanda. Na viagem de volta, o serviço busca o turista no hotel 4 horas antes do seu voo.

Os preços do transfer privativo, dependem do tipo de veículo e da agência contratada.

Veja aqui 13 Passeios Grátis para Fazer em Gramado

Taxi ou Uber

Táxi de Porto Alegre à Gramado

Ambos fazem a viagem de Porto Alegre a Gramado levando até 4 pessoas, sem problemas. E como há uma saudável competição entre as empresas, quem sai ganhando é o turista que encontra bons preços praticados pelos dois.

Negocie na hora, pois os preços tendem a mudar dependendo da procura e do horário.

Veja aqui 5 surpresas que reserva a cidade de Gramado no frio

De ônibus

Ônibus da Citral

Para quem quer economizar, uma ótima alternativa é ir do aeroporto de Porto Alegre à Gramado de ônibus. A empresa Citral, disponibiliza ônibus executivos que sai direto do Aeroporto Salgado Filho, consulte os horários aqui.

Paradas do ônibus em Gramado e Canela

Acontecem duas paradas dentro da cidade de Gramado:

Na estrada entre Gramado e Canela, acontecem duas paradas:

A parada final acontece na Rodoviária de Canela.

Veja Também: Hotéis em Gramado que vão Deixar Você de Queixo Caído

Vale a pena alugar carro para ir a Gramado?

Alugar um carro ou não para ir a Gramado vai depender muito do número de pessoas viajando, suas idades e capacidades. Se por um lado o carro traz comodidade e liberdade, por outro é preciso lembrar das dificuldades dos trajetos desconhecidos e da procura de vagas para estacionar – alguns locais usam parquímetro.

É bom saber que, em Gramado há o Bustour, um ônibus de dois andares, que faz o city tour pela cidade. Você também encontra Ubers com preços razoáveis.

Alugar um carro valerá a pena para quem realmente gosta de dirigir ou optou por ficar em hotéis mais distantes da cidade.

Veja Também: 9 programas inesquecíveis para fazer em Gramado

Como ir de Porto Alegre à Gramado de carro?

Rota mais Rápida

Ao entrar no carro, solicite a rota no Waze ou Google Maps. Certamente irão exibir a rota que daremos a seguir. A vantagem desta rota é contar com trechos duplicados em quase todo o percurso.

  • Sair da capital pela BR 116. Você passará pelas cidades de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, onde pode haver trânsito intenso.
  • Depois, sairá pela BR 239 na direção de Taquara. Ali, vai encontrar o início da RS 115, que segue o caminho até Gramado.

Quando o trecho da BR 116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo estiver com muito trânsito, uma alternativa é sair do aeroporto pela BR 290, também conhecida pelos gaúchos como Free-Way. Você entrará para Gravataí e Taquara.

Veja Também: 7 opções para você saber o que fazer em Canela na Serra Gaúcha

Como chegar em Gramado pela Rota Romântica

Rota romântica - Serra Gaúcha

Outra opção para o trajeto de Porto Alegre à Gramado é continuar sempre na BR 116. Essa estrada, cheia de curvas, depois de Novo Hamburgo, também se transforma e fica muito bonita, cercada por uma natureza exuberante. Por isso, ganhou o nome de Rota Romântica. Além da beleza, a estrada passa por diversas cidadezinhas alemãzitas muito charmosas.

O turista deve sair da BR 116 em Nova Petrópolis, depois prossiga pela BR 235.

Como chegar em Gramado não requer pressa, pare em Nova Petrópolis para fazer um lanche e conhecer o Labirinto Verde, na praça principal. Indo por esta estrada, você entra em Gramado pelo pórtico tradicional da av. das Hortênsias.