Circuito das Águas Paulista: 9 cidades lindas para conhecer

E se encantar!

Veja Também

As 10 praias mais bonitas de Alagoas

As praias mais bonitas do Brasil estão situadas no estado de Alagoas. Saiba quais são as melhores praias de piscinas naturais e as paisagens mais lindas.

As 10 praias mais bonitas de Porto Seguro

Conheças as praias mais bonitas de Porto Seguro. Descubra quais são os pontos turísticos mais badalados e monte seu roteiro de viagem.

TOP 5 lugares incríveis para se visitar no Rio de Janeiro

Conheça os melhores passeios para você fazer ao visitar o Rio de Janeiro e entenda porque ela é a cidade maravilhosa que encanta turistas de todo mundo.

Os Melhores Destinos para Viajar em Agosto

Conheça os melhores destinos dentro e fora do Brasil para viajar em Agosto. Escolha o lugar que mais combina com você e, boa viagem!

As 10 melhores praias de Aracaju

Veja as dez melhores praias de Aracaju e escolha onde curtir seus dias de descanso. Surpreenda-se com belos cenários neste destino incrível.

A 150 km de São Paulo localiza-se o Circuito das Águas, uma região composta por 9 cidades lindas que possuem atrações ecológicas, artesanato e uma gastronomia excelente. Estas cidades são:

  • Águas de Lindóia;
  • Amparo;
  • Holambra;
  • Jaguariúna;
  • Lindóia;
  • Monte Alegre do Sul;
  • Pedreira;
  • Serra Negra e;
  • Socorro.

Apesar de todas possuírem algumas características em comum, como a biodiversidade, possibilidade de realizar atividades na natureza e também as águas hidrominerais, cada cidade possui as suas particularidades.

Assim, para planejar o seu passeio é preciso entendê-las e, desta forma, escolher os locais e atrações que melhor se encaixam com as suas preferências.

Abaixo, conheça as 9 cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulista e saiba quais são as atrações, locais para se hospedar e comer em cada uma delas.

Veja Também: As 7 Melhores Praias Desertas em São Paulo Para quem Gosta de Sossego

1 – Águas de Lindóia

Águas de Lindóia é uma das cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulista

Águas de Lindóia é uma cidade a 160 km da capital do estado paulista, que é, na verdade, muito conhecida nacionalmente, devido às águas termais da região. As piscinas de água mineral são conhecidas por tratar certos males, como TPM e dores.

Para quem deseja diversão, o Thermas Water Park, um parque aquático com muitas piscinas e tobogãs, é o local ideal.

Outro lugar semelhante a este é o Balneário Municipal de Águas de Lindóia, um clube extremamente frequentado, que possui as piscinas de água mineral. Oferece massagens, ducha escocesa e stangerbad.

Ademais, outra opção de turismo é o Morro do Cruzeiro, onde localiza-se o Cristo Redentor da cidade e um mirante.

Em relação à hospedagem, o Grande Hotel do Lago é muito recomendado. Ele está próximo ao balneário hidromineral e em frente ao lago da praça Adhemar de Barros.

Este local de hospedagem oferece:

  • Piscinas aquecidas e cobertas;
  • Piscinas tropicais;
  • Saunas,
  • Duchas;
  • Massagens;
  • Tratamentos faciais, corporais e estéticos.

Veja Também: 12 refúgios no interior de São Paulo para você se desconectar do mundo e entrar em contato com a natureza

2 – Jaguariúna

Maria fumaça em Jaguariúna - São Paulo

Jaguariúna é uma cidade propícia para a prática de esportes aquáticos e também para banho de rio. Ela é cortada por três rios, nos quais os turistas podem praticar wakeboard, Jet ski e também outras atividades na água.

Ademais, Jaguariúna é uma das cidades que sedia uma das maiores festas country no Brasil, que ocorre em maio.

Outros programas populares em Jaguariúna são: passeios de maria-fumaça e visitas às fazendas. Um local de hospedagem recomendado é o Hotel Stelati, localizado na entrada da cidade.

Veja Também: As 15 praias mais bonitas de São Paulo

3 – Amparo

Amparo é uma das cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulista

Amparo, a apenas 135 km de São Paulo, é uma cidade que possui diversas construções históricas e conservadas dos séculos 19 e 20, como o Mercado Municipal e o Museu Bernardino de Campos.

Isto deve-se ao ciclo cafeeiro, que deixou marcas no município.E, algumas fazendas ainda cumprem a tradição e produzem o grão. Tais fazendas também são destinos turísticos, pois oferecem comidas típicas do interior, atividades rurais e locais para relaxar.

Recomenda-se a Fazenda Benedetti e a Fazenda Atalaia. Além das fazendas, Amparo também possui uma das melhores vinícolas de São Paulo, a Vinícola Terrassos. Ela está na Serra da Mantiqueira e possui um restaurante que oferece uma deliciosa comida italiana.

O Canto da Floresta Ecoresort é um local recomendado, pois oferece aos seus visitantes piscina ao ar livre, acesso a cachoeira e áreas para relaxamento. O hotel fazenda Molise também é uma ótima opção de hospedagem.

Veja Também: Ubatuba, o paraíso do litoral paulista

4 – Holambra

Praça dos Coqueiros em Holambra - São Paulo

Holambra, a 130 km de São Paulo, é uma cidade extremamente bonita e charmosa. Também, é chamada de “cidade das flores”, devido à quantidade extraordinária destas na região.

Holambra possui influência holandesa na arquitetura e na gastronomia, tanto que o seu nome é uma junção entre Brasil e Holanda.

Nesta cidade, recomenda-se visitar os campos de flores, que estão tanto em locais públicos quanto em propriedades particulares.

Durante a Expoflora, que ocorre de agosto a setembro, são oferecidas excursões para os campos em ônibus. Porém, no restante do ano, os turistas podem optar por contratarem agências de turismo.

Outros locais turísticos são: o Moinho dos Povos Unidos, uma construção típica holandesa, e o Lago Vitória Régia, um lugar maravilhoso com uma praça próxima.

Nesta cidade do Circuito das Águas paulista, o local mais indicado para hospedagem é o Top Centrum Hotel, a apenas poucos minutos do centro e com quartos confortáveis.

Veja: Passeios em Holambra: 10 atrações imperdíveis na cidade das flores

5 – Lindóia

Lindóia - São Paulo

Cerca de 40% de toda a água mineral bebida no Brasil é produzida nesta cidade, que possui muitas nascentes e que está localizada a apenas 155 km de São Paulo.

Lindóia está no centro do Circuito das Águas paulistas, no meio da Serra da Mantiqueira. Ainda, esta cidade é cortada pelo Rio do Peixe. Este rio apresenta algumas cachoeiras, o que o torna popular para visitação de turistas.

Também, no centro da cidade, está o lago que é alimentado pela água das nascentes que descem das montanhas. Comumente, este lago é utilizado pelos turistas para a realização de esportes na água, como Jet ski e wakeboard. Deste mesmo centro, sai um passeio de trem que leva a todos os pontos turísticos.

A Pousada Mirante das Estâncias é um ótimo local para se hospedar em Lindóia, devido à vista privilegiada das montanhas. A pousada possui piscina, quadra poliesportiva, sala de Tv e café da manhã incluso.

Veja Também: 13 das melhores praias desertas em Ubatuba

6 – Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul - São Paulo

Monte Alegre do Sul é uma cidade a 130 km da capital paulista, e um dos municípios inscritos no Circuito das Águas paulista.

Além das fontes de água mineral espalhadas pela cidade, Monte Alegre também possui cachoeiras, santuários, alambiques e plantações de morango, o que a torna extremamente famosa.

Na cidade, os turistas podem aproveitar:

  • O Centro Histórico;
  • O Santuário Do Senhor Bom Jesus;
  • O Mirante do Cruzeiro;
  • A Capela Nossa Sra. Da Encarnação, dentre outros locais.

Algumas cachoeiras famosas são:

  • A Cachoeira das Andorinhas e;
  • A cachoeira do Distrito de Mostardas.

Em Monte Alegre, os turistas podem se hospedar na Pousada da Cachoeira, um local totalmente no meio da natureza, com piscina e fogão a lenha.

Veja Também: 7 Razões para ir a Maresias: a praia mais badalada do litoral Norte de SP

7 – Pedreira

Pedreira - São Paulo
Foto: commons.wikipedia.org

Enquanto outras cidades são populares devido à fazendas, cachoeiras e outras belezas naturais, Pedreira tornou-se conhecida nacionalmente devido às artes de porcelana.

A cidade do Circuito das águas paulista, possui, até mesmo, um Museu Histórico da Porcelana, que abriga toda a história desta arte. Atualmente, existem mais de 450 lojas em Pedreira que vendem artigos feitos de porcelana.

Porém, não é apenas isto que há para visitar na cidade. Pedreira também é conhecida pelo Rio Jaguari e pela natureza ao redor. Uma opção de hospedagem é o Residence Park Hotel.

Veja Também: 10 Destinos Perfeitos Para Quem Gosta de Aventura

8 – Serra Negra

Serra Negra - São Paulo
Crédito de atribuição editorial: Lucas Rizzi / Shutterstock.com

Em Serra Negra, existem diversos pontos turísticos, como:

  • O Parque Macaquinhos Turismo;
  • O Parque e Represa Dr. Jovino Silveira;
  • A Represa Santa Lidia, dentre outros.

O turismo local é baseado no ecoturismo, devido aos lagos, fontes e atividades ofertadas.

Ademais, os turistas podem aproveitar passeios de maria-fumaça, lojas e a Disneylândia dos robôs, que vende artigos feitos de sucata.

São muitas opções de lazer para os públicos das mais diferentes idades. Caso queira ter um contato próximo com a natureza, opte pelo Hotel Fazenda Serra Negra.

Veja Também: Os 7 melhores destinos para aventureiros que buscam desafios na natureza

9 – Socorro

Cidade de Socorro - São Paulo

Em meio a Serra da Mantiqueira encontramos Socorro, a última cidade que faz parte do Circuito das Águas Paulista, por lá o forte é o turismo ecológico.

É praticado trilhas, tirolesa, rafting, pesca, dentre outras muitas atividades que entram no turismo de aventura. Grande parte dos turistas buscam a cidade para acampar, devido às áreas propícias para camping.

Como esta cidade é extremamente relevante no que se trata de acampar, um ótimo local para se hospedar e montar a sua barraca é o Valle das Águas. Este camping, em meio as montanhas, possui estrutura excelente, com banheiro, área de lazer e todas as outras facilidades que um campista precisa.

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR