Outras pessoas estão vendo agora:

Os 12 melhores destinos para esquiar

Você prefere passar as suas férias em destinos frios...

Chapada das Mesas: Um tesouro escondido no Maranhão

As dunas dos Lençóis Maranhenses e cultura da histórica...

7 destinos românticos para o Dia dos Namorados 2018

O tão aguardado 12 de junho está se aproximando...

Cidade de Aparecida muito além da peregrinação

A cidade de Aparecida é atualmente o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

Conta a história que, em 1717, na região de Guaratinguetá, três pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição (primeiro, as redes de pesca pegaram o corpo sem a cabeça da santa e, numa nova tentativa, as mesmas redes recolheram o restante da imagem).

Um desses pescadores deixou a imagem em sua casa até a construção de uma capela no Morro dos Coqueiros.

Com relatos de milagres provindos da santa – que todos chamavam de Aparecida – começou a haver peregrinação de fiéis para o local e a Vila de Aparecida teve sua capela ampliada.

Em 1928, a Vila de Aparecida se emancipou do município de Guaratinguetá e se tornou a cidade de Aparecida.

Veja: 5 dos mais bonitos lugares para visitar na Itália

Estátua que se remete à história da santa padroeira do Brasil e à história da cidade de Aparecida
Estátua que se remete à história da santa padroeira do Brasil e à história da cidade de Aparecida. Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves (2013).

Localizada no interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, a 188 quilômetros da capital e a 270 km da cidade do Rio de Janeiro, o acesso à Aparecida é fácil pela Rodovia Presidente Dutra.

Para quem vai de carro, a Basílica tem um grande estacionamento. O município conta com uma rodoviária, que possibilita a chegada ao local também por transporte público.

Bons hotéis estão preparados para receber os turistas a qualquer época do ano. No entanto, o visitante que deseja estar na região na data em que se homenageia a santa (12 de outubro) é necessário ficar atento e fazer a reserva da hospedagem com antecedência, pois todos os estabelecimentos tendem a ficar lotados.

A principal atração da cidade é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que é o maior santuário mariano do mundo. Ali, pode-se assistir a missa, visitar o museu, acender velas, pagar promessas e comprar artigos religiosos ou mesmo lembrancinhas do passeio.

Tudo é bem organizado e, com exceção do mês de outubro (mês da padroeira), o local costuma estar tranquilo.

Veja: 5 dos mais lindos lugares para se visitar na Espanha

Imagem da parte de dentro do Santuário
Imagem da parte de dentro do Santuário. Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves (2013).

O Morro do Cruzeiro é um lugar agradável para fazer uma pequena caminhada e observar as esculturas que representam as estações da Via Sacra.

Vá também a Porto Itaguaçu, que representa o lugar onde a imagem da santa Aparecida foi encontrada pelos pescadores. Ali é possível fazer um passeio de barco pelo rio Paraíba do Sul.

A Feira Livre, com uma infinidade de barracas, fica nas ruas próximas ao Santuário e vende produtos variados: recordações da cidade, artigos religiosos, entre outros.

Toda a cidade gira em torno da Basílica e de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mas há outras opções (poucas) de passeios para pessoas não religiosas, como o aquário e o teleférico, que está localizado próximo ao Santuário e permite ao visitante ir da parte alta à parte baixa da região.

O Mirante das Pedras é o lugar onde é possível que o turista observe tanto o rio Paraíba quanto a Serra da Mantiqueira. É ali que se encontra a imagem de 1,80 m de altura da Nossa Senhora Aparecida.

Mais: Visite a Cidade de São Paulo

Cidade de Aparecida muito além da peregrinação
Aparecida, localizada no interior do estado de São Paulo. Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves (2013).

Se tiver tempo e quiser, o turista pode dar uma esticadinha a Taubaté (a 40 quilômetros de distância) ou a São Luiz do Paraitinga (mais ou menos 80 quilômetros de distância).

Taubaté é famosa por ser a terra natal de Monteiro Lobato e a capital da literatura infantil. O Sítio do Picapau Amarelo é a maior atração. O local onde hoje está aberto para visitas e possui um museu com diversos tipos de exposições e belezas naturais, como árvores frutíferas, cafezais e pastos, foi o lugar onde o escritor passou sua infância.

Já São Luiz do Paraitinga, destino turístico do Vale do Paraíba, tem seu centro histórico tombado como Patrimônio Cultural Nacional. Ali a arquitetura encanta. Além disso, pode-se fazer trilhas e rafting. O Carnaval de São Luiz do Paraitinga traz à cidade uma multidão de pessoas para os blocos de ruas e as marchinhas fazem a alegria dos foliões.

Mais: O que você pensa quando lembra de Brotas?

Foto do carnaval em São Luiz do Paraitinga
Carnaval em São Luiz do Paraitinga

Leia também

Os 20 destinos internacionais mais baratos para viajar

Você tem o sonho de fazer uma viagem internacional,...

As 8 melhores cidades para se viver no mundo

A dúvida sobre quais possam ser as melhores cidades...

As 8 praias mais paradisíacas do Caribe

O Caribe é conhecido por ser um dos destinos...

As 7 praias mais paradisíacas de Santa Catarina

Muitos não sabem, mas o litoral catarinense conta com...
Redação Bolsa de Viagemhttps://bolsadeviagem.com.br/
Dicas de viagem para você escolher os melhores destinos, melhores hotéis, melhores passeios, promoções de passagens aéreas e conhecer as praias mais bonitas

Ipatinga MG – Onde Fica, O que fazer, Dicas

Descubra tudo sobre Ipatinga MG: localização, principais atrações e dicas imperdíveis. Explore essa cidade encantadora em Minas Gerais!

10 Melhores Praias de Porto Seguro: Descubra o Paraíso no Litoral Brasileiro

Explore as melhores praias de Porto Seguro e desfrute de paisagens paradisíacas. Descubra areias douradas, águas cristalinas e momentos inesquecíveis. Saiba mais!

Ottawa: As 11 melhores coisas para fazer na capital do Canadá

Conhecida por ser referência em educação nas Américas, Ottawa reserva inúmeras surpresas para quem se disponibiliza a conhecê-la melhor.