Atrativos em Trancoso – BA: Os 15 melhores

Um destino que surpreende pela imensa beleza e cenários praticamente paradisíacos.

Os apaixonados por praias, com certeza, já ouviram falar de Trancoso, um distrito baiano que possui paisagens paradisíacas. A cidade foi fundada pelos jesuítas, no começo da colonização portuguesa, para que os índios da região fossem catequizados.

Com o passar dos anos, a vila conseguiu manter o seu ar rústico e histórico, ao mesmo tempo em que se modernizava e se tornava um dos principais destinos turísticos brasileiros.

Majoritariamente, os turistas que possuem Trancoso como destino passam por Porto Seguro, chegando primeiro na rodoviária ou aeroporto do município.

Apesar de ainda ser um local relativamente tranquilo, Trancoso oferece bares, restaurantes e outras diversas opções de lazer para os seus visitantes. Logo, recomenda-se esta cidade baiana para os que desejam calma em sua viagem, mas também, existem alternativas de realizar várias atividades.

Para que você possa aproveitar sua viagem ao máximo, iremos listar os 15 melhores atrativos em Trancoso, confira!

+ Trancoso é um vilarejo perfeito para se desconectar do mundo

1- Praia de Itaquena

Praia de Itaquena, Trancoso - Bahia

A Praia de Itaquena, um dos atrativos em Trancoso, pode ser descrita como paradisíaca. A faixa de areia não é larga, mas é clara, o mar possui uma coloração azul pura e, durante a maré baixa, forma-se piscinas naturais.

Itaquena se localiza em uma unidade de conservação e pode-se acessá-la apenas a pé ou por meio de quadrículos. Esta dificuldade de se chegar até a praia a torna deserta, em algumas épocas do ano.

Os únicos visitantes frequentes são os surfistas, que aproveitam o mar com altas ondas para praticarem o esporte.

Para chegar a Itaquena, pode-se partir da Praia dos Coqueiros, encarando uma caminhada longa de 10 km ou andando na estrada com o ciclomotor. Ainda, também há a alternativa de seguir o litoral à partir da Praia de Patimirim.

Como Itaquena é uma área de preservação e não permite construções na areia, esta área não possui hotéis ou pousadas. Os mais próximos estão na Praia de Itapororoca.

+ As 8 melhores praias de Trancoso

2 – Praia de Itapororoca

Praia de Itapororoca, Trancoso - Bahia

A Praia de Itapororoca é famosa, pois possui mansões e condomínio de luxo em sua proximidade. Assim, este atrativo, torna esta, uma área mais movimentada. Porém, vale a pena visitar esta praia, seja para aproveitar a areia limpa, tomar banho no mar calmo ou observar os corais.

Esta praia não possui barracas a beira-mar ou mesmo muitas pousadas e hotéis. Nesta área, predominam as casas de aluguel. Porém, há duas opções de hospedagem e alimentação para os visitantes: a Pousada Tutabel e o Itapororoca Villa.

+ Atrativos em Porto Seguro: Os 22 melhores

3 – Praia do Espelho

Praia do espelho, Trancoso - Bahia

Sem dúvidas alguma, a Praia do Espelho é um dos principais atrativos em Trancoso, sendo considerada o cartão postal da cidade. Ela se localiza perto da estrada que liga este distrito a vila de Caraíva.

O nome “Espelho” deve-se a possibilidade de observar o reflexo do céu e das falésias no mar, durante a maré baixa.

Ainda, a Praia do Espelho possui muitos restaurantes e bares em sua areia, como o Restaurante do Espelho.

+ Praia do Espelho: um paraíso em Trancoso

4 – Praia do Rio da Barra

Praia do Rio da Barra, Trancoso - Bahia

Para acessar esta praia, o turista deve passar por dentro dos restaurantes, pousadas e condomínios, devido ao isolamento desta.

Rio da Barra está localiza entre as praias de Taípe e dos Nativos. Além disto, este paraíso se encontra exatamente no meio de falésias. O maior atrativo destas praias, são as piscinas naturais, que podem ser aproveitadas durante a maré baixa.

+ As 12 praias mais bonitas de Porto Seguro para férias

5 – Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros, Trancoso - Bahia
Foto: Flickr

A Praia dos Coqueiros é um dos atrativos em Trancoso mais populares, visto que ela se localiza muito perto do centro histórico do distrito, apenas à 10 minutos de caminhada. Pode-se aproveitar muitos restaurantes e barracas de praia neste local, como a Barraca do Jonas e a Cabana Enseada Beach Trancoso.

Algo importante de se mencionar é que o mar desta praia age de acordo com a maré. Logo, ele pode estar raso e calmo ou agitado, chegando até os quiosques.

+ Como passar 8 dias perfeitos em Porto Seguro

6 – Praia dos Nativos

Praia dos Nativos, Trancoso - Bahia

Esta praia se caracteriza por abrigar o encontro do rio com o mar, também por ser um local de grande agitação, na alta temporada.

A Praia dos Nativos possui muitos hotéis, barracas e restaurantes, por isso é um dos grandes atrativos em Trancoso para os turistas. Andando a partir do centro histórico de Trancoso ou da Praia dos Coqueiros, pode-se acessar a dos Nativos, em 15 minutos de caminhada.

+ Os 5 melhores hotéis para curtir as férias em Porto Seguro

7 – Quadrado Histórico de Trancoso

Quadrado Histórico de Trancoso - Bahia
Crédito editorial: Maila Facchini / Shutterstock.com

O Quadrado de Trancoso é o símbolo histórico e cultural da região, e por isso é tão frequentado pelos visitantes quanto as praias paradisíacas.

As construções ao redor do Quadrado preservam a estrutura colonial, e possuem cores variadas, o que torna o ambiente colorido e alegre. Ao invés de casas, estas construções são, atualmente, bares e restaurantes que movimentam a região. Na lateral do Quadrado Histórico, localiza-se a Igreja de São João Batista.

+ 7 passeios imperdíveis em Porto Seguro que você deve colocar no roteiro

8 – Teatro L’Occitane

Teatro L'Occitane, Trancoso - BA
Foto: Site Oficial – teatroloccitane.com.br

O Teatro L’Occitane, que se localiza na Estrada Municipal, é um atrativo para os que desejam realizar um programa mais calmo e noturno.

O Teatro sedia eventos importantes, como festivais de música e dança, concertos, etc. Ademais, possui uma estrutura extremamente preparada para estes. Mesmo que o visitante não vá para presenciar um evento, pode-se ir até o teatro para tirar fotos do local e admirar a arquitetura.

Para se inteirar sobre todos os eventos do local, acesse o site.

+ Arraial D’Ajuda um dos destinos mais bonitos de Porto Seguro

9 – Terravista Golf Course

Terravista Golf Course, Trancoso - Bahia
Foto: Flickr

O Terravista é um dos principais atrativos de Trancoso, possuindo 1.100 hectares, se localiza em cima das falésias, proporcionando aos visitantes paisagens lindas.

O complexo conta com condomínios, hotéis, campos de golfe, restaurante na praia, teatro e aeroporto. Ainda, a área do Terravista compreende duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural, contribuindo com a sustentabilidade.

Além de proporcionar aos turistas um dos melhores campos de golfe da América do Sul, a área de lazer do Terravista também oferece piscinas, quadras de tênis, circuitos de cooper, trilhas de moutain bike e bares.

+ Arraial d’Ajuda e seus encantos

10 – Aldeia de Imbiriba

As terras da aldeia dos Imbiribas é aberta para a visitação dos turistas. Os pataxós, que habitam esta região, vendem artesanatos e ainda proporcionam aos visitantes o contato próximo com a cultura indígena.

A compra dos artesanatos destes índios é extremamente importante, para auxiliar as 19 famílias que participam da aldeia.

+ As 7 melhores praias de Arraial D’Ajuda

11 – Café de La Musique

O Café de La Musique é uma das opções de lazer mais famosas, no que se refere às capitais turísticas do Brasil. O estabelecimento, grande atrativo para o público jovem, trata-se tanto de um restaurante quanto de um clube.

A rede também possui filiais em Ilhabela, Angra dos Reis, Barra Grande, dentre outros locais litorâneos.

O espaço recebe celebridades, dj’s famosos e também chefes culinários consagrados, o que causa a sensação de modernidade e jovialidade. Para comprar os ingressos para o Café de La Musique, pode-se acessar o site. Os valores variam de acordo com o evento.

+ As 7 melhores praias e piscinas naturais da Bahia

12 – Cerâmica Calazans

João José Calazans, um ceramista nordestino, ergueu sua casa no Quadrado Histórico de Trancoso, em 1990. Sua casa foi comprada e reformada por um empresário francês, em 2007. Porém, o arquiteto manteve todas as características originais e rústicas.

Hoje em dia, esta casa é um ateliê que realiza a venda de diversas peças de cerâmicas, sendo um ótimo local para os que desejam obter objetos artesanais e de produção local.

+ 12 melhores praias da Bahia que podem ser visitadas em um final de semana

13 – Casa das Festas

Outra charmosa construção do Quadrado Histórico é a Casa das Festas, também chamada de Casa do Padre.

Esta é uma das estruturas mais antigas do vilarejo e um dos principais atrativos. A casa passou por muitas reformas ao longo dos anos, e hoje em dia, apesar de permanecer com o exterior rústico e com estilo colonial, o seu interior é sofisticado.A Casa das Festas é utilizada para aluguel de temporada, e possui a capacidade de abrigar até 8 pessoas.

Apesar do preço de estadia ser elevado, este é um local ideal para se hospedar em Trancoso, visto que o local está no centro do distrito e possui vista tanto para o Quadrado quanto para o mar. As diárias de 3 e 4 suítes chegam a R$3.300,00 na baixa temporada. Para reservar a Casa das Festas, acesse o site Bahia Home.

+ 6 destinos baratos para você viajar pela Bahia

14 – Club Med Trancoso

Club Med, Trancoso - BA
Foto: Site Oficial – clubmed.com.br

Este resort, localizado na Estrada Municipal e próximo ao Centro Histórico, oferece ao seus clientes diversos serviços e uma experiência incrível em Trancoso.

O pacote All Inclusive proporciona, sem limitações, refeições diárias, drinks, sauna, atividades esportivas e para crianças, dentre outras opções de lazer. Para realizar a sua reserva, acesse o site do Club Med ou entre em contato por telefone.

+ As 9 praias mais bonitas de Salvador

15 – Igreja de São João Batista

Igreja São João Batista, Trancoso - Bahia

A Igreja de São João Batista, também pode ser chamada de “alma” de Trancoso, visto que foi construída no Quadrado Histórico durante a construção do vilarejo, no período colonial.

A estrutura foi conservada durante os anos, e o interior da construção ainda preserva as imagens de santos católicos, trazidos pelos jesuítas. Além das missas, a Igreja de São João Batista também sedia festas de São Sebastião, de São Brás e do Divino Espírito.

Redação Bolsa de Viagemhttps://www.bolsadeviagem.com.br/
Dicas de viagem para você escolher os melhores destinos, melhores hotéis, melhores passeios, promoções de passagens aéreas e conhecer as praias mais bonitas

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

Últimas Publicações

Como ir do aeroporto de Porto Alegre à Gramado

Ônibus, transfer, táxi, Uber ou carro alugado? Descubra qual a melhor forma de ir do aeroporto de Porto Alegre à Gramado.

Rota das Emoções: As melhores praias e os melhores passeios

A Rota das Emoções vem ganhando o coração de turistas Brasil afora por suas belezas e encantos naturais a perder de vista. Veja!

13 destinos baratos para viajar em setembro de 2020

Saiba quais são os destinos mais baratos para viajar em setembro de 2020 e planeje sua viagem com antecedência, gastando menos do que imagina.

Cracóvia: O que fazer na segunda maior cidade polonesa

Os patrimônios culturais e artísticos fazem de Cracóvia uma das cidades mais lindas da Europa. Saiba quando ir e o que fazer neste belíssimo destino.

5 das melhores praias para surf em Ubatuba

As praias para surf em Ubatuba, além de possuírem condições perfeitas para a prática do esporte, também são belíssimas, com serras e vegetação exuberante.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR