Atrativos em Porto Seguro: Os 22 melhores

Reunimos os principais pontos turísticos para assegurar que você tenha experiências incríveis em sua viagem.

0
248

Sol, praia, natureza, agito, festas, história e cultura, o quem não faltam são atrativos em Porto Seguro para divertir os turistas que passam por lá. A economia da cidade é voltada ao turismo, tendo grande investimento em atrações e shows locais.

Além do mais, o destino guarda maravilhosas praias, um verdadeiro paraíso do nordeste brasileiro.

Reunimos abaixo, os 22 principais pontos turísticos para assegurar que você tenha experiências incríveis em sua viagem. Além do mais você poderá planejar sua viagem antecipadamente, escolhendo os passeios que mais te agradam.

+ Melhor época de ir para Porto Seguro e aproveitar bem a viagem

Melhores atrativos em Porto Seguro
Crédito de atribuição editorial: almeidafly / Shutterstock.com

1 – Arena Axé moi

Arena Axé Moi
Foto: Site Oficial – axemoi.com.br

Um dos atrativos em Porto Seguro mais procurados pelos turistias, a arena axé moi é conhecida como um dos melhores espaços para shows do país e reune milhares de pessoas todos os anos.

A arena encontra-se em frente ao Complexo de Lazer Axé Moi, um local com grande infraestrutura, responsável por abrigar grandes eventos durante o ano. O conhecido réveillon da cidade, o Carnaporto, a famosa festa que ocorre em continuação ao carnaval da cidade, o Outubro folia, são alguns dos eventos realizados no local.

+ Como passar 8 dias perfeitos em Porto Seguro

2 – Axé Moi

Axé Moi é um dos atrativos em Porto Seguro
Foto: Site Oficial – axemoi.com.br

O Complexo de lazer Axé Moi, encontra-se à beira mar na orla norte, na movimentada praia de Taperapuan. No local, são oferecidos diariamente, variada gastronomia e recreação aos turistas de todas as idades.

No Complexo, há um palco fixo, onde conjuntos movimentam o público, ensinado coreografias como o axé. Um dia da semana são realizados shows à noite no local.

+ Os 5 melhores hotéis para curtir as férias em Porto Seguro

3 – Barramares

Barramares, Porto Seguro - BA
Foto: Facebook – @BarramaresSoleAlegriaOficial

Também localizada na praia de Taperapuan, a barraca Barramares também é um dos grandes atrativos em Porto Seguro. Além da maravilhosa praia, o complexo de lazer conta com várias atividades ao ar livre, lamba-aeróbica e, claro, muita música.

Um dia da semana, acontece um “luau” no local. A barraca é de fácil acesso, basta seguir pela avenida Beira Mar.

+ 4 opções de hotéis e resorts all inclusive em Porto Seguro

4 – Centro Cultural de Eventos do Descobrimento

Sendo um dos principais atrativos em Porto Seguro, o Centro de Convenções de Porto Seguro atrai a curiosidade dos turistas que passam por ali. No local são expostas esculturas de orixás, revelando um pouco da cultura da Bahia.

O local é de fácil acesso, estando nas proximidades do aeroporto a 10km do centro da cidade.

+ As 7 Praias mais lindas de Porto Seguro e arredores

5 – Mercado Municipal

No centro da cidade, estão um dos melhores atrativos em Porto Seguro, o mercado municipal. Um lugar repleto de iguarias de todos os tipos, frutas, comidas típicas, produtos frescos…

Hotéis, pousadas, bares e restaurantes locais, normalmente, são abastecidos por ele. Se você se interessar em conhecer, a dica é ir bem cedinho, assim você conseguirá um maior contato com a população local e descobrirá seus hábitos e costumes.

+ 7 passeios imperdíveis em Porto Seguro que você deve colocar no roteiro

6 – Casa da Lenha

A casa da lenha faz parte da história cultural de Porto Seguro. Ali, nesse casarão antigo, que ainda preserva seu traço original, eram armazenados produtos para serem embarcados.

Por se localizar próximo ao rio Buranhém, o trabalho de embarque era facilitado. Atualmente, o casarão se tornou a sede da prefeitura de Porto Seguro.

+ As 12 praias mais bonitas de Porto Seguro para férias

7- Parque Nacional do Pau Brasil

Encontrando-se nas proximidades dos distritos de Arraial d’Ajuda, trancoso e Vale Verde, o Parque foi criado em 20 de abril de 1999, em comemoração aos 500 anos do Brasil. O local onde está incluído, a chamada Costa do Descobrimento foi reconhecida Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

O título Costa do Descobrimento refere-se ao fato que foi neste lugar, em 22 de abril de 1500 que os portugueses desembarcaram pela primeira vez na costa brasileira.

No local, ainda se consegue obter testemunhos, pelos sítios arqueológicos pré históricos e históricos, pelos remanescentes das aldeias jesuíticas e também pelos núcleos urbanos, do início da ocupação do Brasil.

Você não se arrependerá de conhecer o parque, um verdadeiro refúgio cercado pela natureza para quem está em busca de paz e tranquilidade.

+ Arraial D’Ajuda um dos destinos mais bonitos de Porto Seguro

8 – Ilha dos Aquários

Ilha dos aquários é um dos atrativos em Porto Seguro - BA
Foto: Site Oficial – ilhadosaquarios.com.br

Um dos atrativos em Porto Seguro mais cobiçados, a ilha abrange uma enorme área verde, formada por restinga e mangues. Durante a noite, a área verde local recebe uma iluminação especial, transformando-se em um lugar impressionante e inesquecível.

Em meio labirintos e trilhas, a Ilha dos Aquários presenteia o turista com momentos mágicos que nunca lhe sairão da memória.

Além do intenso contato com a natureza, o turista desfrutará de boas músicas, variada gastronomia, atividades ecológicas, visitará o museu do mar e, claro, se encantará com enormes aquários que abrigam grandes tubarões, grandes peixes e arraias.

E, as crianças também são presenteadas, na Ilhas do Aquários são apresentados teatros infantis que fazem a diversão da garotada.

No palco principal, a banda Cidade Elétrica agita os turistas com o melhor do Axé Music e, para quem é fã de forró, irá adorar o arrasta pé da banda Cacimba Barreta.

O local também conta com a “boate principal”, onde o DJ Kuko agita a galera no ritmo da música eletrônica.

+ As 7 melhores praias de Arraial D’Ajuda

9 – Observação de Baleias

Observação de baleias, Trancoso - BA

Um dos atrativos em Porto Seguro que você não pode perder! O passeio, que leva em média, uma hora e meia de navegação, se inicia com uma breve palestra sobre as baleias e sobre todos os procedimentos a bordo.

Para garantir o bem estar dos animais e a segurança de todos, a observação é feita cumprindo as regras de avistagem. Após encontrar e observar as baleias, se as condições do mar permitirem, é possível tentar ouvir o canto das baleias com a ajuda de um hidrofone (uma espécie de microfone que funciona debaixo d’água).

Na volta, ainda contamos com as explicações de uma bióloga de tudo o que foi observado. O passeio acontece, entre os meses de julho a outubro, nas segundas, quartas, sextas e sábados (ocasionalmente aos domingos). O embarque pode ser feito em Arraial d’Ajuda e em Porto Seguro.

Não perca a oportunidade de se aventurar nesse passeio, com certeza será uma experiência emocionante, fantástica e única!

+ Trancoso é um vilarejo perfeito para se desconectar do mundo

10 – Parque Marinho do Recife de Fora

O Parque Marinho do recifie de Fora, certamente será um dos atrativos em Porto Seguro que você irá se apaixonar! O embarque é feito no pier municipal, são em média uma hora de navegação até a escuna chegar ao recife.

O recife faz parte de uma área enorme de preservação com 17,5 km², onde apenas 3% podem ser usufruído para visitação. Ao chegar ao local, são disponibilizados pequenos botes para deixar a escuna. Você irá se encantará ao fazer a flutuação com snorkel para observar a vida marinha, depois, vale relaxar nas belas piscinas naturais.

Mas, atente-se! Além do passeio acontecer somente na maré baixa, só é permitida a visitação de 400 pessoas por dia, por isso informe-se antecipadamente para não correr o risco de perdê-lo.

+ As 8 melhores praias de Trancoso

11 – Passarela do Descobrimento (Passarela do Álcool)

Passarela do Descobrimento, Porto Seguro - BA
Foto: commons.wikimedia.org

Um dos atrativos em Porto Seguro mais famosos, a passarela do descobrimento, popularmente chamada de passarela do álcool é um dos cartões postais da cidade, formada pelo colorido casario colonial e com uma vista incrível do cais.

A partir das 18h começa a ser montada uma feirinha, onde são vendidos artesanatos, iguarias da culinária baiana, como por exemplo a tapioca, bebidas típicas da região, como o famoso “capeta”, feita com vodka, leite condensado, guaraná em pó e uma fruta, geralmente fruta da época.

No local também funcionam bares com música ao vivo, o que cria um ambiente gostoso e muito agradável para receber os turistas.

+ Praia do Espelho: um paraíso em Trancoso

12 – Praça das Pitangueiras

Logo na entrada da cidade, localiza-se a Praça das Pitangueiras, um espaço de convivência e aproximação entre turistas e moradores da cidade. O local possui uma bela vista da Praia do Cruzeiro. Vale a pena conhecer!

+ As 7 melhores praias e piscinas naturais da Bahia

13 – Praia da Ponta Grande

Seguramente, um dos atrativos em Porto Seguro com uma das paisagens mais lindas que você verá! Aproveite para tirar muitas fotos!

A praia de Ponta Grande está a cerca de 10km do centro da cidade, na estrada, em alguns momentos, você sentirá que o mar está tão perto, que achará possível tocá-lo pela janela do carro! Uma paisagem deslumbrante!

+ 6 destinos baratos para você viajar pela Bahia

14 – Praia de Itacimirim

De águas calmas e mornas, a praia de Itacimirim está a cerca de 3km do centro de Porto Seguro e possui mais ou menos 1km de extensão. Ali, existem barracas, razoavelmente estruturadas, com muita música e boa comida para servir os turistas. Local ideal para garantir a diversão da família e amigos.

+ 12 melhores praias da Bahia que podem ser visitadas em um final de semana

15 – Praia de Taperapuan

Certamente, a praia mais movimentada da Orla Norte. Encontrando-se a cerca de 8km do centro da cidade de Porto Seguro, Taperapuan é famosa por comportar as melhores e mais conhecidas barracas, restaurantes e complexos de lazer de Porto Seguro.

Se você preza pelo conforto e bem estar, gostará de saber que, Taperapuan oferece infraestrutura e entretenimento completo, garantindo comodidade e tranquilidade aos turistas que passam por lá.

+ As 12 cidades de praia com as hospedagens mais baratas

16 – Praia do Mundaí

Localizada, também, na Orla Norte, a cerca de 4km do centro de Porto Seguro, a Praia do Mundaí é o lugar ideal para quem quer curtir as férias com a família e crianças, regado a paz e tranquilidade.

Com águas calmas, quentes e coqueiros que oferecem sombras generosas, a Praia do Mundaí garante conforto e comodidade à famílias com crianças.

Também no local, você encontrará barracas com excelentes atendimentos e música diferenciada, como rock, blues e reggae.

+ 7 destinos mais procurados no Brasil para passar férias

17 – Praia do Mutá

A Praia do Mutá está na divisa com Santa Cruz Cabrália, sendo a última praia da Orla Norte de Porto Seguro. O local possui uma bela paisagem, além da bela faixa de areia branca e fina, onde são feitas as paradas de escunas e embarcações que levam à Coroa Alta.

Coroa Alta é um banco de corais que se formam, bem próximos dali quando a maré está baixa. A praia do Mutá é frequentemente procurada pelos amantes de esportes náuticos, em especial, os movidos à vela.

O lugar surpreende por sua imensa beleza, guarda cenários tranquilos, com natureza praticamente intocada pelo homem.

+ 5 dicas para você planejar sua viagem e não ter imprevistos

18 – Reserva Indígena da Jaqueira

Como berço do Brasil, Porto Seguro, tem um grande diferencial quando comparado a outros destinos brasileiros. Somente em Porto é possível conhecer e vivenciar a verdadeira cultura indígena.

Em Porto Seguro existe a Reserva Indígena Pataxó, localizada a cerca de 12km do centro da cidade, onde é preservada a história e costumes dos índios Pataxó, proporcionando ao turista uma experiência singular, daquelas que você nunca mais irá se esquecer.

Os valores arrecadados da venda dos ingressos e do artesanato, fabricado pelos próprios índios, configura a renda das 30 famílias que lá vivem.

É possível ainda, caminhar por uma trilha de cerca de 1,5km, no interior da reserva, para observar espécies raras de árvores nativas, animais ameaçados de extinção e até, algumas armadilhas produzidas pelos índios para captura de pequenos animais.

No fim do passeio, o turista poderá experimentar a verdadeira culinária indígena, o famosíssimo peixe assado na folha da patioba, feito com o mesmo ritual e ingredientes usados nas tribos indígenas diariamente.

+ Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

19 – Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN – Veracel)

Ocupando 6.069 hectares que, se expandem pelos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, está imersa no chamado Corredor Central da Mata Atlântica e lá são permitidos atividades como a caminhada, trilhas autoguiadas e observação de pássaros.

É um dos principais e mais procurados atrativos em Porto Seguro, especialmente por turistas estrangeiros, por permitir um intenso contato com a natureza.

+ 10 dicas para você encontrar passagens aéreas baratas

20 – Shopping Porto Plaza

Shopping Porto Plaza, Porto Seguro - BA
Foto: Site Oficial – portoplazashopping.com.br

Um shopping pequeno, mas com opções de diversão para adultos e crianças. O boliche e o cinema são os mais concorridos dali, além do mais, o shopping está localizado no centro da cidade, o que facilita o acesso dos turistas.

+ 9 Praias tranquilas e bonitas para as férias de verão

21- Tôa Tôa

Tôa Tôa, Porto Seguro - BA
Foto: Instagram – @toatoaba

Um dos principais e mais movimentados complexos de lazer de Porto Seguro. Também localizado na orla norte, na famosa praia de Taperapuan.

A barraca, além de excelente atendimento e boa comida, ainda conta com muito entretenimento para quem procura diversão e agito. Um palco com vista para o mar, shows e bailarinos garantem a animação no local.

Para quem gosta de adrenalina, o local ainda oferece passeios de helicóptero, Parasail ou Banana Boat. Uma vez na semana o complexo oferece festa noturna.

+ 27 destinos para viajar barato pelo Brasil

22- Trevo do Cabral

Parada quase que obrigatória, o trevo do Cabral é uma pequena praça que se encontra na entrada do centro histórico de Porto Seguro. Ali, você encontrará uma estátua de Pedro Álvares Cabral, o português que comandou a expedição do Descobrimento do Brasil.