Atrativos em Arraial d’Ajuda – BA: Os 19 melhores

Arraial d’Ajuda, é uma ótima opção, pois proporciona tranqüilidade aos turistas e diversas atrações


Porto Seguro é um dos municípios mais famosos da Bahia e também um dos mais procurados pelos turistas. Este município é caracterizado por seus, bares, restaurantes e pelo público jovem, tornando a cidade muito agitada.

Em alternativa a esta agitação, o pequeno distrito chamado Arraial d’Ajuda, é uma ótima opção, pois proporciona tranqüilidade aos turistas e diversas atrações. Arraial possui praias maravilhosas, comércios e construções históricas típicas da Costa do Descobrimento.

Logo, para que possa aproveitar os atrativos em Arraial d’Ajuda da melhor forma possível, listamos 19 melhores desta cidade, que podem ser visitados e aproveitados para que sua viagem seja incrível, confira!

+ Arraial d’Ajuda e seus encantos

1- Praia de Pitinga

Praia de Pitinga é um dos atrativos em Arraial d'Ajuda- BA

Começando pela Praia de Pitinga, esta é uma das mais bonitas da região e um dos principais atrativos de Arraial d’Ajuda. A orla possui muita vegetação e a areia conta com barracas para que os turistas possam relaxar e provar a culinária local.Esta praia é conhecida por ser limpa e por possuir água clara, praticamente transparente.

Algo benéfico em relação a Praia de Pitinga é que ela pode ser acessada a pé, andando desde Mucugê. Também é possível chegar até ela por meio de vans, que saem do centro de Arraial ou da saída da balsa.

+ As 7 melhores praias de Arraial D’Ajuda

2 – Praia de Taípe

Praia de Taípe um dos atrativos em Arraial d'Ajuda- BA

A Praia de Taípe é extremamente perto de Trancoso, outro distrito de Porto Seguro, e por isso também é a mais difícil de ser acessada. É preciso pegar a estrada de Terra entre Arraial e Trancoso, ou encarar uma longa caminhada de 2 horas, partindo do centro da cidadezinha.

Esta praia, possui falésias que podem chegar a até 45 metros, e apesar de ser considerada um dos atrativos de Arraial d’Ajuda, as falésias são pouco aproveitadas pelos turistas, visto que Taípe costuma ser deserta durante a baixa temporada.

A apreciação da natureza é uma das únicas atividades a serem realizadas na Praia de Taípe, visto que este local não possui muitas barracas de praia.

Ainda, caso queira realizar uma visitação rápida e aproveitar mais a natureza, Taípe está a apenas alguns minutos de Lagoa Azul, uma praia paradisíaca com água transparente.

+ Trancoso é um vilarejo perfeito para se desconectar do mundo

3 – Praia do Apaga Fogo

Praia do apaga fogo, Arraial d'Ajuda - BA

A Praia do Apaga Fogo é uma das mais visitadas pelos turistas, sendo um dos principais atrativos em Arraial d’Ajuda, visto que também é a primeira praia na costa do distrito. Ela se localiza perto da foz do rio Bunharém e das balsas. Nesta praia é possível observar os recifes de corais, quando a maré está baixa.

+ Atrativos em Porto Seguro: Os 22 melhores

4 – Praia do Mucugê

Praia do Mucugê é um dos atrativos em Arraia d'Ajuda - BA

A Praia do Mucugê pode ser acessada, facilmente, pela Rua do Mucugê, muito famosa na cidade por seus bares, restaurantes e outros comércios que vendem artesanatos. Assim como as outras praias de Arraial, Mucugê é bem conservada e possui paisagens paradisíacas. Porém, em alta temporada, por ser um dos principais atrativos em Arraial d’Ajuda, Mucugê pode ficar muito lotada.

Na maré baixa, é possível nadar e também realizar a observação de peixes e outros animais marinhos nas piscinas naturais. Ainda, quando o mar estiver cheio e o vento forte, a praia do Mucugê é muito utilizada para praticar esportes com velas, como o kitesurf.

+ As 12 praias mais bonitas de Porto Seguro para férias

5 – Arraial d’Ajuda Eco Park

Arraia d'Ajuda Eco Park - BA
Foto: Site Oficial – arraialecoparque.com.br

O Arraial d’Ajuda Eco Park foi eleito o 4º melhor parque aquático do mundo, pelo TripAdvisor por isto, se tornou um dos principais atrativos em Arraial d’Ajuda. Ele oferece diversas atrações radicais, como tirolesa e arvorismo.

Para o conforto do turista, a estrutura do Eco Park é excelente, possuindo:

  • Estacionamento;
  • Posto médico;
  • Fraldário;
  • Armários para guardar pertences pessoais;
  • Restaurante;
  • Lanchonete, dentre outros.

Os ingressos do parque podem ser adquiridos pelo site, e os valores variam de R$ 70,00 a R$ 185,00 (informações coletadas em 13/09/2019).

+ Como passar 8 dias perfeitos em Porto Seguro

6 – Beco das Cores

O Beco das Cores é um local para pessoas que gostam de atividades tipicamente turísticas, sendo um dos atrativos em Arraial d’Ajuda mais famosos do vilarejo.

A área possui diversos barzinhos, restaurantes e lojas de artesanatos. Nos finais de semana – O Beco -recebe artistas e proporciona música ao vivo para os visitantes. Ele se localiza na Rua do Mucugê.

+ Melhor época de ir para Porto Seguro e aproveitar bem a viagem

7 – Rua Broadway (Broduei)

A via de Arraial d’Ajuda, que leva o mesmo nome da famosa rua americana, se localiza próxima a Rua Mucugê. Ela liga a Praça São Brás à Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, e possui muitas lojas de artesanatos e souvenirs.

+ 7 passeios imperdíveis em Porto Seguro que você deve colocar no roteiro

8 – Casado Galeria de Arte

Geraldo Casado Cavalcanti da Silva, nasceu em 1954, no Recife. Porém, hoje em dia, este artista nordestino mora em Arraial d’Ajuda, onde possui uma galeria de arte. Logo, neste local, pode-se ver diversas pinturas que Casado produziu. Todas possuem muitas cores e expressam a cultura brasileira. A galeria se localiza na Estrada da Balsa.

+ Os 5 melhores hotéis para curtir as férias em Porto Seguro

9 – Fonte de Nossa Senhora

A Fonte de Nossa Senhora é um dos atrativos em Arraial d’Ajuda mais famosos, devido aos diversos milagres que são atribuídos a ela. A fonte se localiza no morro atrás da Igreja Nossa Senhora. Reza a lenda que a água se origina do altar.

+ As 8 melhores praias de Trancoso

10- Igreja de Nossa Senhora

Conhecer a Igreja de Nossa Senhora é um dos atrativos em Arraial d'Ajuda - BA
Crédito de atribuição editorial: Maila Facchini / Shutterstock.com

Esta igreja, possivelmente um dos principais atrativos em Arraial d’Ajuda, se localiza no inicio da Passarela do Descobrimento, anteriormente chamada de Passarela do Álcool. Logo, é fácil de ser encontrada devido à centralidade em Arraial e também por estar no Largo d’Ajuda.

Atrás da construção encontra-se um mirante, em que se pode observar a paisagem. Pode-se participar das missas nesta Igreja aos sábados e domingos, às 19h30.

+ Atrativos em Trancoso – BA: Os 15 melhores

11 – Largo d’Ajuda

Conhecer o Largo d'Ajuda é um dos atrativos em Arraial d'Ajuda- BA
Crédito de atribuição editorial: Maila Facchini / Shutterstock.com

O Largo d’Ajuda é o centro histórico da vila de Arraial d’Ajuda e, como mencionamos, nele está a Igreja de Nossa Senhora. O Largo possui a sensação de cidade interiorana, com construções pequenas e históricas, restaurantes, lojas e ruas de paralelepípedo.

+ Praia do Espelho: um paraíso em Trancoso

12 – Leno Cerâmica

Em Novo Arraial, na estrada para Trancoso, está a galeria Leno Cerâmica. O dono e artista, Gilenildo Arcanjo, produz peças de cerâmica, como esculturas, luminárias, artigos de decoração, dentre outros objetos. Este ateliê é um ótimo local para adquirir presentes para os familiares, além de admirar as obras do artista local.

+ 6 destinos baratos para você viajar pela Bahia

13 – Morocha Club

Marocha Club, Arraial d'Ajuda - BA
Foto: Site Oficial – morochaclub.com

O Morocha Club é um local na Estrada do Mucugê, para os turistas que desejam mais agitação no pequeno vilarejo de Arraial d’Ajuda. O clube oferece drinks, um cardápio arrojado e shows. Na alta temporada, o Morocha abre todos os dias, às 18h30. Já na baixa, o local fecha aos domingos.

+ As 7 melhores praias e piscinas naturais da Bahia

14 – Praça Caminho do Mar

A Praça Caminho do Mar é também um dos atrativos em Arraial d’Ajuda mais famosos, devido à beleza e também atividades que oferece. O local se assemelha a uma galeria, com quiosques que comercializam roupas, comidas, artesanatos, dentre outros produtos. A noite, o calçadão é ocupado por mesas dos bares.

+ 12 melhores praias da Bahia que podem ser visitadas em um final de semana

15 – Praça São Braz

A Praça São Braz se localiza no centro de Arraial d’Ajuda, e é local ideal para os turistas comprarem souvenirs para família e amigos. Durante o dia, a praça fica sem movimento, recebendo apenas os turistas que necessitam passar por ela para chegarem ao Largo ou Rua Mucugê. A noite, as barracas se abrem e diversas bandas e músicos se apresentam.

+ As 7 praias mais lindonas da Bahia

16 – Quadrado Histórico do Vale Verde

Entre Arraial d’Ajuda e Trancoso se localiza o vilarejo de Vale Verde. E, o Quadrado Histórico a que nos referimos é a formação composta pela igrejinha e casas, no centro da aldeia.

Vale Verde é um local tranqüilo e de grande importância histórica visto que neste, se localiza a Aldeia Patatiba. A visitação é interessante para apreciar a vista e saber mais sobre a história do Vale.

+ As 9 praias mais bonitas de Salvador

17 – Reserva Indígena Aldeia Velha

Apesar de ser um local um pouco mais difícil de ser acessado, em relação aos outros mencionados, a Reserva Indígena Aldeia Velha é um dos atrativos em Arraial d’Ajuda. Para chegar até a aldeia é preciso atravessar o rio Buranhém de balsa e depois seguir em direção a Trancoso por cerca de 12 km.

Os índios Pataxós recebem os visitantes, oferecem pratos da culinária tradicional e também guiam trilhas pelas matas. Ademais, os indígenas possuem artesanato para venda.

+ 6 ideias para você saber o que fazer em Salvador na Bahia

18 – Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê já foi mencionada diversas vezes, nos atrativos em Arraial d’Ajuda citadas anteriormente, pois esta é uma das principais vias da cidade e também a mais movimentada.

A Rua do Mucugê oferece pousadas, restaurantes, bares e música ao vivo, o que é um grande atrativo para os visitantes. Além do local ser charmoso, ele também é caminho para outros pontos turísticos.

+ 7 Programas a Dois em Salvador – Opções Perfeitas para Casais

19 – Uiki Parracho

Uiki Parracho, Arraia d'Ajuda - BA
Foto: Sie Oficial – uikiparracho.com.br

A Uiki Parracho é a barraca de praia mais famosa no litoral de Arraial, e um dos grandes atrativos da cidade. Ela se localiza na Estrada da Pitinga, e oferece opções de pratos culinários variados e regionais.

A Uiki proporciona aos seus clientes passeios aquáticos, de stand up paddle, caiaque, quadras para prática de esporte, festas, dentre outras opções de lazer.

Redação Bolsa de Viagemhttps://www.bolsadeviagem.com.br/
Dicas de viagem para você escolher os melhores destinos, melhores hotéis, melhores passeios, promoções de passagens aéreas e conhecer as praias mais bonitas

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

Últimas Publicações

Como ir do aeroporto de Porto Alegre à Gramado

Ônibus, transfer, táxi, Uber ou carro alugado? Descubra qual a melhor forma de ir do aeroporto de Porto Alegre à Gramado.

Rota das Emoções: As melhores praias e os melhores passeios

A Rota das Emoções vem ganhando o coração de turistas Brasil afora por suas belezas e encantos naturais a perder de vista. Veja!

13 destinos baratos para viajar em setembro de 2020

Saiba quais são os destinos mais baratos para viajar em setembro de 2020 e planeje sua viagem com antecedência, gastando menos do que imagina.

Cracóvia: O que fazer na segunda maior cidade polonesa

Os patrimônios culturais e artísticos fazem de Cracóvia uma das cidades mais lindas da Europa. Saiba quando ir e o que fazer neste belíssimo destino.

5 das melhores praias para surf em Ubatuba

As praias para surf em Ubatuba, além de possuírem condições perfeitas para a prática do esporte, também são belíssimas, com serras e vegetação exuberante.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR