As verdades e mitos sobre o povo francês

Veja Também

As 10 praias mais bonitas de Alagoas

As praias mais bonitas do Brasil estão situadas no estado de Alagoas. Saiba quais são as melhores praias de piscinas naturais e as paisagens mais lindas.

As 10 praias mais bonitas de Porto Seguro

Conheças as praias mais bonitas de Porto Seguro. Descubra quais são os pontos turísticos mais badalados e monte seu roteiro de viagem.

TOP 5 lugares incríveis para se visitar no Rio de Janeiro

Conheça os melhores passeios para você fazer ao visitar o Rio de Janeiro e entenda porque ela é a cidade maravilhosa que encanta turistas de todo mundo.

Os Melhores Destinos para Viajar em Agosto

Conheça os melhores destinos dentro e fora do Brasil para viajar em Agosto. Escolha o lugar que mais combina com você e, boa viagem!

As 10 melhores praias de Aracaju

Veja as dez melhores praias de Aracaju e escolha onde curtir seus dias de descanso. Surpreenda-se com belos cenários neste destino incrível.

Bonjour, meus caros! Hoje é dia da gente falar sobre algumas afirmações que o mundo (algumas são afirmações puramente brasileiras) faz sobre o povo francês.

Veja Também: Onde ficar em Paris em sua Viagem

A França é um dos países com maior visibilidade no mundo e, obviamente, a cultura do seu povo é motivo de curiosidade mundo afora. É verdade que eles não gostam de tomar banho? O francês fuma demais? Será que eles odeiam falar em inglês? Serão verdades? Serão mitos? Vamos discutir alguns deles por aqui.

Veja Também: Top 10 de Paris para você aproveitar o que a Cidade Luz tem a te oferecer

curiosidades sobre o povo Francês
Foto: Larissa Pinto

Curiosidades sobre o Povo Francês

O francês fuma demais?

Claro que não dá para generalizar, mas boa parte da população francesa fuma feito o Caipora. E esse vício não se restringe a um único grupo específico e acaba atingindo homens e mulheres, adultos e, já tem um tempo, vem afetando os jovens também. Na pausa do trabalho, no parque, na hora do almoço, nas festas, na porta da balada, a verdade é que eles fumam sim (e muito).

Veja Também: Europa: Saiba economizar na Viagem ao velho Continente

O francês não gosta de tomar banho?

O francês não gosta de tomar banho
Foto de Zazzle.com

Já começo dizendo que isso é mentira. É claro que, como um país que tem um inverno rigoroso, às vezes, dá aquela preguicinha de tomar banho (quem nunca?).

Mas isso, de maneira alguma, significa que eles não gostam de tomar banho. Mas o fato é que o mundo acha isso e existe uma razão para tal afirmação.

Veja Também: Como economizar em sua viagem à Londres

Acontece que, para o povo francês, durante muito tempo, “tomar banho” significava tomar banho numa banheira; eles acreditavam que essa era a única maneira de tomar aquele banho bom, de lavar a alma. Qualquer coisa diferente disso, como banho de chuveiro ou ducha, era um paliativo.

Só que, com a chegada do inverno, convenhamos que fica complicado ficar vendo a vida passar deitado numa banheira, enquanto lá fora está fazendo -10ºC.

Então, eles tomam banho sim, mas nem sempre é um banho de banheira. Por isso essa confusão começou e os coitados até hoje escutam piadinhas relacionadas aos seus hábitos de limpeza. Mon Dieu!

Veja Também: Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

As mulheres francesas se depilam?

Outro mito sobre o povo francês aponta que as francesas não se depilam. Gente, por favor, né! É claro que existem aquelas que, por opção, não o fazem; mas também temos mulheres aqui no Brasil que não se depilam. E daí?

As francesas se depilam sim (a maioria) e, inclusive, a depilação brasileira, que faz sucesso no mundo inteiro, também faz sucesso pelas bandas de lá.

Veja Também: Dicas para você planejar sua viagem

Eles andam com a baguete embaixo do braço?

Povo Francês
Foto: Susan Eby

Ok, eles não andam com a baguete embaixo do braço porque isso seria anti-higiênico (na verdade, alguns poucos andam sim!), mas é verdade que ela é uma paixão nacional e todo francês vive comendo. Falando de pão, gostaria de lembrá-los que o nosso querido e amado pãozinho francês NÃO EXISTE na França.

Veja Também: Seguro Viagem: 10 Dicas para você não errar na contratação

O francês não gosta de falar inglês?

povo Francês não gosta de falar inglês
Foto: Larissa Pinto

Bom, aí é uma questão mais complexa. Acontece que, o inglês é ensinado nas escolas francesas e as, crianças, desde pequenas, já aprendem a falar inglês. Mas, é claro, quando você está falando com pessoas mais velhas, nem sempre eles estudaram inglês na escola ou se sentem confortáveis falando.

Veja Também: 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

Mas podemos culpá-los por isso? Eu sinceramente não julgo. Pense se fosse aqui no Brasil. Chega alguém perguntando uma informação em inglês pra você, que tem lá suas dificuldades em se comunicar nesse idioma. O que você vai fazer? Provavelmente vai fazer um “não” com a cabeça junto com aquela carinha de “desculpa, mas eu não entendo bulhufas do que você está falando” e vai seguir seu rumo, torcendo para que a pessoa ache alguém que possa ajudá-la.

Veja Também: 10 dicas de como prevenir perdas e roubos de bagagem

Geralmente, nas lojas, restaurantes e locais próximos aos pontos turísticos, os funcionários franceses falam inglês normalmente. Se você vai à França, mas só sabe falar inglês, quando for pedir informação na rua, tente se dirigir aos jovens, que as chances de eles te ajudarem é maior. Mas não custa nada aprender pelo menos o Bonjour e o Merci Beaucoup pra não fazer a mal educada né?!

Veja Também: Seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos de voos

O povo francês é frio?

Outra afirmação questionável. A verdade é que, nós brasileiros, que somos tão calorosos, esperamos que a recíproca seja verdadeira quando viajamos ao exterior. Mas temos que levar em consideração que existem diferenças culturais e temos que aprender a respeitar isso.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Eu não diria que eles são frios, porque eles são extremamente amáveis com as pessoas da família e com os amigos. Mas quando eles não conhecem você, obviamente vão te tratar de maneira formal. Até porque, devido à cultura deles, seria invasivo chegar tocando, abraçando ou beijando alguém que eles mal conhecem.

Mas para os brasileiros que estão acostumados a fazer uma amizade para a vida inteira enquanto estão na fila do banco, sim, essa diferença será um choque.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Essas são só algumas das afirmações que fazem sobre o povo francês. O que eu sei que existe, de fato, são diferenças culturais que devem ser respeitadas de ambos os lados. Mas como é você que está entrando no país deles, você vai ter que se acostumar com algumas delas.

Veja Também: O que não pode faltar na mala das férias de verão

Afinal, uma das coisas mais legais de se fazer uma viagem é perceber como as pessoas ao redor do mundo são diferentes e como ser diferente é bom.

E, lembre-se: o fato de você ter uma impressão acerca de uma pessoa não torna essa impressão uma verdade absoluta. Além disso, se você teve uma experiência ruim com uma pessoa, não significa que você deva generalizá-la a toda a população daquele lugar.

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR