Praia do centro em Peruíbe - São Paulo
Crédito editorial: Pablo Fernandes / Shutterstock.com

As praias de Peruíbe são, sem dúvida, ótimas opções para passeio e aventura no litoral de São Paulo. As praias localizadas nesta cidade permitem aos seus visitantes uma variedade de atividades, sempre com a natureza como uma das principais testemunhas.

Diante de tantas possibilidade é necessário que você saiba quais a melhores e mais recomendadas praias para visitar. Sendo assim, vamos apresentar neste conteúdo as 9 melhores praias de Peruíbe para que você consiga organizar seu roteiro.

Veja Também: Ubatuba, o paraíso do litoral paulista

1 – Barra do Una

Barra do Una em Peruíbe - São Paulo

O encontro do mar e rio, cercado por mangue, fazem da Barra do Una um dos locais de maior beleza e emoção dentre as praias de Peruíbe, somados a natureza preservada que cerca a região.

As águas tranquilas formadas a partir deste encontro, coloca esta praia como um dos principais pontos da região.

Os habitantes da vila dos pescadores são os responsáveis por comandar o comércio local, compreendido por bares e lanchonetes simples, mas confortáveis e receptivos. A região também conta com a presença de campings, atraindo os amantes de aventuras.

Veja Também: As 6 melhores praias de Ubatuba

2 – Praia do Arpoador

A praia do Arpoador, diferentemente de outras praias de Peruíbe, está localizada dentro de um estação ecológica, Juréia-Itatins. Esta estação é uma área de proteção ambiental presente em diversos municípios da região.

Suas águas transparentes, marcadas pela calmaria e indicadas para flutuação e relaxamento atraem os amantes da paz e sossego.

Para chegar a este local você precisará caminhar por algumas trilhas, mas ao encontrar o lugar, toda a energia dispendida na caminhada será recompensada, pois o visual que você encontrará vai te encantar do início ao fim do passeio.

Veja Também: 13 das melhores praias desertas em Ubatuba

3 – Praia do Caramborê

Praia do Camborê em Peruíbe - São Paulo

A mata nativa circunda a praia do Caramborê, que ainda possui como atrativos uma areia bem clarinha e costas rochosas. Esta praia deserta é o local ideal para você se desligar do mundo, recarregar suas energias e ter um dia de muita paz.

A extensão da praia é de 550 metros, tornando-a um local atrativo para realização de eventos, como aniversários e casamentos.

Ao visitar este local você terá que levar lanches e bebidas, pois não há uma infraestrutura que atenda a necessidade de alimentação de seus visitantes.

O seu acesso é realizado pela estrada Guaraú e também pela trilha do Imperador. Para realizar a trilha, você precisa obter autorização e ser acompanhado por um guia ambiental.

Veja Também: 11 belas praias em Ubatuba para ir com a família

4 – Praia do Centro

Praia do centro em Peruíbe - São Paulo
Crédito editorial: Pablo Fernandes / Shutterstock.com

Esta praia, situada no centro da cidade de Peruíbe apresenta como principais características um mar ótimo para banho, devido à sua calmaria, e uma extensa faixa de areia, permitindo atividades de lazer e caminhadas.

Outra característica marcante deste local é a presença de diversos restaurantes em sua orla, disponibilizando aos seus frequentadores uma variedade de opções para realizar suas refeições.

A localização desta praia facilita muito a locomoção das pessoas que preferem passeios que não exijam um percurso muito distante e extenso.

Veja Também: 5 motivos para você conhecer Ilhabela

5 – Praia do Costão

A reunião de montanhas e cachoeira faz da praia do Costão o point dos amantes da natureza e esportes radicais.

Sua localização, a apenas 2 km do centro de Peruíbe, faz com que seja mais frequentada, tanto por moradores como por visitantes. Conta com diversos quiosques dispostos em uma estrutura muito bem organizado, somada a beleza de sua areia fina e clara.

Ao visitar a praia do Costão você precisa utilizar muito repelente, pois está é uma das regiões com maior presença de pernilongos.

Veja Também: As 11 melhores e mais belas praias de Ilhabela

6 – Praia do Guaraú

Praia do Guaraú em Peruíbe - São Paulo
Crédito editorial: Roberto Epifanio / Shutterstock.com

Passeios aquáticos utilizando barcos, canoas e escunas são as principais atividades da Praia de Guaraú.

Detentora de um costão rochoso, desembocando no mar, esta praia, localizada aproximadamente a 8 km do centro de Peruíbe, possui uma ótima vista, tanto para as ilhas de Peruíbe, como para a ilha do Guaraú.

As construções comerciais e residenciais fazem parte desta praia, que ainda possui excelentes locais para a prática de mergulho: as ilhas do Abrigo, de Guararetama, e a já mencionada Guaraú. A realização de pesca e surfe, também são recomendadas para este região.

A visita na Praia do Guaraú também é válida pelos mistérios que envolvem esta região, colocando o local no roteiro ufo turístico, por conta de possíveis aparições de ET´s.

Veja Também: As 15 praias mais bonitas de São Paulo

7 – Praia Oásis

A praia Oásis apresenta algumas diferenças marcantes em relação às demais praias de Peruíbe. Esta praia possui uma característica mais urbana, tem a seu lado um calçadão urbanizado, com a presença de coqueiros e gramado em nível baixo.

Também faz parte deste calçadão um pista de cooper, com largura suficiente para realização de uma caminhada tendo o mar como companhia. Quiosques também marcam presença proporcionando aos visitantes uma boa variedade de produtos.

O mar da praia Oásis se caracteriza por possuir água escura e apresentar grandes ondas, tornando-a convidativa para surfistas e praticantes dos demais esportes marítimos.

Se você gosta de realizar passeios e caminhadas à beira mar, esta praia é a mais indicada, pois possui uma faixa de areia larga e compacta, se adequando totalmente a este tipo de atividade.

Veja Também: As 7 Melhores Praias Desertas em São Paulo Para quem Gosta de Sossego

8 – Praia do Parnapuã

Praia do Parnapuã em Peruíbe - São Paulo

A praia do Parnapuã é a principal praia da região de Peruíbe para a prática de surfe. As ondas altas desta praia proporcionam toda a adrenalina que os surfistas apreciam. Além disso, o visual deste local é capaz de encantar qualquer um de seus visitantes.

Localizada dentro da estação Ecológica Juréia-Itatins, esta praia é marcada pelo seu visual que une águas cristalinas, costões rochosos, mata e rio se conectam à uma mangue.

A ilha do Boquete e a Laje de Parnapuã podem ser vista se você estiver na praia. É uma praia quase deserta, contando com a presença de apenas três famílias residentes, que auxiliam no processo de preservação do local.

Devido a ausência de infraestrutura local para atendimento ao público é recomendado que você leve sua alimentação.

Veja Também: 7 Razões para ir a Maresias: a praia mais badalada do litoral Norte de SP

9 – Prainha

Prainha em Peruíbe - São Paulo

A visão panorâmica e suas águas claras fazem da Prainha uma das praias de Peruíbe mais frequentadas. Sua extensão é de 345 metros e está situada entre as praias do Guaraú e do Costão.

Para chegar a Prainha é necessário percorrer uma trilha, que é muito bem sinalizada. No final haverá uma escadaria ladeada por casarões.

Uma volta de caiaque e a prática de stand-up paddle são as atividades recomendadas, já que as condições do mar são propícias à isso.

A região possui um castelo medieval localizado no meio da mata. Mas, por estar abandonado, não é permitido que os visitantes circulem por ele. Você poderá apenas observá-lo e registrar o momento.

As praias de Peruíbe são itens obrigatórios em seu roteiro de viagens ao cogitar o litoral de São Paulo como destino. Suas belezas naturais, infraestrutura disponível e características particulares tornam essas praias extremamente atrativas e sedutoras.

Seja você um surfista, praticante de outros esportes aquáticos ou simplesmente um turista em busca de um lugar com beleza nativa e tranquilidade, não pode deixar de considerar as praias de Peruíbe em suas férias, licenças ou folgas.

O contato com natureza que é realizado nestes locais podem ser o ponto de partida para a renovação de suas energias, além claro, da sintonia que será mantida com seus parceiros de viagem.