Apesar das praias nordestinas serem muito conhecidas internacionalmente, devido à beleza e Sol durante todo o ano, no sul do país também há litorais incríveis, como o de São Francisco do Sul.

Este município, localizado no estado de Santa Catarina, é a terceira cidade mais antiga do Brasil, ocupada pelos espanhóis, em 1553.

São Francisco do Sul é uma cidade sempre movimentada, devido à atividade dos portos, sendo a quinta maior cidade brasileira cuja a economia baseia-se em tal nicho.

Porém, durante o verão, o município torna-se ainda mais cheio, devido aos milhares de turistas que desejam usufruir das praias de São Francisco. De forma geral, o litoral desta cidade caracteriza-se por ser calmo, muito bonito, com areia fina e clara.

Abaixo, confira as 7 melhores praias de São Francisco do Sul e planeje sua viagem para conhecer todos estes locais.

Veja Também: As 7 mais belas e melhores praias de Santa Catarina

Melhores praias de São francisco do Sul - Santa Catarina

1 – Praia Grande

Praia Grande possui a incrível extensão de 25 km, e localiza-se a 22 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul. Este é um local mais rústico, logo após a Praia da Saudade, cuja a vegetação se caracteriza pela Mata Atlântica.

Esta praia encontra-se entre os depósitos de calcários e Canal do Linguado. Visto isto, esta é uma das praias de São Francisco do Sul indicada para os surfistas, devido às ondas grandes.

Logo, é preciso que os turistas tomem cuidado ao frequentar este local, pois possui muitas rochas e mar agitado.

Caso queira se hospedar próximo à esta praia virgem, pode-se optar pela Pousada Sombrero Verde. Apesar desta pousada estar na Praia de Itaguaçu, é a que está mais perto da Praia Grande.

Os turistas podem aproveitar a natureza e também a piscina ao ar livre, deck com churrasqueira e campo para a prática de esportes, como futebol e vôlei.

Veja Também: As 7 praias mais paradisíacas de Santa Catarina

2 – Praia da Enseada

Praia da Enseada em São Francisco do Sul - Santa Catarina
Foto: commons.wikipedia.org

A Praia da Enseada fica no Balneário da Enseada, a 18 km do Centro de São Francisco do Sul, junto a Praia do Molhe.

A primeira é muito indicada para o banho dos turistas, devido ao mar calmo e sem ondas. A prática de esportes fica para a segunda praia, praia do Molhe, onde pode-se praticar inclusive a pesca de arremesso.

Possivelmente, Enseada é a praia de São Francisco do Sul que possui mais infra-estrutura, o que inclui hotéis, restaurantes e barracas de praia. Logo, unindo o mar morno e calmo à estrutura, a Praia da Enseada torna-se o local perfeito para famílias.

Os restaurantes mais próximos à Praia da Enseada são o Deck 66, Maruju’s Restaurante e o Bar do Banana.

O Hotel Enseada localiza-se em frente à praia e, por isso, é o mais indicado para quem deseja se hospedar perto desta. Este hotel aceita animais de estimação e é ideal para famílias.

Veja Também: Bombinhas: um paraíso para visitar até embaixo d’agua

3 – Praia da Saudade

Praia da Saudade em São Francisco do Sul - Santa Catarina
Foto: pt.wikipedia.org

Também conhecida como Prainha, a Praia da Saudade é uma das principais praias de São Francisco do Sul, no que se trata de bares e também campeonatos de surfe. Esta, possui o formato de uma ferradura, devido aos depósitos de calcário, chamados de sambaquis, ao seu redor.

Nesta praia existem diversos restaurantes e bares, como o Raiz Sabores do Mar e o Ta Na Onda.

Para hospedar-se pertinho da Praia da Saudade, pode-se optar pela Pousada da Prainha, um lugar familiar, com suítes bem equipadas e cafés da manhã com grande variedade.

Veja Também: As 10 melhores praias de Bombinhas, SC

4 – Praia do Molhe

Esta praia, que fica entre a Enseada e o Terminal Marítimo da Petrobrás, possui apenas 200 metros de extensão e se localiza perto da Praia da Enseada. Rodeada pela Mata Atlântica e também por rochas, a Praia do Molhe é um destino difícil de ser acessado, visto que pode-se chegar a este local apenas por meio de uma trilha.

A Praia do Molhe não é cheia, e comumente é frequentada por surfistas. Logo, recomenda-se que os turistas que desejem banhar-se, não entrem em mar aberto e permaneçam na beirada, devido às grandes ondas.

Veja Também: As 8 melhores praias de Balneário Camboriú

5 – Praia de Ubatuba

Praia de Ubatuba em São Francisco do Sul - Santa Catarina
Foto: pt.wikipedia.org

A apenas 12 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul, a Praia de Ubatuba pode ser acessada pela SC 301. Localizada entre a Praia de Itaguaçu e da Enseada, este é um dos locais no litoral catarinense menos afetado pela ação humana.

A Praia de Ubatuba é limpa, de águas calmas e sem poluição. Ademais, sempre pode-se encontrar turistas ou mesmo nativos praticando vôlei na areia.

A Praia de Ubatuba é um pouco mais deserta do que as demais, por isto não possui bares, restaurantes e quiosques em suas areias. Entretanto, existem alguns locais perto, apesar de não se localizarem exatamente na praia, como o Be Happy Petiscaria, Trem Bão e o Jonne’s Lanche.

Na Praia de Ubatuba, os turistas podem se hospedar na Pousada Bom Abrigo e Hotel Macs.

Veja Também: As melhores praias de Florianópolis

6 – Praia de Itaguaçú

A Praia de Itaguaçú, localizada entre o Morro de João Dias e Balneário de Ubatuba, é uma das mais bonitas da região. A faixa de areia é larga, clara e o local possui vegetação verde e espessa. Ademais, o mar é limpo e sem poluição, indicado para surf e pesca.

Esta é uma das praias de São Francisco do Sul semi-desertas, possuinndo apenas algumas casas de veraneio e pousadas em sua orla, ao invés de comércios.

Próximo à Praia de Itaguaçú, pode-se hospedar na Pousada Recanto da Val, localizada com vista para o mar. São disponibilizados apartamentos de dois dormitórios, com wi-fi e churrasqueira na sacada.

Veja Também: Jurerê Internacional: você merece esse paraíso

7 – Praia do Forte

Praia do Forte em São Francisco do Sul - Santa Catarina
Foto: flickr.com

A Praia do Forte, é uma das praias de São Francisco do Sul, mais procurada pelos turistas no verão. A apenas 17 km do centro da cidade, esta faixa no litoral é famosa pela sua areia escura, que pode ser utilizada para tratar as dores do reumatismo.

Ademais, a Praia do Forte pode ser utilizada tanto pelos banhistas, quanto pelos atletas praticantes do surf.

Na extremidade direita, o mar é calmo, com poucas ondas. Já no canto esquerdo, localiza-se o Sumidouro, uma região com ondas fortes, ideais para surfistas.

É importante mencionar que a Praia do Forte possui uma área exclusiva para os militares, indicada por uma placa.

O Hotel Porto de Paz é um dos mais próximos da Praia do Forte, e possui uma ótima estrutura para os seus hóspedes. O local possui piscina, wi-fi gratuito e café da manhã incluso.