Itapoá é um município situado no nordeste de Santa Catarina, na divisa com o estado do Paraná. O belo litoral do local atrai muitos moradores da região, especialmente de Curitiba e outras cidades próximas.

A cidade passou por uma mudança grande em 2011, com a construção do porto. Desde então, sua infraestrutura vem se modernizando cada vez mais e atraindo um número maior de turistas, principalmente durante no verão e feriados. No restante do ano, as praias são mais frequentadas por praticantes de esportes aquáticos e moradores das redondezas.

Separamos as 7 melhores praias de Itapoá, que valem a pena conhecer em sua próxima visita à cidade. Veja!

Veja Também: As 7 praias mais paradisíacas de Santa Catarina

Melhores praias de Itapoá - Santa Catarina
Foto: pixabay.com

1 – Praia de Itapoá

Praia limpa, de água mornas e límpidas, que atrai todos os tipos de turistas que visitam a região. Variedade boa de restaurantes e bares, uma grande faixa de areia, segurança (tanto na terra quanto no mar, pois há salva-vidas). Essas, são as impressões de quem visita o local.

Na alta estação é bastante movimentada, mas sem aquela sensação de praia lotada, com muita aglomeração.

Veja Também: 5 irresistíveis pontos turísticos em Florianópolis: surpreenda-se com a ilha da Magia

Praia das Pedras

Praia das Pedras, na verdade, são um conjunto de três praias, todas ao lado uma da outra. São chamadas de praia da primeira pedra, praia da segunda pedra e praia da terceira pedra.

O nome, Praia das Pedras, foi dado devido a três grandes conjuntos de pedras que, próximas umas das outras “separam” as três praias.

Em cima delas foi construído um mirante, de onde é possível apreciar a bela vista de toda a região. É o local mais famoso da região e onde há a maior concentração de visitantes. Na alta estação, fica bem cheia, mas, ainda é possível praticar esportes aquáticos, como passeios de banana boats, stand up paddle e outros.

A infraestrutura das praias é ótima, com muitas opções de gastronomia e hospedagem a preços acessíveis. Na alta estação, são bastante procuradas por turistas.

2 – A praia da primeira pedra

É o melhor local para famílias com crianças, pois o mar é calmo, sendo comparável a uma piscina.

3 – A praia da segunda pedra

É um excelente lugar para tomar aquele banho de mar maravilhoso.

4 – A praia da terceira pedra

Por sua vez, é o melhor local para prática de surf, pois lá o mar é um pouco mais agitado.

Veja Também: As 9 praias mais paradisíacas de Florianópolis

5 – Praia de Itapema do Norte

Uma das praias de Itapoá mais preferidas dos turistas no verão, não por sua agitação, mas por ser ideal para relaxar e descansar. O banho de mar é excelente, com águas limpas e mornas e a infraestrutura é boa, com opções variadas de bares e restaurantes.

Uma boa pedida para um passeio ou um fim de semana com os amigos, com a família ou a com a aquela pessoa especial.

Veja Também: Bombinhas: um paraíso para visitar até embaixo d’agua

6 – Praia Barra do Saí

A Praia Barra do Saí é considerada por vários visitantes como a melhor da região para banho, por ter águas límpidas, cristalinas e ser menos movimentada que as demais. É a última praia do litoral catarinense e a primeira do Paraná.

Os estados são divididos pelo encontro das águas do rio Saí-Guaçu com o mar. Um cenário inesquecível, que atraí diversas aves marinhas, como o Gaivotão, Gavião-Carijó e a Garça-branca-grande.

É um local muito utilizado para a pesca pelos moradores, que também caçam caranguejos nos mangues da área. Para os visitantes, é possível fazer passeios pelas águas até a ilha também chamada Saí-Guaçu e fazer mergulhos rasos. Esses passeios, geralmente, são guiados pelos pescadores que frequentam a região.

Veja Também: As 10 melhores praias de Bombinhas, SC

7 – Praia da Figueira (Figueira do Pontal)

A praia é banhada pelo canal e conta com atracadouro para embarcações, o que a torna mais frequentada por moradores locais e veranistas. Há um fluxo intenso de barcos e navios chegando e saindo do Porto São Francisco do Sul.

A praia em si não recebe muitos turistas, o que mantém sua vegetação preservada e atrai várias aves marinhas, como o Gaviotão. De lá, também é possível ver um belíssimo por do sol.

Fica próximo ao píer do Porto, local bastante frequentado por pelos turistas que visitam a cidade.

Itapoá não é um município grande, que possui ótimas opções de restaurantes em praias mais movimentadas. Porém dá para passar uma agradável manhã nas praias mais calmas.

E, já que estamos falando da cidade, não dá para deixar de curtir a noite no centro, durante a alta estação é super agitada, com excelente gastronomia, lojas de artesanatos e feirinhas. Vale a pena conferir!