Itapema é uma das cidades mais bonitas do litoral de Santa Catarina, localizada ao lado de Balneário Camboriú e a aproximadamente 70 quilômetros de Florianópolis. O aeroporto mais próximo a Itapema fica na cidade de Navegantes, a 45 minutos de distância.

Itapema faz parte da Costa da Esmeralda, fica próxima às famosas praias de Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal e a badalada Balneário Camboriú, é também toda cercada pela Mata Atlântica, o que dá um toque verde ao local cheio de prédios modernos.

Esta é uma cidade com ótima estrutura para turistas com vários hotéis, restaurantes, shoppings, bares, pontos turísticos e muito mais, que fica completamente lotada na alta temporada.

Mas, o que mais interessa aos turistas que frequentam Itapema são suas praias, por este motivo, criamos uma lista com as 7 melhores e mais belas praias de Itapema. Veja!

Veja Também: Itapema: Calmaria para um passeio de férias

1 – Meia Praia

Meia Praia em Itapema - Santa Catarina
Crédito editorial: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com

Meia Praia é o nome de um bairro da região central de Itapema, também é o nome de uma das praias de Itapema que está localizada neste bairro, sem dúvidas a orla mais badalada da cidade no verão.

Na orla em Meia Praia existem muitos prédios, com um calçadão para a prática de esportes, o que dá a esta praia um ar mais urbano. Já na beira da praia, você tem o maravilhoso mar de Santa Catarina, com suas águas cristalinas, vista para a Praia de Porto Belo e para a Ilha de João da Cunha.

No inverno, o clima em Meia Praia é mais frio e a praia, é um deserto se comparada com ao movimento todo do verão. No verão Meia Praia é uma loucura, com a areia repleta de turistas.

Veja Também: As 7 mais belas e melhores praias de Santa Catarina

2 – Canto da Praia

Canto da Praia é mais das praias de Itapema, que fica no bairro de mesmo nome, é o bairro onde nasceu o Município de Itapema.

Canto da Praia é onde fica o famoso barco do pirata da cidade, atração imperdível para quem vai à Itapema com crianças. A Praia, não é um local para banho de mar, pois lá é uma região de baía, com trapiche e muito barcos de pescadores, sendo mais um local para passear e conhecer a cultura local.

Canto da Praia é o local de onde saem embarcações que fazem passeios turísticos pela região, também onde fica uma colônia de pescadores, com muitas peixarias para quem quiser se arriscar na cozinha durante a estadia em Itapema.

A vista do local é lindíssima!

Veja Também: As melhores praias de Florianópolis

3 – Praia Mato de Camboriú (Costão)

Também conhecida como Flamingo e Costão, a Praia Mato de Camboriú, apesar do nome, é uma das praias de Itapema e não de Balneário Camboriú como muitos pensam.

Esta praia de beleza exuberante, mar aberto de águas cristalinas e azuis, muito conhecida por surfistas e pescadores, é cercada por rochas dos dois lados e por farta vegetação, um ótimo lugar para realizar caminhadas, tomar sol, mergulho, ou apenas para diversão e para observar o movimento do lugar. No verão, o que mais tem por lá é gente bonita.

Durante o verão, a Praia Mato de Camboriú recebe milhares de turistas e fica lotada, a estrutura para turista é muito boa, com ótimos restaurantes com cardápios repletos de frutos do mar fresquinhos.

Mato de Camboriú é um lugar também muito procurado por praticantes de mergulho.

Veja Também: Balneário Camboriú: Destino para o Verão

4 – Praia do Centro

Praia do centro em Itapema - Santa Catarina

Esta é mais uma das praias de Itapema, localiza na região central da cidade, com mar tranquilo e águas límpidas, uma ótima faixa de areia, para quem gosta de tomar sol, praticar esportes à beira mar e para quem vai à praia com crianças.

Como esta praia esta localizada no centro de Itapema, você poderá usufruir de toda a estrutura da cidade, como bares, restaurantes, hotéis, pousadas e muito mais. É na Praia do Centro onde está localizada a Ponte do Suspiro, um dos pontos turísticos da região.

Veja Também: As 10 melhores praias de Bombinhas, SC

5 – Praia Grossa

Praia Grossa em Itapema - Santa Catarina
Foto: commons.wikipedia.org

Este paraíso de águas esverdeadas, em meio à mata atlântica, além de lindíssima, é perfeita para quem gosta de sossego e tranquilidade. Para entrar na Praia Grossa, que fica em uma propriedade particular, onde apenas permitem a entrada a pé, você passará por uma trilha super tranquila.

A Praia Grossa é deserta, um pouco afastada do centro de Itapema e sem nenhuma estrutura para turistas, então é bom levar seu guarda sol, sua água e sua comida.

Veja Também: 5 motivos para se apaixonar pela Ilha de Porto Belo em Santa Catarina

6 – Praia da Ilhota

Praia da Ilhota em Itapema - Santa Catarina
Foto: pt.wikipedia.org

A Praia da Ilhota fica no bairro de mesmo nome, na divisa entre Itapema e Balneário Camboriú, com boa estrutura para turistas. É de fácil acesso, basta descer o Morro do Boi de Balneário Camboriú que você já estará na praia.

Esta, assim como todas as praias de Itapema, é uma praia de beleza exuberante, águas esverdeadas, límpidas e uma boa faixa de areia.

É preciso se atentar, ao fato de que a Praia da Ilhota é bem profunda, perigosa para crianças desacompanhadas e para pessoas que não sabem nadar.

Veja Também: Jurerê Internacional: você merece esse paraíso

7 – Praia do Cabeço

A Praia do Cabeço é um point de surfistas em Itapema, com uma pequena faixa de areia grossa, com muitas pedras e mar agitado. Esta praia é deserta e sem estrutura turística, mas, suas belezas naturais valem o passeio até lá.

Ela está escondida após uma trilha em meio à mata atlântica, após a trilha, você ainda caminhará sobre pedras até chegar à praia. O local é calmo e com uma vista lindíssima para a cidade de Itapema.

Além de surf durante o dia, muitas pessoas vão até a Praia do Cabeço à noite para observar o luar e as estrelas, devido à baixa iluminação.