Um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos do Brasil está localizado no litoral Norte de São Paulo. Trata-se de Ilhabela (local paradisíaco que faz jus ao nome), muito conhecida por abrigar as melhores e mais belas praias de São Paulo.

A cidade pertence à região de São Sebastião, a 4 horas de carro da capital paulista, e conta com uma área de 350Km² e população de, aproximadamente, 33 mil habitantes.

Em Ilhabela, 83% da área total da cidade é preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, que comporta a maior extensão de Mata Atlântica do mundo. Contornando o verde, estão lindas cachoeiras e 42 duas praias que agradam turistas de todos os estilos e idades.

Ilhabela também se destaca pela qualidade gastronômica, rede hoteleira e pela vida noturna agitada, super indicada para quem gosta de estender a noite depois da praia.

A estância é considerada a Capital Nacional da Vela, esporte náutico que é celebrado anualmente, em julho, durante a ‘Semana Internacional de Vela de Ilhabela’. A seguir, apresentaremos a você as 11 melhores e mais belas praias de Ilhabela para que você possa montar o roteiro dos sonhos neste paraíso. Veja!

+ 5 motivos para você conhecer Ilhabela

1 – Praia do Veloso

Praia do Veloso em Ilhabela - São Paulo

Uma das melhores e mais belas praias de Ilhabela, a Praia do Veloso possui uma faixa de areia de aproximadamente 200 metros, onde é possível relaxar, praticar esportes e apreciar um lindo pôr do sol.

As águas hiper transparentes atraem inúmeros mergulhadores para Veloso, incluindo os mais experientes, que vão até lá para observar os destroços do navio Aimoré, naufragado em 1920, e que hoje se encontra a uma profundidade de 4 metros da superfície.

+ As 6 melhores praias de Ubatuba

2 – Praia do Jabaquara

Praia do Jabaquara em Ilhabela - São Paulo

A praia do Jabaquara é uma das melhores praias de Ilhabela, então não hesite em inseri-la em seu roteiro de viagem. O acesso à praia se dá somente por barco ou de carro, com trechos de trilha a pé.

Ao chegar lá, o turista se depara com uma praia selvagem, perfeita para quem adora aventuras ou momentos de tranquilidade. Por não contar com estruturas de quiosques e bares, para passar o dia na Praia do Jabaquara é preciso estar munido de suprimentos.

A vista, no entanto, vale a pena! Cortada por riachos, a Praia do Jabaquara presenteia o visitante com um cenário paradisíaco, de se apaixonar.

+ As 10 melhores praias do Guarujá SP

3 – Praia da Fome

Praia da Fome em Ilhabela - São Paulo
Foto: pt.wikipedia.org

Mais uma praia isolada para quem quer fugir das aglomerações e se aventurar em busca de destinos paradisíacos, a Praia da Fome está localizada no extremo norte de Ilhabela e seu acesso se dá mais facilmente via barco.

Ao chegar lá, o visitante se depara com uma linda praia de águas calmas, cercada por muito verde. Para passar o dia mais tranquilo, leve seus alimentos e bebidas. Há um único quiosque na praia, mas seus dias de funcionamento variam de acordo com a movimentação do local.

+ Conheça a Praia do Éden no Guarujá

4 – Praia da Armação

Praia da Armação em Ilhabela - São Paulo

A praia da Armação surpreende pela tranquilidade e por ser bastante democrática, recebendo tanto os praticantes de esportes náuticos, que costumam ficar no lado direito da praia, como as famílias, que se acomodam ao lado esquerdo da faixa de areia, onde o mar é relativamente mais calmo.

+ As 7 Melhores Praias Desertas em São Paulo Para quem Gosta de Sossego

5 – Praia do Bonete

Praia do Bonete em Ilhabela - São Paulo

A praia do Bonete é uma joia do litoral brasileiro. Sua beleza é tanta que é considerada não só uma das praias mais bonitas da cidade, como também de todo o Brasil.

Esta é mais uma praia de ilhabela cujo acesso não é tão fácil, mas cuja recompensa vale o esforço. Para chegar lá, é necessário atravessar a ilha de barco ou percorrer uma trilha de 12Km.

No caminho, é possível descansar e se refrescar em três belas cachoeiras e curtir a mata extremamente preservada. Ao chegar na praia, é só curtir o mar azul intenso que vai te hipnotizar ao primeiro olhar.

+ Conheça a praia do Bonete em Ilhabela: Pequeno tesouro do litoral paulista

6 – Ilha das Cabras

Ilha das Cabras em Ilhabela - São Paulo
Crédito Editorial: Diego Grandi / Shutterstock.com

A Ilha das Cabras é um dos principais atrativos de Ilhabela, graças à riqueza da fauna marinha local que abriga milhares de espécies de peixes, estrelas do mar, tartarugas e cavalos marinhos, um chamariz para muitos mergulhadores e banhistas.

A facilidade de acesso e a infraestrutura da praia contribuem para que Ilha das Cabras seja bastante movimentada o ano todo.

+ 12 refúgios no interior de São Paulo para você se desconectar do mundo e entrar em contato com a natureza

7 – Praia do Perequê

Praia do Perequê em Ilhabela - São Paulo

A praia do Perequê é uma das mais queridas pelos turistas que vão à Ilhabela, devido ao fácil acesso e à infraestrutura de quiosques que trazem conforto e comodidade aos banhistas.

A praia está localizada em frente à rodovia e conta com alguns parquinhos infantis, uma ótima opção para entreter a criançada ao longo do dia. Também estão disponíveis ciclovias, para aqueles que adoram se exercitar olhando para o mar.

+ Conheça a Praia do Arpoador em Peruíbe – SP

8 – Praia do Curral

Praia do Curral em Ilhabela - São Paulo

Bem pequenininha e aconchegante, a praia do Curral é uma das preferidas das famílias que vão à Ilhabela. Ali, crianças e adultos se divertem nas águas transparentes ou se aventuram no snorkeling em busca de interação com os animais marinhos que vivem por ali.

A praia do Curral também apresenta uma boa infraestrutura de bares, quiosques e restaurantes, sendo uma boa pedida para quem quer passar um dia inteiro na praia.

+ Conheça a Praia da Jureia em Iguape – SP

9 – Praia da Pedra do Sino

Praia Pedra do Sino em Ilhabela - São Paulo

Mais uma entre as melhores praias de Ilhabela, vamos conhecer a Praia da Pedra do Sino, que ganhou esse nome graças ao Mirante da Pedra do Sino. Segundo a lenda, quando as águas do mar batem nas pedras do mirante, um som semelhante ao de um sino ecoa por toda a região.

Praia com coqueiros e longas faixas de areia, Pedra do Sino oferece boa infraestrutura de quiosques e restaurantes, perfeita para ir com a família.

+ Conheça a Ilha do Cardoso em São Paulo

10 – Praia Grande

Praia Grande em Ilhabela - São Paulo

A Praia Grande de Ilhabela é uma das melhores para hospedagem, oferecendo também ótimos serviços de bares, restaurantes e comércio. As águas tranquilas do mar convidam o visitante para um passeio de stand-up paddle ou para um mergulho.

Durante a alta temporada, a praia costuma ficar cheia. Por isso, se você quiser um bom lugar na areia, a dica é chegar cedo para não enfrentar aglomerações.

+ As 6 melhores praias de Bertioga no litoral norte de São Paulo

11 – Praia de Castelhanos

Praia do Castelhanos em Ilhabela - São Paulo

A praia de Castelhanos fecha a nossa lista com as melhores e mais belas praias de Ilhabela, e por uma simples razão: esta é uma das praias com as riquezas naturais mais surpreendentes que você vai encontrar na ilha.

Extremamente preservada, para chegar à praia é preciso passar pelo Parque Estadual de Ilhabela, em veículos 4X4, que podem ser alugados em agências locais. Outra alternativa é ir de barco, como ocorre com a grande maioria das praias de Ilhabela.

Chegando lá, é só aproveitar o mar azul transparente e as areias clarinhas que são abraçadas pelo verde das árvores ao redor.