Fernando de Noronha possui algumas das mais belas e apaixonantes praias do mundo. O arquipélago, pertencente ao Estado de Pernambuco, possui 21 ilhas que se dividem em duas costas: o mar de dentro, voltado para o Brasil, e o mar de fora, voltado para o continente africano.

Noronha se tornou, nos últimos anos, queridinho dos turistas, dentre os quais inúmeras celebridades nacionais e internacionais, devido, principalmente, às suas praias de águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego.

No mar de fora estão as praias mais exóticas e diferentes do arquipélago. As praias desta costa possuem mais pedras do que areia em relação às praias do mar de dentro. Mesmo assim, vale muito a pena o passeio, já que o visual dali é único e arrebatador.

Fundada em 1503, Noronha é uma mistura de história e natureza praticamente intocada, sendo o destino ideal para quem ama contemplar o meio ambiente e todas as suas belezas na forma mais selvagem.

Distante a mais de 500 quilômetros da capital de Pernambuco, Recife, o arquipélago possui baixa densidade demográfica contando, apenas, com 3 mil habitantes.

O local possui algumas das melhores e mais aconchegantes pousadas do Brasil e algumas das melhores experiências gastronômicas da região. Ou seja, não vão faltar motivos para você passar férias mais que perfeitas por lá.

Para te ajudar a montar o roteiro dos sonhos, apresentamos nas próximas linhas as 10 praias mais bonitas de Fernando de Noronha. É uma mais linda do que a outra. Confira!

Fernando de Noronha: O paraíso é aqui

1 – Praia de Atalaia

Pontal de Atalaia, no arquipélago de Fernando de Noronha
Pontal de Atalaia, no arquipélago de Fernando de Noronha.

Atalaia é um grande aquário natural de Fernando de Noronha, com águas bastante rasas e tranquilas. A vida marinha abundante deixa Atalaia ainda mais perfeita. Durante a maré baixa, os cristais de algas formam lindas barreiras, um espetáculo à parte para quem passa por lá.

Para chegar até Atalaia é necessário percorrer uma trilha de, aproximadamente, 1 hora. A trilha deve ser previamente agendada com as agências locais e são feitas em grupos.

Antes de mergulhar é preciso também alguns cuidados. A preocupação com a preservação de espécies marinhas é tão séria, que é proibido até usar protetor solar antes de entrar na água.

Veja aqui a melhor época de ir para Fernando de Noronha e aproveitar bem a viagem

2 – Praia do Cachorro

Praia do cachorro - Fernando de Noronha
Praia do cachorro – Fernando de Noronha

Mais uma dentre as praias mais bonitas de Fernando de Noronha está a Praia do Cachorro, que fica encostadinha à Vila dos Remédios, reduto de grande parte das pousadas do arquipélago. Ali, dependendo da maré, é fácil chegar ao Buraco do Galego, uma deliciosa piscina natural profunda cercada por um belo paredão de pedras.

Veja Também: 5 motivos para passar a lua de mel em Fernando de Noronha

3 – Praia do Sancho

Vista aérea da praia de Sancho, na ilha de Fernando de Noronha.
Vista aérea da praia de Sancho, na ilha de Fernando de Noronha.

A Praia do Sancho é considerada uma das mais bonitas de Fernando de Noronha e do mundo.

Como todo paraíso que faz jus ao nome, não é muito fácil chegar até lá. Para ter acesso a Sancho é preciso ter em mãos o ingresso para entrar no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, uma forma de controlar a quantidade de turistas no local, já que a preocupação em manter sua estrutura intacta é muito grande.

O esforço do trajeto é recompensado com um visual apaixonante e inesquecível, tanto na Praia do Sancho quanto no Mirante da Baía dos Porcos, cujo acesso também se dá pelo parque.

+ As 15 melhores praias de Pernambuco

4 – Cacimba do Padre

Bela praia de Cacimba do Padre em Fernando de Noronha.
Bela praia de Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha.

Dentre as praias mais bonitas de Fernando de Noronha encontramos Cacimba do Padre, uma das maiores de Noronha em extensão, com 900 metros de faixa de areia.

Ali, está localizado outro ponto turístico do arquipélago, o Morro Dois Irmãos, local que oferece uma vista “daquelas” para o mar.

No mar, outro espetáculo da natureza. As águas de coloração verde intensa, ganham vida com centenas de espécies de peixes de todos os tamanhos e cores, convidando o turista para um mergulho ou banho relaxante.

No verão, Cacimba do Padre se torna o paraíso dos surfistas, uma vez que as ondas chegam a cinco metros de altura nessa época do ano.

Veja aqui as 10 praias mais lindonas do Nordeste brasileiro

5 – Praia do Boldró

Praia de Boldró, na ilha de Fernando de Noronha
Praia de Boldró, na ilha de Fernando de Noronha.

Assim como em Cacimba do Padre, Boldró é adorada por surfistas que se divertem pegando as ondas de até cinco metros que quebram na praia. Além deles, mergulhadores e banhistas são atraídos pela beleza das águas de Boldró e sua riqueza e diversidade de vida marinha.

Das areias da praia, para completar, é possível avistar e apreciar alguns dos melhores pontos turísticos de Fernando de Noronha, como o Morro do Pico e o Morro Dois Irmãos.

+ As 12 praias mais paradisíacas do nordeste brasileiro

6 – Baía do Sueste

Baía Sueste, em Fernando de Noronha.
Baía Sueste, em Fernando de Noronha.

Localizada no Mar de Fora, a Baía do Sueste é uma das mais bonitas de Fernando de Noronha.

O acesso à Sueste é relativamente fácil, já que há uma estrada asfaltada ao lado. O local é reduto de belas tartarugas marinhas, protegidas pelo Projeto Tamar.

A praia é ideal para mergulho, mas, por segurança, para que não haja acidentes com os animais, é necessário o uso de colete salva vidas e snorkel.

Veja Também: 13 lugares com águas cristalinas no Brasil para um mergulho perfeito

7 – Praia do Leão

Vista da praia do Leão, na ilha tropical Fernando de Noronha.
Vista da praia do Leão, na ilha tropical Fernando de Noronha.

A Praia do Leão não está entre as mais famosas de Fernando de Noronha, mas é um paraíso que merece ser conhecido. Ao chegar ali, o turista já se depara com uma incrível visão panorâmica do arquipélago que rende fotos incríveis e memórias inesquecíveis.

O mar na Praia do Leão é uma imensidão azul que forma piscinas naturais, onde é possível nadar e mergulhar com pequenos peixes e outros animais marinhos.

A areia é o local de desova das tartarugas marinhas, por isso é preciso cautela para não pisar nos ovos desses animais que são protegidos por ONGs locais.

Não há estrutura de bares e restaurantes no local, então vá preparado!

Veja aqui 20 ilhas brasileiras incríveis que vão tirar seu fôlego

8 – Praia da Conceição

Praia da Conceição e Morro do Pico, em Fernando de Noronha.
Praia da Conceição e Morro do Pico, em Fernando de Noronha.

A Praia da Conceição fica aos pés do Morro do Pico e é de fácil acesso para os turistas. Possui o mar bastante calmo, ideal para banho. Também é reduto de praticantes de esportes de areia como frescobol e voleibol.

Há também estrutura para você não ficar sem suas bebidinhas e petiscos ao longo do dia.

No verão, as ondas grandes chamam a atenção de surfistas que dominam o pico. No fim da tarde, o espetáculo do pôr do sol é imperdível.

Veja Também: 5 praias brasileiras que valem a pena visitar

9 – Praia do Meio

Praia do Meio, em Fernando de Noronha.
Praia do Meio, em Fernando de Noronha.

A Praia do Meio possui extensão média e também é considerada uma das praias mais bonitas de Fernando de Noronha. Suas águas são bem cristalinas e calmas, excelentes para descansar junto ao mar. Ao redor, muitas pedras completam a paisagem rústica do local.

+ As 22 praias mais bonitas do Brasil

10 – Baía dos Porcos

Colina dos dois irmãos e baía dos porcos, em Fernando de Noronha.
Colina dos dois irmãos e baía dos porcos, em Fernando de Noronha.

Para fechar a nossa lista com as praias mais bonitas de Fernando de Noronha, não podemos deixar de falar da paradisíaca Baía dos Porcos.

O acesso à baía se dá por trilha à partir da Cacimba do Padre. Após o trajeto, o visitante encontra uma pequena praia de pedras, com piscinas naturais de águas extremamente cristalinas.

Dali também se tem uma visão privilegiada do Morro Dois Irmãos, um cenário de tirar o fôlego.