9 pontos turísticos em Fortaleza

Planeje férias inesquecíveis neste belo destino do nordeste brasileiro.

0
75

Fortaleza, no Ceará, é a quinta maior capital brasileira, possuindo cerca de 2,5 milhões de habitantes. Esta cidade une a sensação de metrópole com a tranquilidade praiana, algo muito benéfico para os turistas que querem aproveitar estas duas faces.

Fortaleza possui diversas praias reconhecidas nacionalmente, como a Praia de Iracema, que leva o nome da personagem criada pelo escritor cearense José de Alencar. Além das praias paradisíacas que podem ser muito bem aproveitadas durante o dia, Fortaleza ainda tem muitos outros pontos turísticos que tornam a vida noturna agitada e divertida.

Por isso, para que possa planejar e aproveitar a sua viagem, iremos sugerir 9 pontos turísticos em Fortaleza para serem conhecidos.

+ Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

1 – Praia de Iracema

Praia de Iracema é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza

A Praia de Iracema, também chamada popularmente de “Pê I”, é um dos pontos turísticos de Fortaleza mais famosos. Ela se localiza no bairro de Iracema, e como mencionamos, ambos os locais possuem o seu nome em homenagem à personagem Iracema, uma índia criada por José de Alencar, escritor cearense.

Esta praia é conhecida por ser extremamente limpa, sem barracas. O mar é tranqüilo, e pode sempre ser utilizado para banhos pelos turistas. O local, foi considerado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, como Patrimônio Histórico Cultural da cidade, devido ao que representa.

Quando for visitar a praia, pode-se aproveitar para ir aos museus e bares no bairro, que se tornou o maior centro comercial de Fortaleza desde a década de 40. Antes, ele era habitado por pescadores e suas famílias, que começaram Fortaleza.

+ 10 motivos para você desejar muito uma viagem para Fortaleza

2 – Espigão de Iracema

Espigão na praia de Iracema, Fortaleza

Fortaleza conta com 15 espigões, espalhados pela cidade. São elevações de rochas, como pontes, e servem para diversos fins, desde pesca até turismo. Como exemplo destes espigões, temos o Serviluz, que possui cerca de 700 metros, e o Náutico, que fica entre as avenidas Beira Mar e Desembargador Moreira. Porém, para ver o por do Sol, o espigão de Iracema é o local ideal.

O espigão de Iracema, outro ponto turístico, se localiza perto do aterro da Praia de Iracema, em frente à Avenida Rui Barbosa. Ele pode ser usado tanto para admiração da cidade e dor mar, quanto para mergulhos.

+ 16 Lugares incríveis em Fortaleza que merecem uma visita

3 – Praia do Futuro

Praia do Futuro em Fortaleza
Crédito de atribuição editorial: Luisaazara / Shutterstock.com

A Praia do Futuro é uma dos locais mais famosos entre os turistas e um dos pontos turísticos de Fortaleza mais icônicos, se tratando do litoral cearense.

Esta é uma praia urbana, apenas a 11 km do centro de Fortaleza, que possui 8 km de comprimento. Com areia clara e ondas fortes, a Praia do Futuro recebeu o seu nome devido ao objetivo que Imobiliária Antônio Diogo tinha para o local, na década de 60.

Esta empresa pretendia construir na areia imóveis luxuosos, algo que não ocorreu. Ao invés dos imóveis luxuosos, foram construídos restaurantes, bares e barracas de praias.

Uma das barracas mais famosas é a Crocobeach, que oferece uma infraestrutura completa para que os turistas tenham conforto na praia.

A entrada no complexo de Crocobeach é gratuita, dentro do local pode-se usufruir, mediante pagamento, de piscina, spa, sauna, espaço kids, etc. Ainda, no complexo há um restaurante, o que é ideal para que os clientes possam passar o dia inteiro no local.

Quem se hospeda no hotel Crocobeach, que fica em frente a Praia do Futuro, pode usar todas as instalações do complexo sem precisar realizar pagamento das tarifas de utilização, arcando com apenas o que consumir do restaurante.

+ As 12 melhores praias de Fortaleza

4 – Mercado Central

Mercado central é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza
Crédito de atribuição editorial: advjmneto / Shutterstock.com

Quem deseja adquirir lembranças da cidade para família e amigos, ou mesmo realizar compras de outras mercadorias, como roupas, pode visitar o Mercado Central.

Este edifício, que tem cinco andares e foi inaugurado em 1998, possui mais de 500 lojas, que vendem os mais variados produtos.Temos como exemplo os produtos locais, como cachaças artesanais, esculturas, quadros, artigos de couros e vestidos de renda.

Porém, vende-se também mercadorias comuns, como sapatos, roupas, bolsas, dentre outras. O maior atrativo para os turistas é o ótimo preço no qual as mercadorias são ofertadas.

A história do Mercado Central se remonta a 1809, quando ainda, em outra área da cidade, eram comercializadas frutas, carnes e verduras. Em 1931 foi proibido este comércio, o artesanato se tornou a principal fonte de renda dos lojistas.

Foi só em 1998 que o Mercado se mudou para seu atual local, um prédio que possui, inclusive, estacionamento para os visitantes.

O Mercado Central se localiza na Avenida Alberto Nepomuceno, no centro histórico de Fortaleza. No edifício há caixas eletrônicos, algo muito benéfico, caso seja necessária a retirada de dinheiro para compras.

+ 5 hotéis com vistas incríveis para aproveitar a estadia em Fortaleza

5 – Feira de Artesanato Beira Mar

Na Avenida Beira Mar, uma das mais famosas de Fortaleza, além de realizar esportes e apreciar a vista, pode-se também ter acesso ao calçadão onde acontece a Feira de Artesanato.

Esta é uma outra opção para quem quer obter produtos cearenses e artesanato. A Feira Beira Mar existe há mais de 26 anos, alguns dos produtos que podem ser encontrados são:

  • Castanhas;
  • Doces;
  • Rapaduras;
  • Cachaças;
  • Artesanatos com madeira, palha, juta, couros, conchas, renda de birô, etc.

São muitas opções, e a maioria possui um preço acessível. A feirinha se localiza em frente ao Praiano Hotel, e funciona todos os dias, das 17h às 22h30.

+ Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

6 – Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar é um patrimônio cultural que faz parte da história de Fortaleza. A construção foi inaugurada em 1910, e possui o clássico estilo arquitetônico e decorativo art noveau, que foi muito popular de 1890 a 1920. O nome do Theatro também se refere ao escritor cearense, em uma homenagem.

O teatro principal de espetáculos possui três andares e comporta 800 pessoas sentadas. Já o auditório possui 120 lugares. Posteriormente, foi construído um anexo à sala do Theatro, que hoje abriga o Centro de Artes Cênicas e o Teatro Morro do Ouro.

Ainda no edifício, existem a Biblioteca Carlos Câmara e a Galeria Ramos Cotôco, onde podem ser encontradas obras de artistas cearenses dos mais diversos segmentos.

+ O que fazer em Jericoacoara: Melhores pontos turísticos

7 – Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção é um dos pontos turísticos de Fortaleza mais famosos, e se localiza sobre o monte Marajaitiba, na foz do riacho Pajeú. Ela teve sua estrutura construída inicialmente pelos neerlandeses, em 1649. Posteriormente, em 1812, foi construída a estrutura que atualmente possui.

No forte, podem ser visitados o Museu do Patrono da Arma de Infantaria, o General Sampaio, o seu Phanteon, a prisão de Bárbara de Alencar e a estátua de Martim Soares Moreno. O local é muito bonito e representa parte da história brasileira.

+ As 5 praias mais bonitas de Jericoacoara

8 – Beach Park

Beach Park, Fortaleza
Crédito de atribuição editorial: Caio Pederneiras / Shutterstock.com

Um dos pontos turísticos de Fortaleza mais atraentes para turistas, o Beach Park é um parque aquático que se localiza na praia Porto das Dunas, a 26 km do centro de Fortaleza. Este é o maior parque aquático da América Latina, possuindo quatro resorts, lounges, restaurantes, bares e praias.

Devido a diversas possibilidades de diversão, o complexo do Beach Park atrai mais de 1,7 milhões de turistas todos os anos.

A área é dividida entre o parque aquático, praia e hotéis. O parque aquático, Beach Park, possui diversas atrações, desde as mais radicais até as moderadas. Algumas das mais extremas são o Arrepius e o Insano.

Ainda, existem atrações para famílias, como o Maremoto e o Aqua Show. E, além dos brinquedos, também são oferecidos 8 restaurantes, saunas e 8 chalés.

Em relação à praia dentro do complexo, a Praia das Dunas, pode-se aproveitar o Restaurante da Praia, à beira mar, que recebeu o prêmio de Melhor Caranguejo em 2004, 2009, 2012 e 2018, além de Melhor Barraca de Praia, em 2004, 2009, 2012 e 2017.

No Beach Park estão 5 hotéis, o Acqua, o Suites, o Wellness e o Oceani. Ademais, na área de hotéis, também está o Spa by L’Occitane.

É possível comprar um pacote promocional, para usufruir destes hotéis, pelo site do Beach Park.

Em outra aba, no mesmo site, pode-se comprar o Beach Card, um passaporte para o complexo que dá acesso livre ao parque aquático, além de oferecer descontos nas lojas, em alimentos, bebidas e outros produtos e serviços oferecidos dentro do complexo.

+ As 10 praias mais bonitas do Ceará

9 – Museu do Ceará

O Museu do Ceará é outra opção de turismo para aqueles que desejam conhecer mais sobre os artistas cearenses ou demais. São mais de 13 mil peças, distribuídas nas áreas paleontológica, arqueológica indígena e mobiliária.

Neste museu são feitas muitas exposições temáticas, como sobre a história do Ceará. A entrada do Museu é gratuita e ele funciona de terça a sábado, das 9 às 17 horas. O edifício se localiza na Rua São Paulo, no centro de Fortaleza.