A Amazônia é uma joia de valor incalculável da nossa Natureza e, por isso, precisa ser conhecida a fundo, em todas as suas nuances, cheiros e cores.

Apesar de estar presente em oito Estados Brasileiros, a Amazônia é um roteiro ainda pouco explorado pelos turistas, especialmente os nascidos aqui.

Por isso, a nossa missão neste post é mostrar um pedacinho das maravilhas da Amazônia para que você não perca mais tempo e passe suas próximas férias fazendo um roteiro incrível neste que é o maior bioma do mundo.

Veja aqui 10 Destinos Turísticos para Quem Busca Contato com a Natureza

Pôr do sol sobre as árvores na floresta brasileira do Amazonas.
Pôr do sol sobre as árvores na floresta brasileira do Amazonas.

Por que a Amazônia é tão incrível?

Conhecida como o pulmão do planeta e essencial para a vida humana, a Amazônia é coberta, em sua maior parte, por uma floresta úmida que colabora para a formação de seu clima equatorial e quente, que prevalece na região durante todo o ano.

São 7 milhões de km², dos quais 5 milhões são cobertos por florestas nativas, espalhadas por 9 países. O Brasil detém a maior parte, abrigando 60% da floresta em seu território.

O segundo país com maior parcela de Floresta Amazônica é o Peru, com 13%. Os 27% restantes são divididos entre Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Bolívia, Equador e Suriname.

A Amazônia conta com uma biodiversidade sem igual no Planeta. É casa de uma em cada dez espécies animais existentes no mundo, além de mais de 40 mil espécies de plantas. Por esse motivo, é considerada uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Caso ainda não tenhamos te convencido a conhecer de perto esta preciosidade que está tão perto de nós, continue nos acompanhando nas próximas linhas. Vamos apresentar um roteiro incrível com 9 imperdíveis lugares na Amazônia para visitar. Confira!

+ Turismo na Amazônia: Iquitos

1 – Rota dos Rios

Arquipélago de Anavilhanas, Amazonas, Brasil.
Arquipélago de Anavilhanas, Amazonas, Brasil.

Um dos destinos mais queridos pelos mochileiros que vão à Amazônia é a Rota dos Rios, um trajeto de mais de 1600 km percorridos em zona fluvial, especialmente no Rio Amazonas, que liga as duas principais capitais da Amazônia brasileira, Manaus e Belém.

Ao todo, são 11 dias de viagem, sendo cinco para ir de Manaus a Belém e seis para retornar à capital do Amazonas.

As embarcações contam com diversas opções de cabine e você pode curtir, além do visual repleto de natureza durante o trajeto, as cidadezinhas onde as embarcações fazem paradas. Uma delas é a Vila de Alter do Chão, nosso próximo item da lista.

Veja aqui os 7 melhores pontos turísticos do Amazonas

2 – Alter do Chão

Alter do Chão está localizado no Estado do Pará. É um pequeno e charmoso vilarejo conhecido por suas belas praias fluviais, incluindo a região mais bonita do Rio Tapajós.

Para chegar até lá você pode fazer a rota dos Rios, como apresentamos no item anterior, ou ir de avião até Santarém.

Em 2009, Alter do Chão foi reconhecido pelo jornal The Guardian como uma das dez praias mais bonitas do Brasil graças às incontáveis ilhas rodeadas por areias brancas e banhadas pelas águas verdes e transparentes do Rio Tapajós.

Veja aqui quais são as melhores praias do Pará

3 – Parque Nacional de Anavilhas

Parque Nacional de Anavilhas é um dos incríveis lugares na Amazônia para visitar.
Vista aérea das Ilhas do Parque Nacional Anavilhanas, Amazônia Brasileira.

O Parque Nacional de Anavilhas foi criado, inicialmente, como um caminho para resguardar e proteger o arquipélago fluvial de Anavilhanas, um dos maiores do gênero no mundo.

São, aproximadamente, 400 ilhas com biodiversidade e vegetação riquíssimas, incluindo árvores gigantes e dezenas de espécies de pássaros.

Quando estiver no parque, não deixe de ir até às Grutas do Madadá, duas rochas enormes de arenito que formam uma espécie de salão de pedras enfeitado com muitas plantas e árvores nativas. Inscrições rupestres também são facilmente encontradas na gruta.

Veja Também: 10 Destinos Perfeitos Para Quem Gosta de Aventura

4 – Parque Nacional do Jaú

Parque Nacional do Jaú é um dos incríveis lugares para visitar na Amazônia
Parque Nacional do Jaú – Foto: Icmbio.gov.br

O Parque Nacional do Jaú é um dos lugares na Amazônia para visitar mais fantásticos. Trata-se do segundo maior parque nacional do país e o terceiro do planeta, tendo recebido a nomeação de Patrimônio Natural da Humanidade, conferido pela UNESCO.

Ali, o turista encontra uma área superior à extensão do Estado de Sergipe em floresta tropical intocada, além de deliciosas cachoeiras e piscinas naturais.

Veja Também: 9 Destinos Pouco Conhecidos no Brasil

5 – Nadar com os botos-cor-de-rosa em Novo Airão

Botos cor de rosa em Novo Airão, Amazonas.
Botos cor de rosa em Novo Airão, Amazonas.

Os botos são animais dóceis e super fofos que fazem parte do Folclore Nacional, protagonizando lendas que nasceram na Amazônia e foram disseminadas através de gerações por todo o Brasil.

Ao viajar à Praia da Orla de Novo Airão, santuário dos botos amazonenses, você pode viver uma das experiências mais incríveis da viagem: conhecer um pouco mais sobre a espécie e até mergulhar com esses lindos animais.

Veja aqui 10 destinos no Brasil para ver animais em estado selvagem

6 – Presidente Figueiredo e suas cachoeiras

Cachoeira da Onça em Presidente Figueiredo, Amazônia.
Cachoeira da Onça em Presidente Figueiredo, Amazônia.

Próximo a Manaus, em Presidente Figueiredo, está um dos melhores lugares para visitar na Amazônia. A pequena cidade é conhecida como a terra das cachoeiras amazônicas. São dezenas de corredeiras, cavernas e cachoeiras para que o seu tour seja, nada menos, do que perfeito.

Dentre as cachoeiras mais imperdíveis estão o Santuário e Pedra Furada. Vá também à belíssima Gruta da Judeia.

veja Também: 12 melhores destinos do Brasil segundo os viajantes

7 – Parque Arqueológico do Solstício

Parque Arqueológico do Solstício é um dos incríveis lugares para visitar na Amazônia
Parque Arqueológico do Solstício – Foto: pt.wikipedia.org

Um dos lugares na Amazônia para visitar mais fascinantes da região é o Parque Arqueológico do Solstício, no município de Calçoene, Amapá.

O destino é perfeito para quem ama curtir a natureza e, ao mesmo tempo, desbravar locais antigos e cheios de histórias para contar.

Uma das principais atrações do parque arqueológico são os 127 megalitos, talhados por povos indígenas, extremamente antigos, que chegam a 2,5 metros de altura e até 4 toneladas cada.

Os megalitos foram construídos para orientar esses povos no que tange às mudanças de estações, clima, chegada de chuvas e o término do ano solar.

Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

8 – Ilha de Marajó

Bela paisagem natural na praia de Barra Velha, Cidade de Soure, Ilha Marajó, Estado do Pará.
Bela paisagem natural na praia de Barra Velha, Cidade de Soure, Ilha Marajó, Estado do Pará, Brasil. – Crédito de atribuição editorial: Sandra Moraes / Shutterstock.com

A famosa Ilha de Marajó é um destino incrível na Amazônia. Localizada no Estado do Pará, a Ilha contempla 12 cidades e presenteia o visitante com o encontro entre o Oceano Atlântico e o Rio Amazonas, além de uma das áreas mais preservadas de natureza de todo o Estado paraense.

Existem muitas lendas e mistérios envolvendo a ilha, especialmente relacionadas a tribos indígenas milenares que, diz-se, viviam em sociedades avançadas, especialmente na produção de artefatos em argila, tradição que existe até hoje em Marajó.

As praias desertas complementam o passeio incrível à ilha.

Veja aqui 9 motivos para visitar Ilha de Marajó o mais rápido possível

9 – Parque Nacional de Manu

Um alojamento na selva à beira de um rio no Parque Nacional Manu, Peru.
Um alojamento na selva à beira de um rio no Parque Nacional Manu, Peru.

Saindo um pouco da Amazônia Brasileira e indo em direção a outros horizontes, chegamos ao Parque Nacional de Manu, no Peru, uma das maiores belezas que você vai encontrar em seu tour pela Amazônia.

Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, o Parque conta com uma das biodiversidades mais ricas do mundo. Para chegar até lá, é necessário viajar até Cuzco, no sul do Peru.