O que não faltam em Maragogi são praias de beleza extrema que precisam (e merecem) entrar no seu radar de destinos de viagem, pelo menos, uma vez na vida.

Maragogi é um pequeno município do litoral norte de Alagoas que veio para ficar, de vez, no coração dos turistas brasileiros. Fundada em 24 de abril de 1875, a cidade é formada por uma área de 335km² e população estimada de 32 mil habitantes, estando a 125 quilômetros de distância da capital do Estado, Maceió.

Famosa por suas praias paradisíacas de piscinas naturais, a região ficou conhecida nacionalmente pelo apelido carinhoso de “Caribe” brasileiro. E, não é para menos! São diversas praias, cada uma com sua singularidade e beleza especial, que têm em comum a intensidade da cor azul turquesa do mar, que faz de Maragogi uma joia rara do litoral brasileiro.

Todo o litoral da cidade, aliás, está inserido dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais) criada em 1997. A área de preservação possui 150 km e protege 413 mil hectares de natureza, sendo esta a maior área de proteção ambiental marinha do País.

Quer saber um pouquinho mais o que de melhor este paraíso tem a oferecer? Então fique com a gente! Apresentaremos a seguir, as 7 melhores praias de Maragogi que precisam entrar no seu roteiro de destinos. Acompanhe!

+ 13 passeios em Maragogi que você não pode deixar de fazer

1 – Praia de Peroba

Praia de Peroba - Maragogi

Peroba é uma das melhores praias de Maragogi. Localizada no litoral norte da cidade, a praia fica na divisa entre Alagoas e Pernambuco e se destaca pelas águas mornas e bem clarinhas, cercadas por coqueiros e por lindos corais que são a grande atração para banhistas e mergulhadores.

Por se manter sempre em maré baixa, Peroba também é excelente para banho, já que as piscinas naturais predominam por ali.

+ As 10 praias mais bonitas de Alagoas

2 – Praia de Xaréu

Praia de Xeréu - Maragogi

Uma das praias mais queridas de Maragogi, sem dúvida, é Xaréu. Localizada a 8 quilômetros do centro, a praia chama a atenção pela tranquilidade e clima de vila de pescadores que impera por ali.

Xaréu é indicada para quem quer aproveitar a praia com tranquilidade, longe das aglomerações, principalmente durante a semana. A maré em Xaréu é bastante baixa e, na maior parte do ano, o mar se torna uma deliciosa lagoa, ideal para banho e sem perigo para as crianças.

Outro passeio divertido por ali é andar de bugue pelas areias da praia ou caminhar mar adentro a pé, aproveitando a maré baixa.

+ Melhor época para ir a Maceió: clima, gastronomia, praias e passeios

3 – Praia de Burgalhau

Praia de Burgalhau - Maragogi

Outra praia que não pode faltar no seu radar de destinos em Maragogi é Burgalhau, pico de areias claras, águas cristalinas e quase sem ondas, que faz a alegria de banhistas de todas as idades.

Dali é possível contemplar belos arrecifes e a foz de um dos principais rios da cidade, além de fazer boas caminhadas à beira mar. Caso queira passar o dia em Burgalhau, leve suprimentos e guarda-sol. Há poucos quiosques na praia e eles costumam encerrar as atividades logo no início da tarde.

+ As 10 melhores praias de Maceió que você deveria conhecer em suas férias

4 – Praia de Antunes

Praia de Antunes - Maragogi

Antunes é uma das praias com melhor infraestrutura de Maragogi e, por isso, figura entre as prediletas dos turistas que ali chegam. Quiosques, bares e comércio (formal e ambulante) oferecem todo o conforto e praticidade para um dia inteiro de praia.

Enquanto degusta um petisco e descansa à sombra do guarda-sol, aproveite para apreciar o visual da praia, formado por areias claras e fofas e por um mar azul-esverdeado hipnotizante.

+ 10 passeios em Maceió para incluir no seu roteiro de viagem

5 – Praia de Barra Grande

Praia de Barra Grande - Maragogi

Barra Grande é uma das praias de Maragogi mais interessantes. Nela, o turista tem a chance de aproveitar o melhor que a natureza local tem a oferecer, especialmente durante a maré baixa, quando bancos de areia se formam em meio ao mar, abrindo caminho até as piscinas naturais que ficam 1 quilômetro mar adentro, permitindo ao visitante ir até elas sem grandes esforços onde só se chegaria com auxílio de um barco.

Para aproveitar este momento incrível, o conselho é que você verifique a tábua de maré, para se certificar de que ela se encontra no nível 0,0. Caso não saiba nadar, evite ficar muito tempo nas piscinas naturais para não correr o risco de pegar a maré subindo no retorno.

Caso passe o dia em Barra Grande, leve seus alimentos e bebidas, pois não há quiosques nem bares por lá.

+ 12 melhores hotéis em Maceió para curtir as férias de verão

6 – Praia do Patacho

Praia do Patacho - Maragogi

Praia quase deserta, Patacho está localizada em Porto das Pedras e é considerada a melhor opção para quem deseja descansar à beira do mar. Isso porque não há comércio ou quiosques no local e (talvez por isso) poucos turistas se aventurem a ir até lá.

Quem, por outro lado, dá uma chance à Patacho, é recompensado com uma vista deslumbrante de águas tranquilas e límpidas, ideais para banho, além de um caminho impressionante de coqueiros que oferecem sombra e refresco ao calor da cidade.

+ 5 destinos baratos no Nordeste para viajar gastando pouco

7 – Praia de Maragogi

Praia de Maragogi

A praia de Maragogi, que leva o nome da cidade, é a principal parada de turistas que querem aproveitar o litoral na região. Localizada no centro, a praia é cercada por muitos hotéis, pousadas, restaurantes, bares e quiosques, um chamariz para os visitantes, devido à praticidade e conforto que oferece.

O mar, assim como a areia, está sempre cheio de banhistas. Por ali também se vê muitos tipos de embarcações, uma vez que a praia é ponto de pescadores. O mar é propício para banho na maré baixa. Durante a maré alta, no entanto, é preciso ficar atento às fortes ondas que quebram perto da areia.

+ As 12 praias mais paradisíacas do nordeste brasileiro

Como se locomover por Maragogi e curtir o roteiro de praias?

A melhor forma de aproveitar todas as praias de Maragogi (especialmente as mais desertas) é de carro. Você pode alugar um veículo em Maceió e fazer o percurso que seria feito de ônibus de carro e aproveitar para ter mais comodidade na hora de realizar os passeios pela cidade.

O que achou das nossas dicas? Está pronto para fazer um roteiro dos sonhos em Maragogi? Conte para a gente a sua experiência nos comentários!