Quem vive em São Paulo, provavelmente já está habituado com a correria do dia a dia e com a falta de tempo para relaxar e desligar um pouco da rotina puxada.

Apesar de contar com inúmeras opções de passeio e entretenimento sempre perto de casa, sair um pouco da cidade e respirar novos ares é uma excelente opção para sair da mesmice e aproveitar pequenos feriados ou até mesmo os fins de semana.

Municípios ao redor da capital, no litoral ou no interior reservam muitos tesouros que merecem ser desvendados e que, certamente, vão acrescentar, e muito, à sua cultura e visão de mundo.

Por isso, se você deseja desplugar do agito da capital mas anda sem tempo para viajar, conheça alguns destinos incríveis até 200km da cidade de São Paulo e prepare-se para pôr o pé na estrada e se divertir sem limites.

Curta: Nossa Página no Facebook

Ilhabela é um dos destinos para quem está sem tempo para viajar
Fonte: Green Hostel Ilhabela

1 – Ilhabela é um dos destinos para quem está sem tempo para viajar

Uma das praias mais bonitas e famosas de São Paulo, Ilhabela fica a apenas 198 Km da capital, sendo um destino ideal para passar o feriado ou o fim de semana quando você está sem tempo para viajar.

Considerada a capital nacional da vela, Ilhabela é também a maior ilha marítima do Brasil, sendo marcada por ventos fortes, o que a torna perfeita para os adeptos de esportes como vela, surf e kitesurf.

O esporte é tão forte na ilha que no mês de julho é realizada a Semana Internacional da Vela, que atrai praticantes e amantes do esporte de todo o Brasil.

As praias paradisíacas, cercadas por mata atlântica, encantam pela beleza do mar de um azul intenso.

Além das praias, Ilhabela ainda chama a atenção por suas mais de 300 cachoeiras espalhadas no entorno da ilha.

Há também praias desertas e de difícil acesso que possuem paisagens praticamente intocadas pelo homem.

Veja Também: 5 motivos para você conhecer Ilhabela

2 – Campos do Jordão

Campos do Jordão é um dos destinos para quem está sem tempo para viajar
Fonte: Me Valorizo

Considerada uma das cidades mais românticas do Estado de São Paulo, Campos do Jordão é destino certo dos paulistanos quando as temperaturas começam a cair.

É no período que vai de maio a agosto, que a cidade recebe o maior número de turistas, ávidos pelo glamour e pelas atrações especiais que o município reserva nesta época.

A apenas, 181 quilômetros da capital, Campos do Jordão é um destino mais que perfeito para você aproveitar uns dias de descanso quando está sem tempo para viajar.

Com 1.628 metros de altitude, a nossa Suíça Brasileira reserva uma série de atrações espalhadas por toda a cidade, cujo entorno é cercado pela Serra da Mantiqueira.

A arquitetura da cidade é riquíssima, em estilo europeu, e o turista também pode se esbaldar com o melhor da gastronomia local, além de brincar na pista de esqui em neve artificial, que funciona a todo vapor no inverno.

Você também pode aproveitar o dia em passeios de teleférico e de trem e apreciar as paisagens rústicas e bucólicas da região; almoçar nos mais badalados restaurantes da cidade, fazer compras nas dezenas de lojas e boutiques existentes e degustar fondues, chocolates quentes e vinhos, enquanto se aquece em charmosas lareiras.

É ou não é para se apaixonar?

Veja Também: Campos do Jordão: a Suíça brasileira

3 – Embu das Artes

Embu das Artes é um dos destinos para quem está sem tempo para viajar
Fonte: Os caminhantes

Uma opção de passeio “bate e volta” fantástica para quem está sem tempo para viajar e quer sair de São Paulo, é Embu das Artes.

Localizada a 30 minutos da capital, a cidade que respira arte oferece inúmeras opções culturais para deleite de seus visitantes.

Ali, o turista encontra o Museu de Arte Sacra de Jesuítas, construção do início do século XVIII que abrigou os sacerdotes da Companhia de Jesus e que hoje guarda um acervo riquíssimo da época.

Embu das Artes também é muito conhecida por suas feirinhas de artesanatos que invadem as ruas do centro histórico e recebem milhares de visitantes todos os fins de semana.

Além dos mais variados itens entre roupas, quadros, esculturas, bijuterias e antiguidades, o turista também pode encontrar nas ruas da cidade outras manifestações artísticas, com expoentes da música, das artes cênicas e da poesia.

Veja Também: As 15 praias mais bonitas de São Paulo

4 – Holambra

Holambra é um dos destinos para quem está sem tempo para viajar
Fonte: Volkstur

A cidade das flores está localizada a 140 km de São Paulo e é outra ótima opção para você que quer se divertir mas está sem tempo para viajar.

Mantendo a tradição de seus colonizadores holandeses no cultivo de flores, em especial a Tulipa, a cidade é, atualmente, a maior exportadora de flores da América Latina.

Também abriga o evento Expoflora, maior do setor no País, realizado anualmente em setembro, que atrai produtores e curiosos de todos os cantos do Brasil, ávidos para ver um arco-íris infinito de flores belíssimas, além da tradicional chuva de pétalas e apresentações musicais.

A influência da cultura da Holanda não para por aí.

Em Holambra, a arquitetura, os restaurantes e as casas de doces trazem consigo inúmeras referências dos países baixos, assim como a história dos imigrantes que podem ser facilmente encontradas pelas ruas da cidade.

Veja Também: Paranapiacaba: Os encantos da Cidade Luz

5 – Boituva

Boituva é um dos destinos para quem está sem tempo para viajar
Fonte: Férias Brasil

Se você precisa de uma dose extra de adrenalina e anda sem tempo para viajar, uma opção incrível e próxima a São Paulo é Boituva.

A 121 quilômetros da capital, a cidade, que é reduto dos amantes de esportes radicais, reserva inúmeras opções de lazer e diversão para todos os gostos.

Que tal um passeio de balão que sobrevoa toda a cidade?

Há companhias que, além de realizar o trajeto de mais de 8 quilômetros, ainda oferecem champanhe aos convidados para um brinde em pleno ar.

Se preferir, você ainda pode realizar o antigo sonho de pular de paraquedas, já que Boituva é uma das cidades onde mais se pratica paraquedismo e queda livre em todo o Brasil.

Outros esportes aéreos como asa-delta e skydive também são bastante procurados pelos turistas que vão até a cidade em busca de aventura e diversão.

Tudo isso, é claro, cercado por paisagens encantadores e muita natureza.

Veja Também: São Sebastião além de Maresias

6 – São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga é um dos destinos para quem está sem tempo para viajar
Fonte: daportaprafora

A 187 quilômetros de São Paulo, São Luiz do Paraitinga reserva as melhores cachoeiras próximas à capital, nas quais o turista pode chegar através de trilhas guiadas por todo o complexo do Parque Estadual da Serra do Mar.

As cachoeiras mais conhecidas e procuradas pelos visitantes são a Andorinha, Poço do Pito, Saltinho e Ipiranga.

Todas elas, sem exceção, valem a pena serem visitadas pela beleza e contato com a natureza por elas proporcionados.

O centro histórico da cidade também abriga uma grande diversidade cultural e arquitetônica e, certamente, precisa ser incluído no seu roteiro.

São Luiz do Paraitinga possui, além disso, um histórico de promover um dos melhores carnavais de todo o Estado de São Paulo.

Veja Também: Ubatuba, o paraíso do litoral paulista