4 cervejarias artesanais na Serra Gaúcha que valem a pena conhecer

Confira as principais cervejarias artesanais na Serra Gaúcha. A "Rota cervejeira" é parada obrigatória para os amantes da bebida que se interessam em conhecer o processo de fabricação dessa iguaria.

Veja Também

As 10 praias mais bonitas de Alagoas

As praias mais bonitas do Brasil estão situadas no estado de Alagoas. Saiba quais são as melhores praias de piscinas naturais e as paisagens mais lindas.

As 10 praias mais bonitas de Porto Seguro

Conheças as praias mais bonitas de Porto Seguro. Descubra quais são os pontos turísticos mais badalados e monte seu roteiro de viagem.

TOP 5 lugares incríveis para se visitar no Rio de Janeiro

Conheça os melhores passeios para você fazer ao visitar o Rio de Janeiro e entenda porque ela é a cidade maravilhosa que encanta turistas de todo mundo.

Os Melhores Destinos para Viajar em Agosto

Conheça os melhores destinos dentro e fora do Brasil para viajar em Agosto. Escolha o lugar que mais combina com você e, boa viagem!

As 10 melhores praias de Aracaju

Veja as dez melhores praias de Aracaju e escolha onde curtir seus dias de descanso. Surpreenda-se com belos cenários neste destino incrível.

A Serra Gaúcha encanta por sua magnitude e pelas incontáveis belezas naturais que atraem milhares de turistas todos os anos, especialmente quando o friozinho começa a dar sinais de que está chegando.

Além das atrações naturais, as vinícolas e cervejarias artesanais são paradas obrigatórias do roteiro turístico de quem vai à Gramado, Nova Petrópolis e Canela.

Devido ao sucesso de suas cervejas artesanais, essas cidades acabaram criando, em 2015, a Rota Cervejeira, destinada aos amantes da bebida, que se interessam em conhecer o processo de fabricação de uma das iguarias mais amadas pelos brasileiros.

A simplicidade das produções é, também, o seu maior charme.

Veja: 6 lugares da Serra Gaúcha que você tem que conhecer

Sempre receptivos, os produtores abrem as portas de suas cervejarias e convidam os visitantes para conhecer sua produção e saborear o fruto de seu trabalho, como se recebessem seus próprios amigos em casa.

Das torneiras dos barris saem deliciosas cervejas que, na maioria das vezes, não são comercializadas fora das propriedades, o que torna a visita uma oportunidade única para degustar cervejas fantásticas e puras.

Veja Também: Gramado: Guia de Viagem

Para os interessados, há a possibilidade de agendar as visitas entrando em contato diretamente com as cervejarias ou adquirir um pacote com tours guiados nas principais cervejarias artesanais da região, como, por exemplo, o Beer Bus Tour (GramBier, Rasen Bier e Cervejaria do Farol), o Tour Cerveja Artesanal (Gram Bier, Rasen Bier, Cervejaria do Farol) e o Tour Cervejarias (Bier & Bier Ambarina, Cervejaria Gram Bier, Cervejaria Rasen Bier).

Conheça a seguir o trabalho de 4 cervejarias artesanais da Serra Gaúcha que valem a pena conhecer.

1 – Gram Bier

Gram Bier é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha
Fonte: TripAdvisor

A Gram Bier, presente em praticamente todos os pacotes de visita da Rota Cervejeira, é uma das principais opções de cervejarias artesanais na Serra Gaúcha que valem a pena conhecer.

Localizada em Gramado, a cervejaria abre suas portas para visitas guiadas, onde os turistas têm a chance de conhecer os insumos, o maquinário e os cuidados pelos quais passam a cerveja até ser engarrafada.

O local recebe grupos pequenos e é necessário agendar a visita previamente.

Além disso, menores de idade acompanhados dos pais podem realizar as visitas nas instalações, porém não é permitida a participação nas degustações.

Veja Também: Pontos Turísticos da Serra Gaúcha

2 – Edelbrau

Edelbrau é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha
Fonte: Gramado Blog

Localizada no município de Nova Petrópolis, a cervejaria artesanal Edelbrau é uma das principais paradas de quem vai até a Serra Gaucha em busca de experiências inesquecíveis.

Em atividade desde 2011 e inspirada nas cervejarias irlandesas, a Edelbrau produz cervejas Pilsen, Dunkel, Weiss, Pale Ale e Blond Ale (especial frutada e dourada), em um total de 160 mil litros de cerveja por ano.

A Edelbrau conta também com um Gastropub, ambiente aconchegante que oferece em seu cardápio diversos tipos de petiscos, pratos com inspirações europeias e gaúchas, almoço colonial típico alemão, além de chope Edelbrau fresco produzido ali mesmo.

Cerca de 40 mil pessoas visitam as instalações da Edelbrau todos os anos, sendo 50% de seu faturamento decorrente das vendas de produtos durante as visitas, na loja de fábrica da empresa.

Veja Também: O que fazer em Gramado: Pontos turísticos e atrações na cidade

3 – Rasen Bier é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha

Rasen Bier é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha
Fonte: Blog Meu Destino

Inspirada no estilo das cervejarias de Munique, a Rasen Bier, em Gramado, é mais uma daquelas cervejarias gaúchas incríveis que vale a pena conhecer.

Com localização privilegiada, na Rua Coberta, uma das principais de Gramado, a Rasen Bier comporta 590 pessoas sentadas, em uma área de 2 mil metros quadrados.

A Rasen (Gramado, em Alemão) levou o nome da cerveja gaúcha ao resto do País, sendo uma marca conceituada no Brasil.

Produzindo 50 mil litros de cerveja por ano, a cervejaria segue as regras de pureza da Alemanha na produção, que exigem uma série de requisitos acerca das marcas das matérias primas como o lúpulo, o malte, a levedura e até mesmo a água.

Produzindo cervejas com teor alcoólico que vão de 4,8% (Pilsen) a 8,8% (Ale Belga), a cervejaria realiza tours de 20 minutos, com degustação de cerveja Pilsen inclusa.

O local também possui um bar bastante aconchegante que serve as cervejas produzidas pela Rasen, além de uma lojinha de souvenires.

Veja Também: 7 opções para você saber o que fazer em Canela na Serra Gaúcha

4 – Cervejaria Farol

Cervejaria Farol é uma das cervejarias artesanais na Serra Gaúcha
Fonte: Display Recomenda

Também dentre as cervejarias artesanais da Serra Gaúcha que valem a pena você conhecer está a Cervejaria Farol, em Canela.

Inaugurada em 2003, a arquitetura da cervejaria homenageia o Farol de 32 metros da cidade que proporciona uma vista linda de Gramado, Caxias do Sul e São Francisco de Paula.

A Cervejaria Farol, parte da Rota Cervejeira da Serra Gaúcha, é especializada na produção de cervejas Pilsen, Tripel e Weiss e realiza um tour com duração de 25minutos, que abrange a visita a equipamentos, insumos e sala de fermentação.

Ao final da visita, é possível degustar três tipos de cervejas tiradas diretamente das torneiras do bar do Farol.

Do lado de fora ainda há um plus: o biergarten, inspirado nos jardins cervejeiros alemães e um restaurante que conta com apresentações da Bier Rock Band.

Veja Também: Hotéis em Gramado que vão Deixar Você de Queixo Caído

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR