Um dos pontos mais procurados pelos paulistanos e famoso no mundo inteiro, Ilhabela fica a 210km da capital do estado de São Paulo. É um município-arquipélago que possui 14 ilhas e ilhotas, onde há muitas atrações além das belas praias.

Separamos 19 passeios em Ilhabela, imperdíveis para quem vai curtir esse paraíso no litoral norte paulista.

Veja Também: 5 motivos para você conhecer Ilhabela

1 – Centro histórico

Durante o dia, vale um passeio pelo centro para conhecer a arquitetura e a história do local, para provar a gastronomia da região e para comprar lembrancinhas nas lojinhas de artesanato.

Também vale uma caminhada pela Rua do meio para apreciar a vista do píer.

À noite a temperatura aumenta e o centro de Ilhabela se transforma em um centro gastronômico, onde sempre é possível ouvir música ao vivo para todos os gostos.

Veja Também: As 11 melhores e mais belas praias de Ilhabela

2 – Parque Estadual de Ilhabela

Cachoeira do Gato no Parque Estadual de Ilhabela - São Paulo

Um recanto para quem gosta de estar ao ar livre, tem uma trilha de 4km que acaba na Cachoeira do Gato, uma queda d’água de 40m. Uma caminhada de cera de 1 hora e meia, mas, que vale a pena pela beleza do local.

Há ainda outras cachoeiras bonitas na região, como a dos três Tombos e a da Toca.

Veja Também: Ubatuba, o paraíso do litoral paulista

3 – Ilha das Cabras

Ilha das Cabras em Ilhabela - São Paulo
Crédito Editorial: Diego Grandi / Shutterstock.com

Um dos passeios em Ilhabela mais procurados pelos visitantes, é especialmente querida pelos mergulhadores, tanto amadores quanto profissionais por oferecer mergulhos inesquecíveis.

Veja Também: 11 belas praias em Ubatuba para ir com a família

4 – Trilha da Água Branca

Trilha da água branca é um dos passeios em Ilhabela - São Paulo

Uma caminhada de aproximadamente 30 minutos, leva a um dos passeios em Ilhabela mais recompensadores, de beleza única: cinco poços formados pelas corredeiras do Ribeirão da Água Branca.

Além disso, uma torre de observação com 10 metros de altura é perfeita para contemplar o local e fazer belas fotografias.

Veja Também: 11 praias em Ubatuba próximas de hotéis e pousadas

5 – Fazenda Laje

Localizado em frente à Praia do Bonete, é um camping muito procurado por turistas aventureiros que buscam contato com a natureza.

Possui uma trilha que leva à cachoeira da laje, outra bastante famosa na região.

Veja Também: Conheça a Praia do Felix em Ubatuba – SP

6 – Museu náutico

Ilhabela já foi palco de inúmeros naufrágios e hoje é conhecida como cemitério de navios e barcos. O acervo do museu é composto com objetos recuperados desses naufrágios, entre eles o conhecido navio Príncipe de Astúrias.

Veja Também: Conheça a Praia do Cedro em Ubatuba – SP

7 – Igreja Nossa Senhora d’Ajuda

Visitar a Igreja Nossa Senhora d'Ajuda em Ilhabela - São Paulo

É a Matriz da cidade e parada obrigatória dos visitantes. Foi construída durante os anos de 1697 e 1718.

Veja Também: 13 das melhores praias desertas em Ubatuba

8 – Marina Porto Ilhabela

Uma vista paradisíaca da região e o local ideal para se ver um magnifico pôr do sol.

Veja Também: Conheça a Praia Domingas Dias em Ubatuba – SP

9 – Praia de Jabaquara

Praia do Jabaquara em Ilhabela - São Paulo

O acesso é de carro, por uma estrada de areia, ou por balsas. Por isso a praia é menos frequentada, o que a torna mais preservada e mantém sua beleza e suas águas sempre cristalinas.

É um dos passeios em Ilhabela relaxante, que possui uma beleza estonteante. Rios deságuam de ambas as extremidades e, em uma delas, forma uma piscina natural de água doce, ideal para crianças brincarem sem riscos.

Para os mais aventureiros, é possível alugar caiaques e stand up paddle. Para quem quer só curtir, há várias opções de quiosques com drinks e petiscos deliciosos.

Veja Também: As 7 melhores praias de São Sebastião

10 – Praia Pedra do Sino

Praia Pedra do Sino em Ilhabela - São Paulo

Recebeu esse nome, pois muitos dizem que, às águas, ao bater nas pedras, emitirá um som de sno. Por isso, muitos turistas levam martelos ou objetos semelhantes para bater nas pedras e conferir se a história é verdadeira.

Há um deck por trás de um restaurante onde é possível ver toda a praia e fazer belas imagens.

Veja Também: 7 Razões para ir a Maresias: a praia mais badalada do litoral Norte de SP

11 – Praia da Armação

Praia da Armação em Ilhabela - São Paulo

Um os passeios em Ilhabela perfeito para quem busca tranquilidade e um bom banho de mar com águas tranquilas e calmas. Também é ideal para quem pratica windsurfe e kitesurf. Muitos visitantes chegam de lanchas e barcos e vão para a praia, que conta com uma boa estrutura de restaurantes, bares e quiosques.

Há ainda a Capela Imaculada Conceição, uma aconchegante igrejinha e uma trilha que leva a um píer que a separa da Praia do Pinto e rende belíssimas fotos.

Veja Também: As 7 Melhores Praias Desertas em São Paulo Para quem Gosta de Sossego

12 – Praia do Perequê

Praia do Perequê em Ilhabela - São Paulo

Localizada na região central de Ilhabela, a praia é uma das mais movimentadas da região. Excelente para a prática de esportes aquáticos, como kite surf, stand up paddle e caiaque.

O lugar possuí excelente infraestrutura, tanto para locação dos equipamentos necessários para a prática desses esportes, quanto para curtir uma deliciosa refeição em dos muitos restaurantes.

Também é de lá que saem a maior parte dos passeios de barco e escuna para as ilhas da região.

Ainda, nas areias, é possível jogar vôlei, futevôlei, frescobol e futebol, pois existes redes e campos por toda a sua extensão.

Para a criançada, a praia também possui playgorounds que ficam protegidos pelas sombras das árvores. E, mesmo os que não curtem muito o mar podem fazer corridas, caminhadas ou dar pedaladas pelo calçadão.

Veja Também: As 10 melhores praias do Guarujá SP

13 – Praia da Feiticeira

Praia da Feiticeira em Ilhabela - São Paulo

Também é muito famosa na região e frequentada por quem quer fugir da loucura do dia a dia. O acesso é por um casarão estilo colonial, sede de uma antiga fazenda. Ao sul, duas cachoeiras desaguam no local.

Um grande condomínio residencial e a ausência de quiosques e bares fazem com que a praia seja frequentada por quem está em busca de sossego. Ideal para famílias. Mas, não esqueça de levar um lanchinho, especialmente se estiver com crianças.

Veja Também: Conheça a Ilha do Cardoso em São Paulo

14 – Praia do Bonete

Praia do Bonete em Ilhabela - São Paulo

A praia do bonete é considerada uma das mais belas praias do Brasil, por preservar a cultura local. Também é morada da maioria dos caiçaras de Ilhabela, exatamente por isso, não é muito frequentada por turistas.

Seu público alvo são os surfistas locais ou de regiões próximas. O lugar é lindo e vale a pena conferir!

Veja Também: Conheça a Praia do Bonete em Ubatuba – SP

15 – Praia do Portinho

Praia do Portinho em Ilhabela - São Paulo

Pertence ao Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras. É possível observar várias espécies marinhas e tem uma vista privilegiada do píer, que fica localizado próximo à praça. Possui alguns bares e restaurantes.

Veja Também: As 15 praias mais bonitas de São Paulo

16 – Praia da Fome

Praia da Fome em Ilhabela - São Paulo
Foto: pt.wikipedia.org

Geralmente, se chega à praia de barco, mas também há acesso para quem está de carro ou outros meios de transporte. Ao norte de Ilhabela, é um recanto protegido por uma península.

Suas águas são tranquilas e muitas pessoas gostam de praticar snorkeling lá. Há ainda um antigo casarão que servia para abrigar escravos trazidos da África.

Veja Também: 12 refúgios no interior de São Paulo para você se desconectar do mundo e entrar em contato com a natureza

17 – Praia do Curral

Praia do Curral em Ilhabela - São Paulo

É a praia mais badalada da região, frequentada por jovens que lotam seus bares e restaurantes. A praia é considerada bem frequentada e segura pelos visitantes, mesmo sendo mais afastada do centro, justamente por sua excelente infraestrutura.

Veja Também: As 6 melhores praias de Bertioga no litoral norte de São Paulo

18 – Praia do Pinto

Praia do Pinto em Ilhabela - São Paulo
Foto: commons.wikipedia.org

Pouco frequentada por turistas, por ser um dos passeios em Ilhabela que atrai mais famílias em busca de sossego e de um lugar tranquilo para as crianças brincarem. Casais também consideram o cenário romântico.

Dá para praticar snorkel tranquilamente e é possível ver vários peixinhos passeando pelo mar. Não há muitas opções de bares e restaurantes, por isso recomenda-se levar lanches e água.

Veja Também: O que fazer em São Paulo: Pontos turísticos e atrações na cidade

19 – Praia de Castelhanos

Praia do Castelhanos em Ilhabela - São Paulo

Só dá para chegar à Praia de Castelhanos pelo solo, e mesmo assim, apenas de jipes ou caminhonetes. Os mais corajosos podem ir de moto, bike ou até mesmo a pé, mas terão que percorrer mais de 20km dentro da Mata Atlântica.

Apesar do difícil acesso, o percurso vale a pena, pois o lugar é lindo, com águas cristalinas e areia limpa.