13 Passeios Grátis para Fazer em Gramado

Afinal os preços por lá podem ser bem altos, se comparados a outros destinos brasileiros.

Veja Também

As 10 praias mais bonitas de Alagoas

As praias mais bonitas do Brasil estão situadas no estado de Alagoas. Saiba quais são as melhores praias de piscinas naturais e as paisagens mais lindas.

As 10 praias mais bonitas de Porto Seguro

Conheças as praias mais bonitas de Porto Seguro. Descubra quais são os pontos turísticos mais badalados e monte seu roteiro de viagem.

TOP 5 lugares incríveis para se visitar no Rio de Janeiro

Conheça os melhores passeios para você fazer ao visitar o Rio de Janeiro e entenda porque ela é a cidade maravilhosa que encanta turistas de todo mundo.

Os Melhores Destinos para Viajar em Agosto

Conheça os melhores destinos dentro e fora do Brasil para viajar em Agosto. Escolha o lugar que mais combina com você e, boa viagem!

As 10 melhores praias de Aracaju

Veja as dez melhores praias de Aracaju e escolha onde curtir seus dias de descanso. Surpreenda-se com belos cenários neste destino incrível.

O Brasil, um país tipicamente tropical, cheio de praias paradisíacas, cachoeiras, calor e outras belezas naturais. Porém, muitas pessoas preferem viajar para locais mais frios, que se diferem da maioria dos destinos turísticos brasileiros.

E, Gramado é o local ideal para os indivíduos que buscam por frio, ou até mesmo neve, neste país tropical.

Esta cidade, no Rio Grande do Sul, também é chamada de “Suíça brasileira”. E, como o nome indica, pode-se perceber que este município possui ares de Europa. Isto se deve ao inverno gaúcho e também às construções e costumes vindos dos povos que colonizaram a região, os suíços, alemães e italianos.

Devido à sua popularidade e também às atividades e restaurantes ofertados, Gramado é uma cidade cujos preços podem ser mais altos do que em outros destinos. Por isso, é preciso conhecer este local, procurando formas de economia.

Para lhe ajudar a planejar a sua viagem, iremos indicar 13 passeios grátis em Gramado. Confira!

Veja Também: 5 surpresas que reserva a cidade de Gramado no frio

1 – Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier em Gramado - Rio Grande do Sul

O Lago Joaquina Rita Bier é um lago artificial, com 17 mil metros quadrados, que foi construído há 70 anos.

Localiza-se na Rua Leopoldo Rosenfeld. Felizmente, é um ponto turístico fácil de ser encontrado, visto que se encontra próximo ao centro da cidade.

O Lago possui uma ilha central, na qual pode observar toda a área. Durante o Natal, são instaladas arquibancadas ao redor do lago, para que os turistas possam apreciar um espetáculo maravilhoso, com luzes, música e também chafarizes.

O nome do Lago deve-se à Joaquina Bier, uma mulher que comprou todo o terreno em 1872.

Veja Também: Natal Luz: 7 razões para participar do maior evento de Gramado

2 – Lago Negro

Caminhar pelo Lago Negro é um dos passeios grátis em Gramado - Rio Grande do Sul
Crédito editorial: Luciana Silva Rodrigues / Shutterstock.com

O Lago Negro, no Bairro Planalto, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Este lago artificial é maravilhoso, com hortênsias, azaleias, vegetação verde e exuberante, além de possuir pedalinhos e também uma casa de artesanato em sua orla.

A entrada no parque é completamente gratuita, mas o passeio com os pedalinhos é pago.

Veja Também: 10 Lugares para se visitar em Gramado

3 – Catedral de Pedra de Canela

Catedral de Pedra em Canela - Rio Grande do Sul
Crédito editorial: Bernard Barroso / Shutterstock.com

Eleita como uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, a Catedral de Pedra de Canela, cujo nome oficial é Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, se localiza em Canela, município vizinho de Gramado.

Apesar de não estar exatamente em Gramado, a Catedral está extremamente próxima da cidade, visto que ela pode ser acessada por uma avenida que corta os dois municípios.

A Catedral é muito bonita, possuindo uma torre com 65 metros de altura, 12 sinos italianos e uma fachada construída com pedras de basalto. À noite, a Igreja possui um sistema de iluminação que produz shows de luzes, às 20h, 21h e 21h45.

Veja Também: 7 opções para você saber o que fazer em Canela na Serra Gaúcha

4 – Rua Coberta

Rua coberta em Gramado - Rio Grande do Sul
Crédito editorial: Luciana Silva Rodrigues / Shutterstock.com

Esta via, chamada originalmente de Madre Verônica, se localiza no centro da cidade e é um ponto turístico extremamente popular. A rua, como o nome indica, é coberta por um material transparente, que também possui diversas plantas verdes, o que torna o local muito bonito.

Na Rua Coberta estão muitas lojas, restaurantes e bares. Assim, caso o indivíduo queira, ele também pode aproveitar restaurantes de comida italiana, lojas de chocolate artesanais, cervejarias, etc.

Veja Também: Hotéis em Gramado que vão Deixar Você de Queixo Caído

5 – Praça das Etnias

A Praça das Etnias está próxima ao centro de Gramado e à rodoviária, sendo fácil de ser encontrada. Este local é muito indicado para visitas, pois reúne casas que demonstram os principais povos que colonizaram Gramado, os italianos, alemães e portugueses.

Desta forma, todos os visitantes podem ir até o lugar para verem e tirarem fotos com as construções típicas. Também, aos sábados, pode-se aproveitar para passear pela feirinha de produtos artesanais e comidas típicas.

Veja Também: 6 lugares da Serra Gaúcha que você tem que conhecer

6 – Avenida Borges de Medeiros

Conhecer a Avenida Borges de Medeiros é um dos passeios grátis em Gramado - RS

A Avenida Borges de Medeiros é a via mais famosa de Gramado, visto que possui construções e decorações típicas alemãs, lojas, restaurantes e também outros estabelecimentos.

Veja Também: Passeios na Serra Gaúcha: Tour Uva e Vinho, Rota Cervejeira, Noite Gaúcha e muito mais

7 – Rua Torta

Conhecer a Rua Torta é um dos passeios grátis para fazer em Gramado - Rio Grande do Sul
Crédito editorial: Luciana Silva Rodrigues / Shutterstock.com

A Rua Emílio Sorgetz, também chamada de Rua Torta, é um local perfeito para tirar fotos. A calçada da rua são floridas, coloridas e com construções típicas europeias. E, assim como o nome dá a entender, a rua é tortuosa, com curvas acentuadas.

Veja Também: 4 cervejarias artesanais na Serra Gaúcha que valem a pena conhecer

8 – Igreja Matriz de São Pedro

Igreja Matriz em Gramado - Rio Grande do Sul

A Igreja Matriz de São Pedro se localiza no centro da cidade de Gramado, e foi inaugurada em 1940. A construção está ao lado do Palácio dos Festivais e na frente da Praça Major Nicoletti.

A Igreja foi construída com pedras escuras e sua fachada possui uma torre, com um sino. No interior, a Matriz de São Pedro tem todos os apóstolos pintados em tamanho real.

Veja Também: Os 5 melhores passeios para fazer no Vale dos Vinhedos

10 – Fonte do Amor Eterno

Fonte do amor eterno em Gramado - Rio Grande do Sul
Crédito editorial: Luciana Silva Rodrigues / Shutterstock.com

Que tal um passeio muito romântico em Gramado? A Fonte do Amor Eterno é o local ideal, pois sua estrutura é baseada na fonte italiana chamada Fontana de Trevi. Ao redor da fonte, nas grades, estão milhares de cadeados dos casais que visitam o local e desejam registrar o seu amor.

É indicado ir até a Fonte do Amor Eterno de noite, quando o local torna-se completamente iluminado e colorido pelas luzes. Caso queira, pode levar o seu cadeado. Mas, as lojinhas ao redor também os vende. A Fonte está na Avenida Borges de Medeiros.

Veja Também: 27 destinos no Brasil baratos para viajar nas férias

11 – Praça da Criança

Caso esteja viajando com uma criança, a Praça da Criança é o lugar indicado para levá-la e fazer um passeio grátis e muito divertido em Gramado.

O Parque está no Centro da cidade, e possui muitos brinquedos, uma área com gramado e outra com areia. Além disso, a área do Parque é fechada e conta com banheiros.

Veja Também: Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

12 – Palácio dos Festivais

Palácio dos festivais em Gramado - Rio Grande do Sul
Crédito editorial: Eduardo Menezes / Shutterstock.com

Um dos passeios gratuitos e imperdíveis em Gramado é o Palácio dos Festivais, também chamado de Cine Embaixador, seu nome oficial.

Há 45 anos, em agosto, o Palácio sedia o Festival de Cinema, um dos eventos mais importante e esperado do Brasil.

O Palácio possui a estrutura de madeira escura, extremamente bonita, e consegue abrigar até 1.100 pessoas. Ainda, durante a semana, o local possui uma programação de exibição de filmes. No andar superior do Palácio, existe o Museu do Festival de Cinema, que conta a história deste evento.

Veja Também: As 12 cidades de praia com as hospedagens mais baratas

13 – Largo da Borges

O Largo da Borges assemelha-se a um shopping, pois é um complexo comercial moderno. Ele se localiza na Avenida Borges de Medeiros, próximo ao Palácio dos Festivais e da Rua Coberta. O Largo abriga diversas lojas, centro de convivência, praça gourmet e também um estacionamento.

Veja Também: 18 dicas para qualquer mão de vaca viajar de boa

14 – Templo Budista Khadro Ling

O Templo Budista Khadro Ling, está a 30 km do centro de Gramado. Foi o primeiro templo budista tibetano do Brasil, e está aberto a visitação de quarta a sexta-feira, das 9h às 11h30, e das 14h às 17h, e de sábado a domingo, das 9h às 16h30.

Por medida de segurança, não é permitida a entrada a pé ao centro budista, mas pode-se acessá-lo de carro, ônibus e outros métodos de transporte.

Junte-se a nossa newsletter!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Assinando a newsletter você aceita receber e-mails do Site Bolsa de Viagem. Você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR