A vida corrida dos paulistas, tanto da capital quanto de algumas das cidades maiores do estado, faz com que as praias sejam locais muito procurados, para descansar no fim de semana ou curtir um feriadão.

Ubatuba é um dos destinos favoritos do litoral norte de São Paulo, é visitada pelos seus vizinhos, mas também por turistas de todo Brasil e do Mundo.

Abaixo, algumas das mais belas praias em Ubatuba próximas de hotéis e pousadas, seja para uma turma de amigos, um casal apaixonado ou uma família curtindo as férias.

+ Ubatuba, o paraíso do litoral paulista

1 – Praia de Maranduba

Praia de Maranduba em Ubatuba - SP

É uma excelente praia para banho e atrai todo tipo de público, famílias com crianças, jovens e esportistas de todas as idades.

Na alta estação é uma das praias mais procuradas e agitadas da região, por isso a infraestrutura é excelente, contando com várias opções de hospedagem e alimentação. Restaurantes, bares, quiosques e ambulantes, garantem diversão para todos os bolsos.

Há ainda, diversas opções de programas, como o aluguel de barcos e um passeio às lindas ilhas de Maranduba, onde é possível estacionar a embarcação e tomar um excelente banho em águas praticamente transparentes.

Além dos passeios de barco há ainda outros programas como aluguel de caiaques, banana boats, stand up paddle, escunas. Diversão garantida para todas as idades.

+ As 6 melhores praias de Ubatuba

2 – Praia do Sapê

Praia do Sapê é uma das praias em Ubatuba próximas de hotéis
Crédito de atribuição editorial: Silviopl / Shutterstock.com

Não tão famosa quanto à sua vizinha Maranduba, a Praia do Sapê, apesar de não ter muita infraestrutura, contando apenas com alguns quiosques à beira mar, é uma das praias em Ubatuba próximas de hotéis.

As águas são claras e boas para o banho, entretanto é preciso ter cuidado com as crianças, que devem ficar sempre na parte rasa, pois as ondas são fortes e o local é um dos preferidos pelos praticantes de esportes aquáticos, como surf, stand up paddle e bodyboard.

O visual da beira da praia é privilegiado pela presença da Ilha do Pontal. Os mais aventureiros garantem que é possível chegar à Ilha de stand up paddle.

+ Conheça a Praia do Camburi em Ubatuba – SP

3 – Praia da Lagoinha

Praia da Lagoinha em Ubatuba - SP

As atrações da Praia de Lagoinha começam antes mesmo de o turista chegar ao local. Há poucos metros da estrada principal, há os “restos” do que um dia foi a Fazenda Bom Retiro, atualmente conhecida como Ruínas de Lagoinha.

A Fazenda foi de grande importância para a região no século XVII. Produzia café, aguardente, e açúcar mascavo. Hoje, restam apenas destroços do local e o que mais atrai os visitantes são uma roda d’água e uma pedra de granito gigantesca, com cerca de 16 metros de diâmetro.

Um lugar que vale a pena conhecer, especialmente para os amantes da história e da fotografia, por seus cenários fantásticos e encantadores.

Para ter acesso à praia propriamente dita, é necessário passar por dentro de um condomínio fechado. A praia é ideal para famílias com crianças, por suas águas calmas, límpidas, cristalinas. A areia branca e plana também garante excelentes caminhadas.

A infraestrutura não é tão diversificada, mas é uma das praias em Ubatuba próximas de hotéis e, também possui alguns quiosques à beira mar.

+ Conheça a Praia do Bonete em Ubatuba – SP

4 – Praia do Lázaro

Praia do Lázaro em Ubatuba - SP

Trata-se de uma das praias mais procuradas de Ubatuba, especialmente pelas famílias com crianças pequenas, pois as águas são rasas e calmas, praticamente sem ondas. É definida por muitos como uma verdadeira piscina natural.

A infraestrutura é ótima, tanto comercial quanto turística, sendo uma das praias em Ubatuba próximas de hotéis e pousadas. É famosa por suas sombras naturais, por causa das grandes árvores que cercam a beira mar.

É uma praia ideal para quem gosta de sombra e água fresca e o visitante ainda pode curtir o belíssimo visual do Pico do Corcovado enquanto aproveita o local. Ideal para um fim de semana de tranquilidade e para repor as energias da vida agitada.

+ Conheça a Praia do Felix em Ubatuba – SP

5 – Praia da Enseada

Praia da Enseada em Ubatuba - SP
Foto: Wikimedia Commons

Uma das praias mais famosas e procuradas da região, costuma ficar sempre lotada na alta estação e finais de semana. A infraestrutura é excelente, especialmente por ser bem próxima ao centro de Ubatuba.

A água é calma e límpida, considerada uma grande piscina natural, o que torna o local perfeito para as crianças. Praticamente não há ondas.

Outro atrativo é a larga faixa de areia, que beneficia os que gostam de caminhar, bem como aqueles que gostam de praticar esportes de areia. Há redes para a prática de vôlei e futevôlei. Também é muito comum ver grupinhos jogando futebol e frescobol.

A praia possui duas marinas, o que dá acesso direto pelo mar, por meio de barcos e lanchas. Também se vê bastante a prática de stand up paddle.

Há ainda um bônus para os frequentadores. Após uma caminhada, no final da praia há uma trilha que vai até a chamada “prainha”, um espetáculo de lugar, que não dá para ser descrito, apenas vivenciado.

+ Conheça a Praia Domingas Dias em Ubatuba – SP

6 – Praia das Toninhas

Praia das Toninhas em Ubatuba - SP

Também é uma das praias mais procuradas da região e atrai todo tipo de público. Possui excelente estrutura e várias belezas naturais. Águas cristalinas, sombra para relaxar, um visual deslumbrante, é um lugar perfeito para relaxar, seja com a família, a dois ou com os amigos.

A gastronomia do local é privilegiada e conta com vários restaurantes, alguns inclusive de alta gastronomia. Também possui vários quiosques, lojas, além de ser uma das praias em Ubatuba próximas de hotéis e pousadas.

O fato curioso sobre a Praia das Toninhas é que o local é dividido. Do lado direito, o mar é mais tranquilo e é mais frequentado por famílias, enquanto na ponta esquerda da praia, o mar é mais agitado e ideal para a prática de surf.

Não saia de lá sem antes visitar o Mirante das Toninhas, que é o principal ponto de observação de tartarugas marinhas de toda Ubatuba.

+ Conheça a Praia do Cedro em Ubatuba – SP

7 – Praia Grande

Praia Grande em Ubatuba - SP

A Praia Grande é, sem dúvida, a mais conhecida e frequentada de Ubatuba. Atrai um público mais jovem e que busca agitação. Se prefere um lugar mais tranquilo, é melhor procurar uma de nossas outras dicas.

O que mais chama a atenção no lugar é a infraestrutura, que conta com vários quiosques e restaurantes. Mesmo com toda a agitação, a praia é frequentada por todo tipo de público. Talvez porque o banho de mar seja muito agradável, com suas águas azuis. O mar é o grande responsável pelo sucesso da Praia grande, que reúne famílias, turistas, jovens, esportistas.

Em outras palavras, o mar da Praia Grande agrada a todos. Tem um raso calmo, para um banho agradável e refrescante, tem ondas para a prática de surf e, um pouco mais adentro, também é possível a prática de stand up paddle, um esporte que se tornou uma verdadeira febre nas praias, não apenas de Ubatuba, mais de todo o Brasil.

+ Conheça a Praia da Sununga em Ubatuba – SP

8 – Praia do Itaguá

Praia de Itaguá é uma das praias em Ubatuba próximas de hotéis

O público que mais frequenta o mar da praia de Itaguá não são os banhistas, mas os pescadores, que retiram das águas seu sustento.

Itaguá é a praia mais urbana de Ubatuba, é o calçadão da cidade, frequentado por quem quer tomar uma água de coco ou beber um pouco. Mas, principalmente, é frequentada por quem gosta de caminhar, correr, pedalar, andar de patinete, patins, skate ou até mesmo passear com o cachorro.

O calçadão é arborizado e os passeios e práticas esportivas se tornam muito mais agradáveis com a bela vista da Baía do Itaguá.

Outra atração do local, uma que não pode ser vista ou fotografada, é o Trópico de Capricórnio, que cruza a praia.

+ As 7 melhores praias de São Sebastião

9 – Praia do Perequê Açu

Também é uma praia urbana, com orla e ladeada por um calçadão, com várias opções de quiosques. Entretanto, é bastante diferente da praia de Itaguá, pois é mais frequentada por banhistas, especialmente famílias, dos próprio moradores da região.

As belezas naturais da praia estão por toda a sua extensão, mas é o lado direito o preferido dos frequentadores. Do lado esquerdo, tem o Rio Indaiá, que é local de pesca e de fonte de renda dos pescadores locais.

+ As 15 praias mais bonitas de São Paulo

10 – Praia de Itamambuca

Praia de Itamambuca é uma das praias em Ubatuba próximas de hotéis

A praia de Itamambuca é bastante conhecida dos surfistas, por suas ondas propícias à prática do esporte. Inclusive, é considerada uma das 100 principais praias para surf no mundo, é palco de vários campeonatos, tanto nacionais quanto internacionais.

Mas, não é só de surf que vive a praia. Vários esportes também são praticados em suas águas e areias. Stand up paddle, bodyboard, caiaque, corrida, caminhadas, frescobol, futevôlei. O lugar é um dos preferidos dos jovens que vivem na região.

Para chegar à praia, é necessário passar por um condomínio, porém o acesso é tranquilo por parte dos moradores.

O lado direito da praia é o preferido e ainda conta com um atrativo a mais. As águas do rio Itamambuca deságuam no mar, realizando um espetáculo à parte. Já o lado esquerdo da praia é menos frequentado, é ideal para quem quer se conectar com a natureza e apreciar a beleza local.

+ 5 motivos para você conhecer Ilhabela

11 – Praia da Almada

Praia da Almada em Ubatuba - SP

Passar um dia na praia da Almada é se desligar do tempo e do mundo. É como uma volta ao passado, onde as crianças brincam e correm livremente por suas areias e águas tranquilas e calmas, enquanto os adultos descansam e curtem o visual.

A infraestrutura da praia é boa, sendo uma das praias em Ubatuba próximas de hotéis, o encontro da vegetação, com árvores centenárias, o céu limpo e águas cristalinas formam um belo cenário.

Quem quiser curtir o visual de cima, pode subir a escadaria que separa as praias da Almada e do Engenho e ter uma visão ainda mais privilegiada do local.