Trancoso é um vilarejo perfeito para se desconectar do mundo

Cercado por praias privilegiadas de areia branca e águas cristalinas, aos pés de falésias coloridas, o litoral de Trancoso é uma mescla de hippie e chique.

0
3767

Fundada em 1576 pelos jesuítas, Trancoso faz parte da Costa do Descobrimento, situada no sul da Bahia.

Durante séculos foi refúgio quase que inacessível até ser explorado pelos hippies em meados dos anos 70.

A essência tranquila ainda continua, com a diferença de que com o passar dos anos chegou a eletricidade e com isso o desenvolvimento do comércio.

As belezas naturais paradisíacas de Trancoso podem ser exploradas a pé, basta ter disposição para caminhar. A mais movimentada e próxima da cidade é a dos Nativos. A mais selvagem, a do Taipe, cercada por falésias vermelhas. Destacam-se ainda as praias dos Coqueiros, bastante freqüentada, e Itapororoca, mais tranqüila.

Veja Também: As 10 praias mais bonitas de Alagoas

Praia dos Nativos em Trancoso
Praia dos Nativos. Foto: feriasbrasil.com.br

Belezas de Trancoso

É possível alugar bicicleta, quadriciclo ou caiaque pra desvendar ainda mais as belezas de Trancoso. No entando, para chegar até as praias do Rio da Barra, ao norte, e do Rio Verde, ao sul é preciso estar de carro e seguir caminho pela estrada de terra, ou então pedir um táxi ou mototáxi, pois são afastadas.

Veja Também: As melhores praias de Búzios

Praia do Rio da Barra em Trancoso
Praia do Rio da Barra, entre falésias avermelhadas e a foz do rio, que formam piscinas naturais em determinadas épocas do ano. Foto: viajeaqui.abril.com.br

A Praia Ponta de Itaquena tem uma extensa faixa de areia branquinha, mar esverdeado e uma bela mata nativa que é Área de Preservação Ambiental, onde desovam tartarugas. É proibida a circulação de carros e bugues.

Veja Também: As 7 mais belas e melhores praias de Santa Catarina

Praia Ponta de Itaquena em Trancoso
Praia Ponta de Itaquena, onde só é possível chegar por meio de 1 hora e meia de caminhada, a partir da Ponta de Itapororoca. Foto: viajeaqui.abril.com.br

Clubes de praia em Trancoso

Os Clubes de praia estão espalhados por toda a orla pelas areias. Espreguiçadoras, sofás e almofadões garantem a comodidade de quem busca conforto em Trancoso.

Veja Também: As melhores praias de Florianópolis

Pousada Bahia Bonita em Trancoso
Pousada Bahia Bonita, na beira da praia. Foto: feriasbrasil.com.br

A Praia do Espelho é sem dúvidas uma das mais bonitas do Brasil, como o próprio nome diz, o mar reflete como um espelho a luz do sol de dia, e da lua à noite.

É cercada por falésias brancas, riozinhos e fica entre Trancoso e Arraial d´Ajuda. Do Quadrado, são cerca de quatro horas de caminhada. Leve água e lanche, uma vez que não há muitas barracas no percurso, contudo é recompensador!

Veja Também: As melhores praias do Peru

Praia do Espelho em Trancoso
Praia do Espelho. Foto: Carolina Mendes

Noite em Trancoso

A magia de Trancoso está no fim de tarde no Quadrado – que na verdade é retangular. Lá é o coração do vilarejo, onde tudo acontece. A partir das 5 da tarde todo mundo se reúne numa ampla praça.

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

A região central de Trancoso, onde está o Quadrado
A região central, onde está o Quadrado, durante o dia é só tranqüilidade. Foto: oquesefaz.com

Casinhas coloridas se contrastam com o branco da Igrejinha de São João. Bares, restaurantes, pousadas cheias de estilo, lojinhas de artesanato locais a butiques de grife dividem espaço com frondosas jaqueiras, mangueiras e amendoeiras.

Por lá não circulam carros. Mesas ao ar livre a luz de velas são convidativas e não deixam perder o astral rústico.

Veja Também: As 10 melhores praias do Rio de Janeiro

Noite em Trancoso
À noite a ausência de iluminação pública torna o Quadrado um lugar especial, já que a iluminação fica por conta do comércio e da igreja. Foto: oquesefaz.com

Em alta temporada o Para-Raio, o Bom Bar e o São Brás garantem a atmosfera descontraída.  A Festa do Taípe é uma das mais concorridas na virada do ano em Trancoso.

Já o Fly Beach Club, que toca música eletrônica, fica com as portas abertas até mesmo em baixa estação.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Igreja em Trancoso
Igreja de São João, que faz parte do Quadrado. Foto: oquesefaz.com

Atrás da igreja, um mirante garante uma bela visão do mar e as melhores fotos, aproveite para apreciar o pôr do sol deste local privilegiado. No cair da noite vai ser difícil não se impressionar com tantas estrelas.

Veja Também: Porto Seguro: Aqui nasceu o Brasil

mirante em Trancoso
Vista do mirante. Foto: oquesefaz.com

Gastronomia de Trancoso

Por receber visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, Trancoso oferece uma culinária cosmopolita, claro que com aquele toque baiano. Frutos do mar, culinária portuguesa, sanduíches, massas fazem parte do cardápio dos restaurantes.

Chama a atenção o spaguetti com camarões ao vinho branco do Capim Santo, a salada verde com queijo coalho, melaço e manga do Cacau e o bacalhau com azeite de urucum do El Gordo.

Veja Também: Porto Seguro: 3 Pontos Turísticos Imperdíveis

Gastronomia em Trancoso
Spaguetti com camarões ao vinho branco do Capim Santo. Foto: blogdathassia.com.br

A maioria dos estabelecimentos na região do Quadrado só abre no final da tarde, aproveite o dia para beliscar petiscos deliciosos nas barracas de praia.

A Barraca do Jonas tem um extenso cardápio de frutos do mar, experimente o peixe com farofa de banana, é maravilhoso!

Veja Também: Salvador: uma cidade eclética

Onde ficar em Trancoso

De albergues, chalés, campings a hotéis de luxo, com direito a serviço de spa, Trancoso oferece diversas opções de acomodação.

Na região central próximo ao Quadrado, estão as pousadas mais charmosas, no bairro Bosque. Pousadas pé na areia, sem muito luxo, podem ser encontradas procurar entre as praias do Rio Verde e dos Nativos.

Veja Também: Ilhéus: destino perfeito para suas férias

Quando ir para Trancoso

Em Trancoso, o sol reina soberano o ano inteiro. As chuvas dão as caras o ano inteiro,mas tem um período mais intenso entre março e maio, não sendo os meses mais recomendados.

No verão a programação é mais agitada e o Quadrado funciona a todo vapor, é preciso fazer reserva em hospedagens com antecedência. No Réveillon, a tranqüilidade dá espaço às melhores festas do Brasil.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

Como chegar em Trancoso

A partir de Porto Seguro, onde estão o aeroporto e a rodoviária mais próxima, você tem duas opções: chegar de avião até Porto Seguro e então pegar um ônibus para chegar a Trancoso com percurso de uma hora e meia de viagem ou se estiver de carro atravessar o Rio Buranhém de balsa até Arraial d´Ajuda, são 10 minutos de travessia.

Da balsa de Arraial d´Ajuda tem ônibus saindo de hora em hora até Trancoso, que circulam das 6h as 18h40.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Dicas úteis para curtir Trancoso

  • Tomadas/energia elétrica: 220V;
  • Embora grande parte dos quartos tenha mosquiteiro, não se esqueça do repelente para ter a garantia de uma boa noite de sono;
  • Abuse do protetor, pois como venta bastante você nem sentirá a forte temperatura;
  • Os valores não costumam ser amigos, o clima é hippie, mas os preços são chiques, vá preparado.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

Bolsa de viagem te deseja um excelente passeio em Trancoso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here