São Sebastião além de Maresias

Descubra São Sebastião, cidade com 30 praias belíssimas para quem quer descansar com a família ou agitar com os amigos.

0
1698

[dropcap]L[/dropcap]ar da tão famosa praia de Maresias, febre nos verões e festas badaladas dos anos 2000, São Sebastião ainda tem muita aventura pra oferecer.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Localizada no litoral norte de São Paulo, a cidade balneária de São Sebastião conta com mais de 30 praias ao longo de seus 100 km de extensão, ou seja, fica até difícil escolher qual aproveitar.

Veja Também: Balneário Camboriú: Destino para o Verão

A dica é: procure as não tão badaladas. Fuja de Maresias e vá para a Praia da Jureia. Fuja da Barra do Saí e estique as canelas até a praia do Timbó.

Veja Também: Bombinhas: um paraíso para visitar até embaixo d’agua

Praia das Calhetas - Edson - Prefeitura de São Sebastião
Praia das Calhetas
Fonte: Edson – Prefeitura de São Sebastião

A praia de Toque Toque Grande, também em São Sebastião, é uma excelente pedida. É uma dessas da lista das menos frequentadas, e mais gostosas de ficar. É em frente à ilha do Toque Toque e divide espaço com a praia do Toque Toque Pequeno. É cenário de belíssimas cachoeiras e vistas paradisíacas, com a Mata Atlântica de pano de fundo. Aliás, São Sebastião é uma das 15 cidades que participam da preservação do Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é muita área verde pra desbravar.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

São Sebastião: Guia de Viagem

Cachoeira em Toque Toque -Celso Morais - Prefeitura de São Sebastião
Cachoeira em Toque Toque
Fonte: Celso Morais – Prefeitura de São Sebastião

Passeios

Falando mais sobre ilha, uma muito curiosa é Montão do Trigo. É uma região típica que representa a atividade pesqueira de São Sebastião. Abriga uma comunidade de caiçaras que sobrevivem basicamente de sua pesca. É inspirador.

Veja Também: Foz do Iguaçu: a terra das cataratas

O acesso a essas ilhas é exclusivo de lanchas e barcos. Mas é um passeio economicamente viável e com um custo benefício muito favorável. Simplesmente vale a pena.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

Trilha é o que não falta. A trilha da Praia Brava, entre Boiçucanga e Maresias é uma das mais longas e populares. São três quilômetros de caminhada, onde é possível ter vista para 7 ilhas da região, além de poder observar mais de perto através de dois mirantes encontrados ao longo da trilha.

Veja Também: Viagem romântica: 10 destinos inesquecíveis

Você gosta de história? Então vai adorar o Sítio Arqueológico de São Francisco. Esse tipo de lugar é uma excelente pedida, pois geralmente são passeios mais tranquilos, sem muvuca e que valorizam a história e a cultura do local que você está visitando. Isso é muito ético. Esse sítio é constituído de restos e vestígios de uma antiga fazenda de tráfico de escravos com mais de 200 anos. São 4 horas de caminhada, então é sempre bom estar equipado de uma barrinha de cereais e uma garrafa de água. E reforço, vale muito a pena, principalmente em família.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

As trilhas devem ser acompanhadas de um monitor, que você pode contratar em qualquer agência no centro ou mesmo nas regiões próximas a qualquer praia em São Sebastião.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Baraqueçaba - Férias Brasil
Baraqueçaba
Fonte: Férias Brasil

Compras

Artesanato é a marca registrada da região praiana, e São Sebastião não foge dessa tradição. Em Barequeçaba, a loja do Nicinho fica em destaque com as esculturas em caxetas. Já em São Francisco, dona Cida confecciona admiráveis panelas de barro, nos mais diferentes modelos.

Veja Também: O que não pode faltar na mala das férias de verão

Como nem só de artesanato sobrevive a praia, você pode encontrar pelo menos 5 shoppings para atualizar seu guarda-roupas, ou mesmo para não perder o costume, como o Juquehy Shopping e o Shopping Boulevard, em Maresias.

Veja Também: As 6 melhores cidades para curtir o friozinho a dois

Vida Noturna

O agito é garantido nas três praias mais animadas de São Sebastião: Cambury, Juquehy e Maresias. O Banana’s Beach Club é o mais lotado em Juquehy, e em Cambury, O Galeão faz a alegria das madrugadas. Mas se você busca um ambiente menos agitado, ele está no Morocco, uma espécie de dinning club, com uma decoração alternativa e ótima playlist.

Veja Também: 5 Destinos para fugir do Brasil no verão

O centro de São Sebastião também é animado e a prefeitura produz eventos em feriados e datas comemorativas. Com prédios que datam do século 17 e 18, como a Casa da Esperança, construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, contendo conchas e óleo de baleia em sua constituição (uma boa parte das construções litorâneas teve essa pequena participação em suas argamassas).

Veja Também: Bahamas: o paraíso na terra

Vista do Morro do Montão do Trigo -Nani - Prefeitura de São Sebastião
Vista do Morro do Montão do Trigo
Fonte: Nani – Prefeitura de São Sebastião

Onde ficar

Se sua dúvida é onde se hospedar, essa é fácil. Você consegue variedades de preços e localidades, com muita qualidade de atendimento e serviços. Quer exemplo? Vamos lá:

Faixa $: A primeira opção para quem quer algo bem baixo custo é camping. E uma forma ótima de aproveitar tudo o que a cidade em si tem para oferecer. Em Cambury, o camping Camburi tem indicação do Guia Quatro Rodas e opções com suítes econômicas, além de ser perto da praia e dos agitos locais.

Veja Também: Economize na viagem de férias

Faixa $$: para quem não dispensa a segurança e comodidade de um hotel, na praia de Barequeçaba, a Kauano Pousada traz um clima aconchegante e ótima estrutura física. Seu lema é conforto e privacidade, e traz uma área de lazer à altura da cidade de São Sebastião.

Veja Também: 7 dicas para você planejar as férias inesquecíveis

Faixa$$$: pra quem tá juntando dinheiro pra curtir mesmo, o Hotel Canoa, na Barra do Una, é um luxo de conforto. A vista é incrível e a comida fantástica – a melhor casquinha de siri da região segundo a Veja São Paulo.

Veja Também: 10 dicas para você manter a forma nas férias

Dicas extras

Para se localizar em São Sebastião, lembre-se de dividir a cidade em Costa Norte e Sul. No geral, as praias têm de 3 a 4 quilômetros de extensão, e algumas se espalham também entre as ilhas.

Veja Também: Dicas de looks para usar na praia

Como chegar

A Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego é o trecho da BR-101 que corta São Sebastião, e através do qual é possível se chegar à cidade, que tem cerca de 70 mil habitantes e área de quase 400 mil km². É tão fácil se perder quanto se achar, a cidade tem boa sinalização e policiamento reforçado em altas temporadas. Uma visita que vale a pena, mesmo se você mora um pouco mais longe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here