Um paraíso chamado Santo Antônio de Lisboa

Existe um paraíso pouco explorado em Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa, e você precisa conhecer!

1
1914

Existe um paraíso ainda pouco explorado em Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa fica no norte da ilha catarinense e tem vida própria.

Herança do tempo da Freguesia de Santo Antônio, as construções e o aspecto geral açoriano remetem a pequenas vilas do século XVIII e XIX.

Veja Também: As melhores praias de Florianópolis

O bairro ainda tem um quê de secreto já que não se vê tanta gente quanto em Canasvieiras, Jurerê, na Lagoa ou no Ingleses. Não tem praia, mas nos últimos anos se tornou referência gastronômica e tem atraído turistas também por seu artesanato e paisagem deslumbrante, além de perdido no tempo, Santo Antônio de Lisboa é perfeito para apreciar o pôr-do-sol.

Veja Também: Florianópolis: belas paisagens e diversão

Vista do mar de Santo Antônio de Lisboa
Vista do mar de Santo Antônio de Lisboa
(foto originalmente publicada na página de facebook do restaurante Chão Batido).

Quando ir a Santo Antônio de Lisboa?

Santo Antônio de Lisboa não é um bairro de baladas, a vida noturna se resume a caminhadas no fim da tarde e quem sabe um café com uma Moranga Mágica, no Café da Praça.

O ideal, então, é chegar antes do almoço, os pedidos nos restaurantes a à beira-mar demoram em média uma hora para ficarem prontos, mas vale a pena a espera. Nos finais de semana, a Feira das Alfaias toma conta da Praça Roldão, com artesanatos, brechós, produtos ligados à cultura açoriana e música ao vivo. Imperdível!

Veja Também: Jurerê Internacional: você merece esse paraíso

Onde ir em Santo Antônio de Lisboa?

Para comer:

A cultura da pesca de ostras e mariscos é parte integrante da história de Santo Antônio de Lisboa, mas só nos últimos anos o bairro se tornou referência gastronômica.

Para provar um linguado ao molho de manga ou camarão no abacaxi um bom lugar é o restaurante Chão Batido, que, diga-se de passagem, tem uma das melhores vistas do lugar. Com um deck que te deixa pertinho da água, é extremamente agradável para ir com os amigos ou com a família. Também serve porções e saladas.

Veja Também: Balneário Camboriú: Destino para o Verão

Vista do deck e do pôr-do-sol no restaurante Chão Batido, em Santo Antônio de Lisboa
Vista do deck e do pôr-do-sol no restaurante Chão Batido, em Santo Antônio de Lisboa
(foto originalmente publicada na página de facebook do restaurante Chão Batido).

Agora, se para combinar com as casinhas aportuguesadas de Santo Antônio de Lisboa, você quiser provar a cozinha açoriana, a Marisqueira Sintra é uma boa pedida.

A chef Andreia Arruda de Paula é formada em Lisboa e conviveu oito anos com a cozinha portuguesa antes de voltar para o Brasil e abrir com seu sócio, gourmet e especialista em vinhos, o restaurante Marisqueira Sintra.

Na hora da sobremesa, não deixe de provar a Moranga Mágica do Café da Praça, uma moranga recheada com creme de coco e servida na calda em que foi cozida, ela é finalizada com lascas de coco caramelizado no topo.

Veja Também: Bombinhas: um paraíso para visitar até embaixo d’agua

Para conhecer:

Outra atração de Santo Antônio de Lisboa são as casas de artesanato, na Casa Açoriana Artes e Tramoias Ilhôas você vai encontrar figuras do folclore regional, como o pau de fita e o boi de mamão mas também o melhor da arte naif e contemporânea brasileira.

Roupas, artigos feitos no tear, esculturas e histórias também te esperam nessa simpática galeria. Outra, que segue o mesmo estilo é o Atelier Santo de Casa, você pode passar uma tarde toda descobrindo almofadas de chita, santinhos coloridos e o rosto de Frida Kahlo em bolsas, altares e quadros sem perceber o tempo passar.

Veja Também: Dicas para você planejar sua viagem

Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhôas
Casa Açoriana Artes e Tramóias Ilhôas.
(Foto: Site da Casa Açoriana Artes e Tramóias)

Na rua, a Feira das Alfaias aproxima o turista do artista, aos sábados e domingos são quase quarenta banquinhas, com trabalhos em prata artesanal, rendas, pachwork, esculturas em madeira, pintura, cerâmica, bambu, artesanato fino, tricô, mosaico e produtos orgânicos, é parada obrigatória nos finais de semana, em Santo Antônio de Lisboa.

Veja Também: 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

IMPERDÍVEL:

Depois de desfrutar de uma boa refeição e conhecer um pouco da cultura local, é interessante sair passear a pé pelo bairro, você pode conhecer pessoas e descobrir lugares, é comum que no fundo de lojinhas você encontre um barzinho e há arte por toda parte.

A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades fica nas redondezas da Feira e dos restaurantes, você com certeza vai encontrá-la no caminho, a visita vale, se não pelo valor religioso, por sua importância histórica, é tombada patrimônio pelo município de Florianópolis e pelo estado de Santa Catarina como uma das mais belas expressões de Barroco no sul do Brasil.

Veja Também: Economize na viagem de férias

Igreja Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa
Igreja Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa
(Foto originalmente publicada no site da Igreja Nossa Senhora das Necessidades)

O público de Santo Antônio de Lisboa é variado e por isso as atrações também são. Recomendado para quem está viajando sozinho ou acompanhado. Você já esteve lá? O que achou? Compartilhe sua experiência!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here