San Pedro de Atacama: O deserto mais árido e seco do mundo

Visite o Chile e conheça San Pedro de Atacama. Conheça o Termas de Puritama, Salar de Atacama, Valle de la Luna, Complejo Turistico Tatio Mallku e mais

0
2629

San Pedro de Atacama está ao norte do Chile, a 1.670 km de distância da capital do país, Santiago.

De Calama, a cidade mais próxima que tem aeroporto, o turista deve pegar um ônibus que percorre 98 km para chegar até San Pedro de Atacama, onde encontrará uma pequena cidade, que apesar do clima seco, é bastante agradável.

Se preferir, o visitante pode também chegar até ali em ônibus (a viagem desde Santiago tem duração de 20 horas, e há ônibus saindo da Argentina, desde a cidade de Salta ou de Jujuy).

San Pedro de Atacama se encontra em um oásis no deserto de Atacama (deserto mais árido e seco do mundo), conta com céu limpo quase todo o ano (pode chover um pouco durante o verão) e é região de paisagens únicas.

Veja: Como Conseguir Voos Baratos De Última Hora

Conheça San Pedro de Atacama

A temperatura no verão (período que compreende do dia 21 de dezembro a 21 de março) chega a 27 ºC durante o dia e 16 ºC pela noite.

Já no inverno (de 21 de junho a 21 de setembro), a temperatura fica entre 22 ºC (durante o dia) e 4 ºC (à noite).

Os primeiros povos que habitaram a região desértica de San Pedro de Atacama chegaram a mais ou menos 11.000 anos atrás e foram chamados de atacameños.

Diz-se que esse grupo é a população que mais se desenvolveu no período pré-colombiano de todo o Chile.

San Pedro de Atacama é um destino bastante procurado por turistas de todo o mundo. Ali, pode-se visitar o Museo Arqueológico Le Paige e entrar em lojinhas de souvenires.

Também é possível entrar em agências turísticas e contratar excursões para conhecer as principais atrações dos arredores da cidade, uma mais interessante que a outra.

Veja: 5 dicas para você planejar sua viagem e não ter imprevistos

Praça em San Pedro de Atacama
Praça em San Pedro de Atacama (2007). Foto do acervo pessoal de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Dentre todas as atrações, a que mais vale a pena é a dos gêiseres, que são vistos ao adentrar-se ao Complejo Turistico Tatio Mallku, localizado na Cordilheira dos Andes, a 4.200 metros de altura.

O passeio deve ser feito pela manhã bem cedo, momento de maior atividade dos gêiseres.

A atividade dos gêiseres geralmente ocorre em regiões vulcânicas (caso dessa área chilena), onde o subsolo é bastante quente.

Nesses lugares, quando há um aumento de pressão, a água acumulada que se encontra no subsolo chega à superfície em forma de jato ou vapor.

Apesar do frio e da necessidade de ir bem agasalhado, para quem estiver interessado, é permitido levar trajes de banho, pois há a possibilidade de banhar-se nas piscinas naturais de águas quentes.

Veja: Férias: 5 estratégias para você gastar menos em sua Viagem

Complejo Turistico Tatio Mallku
Complejo Turistico Tatio Mallku, Chile (2007). Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Outra excursão, que geralmente se faz no meio da tarde, é a visita ao Valle de la Luna (que se encontra na Cordillera de la Sal), onde o guia explica sobre o lugar e o turista caminha por entre as dunas e conhece uma parte da região denominada Valle de la Muerte.

O melhor momento do passeio é a vista magnífica do pôr-do-sol.

Veja: Smiles: Como acumular e trocar milhas

Valle de la Luna
Valle de la Luna, Chile (2007). Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Um outro passeio leva o turista às Termas de Puritama, que são piscinas naturais com águas termais localizadas em um lugar de extrema beleza.

E, apesar de ser administrada por um hotel, o ingresso de visitantes em geral é permitido mediante pagamento.

Perto de San Pedro de Atacama há também parques naturais que podem ser visitados. Pode-se conhecer, em uma única excursão, três lugares: iniciando pelo Salar de Atacama, que tem uma lagoa com 3.000 km². No salar está a Reserva Nacional Los Flamencos, onde os flamencos e outras aves deixam as fotos do lugar ainda mais encantadoras. Caminhando por lá o turista avista os vulcões Licancabur e Lascar. Estando ali também é possível conhecer a pequena cidade de Toconao.

Veja: Dicas para você planejar sua viagem

Salar de Atacama
Salar de Atacama, Chile (2007). Foto de Iracema Cerdan Zavaleta Galves.

Além disso, devido às características do céu em San Pedro de Atacama, o lugar é perfeito para observar os astros.

Ali, a agência Space oferece o maior equipamento astronômico turístico da América do Sul.

O passeio dura mais ou menos 3 horas, com preço que gira em torno de 35 dólares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here