Salvador: uma cidade eclética

Veja os tipos de passeios que te aguardam em Salvador

0
1742

Como diz uma música do cantor Saulo Fernandes, “Salvador, Bahia, território africano/baiano sou, é você, somos nós”.

Veja Também: Arraial D’Ajuda um dos destinos mais bonitos de Porto Seguro

Fala sério! Qual é o brasileiro que nunca pensou em passar um Carnaval em Salvador, seja correndo atrás do trio ou na elegância do camarote?

Quem nunca se pegou imaginando o sabor daquele acarajé que só as baianas conseguem fazer? Vai dizer que você nunca teve vontade de amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim no pulso e fazer os seus três pedidos? Independente da sua religião, não custa tentar, não é mesmo?!

Veja Também: Ilhéus: destino perfeito para suas férias

Elevador Lacerda em Salvador
Elevador Lacerda em Salvador – Foto: Débora Araújo

Se você respondeu sim para qualquer uma dessas três perguntas, está na hora de você conhecer Salvador. Primeira capital do país no período colonial, Salvador é um dos destinos mais procurados na Região Nordeste pelos turistas, tem grande destaque no cenário musical, na culinária e em sua arquitetura, que traz parte da história do nosso país.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

Foto das fitinhas do Senhor do Bonfim em Salvador
Fitinhas do Senhor do Bonfim – Foto: Larissa Pinto

Salvador: Guia de Viagem

Onde ficar

Para começar facilitando a sua vida, vamos começar falando dos locais mais procurados para hospedagem. Existem diversos hotéis, pousadas e albergues no Pelourinho, que agradam a gregos e troianos, tanto nas facilidades e comodidades que os estabelecimentos oferecem, quanto no preço.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Só vale lembrar que, como o Pelourinho é tombado pela Unesco, sendo considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, alguns prédios são mais antigos e não contam com elevadores. Além disso, em algumas ruas do Centro Histórico de Salvador é proibida a circulação de veículos, dificultando um pouco o acesso.

Veja Também: Fernando de Noronha: O paraíso é aqui

Outro local que concentra uma grande quantidade de hotéis é a região do Farol da Barra, próximo à Av. Oceânica. Por ser uma região mais nova que o Centro Histórico, os imóveis são mais novos e mais acessíveis, além de serem mais próximos à praia. Porém, na média, suas diárias são mais caras que no Pelourinho.

Veja Também: Olinda: De cidade histórica a Patrimônio Cultural da Humanidade

O que fazer em Salvador

Feito seu check-in, é hora de conhecer a cidade. Aí você pergunta: “E para onde devo ir?”. Bom, isso vai depender muito do que você busca na cidade. Mas, como Salvador é uma cidade eclética, você tem várias opções.

Veja Também: Lençóis Maranhenses: O paraíso do Nordeste

Passeios religiosos

Foto da Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador
Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador – Foto: Larissa Pinto

Se você é um pouco ligado à religião e quer visitar igrejas, te indico duas.

Uma, obviamente, é a Igreja do Senhor do Bonfim, que fica no Largo do Bonfim. É de lá que vêm as famosas fitinhas para fazer os pedidos e é lá que acontece a famosa Festa da Lavagem do Bonfim. Mas não se iluda, a “grande escadaria” tem, no máximo, uns 10 degraus.

Veja Também: Penedo: Uma cidadezinha alagoana com grandes histórias

A outra é Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que fica no Largo de Pelourinho. Essa nem é uma das igrejas mais famosas de Salvador, mas vale a pena a visita, pois é uma das poucas onde as missas são realizadas unindo adeptos do Catolicismo e do Candomblé, ou seja, uma lição de diversidade e respeito religioso.

Veja Também: João Pessoa: a capital oriental do Brasil

Passeios históricos

Foto de Capoeira no Terreiro de Jesus em Salvador
Capoeira no Terreiro de Jesus em Salvador – Foto: Larissa Pinto

Se você gosta de História, tem que ir à tríade Terreiro de JesusPraça da SéPraça Tomé de Souza, no Pelourinho.

É no Terreiro de Jesus que está localizada a Catedral de Salvador, um covento, a Igreja de São Francisco e o prédio da primeira Faculdade de Medicina do Brasil.

Veja Também: Conheça a belíssima Praia de Ponta Negra

A Praça da Sé conta com uma estátua que homenageia Zumbi dos Palmares, além da Cruz Caída, simbolizando a Igreja Sé Primacial do Brasil, que foi demolida para dar lugar à construção de um terminal de bondes.

A Praça Tomé de Souza foi a primeira praça de Salvador e conta com diversos palácios, que hoje abrigam a sede da Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, com o Elevador Lacerda e uma vista maravilhosa da baía de Todos os Santos.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

Além disso, vale uma visita aos museus:

  • Museu da Cidade
  • Fundação Casa Jorge Amado
  • Museu da Misericórdia
  • Museu de Arte Moderna da Bahia
  • Museu de Arte da Bahia
  • Palacete das Artes.

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

Passeios mais famosos

Claro que todos os passeios citados acima também são famosos e imperdíveis, mas se você vai a Salvador e não sobe/desce no Elevador Lacerda, fica faltando algo. É um clássico, apesar de já ir te avisando que não tem nada de vista panorâmica e você só irá enxergar as outras 10 pessoas que te farão companhia na descida ou subida. Mas tem que ir, até porque é maneira mais fácil e barata (meros R$ 0,15) de se chegar à parte baixa da cidade.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Foto do Mercado Modelo em Salvador
Mercado Modelo em Salvador – Foto: Henri Olivier

Já lá embaixo, dê um pulo no Mercado Modelo. Lá, você irá encontrar os mais diferentes tipos de artesanatos, desde peças de decoração, até roupas, bolsas e calçados. O Mercado também conta com uma praça de alimentação.

Veja Também: Porto de Galinhas: vá hoje e volte sempre

Se afastando um pouco do Centro Histórico, outro lugar que deve fazer parte do seu roteiro é o Farol da Barra, que abriga o Museu Náutico da Bahia. Além da visita ao museu, ir lá ao fim de tarde e ver o pôr do sol fará sua visita valer muito mais a pena.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

Foto do Farol da Barra em Salvador
Foto do Farol da Barra em Salvador – Fonte: bahia.com.br

Badalação

Se você é daqueles que também gosta de cultura e história, mas que não dispensa um bate-lata, está indo para o lugar certo.

Salvador conta com uma infinidade de bares e boates que atendem a todos os gostos musicais, desde o Axé Music, até o jazz americano, tais como: Club Lotus, Dolce, Madrre, O Cravinho, Club Ego, Bar do Pimentinha e outros.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

Se você quer mesmo é curtir aquele axé pesado, o lugar é o Pelourinho, onde é fácil encontrar blocos ensaiando pelas ruas em todas as épocas do ano. Os ensaios do Olodum acontecem sempre ás terças-feiras, na Casa do Olodum, no Pelourinho, e são pagos.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Foto do Farol da Barra em Salvador
Farol da Barra em Salvador – Foto: Larissa Pinto

Praias

Geralmente, prefere-se curtir as praias mais afastadas da cidade. Porém, se você está em Salvador, não tem tempo de ir mais longe e quer pegar um bronze, a indicação é a Praia do Porto da Barra, que nos finais de semana fica lotada.

Ou seja, independente do seu perfil de turismo, Salvador sempre será uma boa pedida.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here