Roteiro para fazer um mochilão pela América do Sul

0
683

Quem gosta de viajar já deve ter cogitado a possibilidade de fazer um mochilão pela América do Sul.

A possibilidade de conhecer os países vizinhos e não estourar o orçamento é algo que seduz muitos amantes de viagens.

Mas, quais seriam as melhores escolhas e possibilidades? Como organizar uma viagem de mochilão?

Para te ajudar a responder essas e outras perguntas elaboramos três opções de roteiros de mochilão pelos nossos países vizinhos. Vale a pena continuar lendo!

Dicas de roteiro para mochilão pela América do Sul

Passo a passo: como planejar um mochilão pela América do Sul

Roteiro 1 – Mochilão Argentina e Chile

Um roteiro de mochilão com dois países pode ser feito num período de tempo menor, 15 dias é o ideal, mas é possível fazer em menos tempo se for necessário.

Para facilitar a viagem escolha chegar em um país e voltar pelo outro, pode ser chegada em Buenos Aires, Argentina, e partida de Santiago, no Chile ou vice-versa.

Nossa sugestão para esse roteiro é a seguinte:

– Chegada em Buenos Aires – Fique pelo menos 4 dias nessa bela cidade, tem muitos pontos turísticos para conhecer.

– Vá para Córdoba – Uma cidade que é interessante permanecer por 2 dias, cidade com clima universitário tem muitos bares. Você pode fazer a viagem de avião ou de ônibus.

– Siga para Mendoza – A viagem também pode ser de avião ou de ônibus, fique uns 3 dias nessa cidade que é conhecida como a capital dos vinhos.

– Vá para Santiago, no Chile – Nesse ponto da viagem você já deve se deslocar para o Chile.

Nossa dica é que se você for fazer essa viagem no inverno verifique se a estrada está aberta, de ônibus leva em média 6 horas.

Dica

Você pode passar o restante da viagem em Santiago fazendo viagens estilo bate e volta para os arredores, vale a pena conhecer Viña del Mar e Valparaíso.

Faça uma pesquisa das cidades do entorno da capital chilena para que sua viagem seja o mais assertiva possível.

Veja Também: 10 motivos para conhecer a patagônia chilena

E mais: 14 destinos baratos na América do Sul

Roteiro 2 – Peru, Bolívia e Chile

Um roteiro um pouco mais complexo porque envolve mochilar por três países, nesse roteiro a sugestão é que você comece a sua viagem por Cuzco, no Peru, e termine em Santiago, Chile ou vice-versa.

O segundo roteiro de mochilão pela América do Sul da nossa lista é bastante heterogêneo em termos de culturas.

Cusco

Cuzco

Uma das cidades mais fascinantes da América do Sul exige pelo menos quatro dias para que você possa conhecer mais sobre a cidade e seus arredores. Não deixe de visitar o Vale Sagrado e claro Machu Picchu.

Veja Também: Pontos Turísticos de Cusco no Peru

E mais: Peru: Cusco, Águas Calientes e Machu Picchu

Puno

Puno - Peru

A dica é pegar um ônibus em Cusco para Puno que está localizada simplesmente as margens do Rio Titicaca, um dos principais pontos turísticos da América do Sul.

A viagem é um tanto cansativa, leva uma média de 8 horas, mas compensa. Após alguns dias conhecendo Puno chega o momento de partir para a Bolívia.

Veja Também: Gastronomia do Peru: O sabor do tempero Peruano

E mais: Ica: conheça as linhas de Nazca e um oásis no Peru

La Paz

La Paz - Bolívia

Você pode pegar um ônibus para seguir até La Paz, essa viagem costuma passar por Copacabana – que tem esse nome em referência a nossa Copacabana.

É essencial se informar se estão sendo realizadas manifestações de algum tipo na região, pois isso pode interromper o trânsito no local.

Na cidade de La Paz não deixe de conhecer o famoso Mercado das Bruxas em que você pode comprar peças artesanais e até mesmo artigos usados em rituais.

Veja Também: 10 melhores lugares para passar as férias

E mais: 10 melhores destinos para viagem em julho

Uyuni

Uyuni - Bolivia

Não podíamos deixar de fora desse roteiro de mochilão a maior planície de sal do mundo, não é mesmo?

Para chegar até Salar de Ayuni você pode ir de avião, ônibus ou de trem (nesse caso tem escala em Oruro). O tempo da viagem de ônibus é de mais ou menos 10 horas.

Veja Também: 7 motivos para comprar um seguro viagem

E mais: Lugares incríveis para visitar antes de morrer

San Pedro do Atacama

San Pedro do Atacama

A próxima parada desse mochilão pela América do Sul é o Chile. Essa cidade é o ponto de partida para quem deseja fazer um tour astronômico pelo deserto chileno.

Se você não está tão voltado para uma viagem de observação do céu, pode aproveitar os dias restantes para conhecer um pouco mais do Chile, não deixe de dedicar alguns dias para Santiago.

Veja Também: San Pedro de Atacama: O deserto mais árido e seco do mundo

E mais: Roteiro turístico pelas vinícolas chilenas

Roteiro 3 – Uruguai Argentina e Chile

Nesse roteiro de mochilão pela América do Sul nós indicamos que você chegue por Montevidéu no Uruguai e retorno por Santiago no Chile, pode inverter o roteiro também se desejar.

Confira o passo a passo desse roteiro:

Montevidéu / Punta del Leste – Chegue pelo Uruguai e dedique pelo menos três dias da sua viagem a conhecer mais dessas cidades.

Colonia del Sacramento – O passo seguinte é ir para Colonia del Sacramento que é de onde você deverá pegar um barco para chegar até Buenos Aires, na Argentina.

Córdoba – Após passar uns quatro dias em Buenos Aires siga para a cidade de Córdoba para aproveitar a sua vida boêmia.

Salta – É nesse ponto que o roteiro 3 se distancia do roteiro 1, pois incluímos Salta, que fica no norte da Argentina, como um dos destinos. Vale a pena dedicar pelo menos 7 dias nessa região do país vizinho, aproveite as atrações do entorno como o Parque Nacional los Cardones.

San Pedro do Atacama – De Salta você poderá pegar um ônibus para San Pedro do Atacama, como já explicamos essa cidade é a porta de entrada para explorar o deserto. Após conhecer o deserto você deve partir para Santiago, capital do Chile. A dica é fazer a viagem de avião uma vez que a viagem de ônibus dura em média 10 horas.

Dica Extra

Você deve ter percebido que pode juntar as dicas que demos para montar um roteiro de mochilão pela América do Sul mais completo e passando por mais países.

Seja criativo e use a sua vontade de conhecer nosso continente para se divertir.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA