Porto de Galinhas: vá hoje e volte sempre

Conhecida como o Caribe brasileiro, porto de Galinhas é uma das mais prais mais bonitas do Brasil, um paraíso no coração de Pernambuco.

0
3476

“Tem galinha nova no Porto”, frase famosa que foi dita e redita no litoral Sul de Pernambuco durante o ápice da escravidão no Brasil. Naqueles tempos, era só ouvir a tal expressão para saber que ‑ junto com várias galinhas d’angola ‑ haviam também chegado escravos na costa nordestina. Hoje, com o passar dos anos, “Porto de Galinhas” continua nomeando um balneário que faz jus a sua popularidade, seja em época de maré alta, seja em época de maré baixa.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Com 60 quilômetros inteiros de recife, não é de se espantar que Porto de Galinhas tenha sido eleita por dez vezes ‑ pela revista “Viagem e Turismo” ‑ como a melhor praia do Brasil. Desde os anos 90, a crescente procura turística fez o setor hoteleiro regional evoluir de forma progressiva, hoje oferecendo opções que vão das pousadas caseiras aos cinco estrelas all inclusive.

Veja Também: Balneário Camboriú: Destino para o Verão

Porto Galinhas
Bolsa de Viagem

Desta forma, Porto de Galinhas está entre os destinos mais buscados por casais em lua de mel, famílias e excursões, possuindo estrutura hoteleira para atender seu amplo público, o qual é composto por pessoas das mais diversas faixas etárias.

Veja Também: Visitando Verona: a cidade de Romeu e Julieta

Hotel em Porto de Galinhas
Bolsa de Viagem

Porto de Galinhas: Guia de Viagem

Por muitos considerada como o “Caribe brasileiro”, a extensa praia de Porto de Galinhas é dotada de piscinas naturais que costumam deslumbrar seus visitantes. Por conta delas, a maioria dos turistas prefere ir até o local quando as luas nova e cheia predominam, garantindo que a maré não atrapalhará o paradisíaco visual proporcionado pelas translúcidas águas que acabaram de recuar do mar para os recifes.

Veja Também: São Sebastião além de Maresias

Praia de Porto de Galinhas
Bolsa de Viagem

O que fazer em Porto de Galinhas

São inúmeros os serviços de jangada que levam até as piscinas naturais, onde é possível realizar mergulhos nas águas mornas e calmas, fotografar e acompanhar peixes e corais durante a maré baixa. Com a subida das águas, ainda é possível aproveitar ‑ além da jangada ‑ um incrível passeio de caiaque.

Veja Também: Viagem romântica: 10 destinos inesquecíveis

Por outro lado, a vida nas areias também é cheia de atrativos:

  • passeios de bugue,
  • barraquinhas
  • e ambulantes fazem a festa de quem ainda não quis entrar na água.

Veja Também: Kit Praia: saiba o que você precisa levar

Assim, é possível unir o útil ao agradável usando ‑ por exemplo ‑ o passeio de bugue para realizar um tour pelas praias vizinhas. Como no negócio das jangadas, as opções de bugue são várias, oferecendo roteiros prontos ou personalizados por preços diversos e negociáveis.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

O tour mais comum é, geralmente, o que faz as praias de Muro Alto, Praia do Cupe, Praia do Centro e de Maracaípe. Mas, por valor e tempo maiores, é possível adicionar no roteiro as praias de:

  • Camboa,
  • Enseadinha
  • Serrambi

É importante combinar o tour com antecedência, pois algumas atrações ‑ como as piscinas naturais da praia de Muro Alto ‑ só estão disponíveis para visitação por pouco tempo e em determinados períodos do dia.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Aventura

Se você é daqueles que não costumam curtir o turismo mais tranquilo, mais paradisíaco e calmo, não se preocupe! Porto de Galinhas também te oferece opções. As mesmas águas que oferecem descanso morno e sereno também podem oferecer a prática de esportes radicais como: surf, Kitesurf e mergulhos em vários níveis.

Veja Também: Canela uma especiaria de encanto na Serra Gaúcha

A praia de Maracaípe é a mais frequentada pelos amantes de aventuras, a geografia plana que predomina em seu mar aberto favorece as ondas fortes ‑ que estão por lá durante o ano inteiro.

Para os que buscam maior contato ambiental e turismo ecológico, que fiquem tranquilos pois Porto de Galinhas é ‑ definitivamente ‑ um balneário muito abençoado por Deus e bonito por natureza. Desta forma, são vários os projetos de preservação e cuidado que percorrem o litoral. Para conhecê-los e contribuir com estes, existem trilhas, cavalgadas ecológicas e passeios autorizados até os manguezais no Pontal de Maracaípe, onde é possível conhecer o projeto “Hipocampus”, o qual cuida de cavalos marinhos desde 2011.

Veja Também: Foz do Iguaçu: a terra das cataratas

Lembrancinhas de Porto de Galinhas
Lembrancinhas de Porto de Galinhas – Foto de Lorranny Castro

E, para concretizar um pouco das lindas lembranças que  você vai guardar após visitar Porto de Galinhas, nada melhor que um passeio pelo vilarejo de Ipojuca.

  • Lojinhas
  • Restaurantes
  • Feirinhas
  • Artistas

E aquela maravilhosa arquitetura simples de vilarejo são algumas das coisas que você vai encontrar por lá.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

O caminho é simples e, se você estiver em algum resort mais afastado do município, um táxi resolve o problema. Aproveite a visita para fotografar, comprar, comer e se deliciar ainda mais com as várias curiosidades que o povo nordestino tem a oferecer, mas já aviso: vá preparado para voltar. Porto de Galinhas é, além de fascinante, viciante!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here