Penedo: Uma cidadezinha alagoana com grandes histórias

Na divisa entre Alagoas e Sergipe, Penedo é rica em beleza e histórias. A cidade encantou Dom Pedro II e sua família e é um destino para suas férias.

0
1846

Na divisa entre Alagoas e Sergipe, está à charmosa Penedo, que encanta os olhos com suas belezas e enriquece a mente com suas histórias.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

Foi a essa cidade, localizada no sul do estado de Alagoas, uma das mais belas do estado, que recebeu Dom Pedro II e sua família. O imaginário popular conta que ele teria dito que “O local é muito bonito e creio que deveria estar aqui a capital da província.”

Veja Também: Dicas para você planejar sua viagem

Se você for pelo lado de Sergipe, terá que pegar uma balsa em Neópolis para atravessar, pois a cidade fica às margens do Rio São Francisco, mas você não se arrependerá, porque a vista valerá muito a pena. De Maceió para Penedo, são duas horas de carro.

Veja Também: 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

Travessia de balsa Sergipe - Penedo
Foto de Wendy Fernandes

Guia turístico de Penedo

Onde ficar

Os principais hotéis e pousadas ficam no Centro, perto dos principais pontos turísticos, mas o que mais me encantou foi um mais afastado, o Hotel Encantos de Penedo, localizado na Rodovia AL 110. Que possui uma faixa de preço entre 126 a 217 reais.

Veja Também: Economize na viagem de férias

Para uma opção mais barata, hospede-se na Pousada Valle Do São Francisco, localizada na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, 1209. Como a cidade não é muito bem sinalizada, solicite nos hotéis um mapa para chegar até os locais que desejar visitar.

Veja Também: 7 dicas para você planejar as férias inesquecíveis

Onde comer

De volta ao Centro, uma ótima pedida para o almoço é o Restaurante Forte Maurício de Nassau. Um restaurante com comidas simples, mas bem saborosas, com cara de comida caseira, sabe?

Pode pedir qualquer coisa porque é tudo uma delícia, mas se quiser experimentar um prato típico, peça a moqueca de jacaré. Dê preferência às mesas próximas às janelas, pois é o local mais ventilado e você ainda contemplará essa vista do “Velho Chico”.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Vista do Restaurante Forte Maurício de Nassau em Penedo
Foto de Wendy Fernandes

Tour por Penedo

Próximo ao restaurante já dá para começar o seu tour histórico, indo ao Museu do Paço Imperial, que foi a casa onde Dom Pedro II ficou hospedado.

Lá estão expostas as porcelanas, mobiliário e objetos pessoais da família imperial. Tem até o pinico que o imperador usava.

Veja Também: Seguro Viagem: 10 Dicas para você não errar na contratação

As ruas do Centro Histórico de Penedo também contam muitas histórias, preste atenção nas casas com suas arquiteturas do século 18 ainda conservadas. Muitas delas ainda possuem as datas de quando foram construídas. Aliás, todas as construções históricas ainda estão muito bem conservadas.

Veja Também: Smiles: Como acumular e trocar milhas

Penedo possui algumas igrejas, tente visitar todas, pois cada uma tem sua história, e você não vai gastar muito tempo, mas se não der, não deixe de ir na Igreja Nossa Senhora da Corrente, que fica na Praça 12 de Abril. É a mais bela da região. Seu interior é muito bem trabalhado e folheado a ouro. Do teto com azulejos portugueses, ao chão, observe todos os detalhes, são divinos.

Veja Também: 10 dicas de como prevenir perdas e roubos de bagagem

Igreja Nossa Senhora da Corrente em Penedo
Foto: Wendy Fernandes

Outro lugar que você não deve deixar de visitar é o Teatro Sete de Setembro, na Avenida Floriano Peixoto, 81. A arquitetura antiga é surpreendente e está em perfeito estado de conservação.

Veja Também: Nos caminhos da Estrada Real

Como já falei, Penedo ainda está muito bem conservada. Parabéns aos moradores e ao pessoal que cuidam dos monumentos históricos. Por isso, mesmo que alguns locais não cobrem a visita, sempre tente deixar alguma quantia, é com ela que você contribui para deixar a cidade assim bem cuidada.

Lá dentro do teatro possui um guia que vai te contar mais sobre a história desse lindo local.  Você sentirá como se estivesse no período colonial.

Teatro Sete de Setembro em Penedo
Foto: Wendy Fernandes

Para um belíssimo pôr do sol, acompanhado de uma boa comida, volte às margens do rio e vá no Restaurante Forte da Rocheira. Dá também para aproveitar a vista que o fim do dia proporciona, fazendo um passeio de barco até a foz do rio. Para isso, informe-se com as embarcações no cais do porto.

Veja Também: Norte do Peru: muito além de Machu Picchu

Vida Noturna

Penedo não é uma cidade para quem busca agitação, por isso os amantes da vida noturna não terão muitas opções além dos barzinhos na Praça Comendador Peixoto. A cidade fica mais agitada na época em que acontece a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que ocorre a partir dos dias 9 a 18 de Janeiro.

Veja Também: Guia turístico para você fazer a Trilha Inca no Peru

Não tem como não se apaixonar por Penedo, essa cidade maravilhosa, que te encanta de várias formas e jeitos, com pequenos e grandes detalhes. Aproveite essas dicas que agora você já tem um destino e prepare as malas para os próximos feriadões ou para suas próximas férias. E boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here