Norte do Peru: muito além de Machu Picchu

O Peru é um dos melhores destinos para o ecoturismo. Conheça o guia turístico das cidades do Norte: Huaraz nas Cordilheiras dos Andes, Trujillo e Piura.

0
2508

Costa, serra e selva contribuem para tornar o Peru um país cheio de diversidade.

O Peru, apesar de não ser um país relativamente grande, tem uma cultura riquíssima de norte a sul.

Veja Também: Guia turístico para você fazer a Trilha Inca no Peru

Os destinos mais procurados ficam ao sul: Machu Picchu, Cusco e Arequipa. É inegável a magia da cidade perdida dos incas, ela faz jus ao título de maravilha do mundo. Por isso mesmo esse itinerário pode ficar um pouco caro e uma outra opção de turismo pode ser o norte do Peru, tão surpreendente quanto e muito mais em conta.

Veja Também: As melhores praias do Peru

Confira os principais destinos ao norte do Peru:

Huaraz

Huaraz no norte do Peru
Vista de um dos bairros de Huaraz – Acervo Pessoal de Júlia Prado

Huaraz é uma cidade que se encontra em um vale na Cordilheira dos Andes, de um lado a Cordilheira Negra, do outro a Cordilheira Branca com seus picos nevados até no verão.

Veja Também: Mochilando pelo Norte do Peru

Como chegar:

A chamada suíça peruana está a 420 km ao norte de Lima. Como os vôos que saem das cidades do brasileiras geralmente tem destino à capital peruana, é econômico e confortável tomar um ônibus de Lima até Huaraz.

Veja Também: Seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos de voos

É importante viajar em uma empresa confiável como Oltursa ou Línea (isso vale também para os outros destinos), apesar de serem mais caras que a demais, ainda são muito mais baratas que viagens de ônibus pelo Brasil.

Veja Também: Dicas para você planejar sua viagem

Os ônibus contam com serviços especiais, como alimentação e filmes. O preço da passagem fica em torno de 50 soles (aproximadamente 45 reais), uma dica é que sempre fica mais barato comprar direto no guichê da empresa do que na internet.

Veja Também: 5 Dicas para Turistas de Primeira Viagem

O que fazer:

O grande atrativo de Huaraz são as montanhas ao seu redor. Para os amantes do montanhismo, a Laguna 69 é uma boa pedida. Para chegar até lá é necessário pegar uma van até a entrada do Parque Nacional Huascarán, o que leva 2 horas.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

As vans deixam os turistas um pouco a frente, onde começa a trilha de 3 horas que leva a laguna, é preciso estar preparado para a altitude (mais de 4.000m), frio, chuva e subidas. O caminho é tão estonteante quanto a própria laguna, pura sintonia com a natureza.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Laguna 69 no Norte do Peru
Laguna 69 – Foto do acervo pessoal de Júlia Prado

É preciso muita coragem para entrar nesse lago convidativo, no verão a temperatura era de 5°.

Lago em meio a trilha ate a laguna 69 no norte do Peru
Lago em meio a trilha até a laguna 69. (Foto: Júlia Prado)

Há também o Monte Pastoruri, a mais de 5.000m. A tempo de ida até a entrada do parque é de 3 horas, a caminhada até o pico do monte, onde há glaciais é de 2km. Os dois passeios fechados com agências de turismo ficam 50 soles cada. É possível fazer por conta, mas não é tão prático e pode ficar até mais caro.

Veja Também: Seguro Viagem: 10 Dicas para você não errar na contratação

Pico do Monte Pastoruri no Norte do Peru
Pico do Monte Pastoruri. (Fonte: Wikipédia)

Trujillo

Descendo da serra para a costa temos a charmosa Trujillo. É fato que por todo o Peru há ruínas e resquícios das culturas pré-incas e inca. Trujillo é o berço das civilização Moche e Chimú, além de ser uma cidade muito agradável.

Veja Também: Economize na viagem de férias

Como chegar:

O ônibus Huaraz-Trujillo custa 30 soles , a viagem dura aproximadamente 8 horas.

O que fazer:

Trujillo possui diversos museus na região central e uma Plaza de Armas(como se chama a principal praça em qualquer cidade do Peru) bem simpática. Não se pode deixar de visitar as ruínas de Chan-Chan, maior cidade de barro do mundo, as estruturas e detalhes do palácio Chimú ainda estão preservados, quase se pode imaginar as pessoas daquela época (600 anos atrás) andando pelos corredores de Chan-Chan.

Veja Também: 10 dicas de como prevenir perdas e roubos de bagagem

Outra ruína impressionante é a Huaca Del Sol y de la Luna, templo de sacerdotes da civilização Moche, que estava encoberto por areia há anos, e por trabalho de recuperação de arqueológicos foi se revelando, os detalhes do templo ainda possuem cor original. Vale a pena contratar um guia, no caso das Huacas Del Sol não é necessário pagar por eles. Se você procura por imersão na história, Trujillo é o lugar! Os ingressos são de 10 soles cada.

Veja Também: Nos caminhos da Estrada Real

Ruina da Huaca del Sol no norte do Peru
Ruína da Huaca del Sol. (Acervo pessoal de Júlia Prado).

Piura

A região de Piura é a mais ao norte do Peru, antes da fronteira com o Equador. Lá há uma cultura criola. Nada de llamas, aqui pelo clima do deserto, o animal símbolo é o burro. A culinária peruana é riquíssima, e Piura é conhecida por ter o melhor ceviche de todo o Peru.

Veja Também: Monte Verde: Um pedacinho da Suíça no Brasil

Como chegar:

A passagem de Trujillo a Piura custa 30 soles também. É possível tomar um avião de lima por aproximadamente 200 soles, ou um ônibus por 90 soles. O ônibus além de ser mais econômico cruza a Panamericana-Norte, a vista do Oceano Pacífico e depois do deserto é de tirar o fôlego, altamente recomendável.

Veja Também: Gramado: Guia de Viagem

Panamericana-Norte do Peru
Panamericana-Norte em meio ao deserto. (Acervo pessoal de Júlia Prado)

O que fazer:

Com certeza não se pode passar por Piura sem experimentar o ceviche, e a comida criola piurana, o restaurante La Tomasita é uma boa opção: a comida é ótima e há música criola ao vivo.

Veja Também: Lavras Novas: conheça e surpreenda-se

Mirante na praia de Mancora no norte do Peru
Mirante na praia de Máncora, ao fundo é possível ver o deserto.(Acervo pessoal de Júlia Prado)

Na região de Piura há várias praias, a uma hora da cidade ficam Colán e Yacilla, a 3 horas fica a praia mais badalada do Peru, Mancora.

Em Mancora a noite é recheada de diversão em night clubs, e hostels. O Hostel Loki é famoso por suas festas, e conhecer gente de todo lugar do mundo é uma garantia. Visite o Peru!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here