Mangue Seco: A pérola da Bahia

Conheça o Distrito de Mangue Seco, conhecida como “A cidade de Tieta”. A 246 quilômetros da capital baiana Salvador, emoldurada por dunas grandiosas de areia branca, praias com grandes ondas e piscinas naturais,

0
2961

Mangue Seco, esse distrito do município de Jandaíra, localizado na baía de Estância, é um dos destinos mais inovador e exótico para os viajantes de plantão.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Se mesmo com todas essas características já faladas você ainda não se convenceu a visitar Mangue seco, então junte a tudo isto passeios feitos com buggy, a vila de pescador das gravações da novela “Tieta” vinculada na rede Globo de televisão como era originalmente, natureza preservada e sol praticamente todos os dias do ano e em todas as estações. Bom, lugar perfeito!

Veja Também: Foz do Iguaçu: a terra das cataratas

Mangue Seco é especial por ser a última praia no extremo norte do litoral do estado da Bahia. Este
distrito faz divisa com o povoado de Pontal, já situado no estado de Sergipe.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Mangue Seco
FONTE: http://brasilimperdivel.tur.br/mangue-seco-ba/

Mangue Seco: Guia de Viagem

Terra da Tieta

O local ganhou fama internacional quando as dunas do pequeno vilarejo serviram como cenário para a novela “Tieta”, onde a beleza natural e do seu povo foi retratada. A novela foi vinculada na rede Globo de televisão, dirigida por Paulo Ubiratan e contava com famosos da época como as atrizes Betty Faria e Joana Fomm, além dos atores José Mayer e Reginaldo Faria, sendo a novela inspirada no romance “Tieta do Agreste”, do escritor baiano Jorge Amado.

Veja Também: Balneário Camboriú: Destino para o Verão

Estas gravações incentivaram ainda mais o turismo para o local, pois o Brasil passou a ver toda a beleza de Mangue Seco, que apresenta como principal atração as suas imensas dunas, suas paisagens preservadas, além do encontro entre os vários rios da região com o mar.

Veja Também: Porto de Galinhas: vá hoje e volte sempre

Igrejinha de Mangue Seco
FONTE: http://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g1403115-i52337491-Mangue_Seco_State_of_Bahia.html

O que fazer em Mangue Seco

Uma das opções de entretenimento no local é o surf. O distrito é banhado em determinadas partes pelo oceano atlântico, em total mar aberto, isso proporciona ondas bem fortes e altas, ideais para os surfistas que estão em busca de emoção. Não é recomendado o banho, pois com a força das ondas podem se formar “buracos” embaixo d’água ou até mesmo o banhista ser puxado pela força de empuxo das ondas.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Mas não fique desanimado! Nessas praias são formadas bacias de água onde os banhistas podem se divertir sem nenhum perigo.

Para quem tiver interesse em pesca, as águas da região são muito recomendadas, pois a mistura da água doce dos Rios Real, Piauí, Fundo, Guararema, Priapu e do Saguí com as águas salgadas do Oceano Atlântico propiciam a formação de grandes áreas de mangue e, consequentemente, a maior variedade de frutos do mar.

Veja Também: São Sebastião além de Maresias

Assim, os pescadores conseguem pegar os mais variados tipos de peixes até mesmo o peixe-boi, espécie rara, comumente encontrada no rio Amazonas e que encontraram nas águas tranquilas do Rio Fundo um local ideal para reprodução.

Veja Também: Bombinhas: um paraíso para visitar até embaixo d’agua

Outra forma de se divertir por lá é juntar os amigos e famílias e observar as estrelas. Como a vila é pouco iluminada, ela apresenta uma linda noite estrelada, e lindos espetáculos com a lua cheia. Caso dê sorte, ainda poderá ver alguma tartaruga desovando nas praias, mas nesse caso procure sempre a orientação do projeto TAMAR.

Veja Também: O que não pode faltar na mala das férias de verão

Shopping de Mangue Seco
FONTE:http://www.destinodeviagem.com.br/como-chegar-a-mangue-seco-terra-de-tieta/

Como chegar

Um dos motivos de Mangue seco ainda ter a sua beleza natural muito bem preservada é o fato dela não ser tão facilmente acessada pela estrada.

Para chegar via Rodovia no distrito, você deve pegar a BR-101 até a BA-233, continue na BA-233, depois pegue a BA-099 até BA-782 e á partir daí é estrada de areia (chão batido) por isso a dificuldade de acesso, mas tem uma maneira mais fácil de chegar que é pegando um barco no povoado de Pontal, onde é preciso atravessar o Rio Real com o auxílio de lanchas que partem das vilas de Pontal e Terra Caída, no lado do estado de Sergipe.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

Caso escolha esta opção, o caminho é o seguinte: Siga pela SE-368 (com aproximadamente 12 km de estrada asfaltada), Deixe seu veículo no estacionamento e escolha um dos barqueiros (Funcionamento das 7h30 ás 18h). A travessia dura por volta de 15 á 30 minutos.

Veja Também: Visitando Verona: a cidade de Romeu e Julieta

Onde ficar

Você pode se hospedar em hotéis ou casas de família. Um exemplo de pousada é a “Eco Pousada – O Forte” situada no endereço – Praia da Costa, s/n, Centro, Mangue Seco, Bahia, Brasil – com o pacote de 2 dias variando entre R$ 300,00 á R$ 400,00.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

Onde comer

Você pode comer nos restaurantes do distrito ou nos vendedores ambulantes na própria praia. Você não terá problemas com transporte, pois tudo é perto.

Então, essa foi a dica de hoje. Conheça Mangue Seco e nos conte como foi!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here