Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

Além do mar azul e da cultura alagoana, Maceió tem um quê de lúdico e inesperado que você não vai resistir.

0
3399

Entre os estados de Pernambuco e Bahia, como Sergipe, Alagoas acaba ficando em segundo plano no cenário turístico nordestino, mas é como Recife e Salvador, um destino imperdível!

A capital, Maceió, nasceu no ciclo da cana e hoje tem seu centro histórico revitalizado e as atrações naturais características da região Nordeste:

Veja Também: Jurerê Internacional: você merece esse paraíso

Maceió, além do mar azul, tido como um dos mais bonitos do Brasil, tem ilhas deslumbrantes, que podem ser conhecidas em um passeio de barco saindo do Pontal da Barra, a Lagoa Mundaú, com um imenso manguezal e a Lagoa Manguaba, a maior do estado.

Maceió: Guia de Viagem

Quando ir

Entre Setembro e Março, Maceió é ensolarada e as piscinas naturais muito procuradas por turistas e locais, uma boa opção são as piscinas da Pajuçara, no meio do mar, onde, durante a temporada, é possível encontrar massagistas e turmas de exercícios de relaxamento a sua disposição.

Veja Também: Ubatuba, o paraíso do litoral paulista

Praias

Outras praias perfeitas para desestressar são a da Ponta Verde, Jatiúca, Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia, Pratagy e Ipioca. Você vai encontrar na areia (e também dentro d’água!) amostras da culinária local, riquíssima: uma gastronomia feita em grande parte a base de frutos do mar, e as sobremesas locais. Para experimentar um bolo de macaxeira, beiju, massa de puba ou mesmo uma tapioca no final da tarde, uma boa pedida é a Praia do Riacho Doce.

O mar azul de Maceió
O mar azul de Maceió. (Foto originalmente publicada no site do estado de Alagoas)

É legal acompanhar na cidade os folguedos folclóricos, eles se reúnem no carnaval e também em datas comemorativas, que são marcadas com antecedência e você pode conferir, antes de marcar sua viagem, na agenda cultural da cidade. Bumba meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis, Quilombo e Zabumba comemoram a cultura popular com muita arte e música.

Veja Também: Supreenda-se com Perth: A Capital mais charmosa da Austrália

Vida Noturna

A vida noturna de Maceió é eclética, e do coco na praia a um jantar no Maria Antonieta, um dos melhores restaurantes da cidade, você vai encontrar bares, quiosques, barracas e baladas. Na antiga Avenida Amélia Rosa, em Jatiúca, depois de um dia de praia, você pode escolher uma das entradas e se divertir com música e comida boa acompanhados de um chope gelado.

Música ao vivo você vai encontrar nas barracas Kanoa e Lopana, na Ponta Verde. E se nessa peregrinação noturna você não tiver encontrado um lugar que te agrade, pode ir direto para o Makai, que agrada a todos.

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

Folguedo folclórico alagoano em Maceió
Folguedo folclórico alagoano, as cores e a cultura local sob um céu lindo.
(Foto originalmente publicada no site do estado de Alagoas)

Outro atrativo da cidade é o artesanato. Você pode encontrar muitos artesões reunidos em lugares como o Mercado do Artesanato e a Feira de Artesanato da Pajuçara, mas também vai achar filés e cerâmicas pela rua, em barraquinhas, quiosques, na calçada ou areia da praia.

Nos museus da cidade você também pode conhecer mais da sua história. A Casa do Patrimônio, o Museu de Imagem e Som, a Fundação Pierre Chalita, o Museu Theo Brandão e o Palácio Marechal Floriano Peixoto trazem à tona o que foi produzido culturalmente no estado e quem foram os alagoanos a produzir essa cultura, caso de Lêdo Ivo e Aurélio Buarque que mereceram memoriais na cidade.

Veja Também: Cancún: o pulmão da Riviera Maia

Um dos maiores acervos afro-brasileiros do país está em Maceió: o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas abriga a coleção da louça Marajoara e itens etnográficos de indígenas amazônicos. Imperdível!

Onde ficar

Para escolher onde ficar, você precisa avaliar o que procura. Se você quer aproveitar o hotel e espera que ele seja luxuoso, há resorts de praia na cidade como o Salinas e o Pratagy.

Agora, se a proposta é só dormir e sair conhecendo Maceió, hoje você já encontra na cidade Hosteis. Eles são bem localizados, baratos e te dão a garantia de conhecer novas pessoas, já que além de hotel, eles funcionam como bar, durante a noite.

Veja Também: As 10 melhores praias do Rio de Janeiro

Couch Surfing também é uma opção, mas se você decidir se hospedar em um sofá alagoano é importante entrar no site com antecedência para garantir sua estadia e segurança.

Ao chegar

Chegando, seja por terra ou voando, no terminal e no aeroporto de Maceió você vai encontrar um centro de atendimento ao turista, onde é possível conseguir mais informações, uma agenda cultural atualizada e outras dicas para aproveitar a capital alagoana.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Pôr-do-sol em Maceió
Pôr-do-sol em Maceió. (Foto originalmente publicada no site do estado de Alagoas)

Se você já conhece, deixe dicas para os outros turistas aqui nos comentários. Se não, o que você está esperando? Conheça Maceió.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here