Lençóis Maranhenses: O paraíso do Nordeste

Com dunas e lagoas, os Lençóis Maranhenses formam uma pintura no horizonte.

0
3982

Ocupando uma área de 155.000 hectares e com 70 km de praia, os Lençóis Maranhenses são um verdadeiro paraíso.

Veja Também: Penedo: Uma cidadezinha alagoana com grandes histórias

Localizado no estado do Maranhão, no Nordeste, o local é de responsabilidade do Parque Nacional dos Lençóis. A entrada para o parque é pelo município de Barreirinhas, a 167 km de São Luis, capital do Maranhão, mas para fazer o trajeto de carro, por exemplo, é necessário percorrer 323 km.

Veja Também: Arraial D’Ajuda um dos destinos mais bonitos de Porto Seguro

Vista panorâmica dos Lençós Maranhenses
FOTO 1: Vista Panorâmica dos Lençóis Maranhenses. Fonte: Secretaria de Turismo do Maranhão

Como conhecer os Lenções Maranhenses

Para conhecer os Lençóis Maranhenses e seus principais pontos, é necessário utilizar veículos com tração ou barcos. Por isso, precisa-se contratar serviços de agências de turismo que podem ser encontradas em Barreirinhas e em outras cidades próximas, que fornecem os veículos e os guias credenciados que conhecem as localidades de cada ponto turístico dos Lençóis Maranhenses.

Veja Também: João Pessoa: a capital oriental do Brasil

Quando ir

A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é após o período de chuvas, quando as famosas lagoas, que são formadas pelo acúmulo de água da chuva, estão completamente cheias.

O primeiro semestre do ano é o mais chuvoso, logo, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é a partir de junho, quando as chuvas diminuem e começa a alta temporada no Maranhão.

Veja Também: Conheça a belíssima Praia de Ponta Negra

O que fazer

Os Lençóis Maranhenses oferecem opções de passeis tanto para quem vai ficar poucos dias quanto para quem vai ficar vários. Os principais passeios são as visitas às lagoas. As mais famosas são a Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Lagoa Verde.

Veja Também: Ilhéus: destino perfeito para suas férias

Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses
FOTO 2: Lagoa Azul. Fonte: Born to Vacation

As lagoas Azul e Bonita são na mesma direção, mas é necessário um dia de passeio para cada uma delas. Para chegar à lagoa Bonita precisa-se subir uma duna de 40 metros de altura com o auxílio de uma corda. Já a lagoa Azul tem acesso mais fácil e é a preferida da maioria dos turistas. Uma dica para esse passeio é realiza-lo no período da tarde e esperar para ver o pôr do sol.

Veja Também: Maceió: Um destino para férias inesquecíveis

Lagoa Bonita nos Lençóis Maranhenses
FOTO 3: Lagoa Bonita. Fonte: Keila Simone

A Lagoa Verde se encontra no povoado de Atins, próximo a Barreirinhas, e é a maior e uma das poucas que são permanentes. Para visita-la é preciso passar a noite em Atins ou fazer o passeio saindo de Barreirinhas e voltando no final do dia. Quem vai a Atins pode aproveitar também a praia de Lençóis, que tem 70 km de extensão e é praticamente deserta.

Veja Também: Natal: dunas e praias exuberantes

Outra opção de passeio é andar de barco pelo rio Preguiças durante o dia todo. Durante a viagem o barco faz paradas nas dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis, no farol de Mandacaru e em Caburé, um vilarejo próximo. O passeio termina no povoado de Atins, onde fica a foz do rio.

Veja Também: Mangue Seco: A pérola da Bahia

Rio Preguiças nos Lençóis Maranhenses
FOTO 4: Rio Preguiças. Fonte: Clip Ecoturismo

Para os que querem ter uma vista panorâmica das belezas dos Lençóis Maranhenses, algumas agências de turismo oferecem voos de monomotor, que sobrevoam o parque até o litoral e depois retornam pelo rio Preguiças.

Nas redondezas dos Lençóis Maranhenses existem inúmeros vilarejos e povoados, além do de Atins, com alguns passeios que podem ser feitos. Outra dica de passeio no Maranhão é a visita a São Luis, capital do estado, com muitos pontos turísticos e históricos que valem a visita.

Veja Também: Jericoacoara: Uma das praias mais lindas do mundo

Onde ficar

Na hora de se hospedar a melhor opção é escolher pousadas ou hotéis na cidade de Barreirinhas. Ela é a principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, tem infraestrutura e uma grande opção de pousadas, hotéis, restaurantes e agências de turismo.

Veja Também: Porto de Galinhas: vá hoje e volte sempre

A vida noturna da cidade também é mais movimentada pelo grande número de restaurantes e bares onde a maioria dos turistas frequentam. Outra vantagem de se hospedar em Barreirinhas é que, de lá, é possível fazer 90% dos passeios dos Lençóis Maranhenses com maior facilidade e tranquilidade.

Veja Também: Canoa Quebrada: próximo destino

Outra opção muito boa pra hospedagem é a cidade de Santo Amaro do Maranhão. Ela fica mais distante da entrada do Parque dos Lençóis, mas também apresenta uma quantidade de pousadas e hotéis que podem ser mais baratos, assim como bares e restaurantes.

Veja Também: Quer relaxar? Fortaleza é o lugar!

Onde comer

Os principais pratos da região incluem frutos do mar. O destaque dos cardápios é o camarão, que é feito de várias formas diferentes em inúmeros restaurantes.

Em Barreirinhas, uma opção é o restaurante Bambaê que, além dos frutos do mar, oferece em seu cardápio comida regional e nordestina. Tem uma arquitetura que combina com o local e é considerado um dos restaurantes mais bonitos da região. Fica na margem do rio Preguiças e conta com música ao vivo nos finais de semana. É um ótimo lugar para ir com a família, amigos ou a dois.

Veja Também: Morro de São Paulo: Um paraíso no coração da Bahia

Também próximo ao rio Preguiças, em Barreirinhas, e possível encontrar o Terraço dos Preguiças, onde ao cardápio oferece várias opções de pratos com frutos do mar. Há música ao vivo no jantar e é um ótimo lugar para se ir com a família e com os amigos.

Veja Também: 10 dicas para você manter a forma nas férias

Quem vai ao vilarejo de Atins não pode deixar de ir ao restaurante Camarão da Luzia que se localiza no meio das dunas do local. O camarão do local é famoso como o mais gostoso da região. É servido grelhado e acompanhado de arroz, feijão e salada. O restaurante ainda conta com redes ao redor da varanda ode os turistas podem deitar e apreciar as dunas e o mar aberto.

Veja Também: Seguro viagem: porque você não pode embarcar sem ele!

Como chegar aos Lençóis Maranhenses

Para chegar aos Lençóis Maranhenses o indicado é ir até o aeroporto de São Luis, na capital do Maranhão e de lá seguir viagem até os municípios próximos da entrada do Parque dos Lençóis. Para isso pode-se pegar monomotores ou bimotores partindo do aeroporto de São Luis ou ir de carro em uma viagem de aproximadamente 4 horas. De ônibus, a empresa Cisne Branco faz a linha São Luis – Barreirinas com partidas diárias.

Veja Também: 4 situações que pedem um Seguro Viagem

Importante: no sie oficial do Parque dos Lençóis Maranhenses (http://parquelencois.com.br/) é possível encontrar dicas de passeios, de pousadas e agências de turismo e até mesmo verificar como está o nível de água das lagoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here